Início Site Página 29

Machado de Assis antecipou o narcisismo dos nossos tempos?

*Por Adelmo Marcos Rossi

A rivalidade e a competitividade, vistas com tanta proeminência não somente entre os atletas, treinadores e trabalhadores nos jogos olímpicos, mas também nos torcedores que assistem da televisão as competições de seu país, são consequências do desejo de sucesso do Narcisismo.

Foi desse desejo que a humanidade avançou pelos séculos. O narcisismo dos desbravadores, cientistas e pesquisadores, heróis que vão abrindo caminhos para novos conhecimentos, foi responsável pelas mudanças que a sociedade conhece hoje em termos de ciência, tecnologia e outros aspectos.

Mas esse mesmo Narcisismo que é fonte de avanço e de mobilização, também pode ser fonte de tragédia. É isso que explica, por exemplo, a destruição humana para com o planeta, como a utilização excessiva de recursos naturais em prol de ganhos individuais.

Os impactos destes elementos narcísicos nas pessoas estão presentes desde o início dos séculos, mas esse conceito foi primeiro estudado a partir das análises profundas de Sigmund Freud, o pai da psicanálise e importante pesquisador do ser humano, que identificou o narcisismo como uma fase necessária ao desenvolvimento da psique, relacionado à energia libidinal que uma pessoa direciona aos demais e a si mesma.

Não somente Freud teve essa percepção: um pouco antes dele, um dos grandes nomes da literatura brasileira, Machado de Assis, já analisava os efeitos do narcisismo. Sob o nome “vaidade”, o autor carioca ressalta o desejo de se manifestar existente no narcisismo, sendo este o norte principal de suas publicações, como o conto “Questão de Vaidade” (1864); a crônica “Elogio da Vaidade” (1865), assinada como K., que aparece na Semana Ilustrada de nº230, publicada em 7 de maio de 1865; e o conto com este mesmo título “Elogio da Vaidade” (1878).

Em “O califa de Platina” (1878), ele repete insistentemente por meio do personagem expressões do tipo “é preciso que faças alguma coisa original. Dou-te um ano e um dia para cumprir este preceito” e “ainda não fiz nada que verdadeiramente se possa dizer original”, manifestando sua preocupação em ser original, em deixar sua marca individual do “eu” no mundo, consagrada em “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1880).

A análise a partir do narcisismo revela a originalidade e a genialidade de Machado de Assis.

No século XIX, antes mesmo do assunto se tornar imprescindível para compreender a sociedade e as relações contemporâneas, o escritor já tinha entendido que o narcisismo era peça-chave para falar sobre os humanos, desde suas conquistas até suas tragédias.

Conheça todos os tipos de chocolates

O chocolate é um alimento universalmente amado, mas muitos dos seus fãs, não têm ideia da variedade de tipos de chocolates disponíveis no mercado, bem como das experiências sensoriais que o doce pode oferecer.

Para ajudar os amantes do chocolate a explorarem esse mundo delicioso, a Nestlé apresenta uma página com variadas preparações e receitas que utilizam o ingrediente.

Tipos de chocolate e suas características:

Ao Leite:

Este é o tipo mais popular, conhecido por sua textura suave e sabor doce. Feito com cacau, leite em pó e açúcar, é ideal para quem prefere algo mais cremoso.

Amargo ou Meio Amargo:

Contém maior concentração de cacau e menos açúcar. É apreciado por seu sabor mais intenso e notas de cacau realçadas, além de ser uma opção mais saudável devido ao menor teor de açúcar.

Branco:

Feito com manteiga de cacau, leite em pó e açúcar, o chocolate branco não contém massa de cacau. É conhecido por sua cor clara e sabor suave e doce.

Ruby:

Um tipo mais recente de chocolate, descoberto em 2017, feito com grãos de cacau Ruby. Possui uma cor naturalmente rosada e um sabor frutado e suave.

Como Escolher o Chocolate Ideal:

Preferências de sabores:

Experimente diferentes tipos de chocolate para descobrir qual agrada mais ao seu paladar. Algumas pessoas preferem o sabor doce do chocolate ao leite, enquanto outras apreciam a intensidade do chocolate amargo.

Uso culinário:

Considere o tipo de chocolate mais adequado para suas receitas. Chocolate amargo é ótimo para sobremesas sofisticadas, enquanto o chocolate ao leite pode ser perfeito para bolos e biscoitos.

Teor de cacau:

Verifique se há, na embalagem, alguma informação quanto ao teor de cacau do chocolate. Quanto maior o teor de cacau, mais intenso será o sabor.

Cinco razões para investir em exercícios na menopausa

Investir em exercícios físicos antes e durante esta fase da menopausa pode trazer inúmeros benefícios, que vão muito além da estética.

Essa é a última semana das Olimpíadas de Paris, e o mundo inteiro está focado em assistir e torcer muito para os atletas. Mas além de inspirar admiração, esses eventos esportivos podem oferecer valiosas lições de vida, especialmente para mulheres na menopausa, afinal, investir em exercícios físicos antes e durante esta fase pode trazer inúmeros benefícios, que vão muito além da estética. Abaixo, confira cinco razões, inspiradas pelo espírito olímpico, para adotar uma rotina de exercícios para quem está vivendo ou chegando nessa fase da vida.

Saúde cardiovascular:

O exercício regular ajuda a melhorar a saúde do coração. Estudos mostram que atividades como caminhada, natação e ciclismo ajudam a reduzir a pressão arterial, melhorar os níveis de colesterol e diminuir o risco de doenças cardíacas, que aumentam após a menopausa.

O exercício regular ajuda a melhorar a saúde do coração. Foto: Gerada por IA

Controle de peso:

Manter um peso saudável pode ser desafiador durante a menopausa devido às mudanças hormonais que diminuem o metabolismo, por isso, a prática de exercícios aeróbicos e de resistência não só queimam calorias, mas também aumentam a massa muscular, o que pode acelerar o metabolismo e ajudar a manter o peso sob controle.

Controle de peso: por que devemos ficar de olho na balança. Foto: Shutterstock / Sport Life

Saúde mental:

A prática de atividades é conhecida por liberar endorfinas, os hormônios do bem-estar, que combatem o estresse, a ansiedade e a depressão. As Olimpíadas de 2024 destacam a resiliência mental dos atletas, que pode servir de inspiração para mulheres na menopausa enfrentarem as mudanças emocionais com mais equilíbrio e positividade.

A prática de atividades é conhecida por liberar endorfinas, os hormônios do bem-estar, que combatem o estresse, a ansiedade e a depressão.

Força óssea:

A osteoporose é uma preocupação significativa para mulheres na menopausa devido à diminuição dos níveis de estrogênio. Levantamento de peso, dança e até mesmo caminhar podem ajudar a fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose.

Levantamento de peso, dança e até mesmo caminhar podem ajudar a fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose.

Flexibilidade e mobilidade:

Yoga, pilates e alongamento são excelentes formas de exercícios que podem melhorar a flexibilidade e a mobilidade, reduzindo o risco de quedas e lesões. Incorporar essas práticas na rotina diária pode ajudar mulheres na menopausa a se sentirem mais confiantes e capazes em suas atividades diárias.

Yoga, pilates e alongamento são excelentes formas de exercícios que podem melhorar a flexibilidade e a mobilidade.

Conheça os benefícios neurológicos da atividade física

Créditos: UNASP

A prática de esportes tem sido amplamente reconhecida por seus benefícios para a saúde, mas os impactos positivos vão muito além da estética corporal. A atividade física feita com uma frequência regular provoca uma série de reações no cérebro que contribuem significativamente para a saúde mental e o bem-estar geral.

Um artigo publicado na revista The Lancet Psychiatry, fez uma associação entre exercício físico e saúde mental, tendo como resultado o alívio dos sintomas de fadiga e da falta de motivação em indivíduos com transtorno depressivo. Segundo Victor Tarini, Professor do curso de Educação Física do UNASP, “Existem recentes pesquisas que mostram que pratica de exercícios pode melhorar o efeito dos medicamentos antidepressivos e isso faz com que haja uma necessidade menor da dose, mas não a retirada da medicação”.

Pratica de exercícios pode melhorar o efeito dos medicamentos antidepressivos.

Quando se pratica esportes, o cérebro libera uma variedade de substâncias químicas que melhoram o humor e a sensação de bem-estar. Entre as mais importantes estão as endorfinas, conhecidas como os “hormônios da felicidade”. Essas substâncias naturais atuam como analgésicos e euforizantes, ajudando a reduzir o sentimento de dor e a promover uma sensação de prazer e euforia, após exercícios intensos.

“Além das endorfinas, a prática esportiva estimula a liberação de outros neurotransmissores, como a dopamina, a serotonina e a norepinefrina”, pontua o profissional. O hormônio está associado à recompensa e à motivação, enquanto a serotonina regula o humor, o sono e o apetite. A norepinefrina, por sua vez, melhora a atenção e a concentração. Esses neurotransmissores trabalham em conjunto para melhorar a saúde mental, ajudando a combater sintomas de depressão e ansiedade.

Além das endorfinas, a prática esportiva estimula a liberação de outros neurotransmissores, como a dopamina, a serotonina e a norepinefrina.

Participar de atividades físicas em grupo pode aumentar a sensação de pertencimento e reduzir o isolamento social. As interações sociais positivas durante a prática esportiva contribuem para a saúde mental e o bem-estar emocional, criando um ciclo virtuoso de benefícios. “Treinos exigem hábito, sinônimo de repetição, um comportamento disciplinar repetido diversas vezes. Quando mais se desenvolvem, maior são os resultados de forma geral no organismo”, finaliza.

Grupo Pereira doa mais de R$ 900 mil para o RS

vice-presidente comercial e de marketing do Grupo, João Pereira, realizou a entrega dos cheques às entidades beneficiadas nesta terça-feira, 20, no Fort Atacadista Canoas.

O Grupo Pereira, dono da bandeira Fort Atacadista, mobilizou funcionários e clientes para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul. A iniciativa começou ainda em maio, não só nas lojas do grupo presentes no Estado, mas nas mais de cem unidades em todo o Brasil. Na Campanha Juntos pelo Rio Grande do Sul, as doações do Troco Solidário de 1º de maio até o dia 30 de junho foram direcionadas para o Estado. A cada 1 Real recebido, o Grupo Pereira também adicionou 1 Real, dobrando o valor a ser doado. A ação envolveu as lojas espalhadas pelos estados do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.  No total, serão doados R$905.585,00 para diversas entidades gaúchas, que contribuem com milhares de pessoas atingidas de alguma forma pelas enchentes.

A entrega das doações foi feita pelo vice-presidente comercial e de marketing do Grupo, João Pereira, em um evento nesta terça-feira, 20 de agosto, no Fort Atacadista Canoas. Os valores foram distribuídos para diversas entidades que atuam no apoio à população nas três cidades onde o Grupo Pereira está presente no Rio Grande do Sul: Canoas, Caxias do Sul e Viamão. Cada uma vai receber um cheque de R$50 mil. Em Canoas, receberão as doações a Associação Criança Feliz, a Associação dos Deficientes Visuais, a Associação Pestalozzi, a Associação Cultural Beneficente Jardim de Infância Pinóquio e a Associação Grupo Chimarrão da Amizade. Em Caxias do Sul, a Associação Mão Amiga. E, em Viamão, a Associação de Recuperação do Menor.

Além disso, o Grupo Pereira adquiriu 145 kits com cama-box e colchão, mesa com quatro cadeiras, fogão e geladeira para distribuir para funcionários atingidos e também para a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, de Canoas, que vai encaminhar para 50 famílias vítimas da enchente.

Apoio desde o resgate

Além do dinheiro que será doado para instituições que atuam no Rio Grande do Sul, o Grupo Pereira também apoiou diretamente os funcionários que perderam tudo com as enchentes. As enchentes atingiram cerca de 80% dos 292 trabalhadores do Fort Atacadista Canoas.  No início, a empresa atuou diretamente no apoio aos resgates dos colaboradores atingidos e de seus familiares de suas casas e de abrigos. Depois, colocou os colaboradores atingidos e suas famílias em hotéis e pousadas da cidade. Eles tiveram transporte gratuito (por vans ou aplicativo) para ida e volta ao trabalho no período em que precisaram ficar abrigados.

O grupo também forneceu marmitas para eles e suas famílias, além de doações de kits de sobrevivência com alimentos, materiais de higiene, roupas, calçados, cobertores e fraldas, além de kits de limpeza, de EPIs e lavadoras de alta pressão, que foram utilizados na volta para as casas depois que a água baixou. Colaboradores de outras unidades doaram PIX para ajudar os colegas e o cartão VUON dobrou esses valores. Para ajudar na reconstrução, o grupo também concedeu férias a 20 funcionários atingidos. Nas filiais houve também mobilização dos próprios funcionários, que doaram roupas, sapatos, cobertas e outros itens que ficaram dispostos na unidade para que as pessoas pegassem o necessário. Além disso, o grupo disponibilizou atendimento por telemedicina com um serviço de saúde e uma equipe com psicólogos e assistentes sociais para apoiá-los.

Outra forma de ajudar foi oferecer vagas de emprego para os desabrigados. Ainda há oportunidades disponíveis nas unidades de Canoas, de Novo Hamburgo, que deve ser a próxima a ser inaugurada no Rio Grande do Sul, e também em Santa Catarina, caso os gaúchos que perderam tudo decidam se mudar para lá. As informações sobre vagas e o credenciamento estão disponíveis no site: https://grupopereira.pandape.infojobs.com.br/.

… Na noite desta segunda (19), a influenciadora e empresária Ju Ferraz deu início ao Summer Tour da Iorane, marca mineira de Carol e Gustavo Rabello, em um evento exclusivo no Restaurante Leila, localizado na loja da Tânia Bulhões, em São Paulo.

A ocasião reuniu um seleto grupo de convidadas, entre as principais: Nina Silva, Ana Paula Siebert, Larissa Chehuen, Stella Jacintho, Tamires Bittencourt, Samira Carvalho e mais, que prestigiaram o lançamento da nova coleção de verão da marca, reconhecida por suas criações elegantes e sofisticadas.

Ju Ferraz, Juliana Souza e Carol Rabello. Foto:Andre Ligeiro

… Com sua atmosfera sensorial, o restaurante foi o cenário perfeito para a estreia da coleção, destacando-se como o local ideal para celebrar o frescor e a beleza do verão.

Gastronomia Experience 2024 reunirá experts em São Paulo

O Circolo Italiano San Paolo, no centro histórico paulistano, será a sede do evento em 04/09 para debater os rumos da gastronomia. Inscrições disponíveis no Sympla

 A capital paulista reunirá experts da gastronomia durante a próxima edição do Gastronomia Experience 2024. O evento sera no dia 4 de setembro, quarta-feira, das 14h30 às 19 horas, no Circolo Italiano, no centro histórico de Sao Paulo. Para este ano, a organização traz nomes como André Resende, Marcelo Martins da Costa, Ana Helena Salles, Joao Felipe Barbosa, Juliano Kimura e Luiza Saliba para debater sobre empreendedorismo, inovação e novidades da alimentação. As inscrições estão disponíveis na plataforma Sympla e o investimento e de R$ 180,00.

Nesta nova edição do Gastronomia Experiencie, trouxemos o projeto para o centro histórico paulistano e na tradicional sede do Circolo Italiano, entidade que tem fortes conexões com o universo gastronômico” pontua Paulo Carneiro, CEO da PS Carneiro & Eventos. A sede do Circolo Italiano fica no icônico Edifício Itália com 46 andares e 151 metros de altura. Na época da inauguração era o edifício em concreto mais alto da América do Sul.

Conhecendo um pouco do perfil dos palestrantes da edição 2024:

Ana Helena Salles – Diretora de Eventos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional São Paulo – ABRASEL  e responsável por toda concepção e curadoria dos eventos. A Abrasel é a maior entidade do setor de Alimentação fora do Lar e há 38 anos representa e desenvolve esse setor contribuindo para um Brasil mais simples de se empreender e melhor para se viver;

Joao Felipe Barbosa – formado em Comunicação Social pela Anhembi Morumbi e Gersão Empresarial. Tem 18 anos de experiência em planejamento comercial e marketing nos principais jornais e grupos de comunicação do País. Atua como consultor em comunicação para empresas no Brasil e Canadá. Ex-chef de cozinha e empresário industrial na gastronomia. Hoje, também é influencer em gastronomia no perfil @olhaqloko com mais de 1,1 milhão de seguidores;

Juliano Kimura – CEO da Trianons Agência de Inteligência Artificial Generativa, Fundador da Confraria Web3 e Community Specialist da Worldcoin no Brasil. É um renomado palestrante e autor com 15 anos de experiência em tecnologia e redes sociais. Embaixador do iColab Instituto Colaborativo de Blockchain. Ele abordará a palestra sobre inteligência artificial para restaurantes;

Luiza Saliba – graduada em comunicação social pela FIAM, Pós-graduada em ciências da Informação pela Universidade de Bellaterra, em Barcelona (Espanha). Atuou 23 anos em agências de propaganda no setor de mídia/pesquisa/planejamento. Atendimento a clientes do setor da gastronomia e da cultura. Professora universitária por 18 anos. Hoje é sócia-proprietária da Rota do Acarajé, que completará 22 anos em novembro;

Fabio Teressani Aubin – economista pela PUC-SP e fundador da marca de snacks Made in Natural. Um entusiasta de startups, estrategista experiente, apaixonado por construir negócios e desafiar o status quo. Histórico de mais de 10 anos na definição de novas estratégias de negócios, lançamento de novos empreendimentos e entrega de impacto operacional.

Fabio Teressani Aubin – economista pela PUC-SP e fundador da marca de snacks Made in Natural.

André Resende – Co-proprietário do restaurante vegetariano Ambrosio Cozinha Afetiva desde 2010. Atua na criação de receitas autorais, buscando fazer uma alimentação natural voltada para a qualidade dos alimentos com sabores que nos remetem as lembranças das mesas de família. Tambem produz eventos internos e externos.

Marcelo Martins da Costa – Graduado em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com MBA pela FIA/USP e mestrado em Comportamento do Consumidor pela ESPM. Possui 30 anos de experiência em indústrias de alimentos e bebidas, tendo exercido posições de liderança, no Brasil e exterior, em empresas como Coca-Cola, AmBev, Danone e BRF.  Atualmente está empreendendo na WNutritional, empresa de bebidas saudáveis com as marcas Life Mix e Poder da Terra, onde responde pela área comercial.

Os três últimos palestrantes participação do painel “Slow food and drinks”. O Gastronomia Experience 2024  é realizado pela PS Carneiro Eventos e conta com o patrocínio da Berna – marca suíça e fornecedora de salsichas, linguiças, frios, patês, petiscos, mostardas, temperos e pratos típicos suíços. A Abrasel, Life Mix, Made in Natural, Circolo Italiano San Paolo e a Redescobrindo Ideias & Eventos apoiam o evento. A Revista Eventos e a Brazil Promotion são media partners. As vagas são limitadas.

Circolo Italiano, no centro histórico de Sao Paulo

Serviço:

Gastronomia Experience 2024
Quando: 04/09 (Quarta-feira), das 14h30 às 19h
Onde: Circolo Italiano San Paolo (Avenida Ipiranga, 344, Republica, São Paulo
Informações: (11) 94785-3367
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/gastronomia-de-luxo-2024/2590884
Investimento: (R$ 180,00 + Taxa de R$ 18,00)

Beatriz Werebe traz designer de joias queridinha de Beyoncé e Jay-Z para o Brasil

A joalheria Beatriz Werebe, reconhecida por sua curadoria selecionada de designers do mundo todo, anuncia a próxima edição do evento mais importante do ano para a marca, seu tradicional Ferragosto, que traz no nome e referência ao famoso feriado italiano. O evento será realizado nos dias 21, 22 e 24 de agosto, e contará com a apresentação de novos designers que integrarão o portfólio da marca, inclusive a designer por trás de jóias usadas pelo casal Beyoncé e Jay-Z, além de outros talentos do mercado e suas coleções exclusivas.
Voltada para mulheres modernas e antenadas nas tendências, a joalheira multimarcas Beatriz Werebe, fundada há 14 anos, se tornou referência por trazer à luz o conceito de “fun jewelry”. As marcas presentes em seu portfólio contam principalmente com designers internacionais como Carolina Bucci, Bea Bongiasca, Yeprem, DEZSO by Sara Beltrán, entre outras, sendo essa, portanto, a grande importância do evento Ferragosto da Beatriz Werebe, que dá nome ao acontecimento anual em que a marca apresenta novos designers que passarão a agregar seu portfolio.

 

O evento é aguardado com grande expectativa tanto pelas clientes e amigas da marca quanto pelo mercado de joias. Este ano, a marca traz como destaque novos designers como Yvonne Léon, e a nova coleção do designer Yeprem, que está presente na seleção de lojas internacionais como Bergdorf Goodman, sendo Beatriz Werebe sua representante exclusiva no Brasil. Marie Lichtenberg, designer francesa, conhecida por suas criações para artistas renomados, incluindo Jay-Z e Beyoncé. Yvonne Léon, também francesa, e Yeprem, designer libanês, completam o trio de talentos que prometem trazer uma nova perspectiva para o portfólio da Beatriz Werebe.

Recentemente, Beatriz Werebe deu seu primeiro passo rumo à internacionalização e expansão da marca, com a inauguração da shop-in-shop em Capri, na icônica Via Fuorlovado, a poucos passos de marcas como Chanel, Dior e Bottega. A escolha de Capri foi proposital, uma vez que a inauguração coincidiu com o lançamento da coleção Natural Stones, que teve a ilha como principal fonte de inspiração. O momento também serviu como um “esquenta” para o que estava por vir, o Ferragosto e a chegada dessa coleção no Brasil.

O evento Ferragosto de Beatriz Werebe é aberto ao público e acontecerá durante os dias 21, 22 e 24 de agosto na loja da marca. Complementando o momento, o evento tem como temática este ano, “Ferragosto Edizioni Capri”, e contará com o chef Alessandro, do restaurante Angélica Capri, para assinar o menu do evento trazendo a tradicional mesa de doces caprese. Além disso, a marca oferece uma verdadeira experiência na Costa Amalfitana, retratando o universo de Capri em suas vitrines da Flagship.

 

 

O crescimento do mercado de luxo e a tendência das residências de lazer compartilhadas

Por Roberto Pinheiro, CEO da MyDoor*

O mercado de luxo se solidificou no país. Só nos últimos cinco anos, o setor cresceu a um ritmo bastante acelerado de 18% e movimentou R$ 74 bilhões apenas em 2022. A previsão é que a média de expansão fique entre 6% e 8% ao ano, fazendo com que ele quase dobre de tamanho, chegando a R$ 133 bilhões em 2030, segundo dados da Bain & Company para a Vogue. O mesmo levantamento mostrou que entre marcas de roupas, carros e iates, entre outros segmentos, os imóveis de alto padrão registraram o maior crescimento anual composto, 45%, entre 2018 e 2022.

E se engana quem pensa que os empreendimentos de luxo estão restritos às grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Em São Sebastião, no litoral paulista, mansões já podem ser encontradas por R$ 20 milhões. No interior de São Paulo, municípios como Porto Feliz, Itu e Itatiba também se tornaram, no último ano, alvo de famílias que buscam a segunda moradia em lugares próximos à natureza, mas com conforto e segurança dos condomínios e a sofisticação de projetos criados com exclusividade.

A tendência segue em grande parte do país como, por exemplo, em Salvador, Bahia, onde uma parcela significativa dos empreendimentos de luxo e superluxo foram lançados no ano passado. Esse mercado registrou percentuais impressionantes de vendas, alcançando até 85,1% das unidades ofertadas, como mostrou a Brain Inteligência Estratégica em pesquisa para a região. A escassez de estoque no início deste ano demonstra a forte demanda por esse tipo de propriedade e indica oportunidades promissoras para investidores no mercado imobiliário em 2024.

Já um estudo realizado pela Brain Inteligência Estratégica revelou que o crescimento do segmento de imóveis de luxo e superluxo em São Paulo foi de 40% em 2023, movimentando um valor geral de venda (VGV) de R$ 50 bilhões, números em que a aquisição da segunda residência teve uma importante participação.

Ter um imóvel de luxo de segund residência é o desejo de muitos, porém a aquisição de uma propriedade nem sempre é a opção mais viável, especialmente quando se considera o fato de que essa residência não será utilizada em tempo integral ao longo do ano, além dos altos custos mensais e dor de cabeça com a gestão do imóvel.

Foto: Luiz Gabriel Franco/ g1

Tendências do mercado imobiliário de luxo para 2024

O novo conceito de casas sofisticadas, vendidas em uma sociedade patrimonial para um grupo de 2 a 8 sócios, é uma excelente opção. Os sócios compram uma participação acionária de acordo com sua necessidade de uso e desfrutam do conforto de um imóvel de alto padrão por uma fração do custo total. Com um modelo de aquisição sob medida, os sócios podem adquirir uma participação do imóvel de acordo com suas necessidades e preferências, permitindo que desfrutem da propriedade em momentos diferentes do ano de forma exclusiva e alternada.

Esse modelo também pode oferecer uma variedade de comodidades e serviços exclusivos, como experiências personalizadas e atendimento de concierge. Essas facilidades adicionais contribuem para uma boa experiência para os sócios. E, ao investir em uma participação acionária, os sócios se veem livres das responsabilidades e encargos associados à manutenção e administração de uma propriedade integral. Todas as preocupações relacionadas à gestão do imóvel são assumidas pela empresa administradora.

Para quem procura obter uma renda extra, ter uma casa na praia ou campo para oferecer locações de curta temporada se tornam uma ótima opção. Só no semestre passado, a Decolar viu um aumento de 190% na procura de aluguel de temporada em relação ao mesmo período do ano anterior.

Roberto Pinheiro é Sócio Fundador e CEO da MyDoor, empresa referência em imóveis de alto padrão em destinos de lazer.

Por fim, mas não menos importante, há também a possibilidade de famílias e, inclusive, amigos adquirirem, em conjunto, uma casa de alto padrão em destinos desejados pelo país. Aproximadamente 25% dos interessados pelo modelo que a MyDoor oferece, por exemplo, fazem parte de grupos de amigos. Outra opção é a mesma pessoa poder adquirir mais de uma casa em vários destinos com preços mais em conta e com menos dor de cabeça, possibilitando que o cliente tenha uma casa para usufruir no campo, praia e montanha, por exemplo.

Assim, eles podem ter uma opção que oferece comodidade em destinos badalados como Trancoso ou Arraial D’Ajuda, locais em que a MyDoor já tem diversas opções de residências. A empresa está presente também no litoral norte e interior de São Paulo, Bahia, Alagoas e Rio Grande do Norte e visando novos destinos de acordo com a demanda dos clientes. Outra opção que a empresa está atenta são os destinos de esporte, como o kite surf.

Com o mercado imobiliário de alto padrão em ascensão e o modelo de custos compartilhados ganhando popularidade, essa forma de aquisição representa uma escolha inteligente para aqueles que procuram uma segunda residência que combine conforto, conveniência e, por que não, uma forma de rentabilizar o investimento.

 

 

Brasileiros ficam em segundo lugar entre as nacionalidades que mais gastaram durante Olimpíadas

O Rio Sena corta Paris e foi palco da abertura das Olimpíadas 2024. Foto: Divulgação

O número de brasileiros em Paris mais do que dobrou durante as Olimpíadas, com um acréscimo de 109,4% em relação ao mesmo período em 2023, chegando a 107 mil turistas, de acordo com o escritório de turismo da cidade. Mas os brasileiros não só marcaram grande presença, como são destaque no pódio das nacionalidades que mais gastaram por lá usando o cartão da Wise.

Segundo dados levantados pela fintech, os clientes brasileiros ganharam a medalha de prata no volume de gastos (24,5%), ficando atrás apenas do Reino Unido (25,4%). A Austrália compôs o pódio em 3º lugar com 12%. Entre os países das Américas, o Brasil liderou com folga e garantiu o ouro com 24,5%.

O Rio Sena corta Paris e foi palco da abertura das Olimpíadas 2024. Foto: Divulgação

A maior parte das transações realizadas com o cartão da Wise na cidade por clientes do mundo todo foi para pagamento de jantares em restaurantes (17,6%). Em segundo lugar ficaram as compras em supermercados, com 9%; e refeições rápidas representaram 6,45% dos gastos.

Todos os dados foram coletados de acordo com o uso do cartão da Wise em Paris no período de 26 de julho a 11 de agosto.

… Na segunda-feira, dia 19 de agosto de 2024, a Balenciaga abriu uma nova loja no Shopping Iguatemi de São Paulo, o primeiro shopping em operação do país. A loja de 300 metros quadrados oferece o que há de mais recente em prêt-à-porter masculino e feminino da Balenciaga, além de sapatos, bolsas, acessórios, óculos e joias.

O design da loja segue o conceito experiencial Raw Architecture da marca, concebido para questionar os elementos espaciais do luxo. A construção é cuidadosamente planejada para respeitar os elementos existentes, resultando, de forma inerente, no uso de menos materiais brutos, em consonância com o compromisso da Balenciaga com métodos sustentáveis.

Balenciaga abre nova loja em São Paulo

… Os amplos pisos de concreto escovado lembram ladrilhos de calçada, enquanto as paredes e prateleiras são feitas de painéis de concreto não tratados, criando a ilusão de um espaço liminar interno/externo. Grelhas de teto, sistemas de iluminação industrial e outros elementos técnicos são visíveis acima.

Mesas e bancos de alumínio envelhecido, usando uma alternativa vegana ao couro fabricado localmente, têm aparência de já terem sido usados. O metal anodizado, prateleiras iluminadas por baixo e uma caixa de luz pontuam o espaço com calor e modernidade.