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Futebol é tradição e networking no Festuris

“Nunca houve uma briga, e é por isso que o futebol do Festuris se mantém até hoje. Foto: Rafael Cavalli/Festuris

Desde que o Festuris Gramado abriu suas portas pela primeira vez, em 1989, uma tradição se mantém viva e ganha novos capítulos a cada edição: o futebol. Em um campo onde o que está em jogo é muito mais do que a bola, profissionais do trade turístico nacional e internacional se enfrentam em uma partida onde a paixão nacional se mistura com o espírito de confraternização e networking.

No dia 8 de novembro, às 9h30 da manhã, independentemente do clima, o Centro Esportivo da Várzea Grande, em Gramado, será novamente palco do encontro entre a Seleção Gaúcha e a Seleção do Resto do Mundo. O jogo, que será no tradicional formato de 11 contra 11, celebra a integração do setor turístico de maneira única: com suor, risadas e laços que se fortalecem fora dos corredores da feira e mesas de negócios.

Para Larri Doile, empresário e um dos organizadores da partida, a longevidade do evento se explica por um espírito que vai além da competição. “Nunca houve uma briga, e é por isso que o futebol do Festuris se mantém até hoje. Esse futebol é um encontro de amigos, é aquele momento de descontração, claro, mas também de conexão e networking. No fim, o futebol em si é uma consequência”, define.

No fim, o futebol em si é uma consequência” Foto: Phillip Kofler por Pixabay

Ao longo de suas mais de três décadas, o jogo já teve em campo ícones do esporte como Denílson Show, Tinga, Washington Coração Valente e Formiga. No apito, nomes lendários como o irreverente Juiz Margarida e a árbitra Ana Paula Oliveira já deixaram suas marcas na história da partida.

A edição de 2025 ganha ainda mais brilho com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur-RS), patrocinadora da iniciativa. A presença da Setur reforça o papel do evento como ferramenta de promoção do estado e da hospitalidade gaúcha. Ao final da partida, os craques do turismo seguem para um almoço de confraternização.

Quatro receitas para fazer com Macarrão

Celebrado em 25 de outubro, o Dia do Macarrão é uma ótima oportunidade para explorar novas combinações e saborear esse prato tão versátil e delicioso. Dos cogumelos salteados ao tradicional molho ao sugo, há algo em comum, o umami, quinto gosto básico do paladar humano, responsável por intensificar a experiência gustativa.

E nada melhor do que finalizar os preparos com um bom queijo parmesão. Além de indispensável, ele está entre os alimentos mais ricos em umami, elevando ainda mais o sabor da receita. Um prato simples, que com os ingredientes certos, entrega muita deliciosidade em cada garfada.

No clima do Dia do Macarrão, confira quatro receitas em que o gosto umami é o protagonista:

Penne Integral “Alla Puttanesca”

Foto: Portal Umami

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva (30 ml)
  • 2 dentes de alho cortados em lâminas (10 g)
  • 1 lata de sardinha em pedaços (125 g)
  • 1 lata de atum escorrido (120 g)
  • 2 colheres (sopa) de alcaparras em conserva escorridas (25 g)
  • 1 colher (sopa) de azeitonas-pretas sem caroço e cortadas em rodelas (10 g)
  • 2 colheres (sopa) de champignon em lâminas (30 g)
  • 2 xícaras (chá) de polpa de tomate (400 ml)
  • 1 colher (chá) de sal (5 g)
  • 2 colheres (sopa) de manjericão picado (15 g)
  • 250 g de macarrão tipo penne integral cozido “al dente”

Modo de preparo

Em uma panela média, aqueça o azeite em fogo alto e refogue o alho por 1 minuto ou até dourar.

Junte a sardinha, o atum, as alcaparras, as azeitonas e o champignon, e misture bem.

Acrescente a polpa de tomate e o sal, e cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, por 5 minutos.

Adicione o manjericão, misture e retire do fogo.

Regue o macarrão, misture e sirva em seguida.

Tempo de Preparo: 30 minutos                Rendimento: 4 porções

Espaguete com Cogumelos

Foto: Portal Umami

Ingredientes

  • 1 pedaço de 7 cm de alga kombu
  • 1 xícara (chá) de água (200 ml)
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva (30 ml)
  • 1 cebola média cortada em tiras finas (150 g)
  • 300 g de cogumelos shimeji
  • 300 g de cogumelos shiitake
  • 2 colheres (sopa) de molho shoyu (30 ml)
  • 500 g de espaguete cozido “al dente”
  • 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal gelada (45 g)
  • 4 colheres (sopa) de flocos de peixe bonito (katsuobushi)
  • 2 colheres (sopa) de alga nori cortada em tiras finas

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque a alga kombu de molho na água por 10 minutos. Transfira para uma panela pequena e leve ao fogo baixo por 20 minutos, tendo o cuidado para não deixar ferver. Retire do fogo e reserve.

Em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Junte a cebola e refogue por 1 minuto ou até ficar transparente.

Adicione os cogumelos e refogue-os por 5 minutos ou até começarem a murchar.

Acrescente o caldo de alga kombu reservado e o molho shoyu. Cozinhe por 3 minutos, para que os cogumelos soltem seu sabor natural.

Retire do fogo, junte a manteiga e mexa até derreter. Acrescente o espaguete cozido e misture até envolver o macarrão pelo molho.

Distribua o katsuobushi e o nori por cima, e sirva em seguida.

Tempo de Preparo: 40 minutos                            Rendimento: 4 porções

Talharim ao Sugo

Foto: Portal Umami

Ingredientes

  • 500 g de tomates maduros sem pele e sem sementes picados
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva (30 ml)
  • 1 cebola média picada (150 g)
  • 2 dentes de alho picados (10 g)
  • meia colher (chá) de sal (2,5 g)
  • meia colher (chá) de glutamato monossódico AJI-NO-MOTO (2 g)
  • meio pacote de macarrão tipo talharim cozido (250 g)

Modo de preparo

No copo do liquidificador, coloque metade do tomate e bata até obter um suco. Reserve.
Em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer.

Junte a cebola e o alho, e refogue por 3 minutos ou até que dourem ligeiramente.

Acrescente o tomate restante e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela semitampada, por 10 minutos ou até desmanchar parcialmente.

Adicione o tomate batido, o sal e o glutamato monossódico, e cozinhe em fogo médio por 5 minutos.

Retire do fogo, regue o macarrão e sirva em seguida.

Dica: se preferir um molho mais encorpado, acrescente 2 colheres (sopa) de extrato de tomate.

Tempo de Preparo: 30 minutos                  Rendimento: 4 porções

Bolinho de Macarrão

Foto: Portal Umami

Ingredientes

  • 1 e meia xícara (chá) de sobras de macarrão cozido com o molho
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
  • 1 cenoura pequena ralada
  • 1 ovo
  • meia colher (chá) de sal
  • meia colher (chá) de AJI-NO-MOTO

Modo de preparo

Sobre uma tábua, coloque o macarrão e pique em pedaços menores.

Transfira para uma tigela grande, junte a farinha de trigo, a cebolinha verde, a cenoura, o ovo, o sal e o AJI-NO-MOTO, e misture.

Com o auxílio de 2 colheres (sopa), modele os bolinhos e frite em imersão, em óleo não muito quente, por 3 minutos ou até dourarem. Escorra em papel-toalha e sirva em seguida.

Tempo de Preparo: 30 minutos              Rendimento: 4 porções

ForbesLife Fashion Celebra 9ª Edição com Coquetel em São Paulo

Em clima de festa, a ForbesLife Fashion comemorou sua 9ª edição na última quarta-feira (22), em uma noite com convidados especiais no Kotchi Bar, em São Paulo. Os anfitriões Donata Meirelles, diretora-geral da revista, e Antonio Camarotti, publisher e CEO da Forbes Brasil, receberam cerca de 140 amigos e nomes influentes da moda para um coquetel intimista, brindado com champanhe Perrier Jouët e uísque Royal Salute.

O evento marcou o lançamento da nova edição, já disponível no app da Forbes Brasil e em bancas selecionadas pelo país. Com 330 páginas, a revista explora o tema “Tradição e Inovação” em editoriais de moda, design, beleza, viagem e gastronomia. A segunda publicação de 2025 celebra o talento nacional com três capas estreladas por brasileiras notáveis, entre elas a top internacional Sheila Bawar um dos grandes nomes das passarelas da atualidade.

Katarina Camarotti, Antonio Camarotti e Donata Meirelles  Créditos: Lu Prezia

Para Donata, o grande destaque da 9ª edição da FLF é seu tamanho. “A revista tem 330 páginas, 47 dedicadas a anúncios. Nós temos muita moda, beleza, cultura do Brasil e do mundo. A revista vem com um conteúdo extraordinário”, comenta.

Katarina Camarotti, diretora-executiva da Forbes Brasil, ressaltou a importância da publicação: “Essa revista é um case, não só no Brasil, mas no mundo. Dentre as mais de 49 edições da Forbes pelo globo, essa é a única que é exclusivamente sobre moda, lifestyle, arte. É uma enorme alegria para nós chegarmos à nove edições”.

Entre os convidados que prestigiaram o lançamento, patrocinado por Denza e Pernod Ricard, estavam nomes como Livia Nunes, Fernando Casablancas, Helena Bordon, Ricardo Almeida, Maria Braz, Paula Bezerra de Mello, Maitê Faitarone, Natalie Edenburg, Marcella Tranchesi, Juba Sam, Catarina Tourinho, entre outros.

Para Sylvain Justum, diretor de redação da ForbesLife Fashion, a revista número 9 se destaca pelo tema: “Focamos nas tradições e inovações brasileiras. Montamos ao longo da edição e de suas diferentes sessões esse equilíbrio. É um momento muito propício para falar sobre isso”.

Os apoiadores do evento destacaram a parceria estratégica com a FLF. Daniela Bonadiman, embaixadora de Perrier Jouët no Brasil, comemorou: “A marca é ligada à arte, à moda e à natureza. É muito importante para nós estar aqui hoje e comemorar esse momento tão especial”.

Werner Schaal, diretor da Denza, também destacou os princípios convergentes com a publicação. “Tanto a Forbes quanto a Denza compartilham valores tão interessantes, como elegância, exclusividade, essenciais para os nossos clientes. Para nós é um prazer estar com vocês”.

Entre os personagens desta edição, Giovanna Meirelles, fundadora da marca de roupas GIOMEI, destacou a aparição de uma marca tão jovem na revista. “A GIOMEI só tem um ano e já se tornou matéria. Estar na ForbesLife Fashion mostra que o produto está sendo reconhecido antes de eu mesma ser reconhecida. Significa que estamos fazendo um bom trabalho”.

Já Fernando Casablancas, modelo que foi capa masculina da revista, comenta que “poder fazer uma coisa como uma capa da Forbes é muito especial. A revista é muito respeitada. Contar minha história e o caminho que eu estou traçando é muito especial, porque faço parte do mundo da moda como minha forma mais autêntica. Sou um homem queer, e mostrar a elegância e a energia femininas em um corpo masculino é muito interessante”. Fotos: Lu Prezia

… Bom dia! “Se um olhar vale mais que mil palavras, um sorriso vale mais que mil parágrafos”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Ana Paula Maia dos Santos, Carla Stephanini, Nélida Letteriello, Jefferson Vitt Ferreira, Nelice Reis, Joilson Francelino, Elesbão Munhoz, Marcia Rondon, Matheus Souza, Carla Arar, Diniz Silveira, Marcia Pereira da Silva, João Newton Oliveira, Mariano Santos, Magda Nogueira, Jose Junivaldo Pereira, Anair Santos, Ana Cristina Gonçalves, Eronilde Lacerda de Souza e Rosy Fernandes. Happy birthday!

Querida que só, a advogada Ana Paula Maia dos Santos, comemorando hoje mais um aniversario. Happy birthday!

… A Aramis, referência e uma das principais marcas do vestuário masculino no Brasil, inaugurou, no dia 23 de outubro, sua primeira flagship no Shopping Iguatemi São Paulo.

… A nova loja surge como um marco no reposicionamento da companhia, estabelecendo um novo padrão de experiência de varejo que une uma curadoria especial de produtos, design com materiais nobres e interatividade tecnológica de ponta.

Aramis materializa seu posicionamento em experiência com a inauguração da sua primeira flagship no Iguatemi SP

Tiffany & Co. anuncia colaboração com a Oportunidade do Bem

A Tiffany & Co. anuncia sua primeira colaboração com a Oportunidade do Bem, uma plataforma filantrópica fundada pela filantropa e amiga próxima da marca, Ana Eliza Setúbal. Reforçando o compromisso da Tiffany & Co. com o Brasil, a iniciativa lança uma coleção especial de joias com o objetivo de arrecadar fundos e ampliar a conscientização em prol da Childhood Brasil. 100% dos lucros obtidos com a venda das peças desta coleção serão doados à Childhood Brasil para apoiar seus programas de prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o país.

Composta por três modelos, a edição especial da coleção Return to Tiffany foi reinterpretada e traz o icônico pingente em formato de coração

Composta por três modelos, a edição especial da coleção Return to Tiffany foi reinterpretada em ouro amarelo 18k e traz o icônico pingente em formato de coração. A pulseira com cordão roxo remete à cor da identidade transformadora da Oportunidade do Bem. A coleção inclui ainda uma pulseira de corrente em ouro e um colar com corrente ajustável, ambos adornados com fecho esmaltado em roxo, reforçando o simbolismo e o propósito da iniciativa. A coleção foi criada para enaltecer tanto os designs atemporais da Tiffany & Co. quanto o compromisso da marca com impacto social.

Composta por três modelos, a edição especial da coleção Return to Tiffany foi reinterpretada em ouro amarelo 18k.

Guiada pela crença de que uma empresa de sucesso tem responsabilidade com a comunidade, a Tiffany & Co. orgulha-se de seu longo legado de apoio a organizações sem fins lucrativos e instituições cívicas nas comunidades onde vive e atua. Esta colaboração reflete a dedicação contínua da Tiffany & Co. em promover uma diferença significativa por meio de uma filantropia com propósito.

Essa colaboração fortalece o relacionamento entre a Tiffany & Co. e a Oportunidade do Bem, construído ao longo de mais de cinco anos de parceria. A coleção marca a primeira vez, nos 188 anos de história da Tiffany & Co., que a marca cria uma joia em apoio a uma organização social brasileira, sendo uma honra para a Oportunidade do Bem Brasil. Reforçando o compromisso de longa data da Tiffany & Co. com o amor por um futuro melhor, a colaboração destaca o desejo compartilhado de contribuir para a construção de um futuro mais promissor e seguro para crianças e adolescentes.

… Bom dia! “Se um olhar vale mais que mil palavras, um sorriso vale mais que mil parágrafos”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Paulo Donato, Mariana Dias, Ligia Gigi Salomão, Beatriz de Oliveira, Gio Vinikone, Sophie Dias, Márcia Nantes, Andreia Cajaíba, Ademar Caceres, Fabricio Hassim, Gracieli Cristina, Jean Luca Shearer, Ruth Peixoto Guimarães, Otávio Neto, Fábio Simones, Shirley Ishikawa, Sidney Coelho, Rodrigo Oliveira e Marco Antonio Tiago. Happy birthday!

… A Botoclinic, maior rede de harmonização facial e estética do Brasil, celebrou na última
quinta-feira, 23 de outubro, a inauguração da sua Casa Botoclinic, um projeto que marca
oficialmente o início de um novo tempo para a marca.

... Localizada na Avenida Brasil, 700, em São Paulo, a nova sede ocupa um casarão histórico tombado, restaurado para unir arquitetura clássica, design contemporâneo e propósito de bem-estar.

… O evento reuniu personalidades, imprensa, parceiros estratégicos e celebridades como Fernanda Motta e Jonas Sulzbach, em uma noite marcada por experiências sensoriais, música e gastronomia assinada pelo chef Marcos Carioba.

Multitarefa: a corrida que ninguém vence

Foto: Ketut Subiyanto Pexels

*Por Lucas Freire

Foto: Divulgação | Freepik

Vivemos em um tempo em que ser produtivo se tornou sinônimo de valor pessoal. A rotina acelerada, os prazos curtos e a exigência por resultados fazem com que muitos se orgulhem de conseguir “dar conta de tudo”. Mas, por trás dessa imagem de eficiência, há um esgotamento crescente que poucos reconhecem, e menos ainda ousam nomear.

O hábito de realizar várias tarefas ao mesmo tempo parece um sinal de competência. Na verdade, é o contrário. Pesquisas em neurociência mostram que o cérebro não faz multitarefa de verdade: ele apenas alterna rapidamente entre tarefas, perdendo até 40% da eficiência no processo. É como tentar ouvir várias músicas ao mesmo tempo: o som vira ruído, e nada se aproveita por completo.

O hábito de realizar várias tarefas ao mesmo tempo parece um sinal de competência. Na verdade, é o contrário. Foto: Vilius Kukanauskas por Pixabay

Essa busca constante por produtividade nasce de uma cultura que nos ensinou desde cedo que nosso valor está no que entregamos, não no que vivemos. É como se fôssemos máquinas em manutenção permanente, sempre precisando provar que ainda funcionamos. O descanso, o tédio e até o silêncio passam a ser vistos como desperdício de tempo.

Assim, mesmo quando o corpo para, a mente continua em movimento, pulando de um pensamento a outro, incapaz de desligar. A tecnologia, que deveria facilitar a vida, acaba ampliando essa dinâmica, e estamos sempre disponíveis, conectados e distraídos.

O resultado é uma sensação de cansaço permanente. Dormir não basta, relaxar parece impossível, e a ideia de tempo livre perde completamente o sentido. Você acorda cansado, passa o dia cansado e dorme cansado, sonhando com as tarefas do dia seguinte.

Com o tempo, essa rotina cobra um preço alto, e geralmente em lugares que você não esperava. Foto: Freepik

Com o tempo, essa rotina cobra um preço alto, e geralmente em lugares que você não esperava. A pressa rouba a presença. Você está com seu filho, mas pensando na reunião de amanhã. Está no jantar, mas checando e-mails. Está na cama, mas o cérebro já montou a agenda da semana que vem. A necessidade de estar sempre ocupado impede que se perceba o essencial: que vida é essa, afinal, em que você não está realmente presente em lugar nenhum?

Aqui entra algo que muda completamente o jogo, mas que quase ninguém te conta: o play (em português, seria algo como “brincar”, mas a palavra não traduz a complexidade do fenômeno). Play não é “atividade de integração” da empresa. Não é aquele videogame no escritório que ninguém usa por medo de parecer improdutivo. Play é um estado biopsicossocial que envolve corpo, mente e relações, tirando você do modo sobrevivência e colocando no modo viver de verdade.

Pense comigo: quando foi a última vez que você fez algo completamente “inútil”? Algo que não ia render um post, melhorar seu currículo, queimar calorias mensuráveis ou aumentar sua produtividade? Algo gloriosa e magnificamente inútil? É exatamente aí que mora o antídoto para a exaustão coletiva.

Desacelerar, hoje, é quase um ato de coragem, de rebeldia até. Concentrar-se em uma única coisa. Foto: Imagem de freepik

A ironia cruel é que vivemos cercados de “entretenimento”: Netflix infinito, TikTok sem fim, jogos, séries, memes. Mas isso não é play genuíno. É distração algorítmica, consumo passivo que mantém você ocupado sem renovar suas energias.

Desacelerar, hoje, é quase um ato de coragem, de rebeldia até. Concentrar-se em uma única coisa. Desligar o celular por algumas horas. Permitir-se o tédio. Simplesmente não fazer nada pode parecer simples, mas exige resistência contra uma cultura que glorifica o excesso e mede seu valor pelo quanto você aguenta.

A verdadeira eficiência não está em fazer mais, mas em escolher o que realmente merece atenção. Reconhecer que seu cérebro não foi projetado para essa corrida maluca de estímulos constantes. Ele foi desenhado para alternar entre foco intenso e recuperação real, entre trabalho e play, entre fazer e ser.

Talvez a solução não esteja em produzir sem parar, mas em reencontrar o ritmo natural das coisas, aquele em que o tempo não é inimigo, e sim um espaço para existir com mais clareza, leveza e presença. Lembre-se sempre: quanto mais você tentar dar conta de tudo, mais esquecerá de dar conta de si mesmo.

Lucas Freire é psicólogo e autor de “Exaustos: Imaginando saídas para o cansaço diário”

Para o Halloween: biscoitos fantasminhas de marshmallow

Foto: Divulgação/Divino Fogão

Aposte na receita criativa de Biscoitos Fantasminhas de Marshmallow do Divino Fogão para celebrar a data do Halloween com doçura e um toque de travessura! Perfeitos para a sua festa ou para fazer a alegria da criançada, esses biscoitinhos combinam a leveza e a textura macia do marshmallow com uma base crocante. Prepare o caldeirão, vista a fantasia e traga o espírito do Dia das Bruxas para a sua cozinha com essa delícia assustadoramente saborosa!

Biscoitos Fantasminhas de Marshmallow

Ingredientes:

  • 12 marshmallows grandes
  • 12 biscoitos de maisena ou cookies redondos
  • Chocolate meio amargo derretido ou caneta de chocolate (para os olhos)
Foto: Divulgação/Divino Fogão

Modo de preparo:

Inicialmente, coloque os biscoitos em uma assadeira ou prato, derreta um pouco do chocolate e use como “cola” para fixar o marshmallow sobre cada biscoito. Com o chocolate derretido ou a caneta de chocolate, faça dois olhinhos e uma boquinha no marshmallow, formando fantasminhas. Deixe secar por alguns minutos e sirva.

Audi inicia pré-venda do novo Q5

A Audi do Brasil anuncia o início da pré-venda do novo Q5 no País, nas carrocerias SUV e Sportback. A terceira geração do modelo está mais potente e eficiente, com equipamentos inéditos e a nova identidade visual global da marca das quatro argolas. Além disso, o modelo é o primeiro SUV da fabricante e o segundo no Brasil a utilizar a novíssima plataforma PPC (Plataforma Premium para veículos a Combustão). A nova geração do veículo estará disponível a partir de outubro na versão Advanced quattro, na rede com mais de 40 concessionárias da fabricante em todo o território nacional. O primeiro lote exclusivo, com quantidade limitada, terá condição especial somente até o fim de setembro para a carroceria SUV com valor de R$ 399.990,00, enquanto a carroceria Sportback terá preço a partir de R$ 429.990,00.

“O novo Q5 abre um novo capítulo na história dos utilitários premium. O modelo é altamente tecnológico e combina a novíssima PPC à consagrada tração quattro e ao conceito de palco digital, criando uma atmosfera de luxo e uma experiência ao volante totalmente imersiva”, destaca Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.

Audi Q5 Sportback

“Em 2025, demos início à renovação completa do portfólio de veículos da Audi do Brasil, e o novo Q5 chega para concluir essa ofensiva de lançamentos. Ao longo dos últimos anos, o Q5 consolidou-se como um dos utilitários médios de luxo mais desejados do mercado, e sua nova geração dará continuidade à trajetória de sucesso” afirma Renato Celiberti, Head de Vendas da Audi do Brasil

“O Audi Q5 é um dos nossos SUV´s mais desejados e vendidos ao longo de várias gerações. O novo modelo traz a atual geração de motores de combustão, altamente eficientes, e equipamentos inéditos de conforto, segurança e tecnologia. Certamente o novo Audi Q5, com sua versatilidade e design dinâmico, irá superar as expectativas dos atuais e dos futuros clientes”, afirma Marcos Quaresma, Head de Produto da Audi do Brasil.

Design autêntico e contemporâneo

O novo Audi Q5 abraça a estética da nova linguagem de design da marca das quatro argolas. Os vincos retilíneos foram suavizados, dando lugar para linhas mais fluídas e atemporais. Essa nova arquitetura visual, que estreou no Brasil com o Q6 e-tron e já está presente também nos novos A5 e A6 e-tron, encontra nesta nova geração do Q5 uma sinergia única que agrada aos sentidos desde o primeiro contato.

Na dianteira, os faróis estão mais estreitos, há generosas tomadas de ar verticais com acabamento em cinza fosco, e a tradicional grade singreframe recebeu os novos Audi rings em 2D, além de colmeia interna com uma disposição inédita de seus elementos.

Audi Q5 SUV

Na lateral, um vinco proeminente percorre a porção meridional das portas até desaguar nas caixas de rodas traseiras, criando uma sensação de constante movimento, enquanto frisos cromados emolduram as janelas e o rack no teto.

Por fim, a traseira apresenta linha de cintura elevada que facilita o acesso ao porta-malas, lanternas Full-LED interligadas com setas dinâmicas, acabamento em preto no para-choque e escapamentos retangulares. Um visual que mistura sutileza e alto poder de sedução.

Subam as cortinas: o novo Palco Digital

Internamente, a cabine do modelo adota o conceito de palco digital, assim como os demais lançamentos recentes da marca das quatro argolas. O requinte e a sofisticação aparecem nos revestimentos nobres e texturas suaves ao toque no interior, que foi minuciosamente lapidado para proporcionar uma experiência de luxo sem exageros e nos mínimos detalhes.

A tecnologia aliada à ergonomia norteia a distribuição dos elementos ao longo da cabine, que conta com duas telas paralelas – o display panorâmico MMI-touch de 14,5 polegadas com navegador integrado, e o painel de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit de 11,9 polegadas. Há diferentes modos de condução por meio do Audi Drive Select, e o conforto a bordo é garantido pelos bancos conforto com apoios laterais reforçados, ajustes elétricos para motorista e passageiro, apoio lombar com ajustes elétricos  em quatro vias e, por fim, apoio de braço central com ajuste de inclinação.

Esportividade elevada – literalmente

O novo Audi Q5 chegará ao Brasil na versão Advanced quattro e fica ainda mais potente e eficiente graças ao consagrado propulsor EA 888, 2.0 TFSI, que em sua nova geração evo5, oferece aumento da potência para 272 cavalos (ante 265 cavalos da antiga geração) entre 5.000 rpm e 6.500 rpm e 400 Nm de torque (ante 370 Nm da antiga geração) entre 1.600 rpm e 4.500 rpm.

O trem de força é regido pela transmissão S Tronic de sete velocidades e sincronizado aos eixos pelo sistema de tração quattro com tecnologia ultra, que conta com embreagem multidisco com desacoplador integrado e distribuição de torque máximo na proporção de 100% (dianteiro) e até 50% (traseiro).

Audi Q5 SUV

Dessa forma, a sintonia orquestral do conjunto mecânico proporciona ao condutor uma dinâmica de condução distinta e incomparável, com o torque liberado desde as baixas rotações para garantir agilidade e um rodar suave em trechos urbanos. Nas rodovias, o veículo demonstra seu comportamento mais vigoroso e responde prontamente ao pedal do acelerador para ultrapassagens seguras, esbanjando extrema segurança nas curvas, velocidades elevadas e oferecendo uma equilibrada combinação entre performance e eficiência.

Extensa lista de equipamentos de série

A nova geração do Audi Q5 esbanja generosidade em termos de equipamentos, com uma lista recheada de itens de série na versão Advanced. Em termos visuais, o modelo ganha elementos que deixam o visual sóbrio e sofisticado, com destaque para os Audi rings em 2D, acabamento brilhante nas duas saídas retangulares e escapamento, frisos das janelas e rack do teto cromados, e a grade dianteira e tomadas de ar frontais na cor Cinza Scandium. O veículo vem com as novas rodas de 20 polegadas, com design “cinco braços”, acabamento em cinza fosco e pneus 255/45.

Entre os itens de conforto e conveniência, estão presentes ar-condicionado automático de três zonas; bancos dianteiros com apoio lombar e ajustes elétricos; pacote de Luz Ambiente plus com 30 cores disponíveis; tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétrico; volante em couro redondo de raios duplos, multifuncional e paddle-shifts com itens cromados.

Em relação aos equipamentos de segurança e tecnologia, destaque para os itens de assistência ao motorista, como o Alerta de saída de faixa (Lane Departure Warning); Assistente de estacionamento (com sensores dianteiro e traseiro); Assistente de desvio e assistente de conversão na frente; Audi Pre Sense dianteiro (frenagem de emergência); Assistente de mudança de faixa (Side Assist) e Assistente de tráfego transversal dianteiro.

Há ainda Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC); Detector de atenção e sonolência do motorista; Lanternas traseiras LED Pro com indicador dinâmico nas setas; e sete airbags (dianteiros, laterais dianteiros, cortinas e de interação central entre os bancos dianteiros

O sistema de infoentretenimento é formado pelo Audi Virtual Cockpit Plus de 11,9 polegadas e o amplo display panorâmico Audi MMI de 14,5 polegadas com sistema de navegação. A experiência sonora é garantia pelo Audi Sound System com 10 alto-falantes e potência de 180W. Há conexão sem fio com os celulares pelo Audi Smartphone Interface, e Audi Phone box light com função de carregamento sem fio.

Cores e Dimensões

Com espaço de sobra para até cinco ocupantes, o novo Audi A5 mede, na carroceria SUV, 4.717 mm (comprimento); 2.155 mm (largura); 1.647 mm (altura) e 2.820 mm (entre-eixos). Já na carroceria Sportback, as dimensões são: 4.717 (comprimento); 2.155 mm (largura); 1.642 mm (altura) e 2.820 mm (entre-eixos). No porta-malas, a capacidade é de 520 litros (SUV) e 515 litros (Sportback). A capacidade do tanque de combustível é de 65 litros em ambas as carrocerias.

As cores da carroceria disponíveis são: Branco Arkona (sólida); Azul Navarra (metálica); Branco Geleira (metálica); Prata Florete (metálica); Preto Mito (metálica); Verde Distrito (metálica); e Vermelho Gradina (metálica). Internamente, são três opções distintas de revestimento da cabine: Preto, Bege ou Marrom.