O Dia da Cachaça é comemorado no Brasil em 13 de setembro. Essa data foi escolhida porque em 1661 ocorreu a “Revolta da Cachaça”, um levante contra a proibição da produção e venda da bebida no país, imposto pela Coroa Portuguesa. A cachaça é um dos símbolos culturais do Brasil, sendo uma bebida tradicional feita a partir da cana-de-açúcar e utilizada também como ingrediente principal da famosa caipirinha.
Essa celebração visa valorizar a importância histórica, cultural e econômica da cachaça, além de promover o consumo responsável e destacar a qualidade dos produtores nacionais. E para celebrar a data Divino Fogão ensina receita de Caipirinha de Caju com Rapadura.
Caipirinha de Caju com Rapadura
Ingredientes:
2 cajus maduros
Gelo a gosto
Cachaça a gosto
Rapadura ralada a gosto
Modo de preparo:
Comece picando os cajus e coloque em um copo, adicione a rapadura e com a ajuda de um socador de pilão esprema os ingredientes. Coloque o gelo, depois a cachaça e misture. Se estiver muito doce coloque um pouco mais de cachaça ou, se estiver muito forte adicione mais rapadura, mexa e sirva.
Setembro é o mês dedicado à valorização da vida e à conscientização sobre a importância da saúde mental, incentivando a busca de apoio quando necessário. Nesse contexto, a presença de animais de estimação se revela como um recurso valioso e com efeito terapêutico. Mais do que companheiros fiéis, os pets proporcionam um senso de propósito e significado, reforçando a importância da guarda responsável e do vínculo afetivo.
Diversos estudos liderados por Waltham Petcare Science Institute, parte da Mars Petcare, destacam os benefícios da interação entre humanos e animais, tanto no campo psicológico quanto no físico. A convivência com animais pode ajudar a diminuir sentimentos de solidão e isolamento social, condições que têm se intensificado nos últimos anos. Neste sentido, a Terapia Assistida por Animais (TAA) também é uma grande aliada no suporte à saúde humana no ambiente terapêutico.
O simples ato de acariciar um gato ou um cão pode desencadear a liberação de hormônios como a ocitocina, que ajudam a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão. Esses momentos criam um efeito duradouro de conforto e segurança, fundamentais para quem enfrenta dificuldades emocionais.
“Os animais de estimação oferecem um tipo de apoio que é profundamente significativo. O cuidado diário com um pet também traz uma rotina que pode ajudar a estabilizar o bem-estar emocional”, explica Natália Lopes, Gerente de Comunicação e Assuntos Científicos da Royal Canin Brasil. “Além do suporte psicológico, ter um animal de estimação incentiva um estilo de vida mais ativo e saudável. Atividades diárias, como passeios com cães, por exemplo, não apenas promovem a socialização e o engajamento com o mundo exterior, como também oferecem um alívio positivo para a mente e fortalecem os laços sociais”.
Uma pesquisa conduzida nos Estados Unidos em 2019 pela Edelman Intelligence, em nome do Human Animal Bond Research Institute (HABRI) e da empresa, revelou que cerca de 80% dos tutores se sentem menos solitários por possuírem um pet. Essa conexão afetiva pode ser especialmente significativa para pessoas mais velhas, que frequentemente mencionam os benefícios dos seus gatos ou cães para seu estado emocional. O estudo também mostrou que cerca de 26% dos entrevistados adquiriram um animal justamente por saberem das vantagens que essa convivência traz à saúde mental.
Embora seja fundamental procurar ajuda profissional para lidar com questões psicológicas, o suporte que os animais de estimação oferecem pode complementar e enriquecer esse cuidado. Sua presença constante e o amor incondicional podem trazer estabilidade e alegria, reafirmando a importância da interação humano animal como um recurso com efeito terapêutico poderoso e cientificamente comprovado.
A Audi do Brasil anuncia a pré-venda do novo Q7, utilitário de alto luxo da marca das quatro argolas que já pode ser encomendado na rede com mais de 40 concessionárias da marca das quatro argolas em todo o país. O modelo ganhou visual renovado, tecnologias inéditas, uma extensa lista de equipamentos e um generoso espaço na cabine para até sete passageiros. Pela primeira vez, o modelo pode receber os faróis HD Matrix LED com laser como farol alto adicional e luzes diurnas digitais com assinaturas luminosas selecionáveis. O veículo tem preço inicial sugerido de R$ 691.990,00.
“O novo Audi Q7 reúne o que temos de mais avançado em termos de tecnologia, conforto, comportamento dinâmico e versatilidade. Estamos muito orgulhosos de trazer ao mercado brasileiro o modelo renovado, que deverá seguir a sua trajetória de sucesso no segmento para quem busca um veículo de alto luxo com sete lugares”, afirma Daniel Rojas, Presidente e CEO da Audi do Brasil.
Trajetória de sucesso
A história de sucesso do Audi Q7 teve início em 2003, quando o modelo apareceu ainda como carro-conceito no Salão do Automóvel em Detroit (EUA), com uma proposta diferenciada de condução para todos os tipos de terreno. Desde então, o Q7 se manteve fiel às suas virtudes de design, tecnologia e funcionalidade. O primeiro SUV da marca das quatro argolas foi apresentado oficialmente ao público no Salão do Automóvel de Frankfurt (Alemanha) em 2005, ano em que coincidiu com a celebração do 25º aniversário da tração integral permanente quattro com diferencial central Torsen. O novo “superlativo” da marca no segmento de utilitários, como foi nomeado pela fabricante à época do lançamento, reuniu equilíbrio, esportividade e versatilidade, sendo reconhecido desde então por tais atributos aliados ao prestígio e ampla lista de equipamentos.
A primeira geração logo se tornou um marco entre os SUVs de porte avantajado, com seus mais de cinco metros de comprimento e distância entre eixos de aproximadamente três metros, o que permitia ao modelo acomodar com conforto até sete ocupantes e oferecer um impressionante espaço para bagagens de até 2035 litros, com os bancos rebatidos. De 2008 a 2012, o Q7 com motorização V12, 500 cavalos de potência e 1.000 Nm de torque superou todos os seus concorrentes no segmento SUV. Desde o início da produção em 2006 até ao final da produção da primeira geração, em 2015, mais de 550 mil clientes levaram para a garagem a primeira geração do Audi Q7.
Visual elegante e imponente
O novo Audi Q7 apresenta um design ainda mais robusto e elegante nesta nova atualização. O maior e mais versátil SUV da marca das quatro argolas apresenta a nova linguagem de design da Audi. Com aspectos ainda mais minimalistas, superfícies limpas e um volume incrivelmente amplo, o novo Q7 representa a versatilidade em todas as situações.
A inconfundível grade frontal Audi Singleframe, com seu design octogonal, traz agora detalhes verticais no interior da colmeia. O visual robusto é reforçado pelas novas entradas de ar e molduras repaginadas e integradas à arquitetura renovada do veículo.
Desempenho eficiente e poderoso
O novo Audi Q7 é equipado com um motor 3.0 TFSI V6 com 340 cavalos de potência entre 5.000 rpm e 6.400 rpm, e torque de 500 Nm entre 1.370 rpm e 4.500 rpm. A transmissão Tiptronic possui oito velocidades e há ainda tração integral quattro, que permite ao modelo enfrentar com desenvoltura qualquer tipo de terreno. O conjunto mecânico proporciona ao novo Q7 um desempenho extremamente esportivo: a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em apenas 5,6 segundos e a velocidade máxima é de 210 km/h (limitada eletronicamente).
Cabine versátil e sofisticada
O Audi Q7 possui sete lugares nos quais os ocupantes viajam com conforto e comodidade. O espaço generoso dianteiro e traseiros, aliado aos materiais nobres que revestem toda a cabine, das portas e painel dianteiro ao teto e aos revestimentos do piso, contribuem para tornar a atmosfera da cabine primorosa e requintada. A depender da posição dos bancos traseiros, o porta-malas oferece um volume total entre 780 litros e 1.908 litros (bancos reclinados). A abertura do porta-malas, por sinal, é automática e pode ser realizada com o movimento dos pés.
Seguro em todos as ocasiões
Os sistemas de suspensão, direção, tração e frenagem do veículo desempenham um papel fundamental na criação de uma experiência de condução segura, precisa e confortável. O modelo oferece suspensão a ar adaptativa que, conforme as preferências do condutor, pode ajustar sua altura em até 60 milímetros. Na rodovia, a suspensão baixa automaticamente até 30 milímetros, dependendo da velocidade atual.
Na hora de estacionar, o remote park assist plus utiliza câmeras, radares e sensores para facilitar as manobras até mesmo nas vagas mais apertadas.
Novos equipamentos de série
O modelo ampliou a sua lista de itens de série com equipamentos que antes eram oferecidos somente como opcionais. Internamente, o modelo ganhou o kit S Line, composto por logotipos S nos bancos, volante, pedaleira em inox, e revestimento do teto na cor preta. Externamente, o modelo assimilou a nova linguagem de identificação da marca, com logotipos em Audi Rings 2D e gravação na coluna B. Equipam o modelo de série também as rodas de 22 polegadas Audi Sport (com acabamento em cinza platina fosco), acabamento exterior em High Gloss (alumínio com itens escurecidos) e três novas cores externas disponíveis (Vermelho Chili, Azul Ascari e Bege Ouro Sakhir).
Entre os principais itens de conforto e conveniência, estão ar-condicionado automático de quatro zonas; Auto Hold; Pacote de luz customizável de 30 cores; porta-malas com abertura/fechamento elétrico e sistema hands-free; terceira fileira de assentos que proporcionam sete lugares; teto solar elétrico panorâmico “Open Sky” ; e volante esportivo em couro, multifuncional com shift-paddles e aquecimento.
Os principais itens de tecnologia e segurança incluem Airbags laterais dianteiros e sistema de airbags de cabeça; assistente de troca de faixa e tráfego traseiro e exit warning; Audi pre sense dianteiro e traseiro; câmera 360° com Park Assist e auxílio de estacionamento; controle de cruzeiro adaptativo com Active Lane Assist e assistente de emergência; faróis Full LED Matrix; e sistema de assistência elétrica com bateria de 48V – híbrido leve, ou Mild Hybrid Eletric Vehicle, MHEV, na sigla em inglês. O sistema híbrido-leve pode, dependendo do Estado ou cidade no Brasil, trazer benefícios ao consumidor.
O sistema de entretenimento conta com sistema de som Bang & Olufsen 3D com 19 alto falantes e 730 Watts de potência; Audi virtual cockpit, MMI Navegação plus com MMI touch response; Audi Phone Box Light e Audi smartphone interface. Os equipamentos opcionais são: eixo traseiro dinâmico; head-up display; Night Vision (Visão noturna); capa do retrovisor em carbono; e faróis digital MATRIX HD com luz laser e lavadores de farol.
Dimensões e cores
O novo Audi Q7 está disponível nas cores Branco Carrara; Bege Ouro Sakhir, Azul Ascari, Azul Waitomo, Branco Geleira, Prata Satélite, Preto Mito, Vermelho Chili; Cinza Daytona; além das opções de customização possíveis por meio do programa Audi Exclusive .
A campanha Montblanc que celebra o 100º aniversário do seu icônico instrumento de escrita continua com novos produtos e visuais com Rupert Friend, Jing Boran e Lee Jinuk.
Depois de apresentar sua campanha 100 Anos de Meisterstück em maio, com um curta-metragem escrito e dirigido pelo premiado diretor e roteirista Wes Anderson, a Montblanc mergulha mais fundo em seu mundo extraordinário em uma série de novas imagens de campanha, que destacam peças de couro das coleções Montblanc mais recentes.
Os novos visuais transportam o público de volta ao pico nevado da montanha Mont Blanc e ao excêntrico universo Montblanc que Anderson reimaginou em seu curta-metragem. Rostos familiares do primeiro capítulo da campanha foram capturados pelo fotógrafo Charlie Gray, incluindo o ator Rupert Friend, o ator coreano e Montblanc Mark Maker Lee Jinuk, o ator chinês e embaixador global da marca Montblanc Jing Boran, e o ator e designer indiano-americano Waris Ahluwalia.
Ao lado da icônica caneta-tinteiro Meisterstück com design preto em forma de charuto, três anéis de ouro e pena de ouro feita à mão, os novos visuais da campanha apresentam a coleção de couro Extreme 3.0 em uma nova cor cinza lavanda. Com um motivo geométrico original proveniente da linguagem visual da Montblanc da década de 1920 e o fecho M LOCK 4810 inspirado nos fechos seguros e fáceis de manusear usados pelos montanhistas, a coleção contemporânea de couro reúne a rica herança da Montblanc com formas modernas e ousadas que combinam estilo e funcionalidade.
Os produtos Hero apresentados no Capítulo 2 da campanha incluem a mochila Extreme 3.0 com fivela M LOCK 4810, a bolsa Extreme 3.0 Montblanc 142 Mini com fivela MLOCK 4810 ostentada por Rupert Friend e Jing Boran, e a bolsa tipo Sling Bag Extreme 3.0 com fecho MLOCK 4810 usada transversalmente por Lee Jinuk.
Lançado em maio passado, o filme original da campanha reintroduziu a Montblanc no mundo no estilo característico de Wes Anderson, com sua estética visual distinta e mistura de narrativa excêntrica e não convencional. A história segue três personagens pitorescos – os atores Rupert Friend, Jason Schwartzman e o próprio Wes Anderson – na fictícia sede da Montblanc, localizada no pico da montanha Mont Blanc, enquanto apresentam a Maison, sua história e debatem as qualidades mais reconhecidas de sua criação icônica, a caneta-tinteiro Meisterstück
… Bom dia! O que pode parecer uma derrota pode também ser o primeiro passo para uma grande vitória.
… Um abraço aos aniversariantes de hoje: Nilmara Caramalac Pimentel, Adriano de Souza, Jussara Bossay, Luci Silva dos Santos, Lara Cerantola, Claudia Cavalcante Vieira, Glorinha Vaz Leal, Silvio Lobo Filho, Cristiana D’Avila, Luiz Henrique Miranda, Genises Bruno Fernandes, Maria Janice Garcia e Luiz Carlos Zaparolli. Happy birthday!
A cachaça (também conhecida como pinga, marvada, água-que-passarinho-não-bebe, entre outros incontáveis apelidos) é um patrimônio da história e da cultura brasileira, com mais de 1.200 cachaçarias e cerca de 6 mil cachaças registradas atualmente no país. Com diferentes versões sobre o início de sua história, ela é feita a partir da fermentação e destilação do caldo de cana-de-açúcar e produzida e consumida desde o século XVI no Brasil, inicialmente por pessoas escravizadas. Já chegou a ser proibida pela corte portuguesa no século seguinte, preocupada com as vendas de produtos de Portugal em terras brasileiras, o que após vários episódios culminou em um protesto de produtores de cana-de açúcar e alambiqueiros chamado de Revolta da Cachaça.
Celebrada todos os anos em 13 de setembro, no Dia Nacional da Cachaça em referência à data em que sua comercialização foi finalmente liberada no Brasil, a bebida é muito apreciada e valorizada em terras brasileiras e estrangeiras, tanto em sua forma pura, quanto como ingrediente principal da caipirinha e de muitos outros drinques. Produzida em todos os cantos do país, em destilarias industriais ou de forma artesanal, vale a pena provar diferentes versões da aguardente durante uma viagem e conhecer mais de suas particularidades em cada região. Considerando que quase metade (44%) dos viajantes brasileiros querem ter uma experiência gastronômica em suas viagens esse ano, a Booking, compartilha um roteiro no Brasil para quem quer apreciar essa bebida, que é símbolo nacional, nas próximas férias.
Minas Gerais
Conhecer Minas Gerais é obrigatório para qualquer amante da cachaça, onde está o maior número de estabelecimentos ligados à bebida registrados no país. O estado é famoso por seus alambiques artesanais e oferece a oportunidade de os turistas provarem algumas das melhores cachaças do Brasil. A cidade de Salinas, por exemplo, localizada ao norte do estado, foi reconhecida como a Capital Nacional da Cachaça. Ali existem dezenas de alambiques artesanais, que produzem rótulos premiados. Também é possível visitar o Museu da Cachaça e participar do Festival Mundial da Cachaça de Salinas, que acontece anualmente no local. E há muitos outros destinos mineiros que oferecem experiências relacionadas à aguardente, como visitas a alambiques locais, para conhecer seu processo de produção e fazer degustações de diferentes rótulos, ou mesmo cursos. A cidade histórica de Ouro Preto, com sua arquitetura colonial, igrejas centenárias e ruas de pedra, é um ótimo lugar para conhecer cachaçarias tradicionais e provar produtos de excelente qualidade. Vale também passar nos empórios locais para levar algumas garrafas para casa como souvenir e, claro, provar caipirinhas deliciosas em restaurantes e bares da cidade. Para a estadia no destino, o Hotel Solar do Rosário oferece piscinas na cobertura, além de um restaurante e bar, que serve bebidas destiladas.
Alagoas
Em Alagoas, a cachaça também impulsiona o turismo da região, atraindo viajantes interessados em conhecer mais sobre a bebida e, claro, degustá-la. Existe, inclusive, uma Rota da Cachaça, que passa por engenhos, fábricas e outros estabelecimentos em cinco cidades alagoanas (Arapiraca, Campo Alegre, São Sebastião, Junqueiro e Teotônio Vilela), para promover o turismo gastronômico e que permite conhecer mais sobre a história e a produção da bebida. E há muitos alambiques artesanais no estado para visitar e provar uma boa cachaça (com rótulos premiados no Brasil e no exterior), que oferecem diversos tipos do produto, das mais tradicionais e puras, às envelhecidas por anos em barris de diferentes tipos de madeira, ou mesmo combinadas com mel, limão, cravo, canela e até com banana e açaí! Para os viajantes, uma possibilidade é começar o roteiro pela capital Maceió e depois seguir para o interior alagoano para conhecer os alambiques. Uma boa opção de hospedagem é o Wave Suítes Hotel & Lounge bar, que oferece piscina e apartamentos com cozinha equipada.
Rio de Janeiro
O estado do Rio de Janeiro também é reconhecido pela tradição e qualidade de suas cachaças. Para quem quer experimentar a aguardente durante as férias, vale se planejar para conhecer Paraty que já chegou a ter uma centena de alambiques em funcionamento em séculos passados. Atualmente, apesar de o número ser bem mais reduzido, são muito tradicionais e reconhecidos. Vale a pena fazer uma visita às fazendas, com tours guiados para conhecer mais sobre a história e como é produzida artesanalmente – do canavial à destilação e armazenamento, fazer degustação de cachaças e outros produtos produzidos localmente, além de comprá-los para levar para casa. E a cidade tem uma cachaça bem famosa chamada Gabriela, produzida com cravo e canela e utilizada para produzir um dos drinques mais conhecidos da cidade, o Jorge Amado, que leva limão e maracujá. Ali, no centro histórico, também acontece anualmente o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores, com uma programação que inclui concurso de drinques, palestras, workshops, apresentações musicais e degustação de cachaças, entre outras atrações. A hospedagem Casas do Pátio Pousada & Bar é uma excelente opção e possui selo Travel Proud da agência, ou seja, se comprometeu a oferecer uma estadia acolhedora a viajantes da comunidade LGBTQ+.
Pernambuco
A aguardente de cana-de-açúcar está muito relacionada à identidade cultural pernambucana. Existem algumas versões na história de onde a cachaça começou a ser produzida e uma delas é justamente em um engenho de açúcar no estado de Pernambuco, na então Feitoria de Itamaracá. Com algumas marcas muito reconhecidas no país, e até mesmo com rótulos orgânicos certificados e produzidos de forma ecologicamente correta, os visitantes podem conhecer mais sobre a cultura e tradição locais por meio de tours guiados em engenhos e saber mais sobre as etapas de produção de produtos locais, como cachaça, sorvete e rapadura, incluindo aulas de degustação. Para quem começa a viagem pela capital Recife e quer fazer novas amizades, vale se hospedar no Zili Pernambuco Hostel Pousada, que oferece dormitórios compartilhados e bar.
Santa Catarina
Apesar de ser muito reconhecida no Nordeste e no Sudeste do Brasil, outros cantos do país também se destacam pela produção da cachaça artesanal. Na região Sul, por exemplo, Santa Catarina é imperdível para os apreciadores dessa bebida tão brasileira. O estado é a casa de rótulos premiados internacionalmente e tem tradição em produzir e armazenar a bebida em barris de carvalho. Para quem está de férias e não quer perder a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura da cachaça catarinense, uma boa pedida é se programar para fazer turismo rural e visitar cachaçarias e alambiques abertos ao público, com rótulos de excelente qualidade, provar produtos derivados da cana de açúcar, saber sobre curiosidades do processo de produção e levar para casa diferentes rótulos como a cachaça branca, os blends e os envelhecidos em bálsamo, amburana ou jequitibá. Uma cidade conhecida pela produção da bebida é Luiz Alves, considerada a Capital Catarinense da Cachaça. Ali existe, inclusive, uma rota temática da aguardente, que passa por cerca de uma dezena de alambiques localizados na cidade. Ela fica localizada a apenas 36 Km de Blumenau e quem passa por ali pode se hospedar no Villa do Vale Boutique Hotel, que oferece academia, estacionamento privativo, jardim e lounge compartilhado.
Mais informações sobre pacote de viagens, Jefferson de Almeida Turismo e Eventos: 67 98425 6330
O bloqueio da rede social X (anteriormente Twitter) no Brasil, ordenado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, provocou um aumento expressivo na procura por serviços de VPN no país. A NordVPN, uma das principais fornecedoras dessa solução, conduziu um estudo que destaca o crescimento da conscientização e do uso de Redes Virtuais Privadas entre os brasileiros.
A pesquisa também revelou que mais de 60 milhões de pessoas usam algum serviço de VPN, o que representa um terço da população nacional. A segurança é uma questão fundamental: 46% dos entrevistados afirmaram que utilizam o serviço para proteger seus dispositivos e contas online. No entanto, a maioria recorre às opções gratuitas (52,4%), menos eficazes, enquanto apenas 39% pagam por provedores de VPN e 12,2% usam serviços corporativos.
Ainda, 35% dos respondentes indicaram a proteção da privacidade como motivo para utilização de VPNs. Esses números indicam crescente conhecimento e adoção de ferramentas de segurança digital no país, especialmente em um contexto de maior vigilância e bloqueios como o ocorrido com o X.
Dessa forma, a tendência é que o uso de VPNs continue a crescer, especialmente em situações em que o acesso a informações e plataformas digitais é restringido por decisões judiciais ou governamentais que impedem a população de exercer seu direito de liberdade digital, princípio fundamental que norteia a fundação da internet livre desde os primórdios dos cypherpunks.
“Em meio a esse cenário turbulento, nós reafirmamos nosso compromisso com a liberdade digital. Nosso objetivo é fornecer acesso irrestrito à internet para as pessoas ao redor do mundo inteiro. Defendemos a independência digital, o livre fluxo de informações e a liberdade de expressão. Assim, vamos continuar oferecendo nossos produtos através dos canais disponíveis em todo o globo”, declara Laura Tyrylyte, chefe de relações públicas globais na Nord Security.
“Além disso, notamos um aumento de 426% nas buscas por serviços de VPN no Brasil entre 29 e 31 de agosto, potencialmente mostrando uma enorme demanda por maneiras de contornar a proibição. Esses picos na demanda por VPNs não são incomuns. Sempre que um governo anuncia um aumento na vigilância, restrições de internet ou outros tipos de restrições, as pessoas recorrem a ferramentas de privacidade”, finaliza Laura.
Ruídos, em geral, são sons que nos causam incômodo, sobretudo quando são emitidos repetidamente. O nhec-nhec do colchão de molas, o tic-tac do relógio, o crec-crec da mastigação, o vrum-vrum do ventilador e o plof-plof da goteira são alguns exemplos clássicos de “barulhinhos chatos”, digamos assim, que ninguém gosta, só que estão muito presentes no nosso cotidiano.
Em tese, dá para conviver com eles sem grandes problemas. É assim com a maioria das pessoas, certo? Mas não com todas! Há casos em que esse desconforto realmente alcança um grau de intensidade tão elevado a ponto de desafiar a compreensão de quem nunca ouviu falar da chamada misofonia também conhecida por Síndrome de Sensibilidade Seletiva do Som (SSSS).
Ruídos que, geralmente, apenas nos incomodam, em certas pessoas, podem desencadear reações de profunda irritabilidade, fúria e até mesmo pânico. E quem está por perto, claro, dificilmente entende o porquê disso. Por ser algo raro na população, as pessoas costumam enxergar as reações dos pacientes como exageradas, descabidas.
O que muitos não sabem (até mesmo quem tem o problema), é que essa perturbação vai além da questão audiológica. Isto é, transcende o campo dos distúrbios de comunicação do sistema auditivo, estudados pela Otorrinolaringologia e pela Fonoaudiologia. Podemos afirmar, aliás, que a misofonia é uma doença mais psiquiátrica ou neurológica do que propriamente audiológica.
Isso porque o indivíduo com essa condição tem um sistema auditivo normal. Testes, como a audiometria, não apresentam nenhuma alteração, de modo que o diagnóstico é clínico, baseado na queixa da pessoa. Indivíduos diagnosticados com misofonia, geralmente, apresentam outras condições associadas, como ansiedade, TOC e autismo.
Outro aspecto que merece atenção é que a misofonia não está necessariamente associada à exposição a sons de alta intensidade como muitos imaginam. Ela, na verdade, é mais ligada à repetição. Ou seja, ao vrum-vrum, nhec-nhec e tic-tac, que mencionamos anteriormente. E não propriamente ao volume dos sons.
Embora atinja um contingente pequeno da população, qualquer pessoa pode desenvolver intolerância a sons em um momento da vida, sobretudo se tiver um diagnóstico psiquiátrico ou neurológico associado.
A recomendação a quem tem o problema é ficar em ambientes mais silenciosos, onde existam menos ruídos que o irritem. A depender do diagnóstico, também pode ser necessário uma abordagem multidisciplinar, por meio de um trabalho conjunto que envolve otorrinolaringologista, psiquiatra e psicólogo. Os tratamentos, geralmente, envolvem terapia cognitivo comportamental, acompanhamento psiquiátrico e musicoterapia.
Dra. Cristiane Adami é médica otorrinolaringologista do Hospital Paulista, especializada em patologias e cirurgias nasais
Falta menos de uma semana para o Rock In Rio 2024 e a contagem regressiva já começou! Com a aproximação do maior festival de música do Brasil, é hora de garantir que todos os preparativos estão em dia para evitar imprevistos e aproveitar ao máximo a experiência. Para garantir que você entre no evento sem problemas e não passe por nenhum perrengue, preparamos uma lista com os 5 itens essenciais que você precisa levar para o Rock In Rio. Confira:
Ingresso e Documento de Identificação
Pode parecer óbvio, mas muita gente já passou apuros ao esquecer o ingresso em casa ou não levar um documento oficial com foto. Esses são os itens básicos para garantir sua entrada no festival. Verifique se o ingresso está em mãos e se o documento que você vai levar está dentro do prazo de validade.
Carteirinha de Estudante
Se você comprou o ingresso com o benefício da meia-entrada, a carteirinha de estudante é obrigatória. Não se esqueça de levar o documento atualizado e emitido por instituições autorizadas. Caso você tenha dúvidas sobre como emitir a carteirinha, é possível fazê-lo pelo portal DNE (Documento Nacional do Estudante), onde estão disponíveis todas as informações necessárias para garantir que você aproveite o festival com o desconto garantido.
Protetor Solar e Chapéu
Mesmo com as apresentações acontecendo ao longo do dia e da noite, o sol não dá trégua no Rio de Janeiro. Para evitar queimaduras e desconforto durante o festival, tenha sempre um protetor solar à mão e leve um chapéu ou boné para se proteger.
Capa de Chuva
O tempo é imprevisível, e nada pior do que ser pego de surpresa por uma chuva no meio do show. Uma capa de chuva é leve, fácil de carregar e pode salvar a sua experiência no festival.
Dinheiro e Cartão de Pagamento
Embora o evento seja cada vez mais digital, é sempre bom ter uma quantia em dinheiro e um cartão disponível. Alguns stands podem ter problemas temporários com conexão ou aceitar apenas determinados métodos de pagamento. Estar preparado pode evitar longas filas ou contratempos.
Setembro de 2024 assinala comemoração: os 130 anos de aniversário da parisiense Galeries Lafayette. Para celebrar esta ocasião a loja de departamentos está reunindo os integrantes de sua vasta família de clientes e colaboradores: amantes da moda, os designers de ontem, hoje e amanhã e aqueles que simplesmente apreciam as coisas boas da vida. Até 27 de outubro todos estão convidados para uma celebração alegre repleta de surpresas e eventos. Para reviver as boas lembranças e inspirar novas, a programação do 130º aniversário inclui lançamentos exclusivos assinados por criativos convidados, a oportunidade de explorar o patrimônio da Galeries Lafayette sob uma nova perspectiva e refeições festivas em uma mesa de aniversário instalada sob a cúpula entre 21 de setembro e 1º de outubro.
Localizada estrategicamente sob a cúpula art nouveau, a mesa oferece aos ocupantes uma vista notável e uma experiência única no coração da principal loja da Galeries Lafayette. Com cenografia que inclui efeitos sonoros e visuais, a mesa promete surpreender tanto os convidados sentados quanto os que admirarem a cena a partir dos balcões debruçados sobre o saguão central.
Festival de sabores
A programação se completa com sessões personalizadas de degustação proporcionadas pelo fornecedor oficial do evento de 130 anos, a Moët & Chandon. As sessões serão organizadas cinco vezes ao dia (almoço, jantar e chá da tarde) e os convidados sorteados aleatoriamente entre os que se inscreveram com antecedência, gratuitamente, no link https://haussmann.galerieslafayette.com/latabledes130ans/. A experiência começa no saguão central da loja em uma pop-up da Moët & Chandon em que os visitantes encontrarão dois champanhes icônicos – Moët & Chandon Brut Impérial e Moët & Chandon Rosé Impérial – em garrafas lançadas especialmente para o aniversário.
Itens de colecionador
Ainda em clima de celebração, algumas das marcas e designers mais conhecidos do mundo desenvolveram criações exclusivas e disponíveis apenas na Galeries Lafayette. A loja de departamentos oferecerá uma seleção com curadoria de itens básicos e guloseimas colecionáveis adornados com designs gráficos de seus parceiros famosos: Victoria Beckham, AMI Paris, Isabel Marant, Patou, Marine Serre, A.P.C., Rouje, Balzac Paris, Ines de la Fressange e muitos outros.
E é nesse clima festivo que a Galeries Lafayette está lançando uma coleção exclusiva de roupas e acessórios com o design divertido e futurista de seu logotipo do 130º aniversário. As cores distintas e as linhas curvas que lembram a cúpula transformam essas criações em itens colecionáveis. Desenvolvida em torno de peças coloridas e sem gênero, a coleção inclui camisetas, moletons, bonés, cachecóis, meias, chapéus, bolsas, porta-moedas, isqueiros e cadernos.
Como não pode faltar música em uma festa, a Galeries Lafayette vai lançar um vinil de edição limitada. Esta compilação única celebra 130 anos de criatividade, reunindo artistas tão diversos como Michel Berger e Aya Nakamura. O resultado é uma trilha sonora que promete embalar os ouvintes noite e dia.
Podcast Meia-noite na Galeries
Um olhar sobre os bastidores de 130 anos de memórias: é isso que está na ordem do dia em um podcast criado para o 130º aniversário da Galeries Lafayette. Em cada episódio um convidado especial – como Philippe Houzé, Pedro Winter ou Agnès B. – passeia durante a noite pela loja ao lado do especialista em figurino e cultura pop, Julien Magalhães. Juntos, eles levam os ouvintes a uma imersão, explorando espaços famosos e aqueles escondidos do público, cruzando caminhos com as pessoas que trabalham à noite para fazer a mágica acontecer durante o dia. Divertido e informativo, o podcast mergulha na vida pública e privada da Galeries Lafayette e de seus convidados para revelar segredos fascinantes. Disponível desde 6 de setembro em todas as plataformas usuais.
Jornadas Europeias do Patrimônio 2024
Um passeio noturno pela Galeries Lafayette Paris Haussmann. Durante as Jornadas Europeias do Patrimônio, a loja irá celebrar seu 130º aniversário por meio de um programa de visitas em 21 de setembro (21h à meia-noite) que destaca seus laços estreitos com a criação contemporânea. Ao cair da noite, quando não estiver mais aberto, os participantes da visita poderão caminhar pelo edifício para aprender mais sobre sua história e ter um vislumbre dos bastidores. Vários curtas-metragens também serão exibidos na ocasião, incluindo “Chaque paupière est un dôme”, do cineasta Antoine Viviani, e “Lafayette Mansion”, da artista Mélanie Matranga. A meio caminho entre ficção e documentário, essas produções exploram os espaços íntimos da loja a partir de ângulos novos e inusitados.
… Bom dia! “O sucesso dos nossos esforços não dependem tanto nos esforços em si, mas muito mais na razão e a motivação por detrás deles.”
… Um abraço aos aniversariantes de hoje: Adriana Dibo, Cícero Carlos Santos, Laura Nunes da Cunha, Priscila Brum Bertão, Rodolfo Corbucci Danti, Célia da Silva, Patricia Santos Viana, Maria da Conceição Frutuoso e Helena Bernar. Happy birthday!