O número de brasileiros em Paris mais do que dobrou durante as Olimpíadas, com um acréscimo de 109,4% em relação ao mesmo período em 2023, chegando a 107 mil turistas, de acordo com o escritório de turismo da cidade.Mas os brasileiros não só marcaram grande presença, como são destaque no pódio das nacionalidades que mais gastaram por lá usando o cartão da Wise.
Segundo dados levantados pela fintech, os clientes brasileiros ganharam a medalha de prata no volume de gastos (24,5%), ficando atrás apenas do Reino Unido (25,4%). A Austrália compôs o pódio em 3º lugar com 12%. Entre os países das Américas, o Brasil liderou com folga e garantiu o ouro com 24,5%.
A maior parte das transações realizadas com o cartão da Wise na cidade por clientes do mundo todo foi para pagamento de jantares em restaurantes (17,6%). Em segundo lugar ficaram as compras em supermercados, com 9%; e refeições rápidas representaram 6,45% dos gastos.
Todos os dados foram coletados de acordo com o uso do cartão da Wise em Paris no período de 26 de julho a 11 de agosto.
… Na segunda-feira, dia 19 de agosto de 2024, a Balenciaga abriu uma nova loja no Shopping Iguatemi de São Paulo, o primeiro shopping em operação do país. A loja de 300 metros quadrados oferece o que há de mais recente em prêt-à-porter masculino e feminino da Balenciaga, além de sapatos, bolsas, acessórios, óculos e joias.
… O design da loja segue o conceito experiencial Raw Architecture da marca, concebido para questionar os elementos espaciais do luxo. A construção é cuidadosamente planejada para respeitar os elementos existentes, resultando, de forma inerente, no uso de menos materiais brutos, em consonância com o compromisso da Balenciaga com métodos sustentáveis.
… Os amplos pisos de concreto escovado lembram ladrilhos de calçada, enquanto as paredes e prateleiras são feitas de painéis de concreto não tratados, criando a ilusão de um espaço liminar interno/externo. Grelhas de teto, sistemas de iluminação industrial e outros elementos técnicos são visíveis acima.
… Mesas e bancos de alumínio envelhecido, usando uma alternativa vegana ao couro fabricado localmente, têm aparência de já terem sido usados. O metal anodizado, prateleiras iluminadas por baixo e uma caixa de luz pontuam o espaço com calor e modernidade.
Bariloche, famosa por suas paisagens deslumbrantes e atividades de inverno, também se destaca como um destino culinário excepcional. Neste inverno de 2024, a cidade convida os viajantes a explorar uma oferta gastronômica que combina tradição e criatividade, proporcionando uma experiência única e memorável.
Com uma ampla variedade de estabelecimentos gastronômicos, Bariloche oferece opções para todos os gostos. Desde restaurantes de alta cozinha até churrascarias, defumadores, casas de chá, pizzarias, cervejarias, chocolaterias e confeitarias. A produção local de frutas vermelhas permite desfrutar de deliciosas geleias, doces e confeitaria regional.
A cozinha de montanha de Bariloche é uma rica fusão de influências europeias e patagônicas. Desde a chegada dos primeiros imigrantes no início do século XX, a cidade desenvolveu uma cultura culinária diversificada. Tradições se misturaram com ingredientes locais para criar uma culinária única, destacando-se por sua autenticidade e sabor.
A qualidade e o frescor dos ingredientes locais são a essência da riqueza gastronômica de Bariloche. Os produtos da região se destacam pelo sabor e pela conexão com o ambiente natural da Patagônia.
Um exemplo do crescimento da atividade gastronômica na cidade é o evento Bariloche a la Carta, um dos maiores eventos nacionais, que reúne, em uma semana, o melhor da gastronomia patagônica. A décima edição será realizada em outubro, trazendo novidades imperdíveis.
Produtos típicos da região
Cordeiro patagônico: criado nos campos da região, o cordeiro possui carne tenra e suculenta, com um sabor distinto que reflete a essência da estepe patagônica. Truta patagônica: as águas cristalinas dos lagos e rios da região proporcionam condições ideais para a produção de trutas de excelente qualidade. Apreciada por seu sabor delicado e textura suave, ela é preparada de diversas maneiras: assada, grelhada, defumada, entre outras. Frutas vermelhas: Bariloche é famosa por seus frutos vermelhos, como framboesas e amoras, cultivados no clima fresco da região. Eles são usados em várias preparações, desde sobremesas e geleias até molhos para pratos principais. Cogumelos silvestres: as florestas de Bariloche são ricas em cogumelos silvestres, que conferem um sabor único e terroso a muitas receitas locais. Colhidos de forma sustentável, são usados em ensopados, molhos e acompanhamentos. Chocolates e sorvetes artesanais: Bariloche é conhecida como a capital argentina do chocolate, com inúmeros estabelecimentos produzindo chocolates e sorvetes artesanais de alta qualidade. Destacam-se pelas combinações inovadoras e pelo uso de ingredientes locais, como nozes e licores patagônicos. Cervejas artesanais: a região é famosa por sua cerveja artesanal, elaborada com água pura da Patagônia e diversos ingredientes naturais. As cervejarias locais oferecem uma ampla gama de estilos, desde cervejas leves e refrescantes até robustas e escuras.
A gastronomia local se enriquece com pratos emblemáticos que refletem a rica tradição patagônica: goulash, fondue, cervo e javali defumados, ou pratos à base de truta fresca, têm o mesmo atrativo que um delicioso cordeiro patagônico grelhado.
Conheça toda a oferta gastronômica de Bariloche no seguinte link: Link
Para mais informações de Bariloche:
Site em português: Bariloche – Sitio Web Oficial de Turismo
00Pelo terceiro trimestre consecutivo, o turismo baiano impulsionou a média nacional, segundo o Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia. Em 2023, o volume das atividades turísticas foi 17,2% maior em relação ao ano anterior, contribuindo para o avanço de 6,5% do índice no Brasil. Como reflexo, somente em março deste ano, a Secretaria de Turismo percebeu que o fluxo de visitantes estrangeiros aumentou 74% nos aeroportos.
Com uma diversidade que varia desde as praias paradisíacas até as cidades históricas repletas de cultura, a Bahia é um verdadeiro tesouro a ser explorado. Cada destino oferece uma experiência única, unindo sua beleza natural ao rico patrimônio histórico. E, neste artigo, estão os principais locais que não podem faltar no mapa:
Salvador
Com uma origem ligada a Portugal, responsável por trazer a religião europeia para o Brasil, a capital baiana possui mais de 365 igrejas católicas praticamente uma para cada dia do ano, com destaques para o Forte São Marcelo e a Igreja e Convento de São Francisco. Segundo o Ministério do Turismo, Salvador é a cidade mais almejada pelos brasileiros e, apenas neste ano, já recebeu cerca de 1,7 milhão de turistas, que com certeza também foram atraídos pela curiosidade do Elevador Lacerda, o primeiro elevador urbano do mundo.
Ilha de Boipeba
Localizada ao sul de Salvador, a Ilha de Boipeba, cujo nome deriva pela língua tupi, pode ser considerada o paraíso intocado, com suas praias paradisíacas e vilas pitorescas. Habitada desde o século XVI, ela preserva um estilo de vida tranquilo e autêntico, ideal para quem busca se desconectar e explorar a natureza exuberante.
Praia do Forte
Originada como um ponto estratégico de defesa e observação marítima, a Praia do Forte é hoje um destino turístico sofisticado com suas praias de águas cristalinas e o Projeto Tamar, dedicado à preservação das tartarugas marinhas. As ruínas do antigo forte também podem ser visitadas, testemunhas da história colonial da região, que remete a 1551.
Morro de São Paulo
Antiga vila de pescadores que se tornou um destino internacional, o Morro de São Paulo proporciona uma atmosfera única em suas praias exuberantes, que variam da badalação ao sossego. A ilha foi um importante ponto de defesa durante o Brasil Colônia, e suas ruas de pedra e construções históricas ainda contam histórias fascinantes.
Ilhéus
Imortalizada nas obras de Jorge Amado, Ilhéus é conhecida como a “”terra do cacau”. A cidade mantém um patrimônio arquitetônico que remonta à era colonial, além de oferecer passeios pelas plantações de cacau e degustação de chocolates artesanais.
Itacaré
Durante o período colonial, Itacaré foi um importante porto de escoamento do cacau. Hoje, conhecida como o Havaí da Bahia, é um paraíso para surfistas e amantes da natureza, com uma biodiversidade única de praias selvagens, cachoeiras escondidas e trilhas na Mata Atlântica.
Barra Grande
Localizada na entrada da Península de Maraú, dentro da Baía de Camamu, a Barra Grande é um destino tranquilo com praias desertas e coqueirais, perfeita para os aventureiros que gostam de caminhar descalços pela areia. A vila preserva seu charme rústico e é um refúgio para quem busca paz e contato direto com a natureza.
Porto Seguro
Porto Seguro é um marco na história do Brasil. Apontada como o local de chegada dos portugueses em 1500, marcando o início da colonização do país, a cidade combina sua rica herança histórica com uma vida noturna animada, atraindo turistas de todas as idades para casas de show na orla e as mais famosas barracas de praia do Brasil.
Trancoso
Com mais de 15 quilômetros de litoral e as mais belas praias, Trancoso mantém seu charme com casinhas coloridas ao redor do Quadrado, onde se encontra a histórica Igreja de São João Batista. Suas praias são conhecidas pela atmosfera relaxante, além dos impressionantes cenários e elementos naturais em um trecho tão curto do litoral baiano.
Caraíva
Caraíva é um dos mais antigos povoados da Bahia e, até 2007, não tinha eletricidade. Com ruas de areia, casas coloridas e o encontro do rio com o mar, o vilarejo oferece um cenário único e inesquecível para os apreciadores de vistas. A ponte pênsil sobre o Rio Caraíva é um dos pontos mais fotografados, ideal para apreciar o pôr do sol e o movimento dos barcos de pesca.
Arraial d’Ajuda
Arraial d’Ajuda é um distrito de Porto Seguro que combina história, cultura e belezas naturais. Apoiada por uma excelente rede de hotelaria, o destino preserva o seu centro histórico, repleto de monumentos, ao mesmo tempo que aloca muitas lojas, boutiques e restaurantes de alto padrão.
Belmonte
Localizada na Costa do Cacau, Belmonte é uma cidade histórica que guarda vestígios da colonização portuguesa. Ela foi um importante centro de produção de cacau e preserva diversos tesouros naturais e culturais, destacando-se como um município ainda pouco explorado pelos turistas.
Prado
Prado é um tesouro escondido na Costa do Descobrimento. Ao contrário da região, que atrai turistas desde 1980, a cidade preserva sua atmosfera com povoados charmosos e uma natureza intocada que encanta os visitantes, com uma extensão de 84 quilômetros de praias praticamente desertas.
Abrolhos
O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é um santuário ecológico no litoral da Bahia. Composto por cinco ilhas e recifes de corais, é um dos principais pontos de reprodução das baleias jubarte no Brasil, atraindo mergulhadores, observadores e amantes da natureza.
Chapada Diamantina
Conhecida pelas suas formações rochosas e cachoeiras impressionantes, a Chapada Diamantina é um paraíso para os aventureiros, reconhecida por possuir alguns dos picos mais altos do Brasil, como o Barbado, o Itobira e o Pico das Almas. Durante o período colonial, a região serrana, que engloba 24 municípios, foi explorada por garimpeiros em busca de diamantes, deixando um legado histórico que se mescla com sua beleza natural. Sua extensão é de 38 mil quilômetros quadrados de planalto, com nascentes importantes do rio Paraguaçu, Jacuípe e Rio de Contas.
Mais informações sobre pacote de viagens, Jefferson de Almeida Turismo e Eventos 67 98425 6330
Durante o inverno, as mudanças bruscas de temperatura favorecem o aumento de casos de sinusite, uma inflamação das mucosas dos seios da face a região óssea da face e crânio no entorno dos olhos, nariz e maçãs do rosto. Além das temperaturas mais baixas, a queda na umidade do ar no Brasil, juntamente com a maior concentração de poluentes na atmosfera, propicia o aumento das doenças respiratórias. “As temperaturas mais baixas reduzem o batimento dos cílios, que são aqueles pelinhos microscópicos que ficam nas vias respiratórias do nariz, garganta e ouvidos, e movimentam o muco protetor, aumentando assim a chance de entrada de vírus e bactérias na região”, aponta Vinícius Ribas Fonseca, professor titular de Otorrinolaringologia do curso de Medicina da Universidade Positivo (UP), em Curitiba, no Paraná.
Além disso, segundo o especialista, é comum que as pessoas reduzam a ingestão de líquidos durante o inverno, o que acaba desidratando os tecidos e aumentando a espessura do muco, favorecendo a entrada de vírus e bactérias na região. “Isso sem contar que, em dias frios, costumamos deixar os ambientes mais fechados e com maior aglomeração de pessoas, o que atmosfera também pode aumentar a probabilidade de exposição a agentes infecciosos”, adverte.
Segundo o médico, o curso natural da sinusite se deve a um processo inflamatório nasal mal resolvido. Pode ser provocado por um resfriado, uma crise alérgica prolongada ou até mesmo por uma infecção anterior que não tenha sido adequadamente tratada, o que pode levar a uma diminuição na resposta do sistema imunológico. “Um sistema imunológico enfraquecido facilita a entrada de novos agentes infecciosos”, afirma o otorrinolaringologista. De acordo com a AAO-HNSF (Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço), a doença afeta uma em cada oito pessoas em todo o mundo.
Há diferenças entre os tipos de sinusites
Os tipos mais comuns de sinusite são a viral e a bacteriana. A principal diferença entre elas é que a viral é uma inflamação mais amena dos seios paranasais, enquanto a bacteriana ocorre como consequência de um resfriado, gripe ou crise alérgica não tratados e costuma ser mais intensa.
Os sintomas mais comuns da sinusite são tosse, dores fortes na região dos seios da face, dores de cabeça, sensação de pressão ao inclinar e levantar a cabeça, obstrução nasal com secreção purulenta amarelada ou esverdeada. “Os pacientes também podem se queixar de coriza, febre, perda de apetite, diminuição de olfato e dores musculares”, acrescenta o médico.
Na maioria dos casos, a doença é autolimitada. Ou seja, o tratamento envolve a lavagem nasal com soro fisiológico, seja na forma de gotas, spray ou jato contínuo. Além disso, são recomendados analgésicos e antitérmicos em casos de dor e febre. “Eventualmente, é necessário o uso de um descongestionante sistêmico, que pode ajudar a melhorar a condição clínica do paciente”, orienta o especialista. “Se o paciente também apresentar rinite alérgica, esta condição também deve ser tratada”, complementa. Em geral, para prevenir uma complicação de sinusite é indicado aumentar a hidratação e adotar uma alimentação saudável com maior consumo de carboidratos e proteínas, além de repouso. Os sintomas tendem a melhorar naturalmente em um período de três a cinco dias, sem a necessidade de ajuda médica para recuperação. Por isso, a sinusite viral é considerada o tipo mais comum e menos grave.
Por outro lado, a sinusite bacteriana começa com sintomas semelhantes, mas pode se agravar no decorrer dos dias. Nesses casos, é preciso atendimento médico para recomendar uma combinação de medicamentos, geralmente envolvendo anti-inflamatórios, antibióticos e raramente corticosteróides, além das lavagens nasais e inalações com soro fisiológico. “Portanto, quando os sintomas persistem por mais de sete dias ou há sinais de complicações, a recomendação é procurar um médico otorrinolaringologista”, orienta.
Outros fatores associados
Além de ser causada por vírus, bactérias e fungos é importante ressaltar que a sinusite pode surgir devido a outros fatores, como mudanças climáticas, exposição à poluição do ar ou umidade, desvios de septo nasais, e até disfunções nos cílios nasais. “Por isso, é altamente recomendável evitar locais com poluição e fumaça de cigarro, manter o ambiente bem higienizado para não ter contato com fungos, ácaros, pólen e pelos de animais, além de não limpar o nariz com as mãos sujas e evitar ambientes fechados”, orienta. “Além disso, é fundamental consultar um médico otorrinolaringologista em casos de sinusite recorrente para investigar possíveis alterações anatômicas, como desvio de septo ou adenoide nas crianças, que podem ser responsáveis pelos quadros infecciosos de repetição”, completa.
Quando a sinusite pode ser considerada grave
Acreditar que os sintomas da sinusite são semelhantes aos de um resfriado pode agravar o problema, pois os seios da face estão muito próximos dos olhos, ouvidos, cérebro, garganta e pulmões, mantendo uma relação íntima com esses órgãos. Ou seja, a sinusite bacteriana, quando não tratada, pode levar a complicações graves em alguns desses órgãos. A infecção é considerada grave quando o paciente apresenta sintomas intensos, tais como secreção amarelada e purulenta, dor e sensação de peso na face, tosse, febre acima de 39°C, edema ou inchaço no rosto e pálpebras, alteração visual ou na movimentação dos olhos e prostração intensa. “Nesses casos, a recomendação é procurar um médico especialista o quanto antes”, alerta. A sinusite bacteriana mal curada pode afetar o globo ocular, podendo levar a perda da visão, porque a inflamação tende a levar a formação de secreção que atinge a órbita, o globo ocular e o nervo óptico. Atingindo o cérebro, ela pode desencadear a meningite bacteriana, que é uma inflamação aguda das membranas que recobrem a medula e o cérebro.
Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios. Alguns aparecem nos primeiros dias em terras estrangeiras como se diz pão de sal em inglês?, existe farmácia 24 horas? e podem ser superados com um pouco de esforço. Mas e quando o que incomoda é a solidão?
Sempre que vou falar do assunto, eu me lembro da minha experiência no Oriente Médio. Solteiro, eu queria conhecer gente “os árabes são tão bonitos”, um amigo havia comentado. O difícil era por onde começar se não existiam baladas gays e se os aplicativos de paquera eram proibidos.
Lembro também das movimentadas ruas de Xangai e da minha surpresa ao entender que era possível se sentir sozinho numa cidade com 25 milhões de pessoas. Ali, o maior obstáculo era a língua. Não se aprende mandarim em pouco tempo. E nem se constrói uma relação com meia dúzia de frases.
Na Austrália, aprendi que as 13 horas de fuso horário fazem a distância até o Brasil parecer ainda maior. E WhatsApp ou redes sociais nem sempre resolvem, pois se eu ligar para os meus amigos com a espontaneidade tão boa e tão brasileira que nos conecta, vou acordar todo mundo.
Desafios assim nem sempre têm solução. Mas da dificuldade podem surgir bons aprendizados.
“Nos três primeiros meses, eu aceito todos os convites que recebo”, me aconselhou uma colega de trabalho acostumada à vida no exterior. A dica me ajudou a descobrir lugares e interagir com pessoas que eu, sozinho, não conheceria.
A distância cultural que separa oriente e ocidente me fez perceber como posso ser parecido com latinos e europeus espalhados pelo mundo. Encontrei, assim, bons amigos na comunidade de expatriados.
Saber que vou passar o final do ano com meus irmãos ou que a amiga de Brasília vem me visitar em outubro me ensinou que planejar pode ser uma forma eficaz de lidar com a saudade.
E se, mesmo com tudo isso, um pouco de solidão acaba sendo inevitável, meu maior aprendizado foi entender que o esforço de adaptação vale a pena e que, no final, o saldo é positivo.
João Filipe da Mata é escritor e vice-cônsul em Sydney, Austrália.
Tem sido desafiador nos tempos atuais encontrar um tempo de qualidade para fazermos aquilo que nos traz bem-estar. No dia a dia, é essencial reservar um tempo para viver e compartilhar experiências em família, porque assim podemos ter uma vida mais saudável e leve. Sair da rotina diminui o nível de ansiedade, pois a prática de atividades diferentes diminui os hormônios responsáveis pelo estresse e traz uma sensação boa, de tranquilidade.
Com isso, organizar um passeio em família torna-se uma excelente opção para quem quer aproveitar um tempo de qualidade e, consequentemente, criar memórias afetivas com pessoas especiais.
O passeio em família vai muito além de conhecer novos lugares ou fazer algum tipo de viagem. A beleza do passeio consiste em estar com a família, aproveitar momentos extraordinários para estreitar os vínculos, uma vez que esse momento exige dedicação.
Quando uma família decide fazer um passeio, seja ele curto ou longo, de bicicleta ou de avião, exige dos integrantes uma preparação e organização para que todos possam aproveitar cada instante. Fazer um levantamento financeiro, para que os gastos estejam dentro do orçamento, também é muito importante para que o passeio não se torne motivo de preocupação e perca sua finalidade.
Independente do destino, seja um resort, uma volta de bicicleta no parque, ou até mesmo uma ida ao cinema, esses momentos nos distanciam das realidades cotidianas, fazem com que tenhamos a oportunidade de exercitar a paciência, o respeito e a tolerância. Imprevistos podem acontecer, e saber lidar com essas situações fará toda diferença na experiência final do passeio, além de resultar em um vínculo familiar ainda mais sólido.
As férias escolares estão aí, e com elas uma grande oportunidade de dedicar um tempo de qualidade à família. Busque passeios que sejam significativos, que façam sentido para você e sua família. Diante de tanta correria, de buscas exaustivas por resultados, seja no trabalho ou na escola, oferecer tempo para quem é importante fará toda diferença, além de criar memórias felizes e fortalecer o sentimento de pertencimento e unidade.
Aline Tayná de Carvalho Barbosa Rodrigues é psicóloga escolar no Instituto Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP)
A BMW Motorrad apresenta as motos BMW R 1300 GS Trophy Competition e BMW F 900 GS Trophy Marshal, que irão estrear no BMW Motorrad International GS Trophy 2024 na Namíbia. Entre 15 e 20 de setembro de 2024, 22 equipes, incluindo seis femininas e 16 masculinas, enfrentarão o desafiador deserto da Namíbia em busca do cobiçado troféu. A estrela da competição, a BMW R 1300 GS Trophy Competition, foi criada sob medida para enfrentar os terrenos mais extremos. Com um potente motor boxer e equipada com acessórios de alta qualidade, como barras de proteção e pneus off-road, essa máquina é uma fera pronta para devorar qualquer desafio. Não fica atrás a BMW F 900 GS Trophy Marshal, a parceira perfeita dos Marshals que guiarão os competidores com precisão. Baseada na ágil BMW F 900 GS, esta moto combina força, leveza e uma performance off-road impressionante, sendo a companheira ideal para enfrentar as trilhas da Namíbia.
A moto de competição R 1300 GS Trophy foi desenvolvida exclusivamente para este evento e está equipada com acessórios para se destacar na competição. A grande GS, com seu potente motor boxer, está equipada com elevações de guidão, barra de proteção do motor, placa de proteção e guarda do quadro, alavancas de mudança de marcha e freio ajustáveis, pedaleiras GS Vario, alavancas de mão enduro, proteção do farol e extensões de protetores de mão brancas. Os pneus off-road agressivos em rodas de raios cruzados pretos e o assento solo são projetados para lidar com o terreno difícil do BMW Motorrad International GS Trophy 2024 na Namíbia, África Oriental.
A moto de competição R 1300 GS Trophy é muito semelhante ao modelo R 1300 Style GS Trophy disponível no seu concessionário autorizado BMW.
Embora a moto de competição BMW Motorrad não esteja disponível para venda em sua forma exata, ela é baseada no modelo R 1300 GS Style GS Trophy com o pacote opcional Enduro Package Pro, exceto por alguns detalhes, como os adesivos. A cor azul metálica de corrida diz tudo: com suas listras vermelhas e brancas e a inscrição, combinada com o quadro traseiro pintado de branco metálico fosco, a R 1300 GS Style GS Trophy literalmente desperta o apetite para a pilotagem esportiva off-road exatamente como as 22 equipes irão experimentar em suas motos de competição R 1300 GS Trophy em setembro.
No espírito da alta aventura off-road, os modelos Style GS Trophy são equipados com proteções de radiador padrão para evitar danos. As robustas rodas pretas de raios cruzados fazem parte do pacote de equipamentos Style GS Trophy. Elas podem ser encomendadas na cor dourada opcionalmente.
A BMW F 900 GS Trophy Marshal Bike a esportiva e off-road de médio porte BMW GS para a equipe de marshal do GS Trophy.
Os marshals do GS Trophy, que guiarão os participantes com segurança pelo terreno desafiador da Namíbia, poderão contar com suas próprias motocicletas off-road únicas e muito capazes. Baseada na nova F 900 GS, a F 900 GS Trophy Marshal Bike é a oferta premium da BMW Motorrad no segmento de aventura de médio porte. Com 105 cv e uma gama significativamente mais ampla de habilidades graças às qualidades off-road muito aprimoradas e uma drástica redução de peso de 22 libras em comparação com seu antecessor, o representante esportivo da Série F da família GS – assim como a moto de competição R 1300 GS Trophy – se sentirá em casa na Namíbia.
Refrescante e especiado, o novo drinque do mês de agosto do Copa evoca os sentimentos do despertar de um dia ensolarado. Nomeado “Aurora”, em homenagem ao fenômeno que marca o início de um novo dia, ele captura a essência do despertar com uma combinação de sabores energizantes. Com base alcoólica de whisky Black Label, misturado com cordial de maracujá com gengibre, clara de ovo pasteurizada e dashs de Angustura, o resultado é um coquetel refrescante e com toques cítricos.
Receita
50 ml Black Label
50 ml Cordial de Maracujá com Gengibre
30 ml Clara de Ovo Pasteurizada
2 Dashs de Angustura Aromática
Preparo: Bater todos os ingredientes na coqueteleira e fazer coagem dupla para um copo baixo com gelo normal. Aromatizar com a casca de siciliano e finalizar com uma laranja desidratada e sementes de maracujá.
Guarnição: Laranja desidratada e sementes de maracujá.
Receita Cordial de Maracujá:
Receita para 650 ml
Ingredientes:
350 ml Polpa de Maracujá sem Caroço
180 ml Suco de Gengibre
120 ml Limão Espremido
200 g de Açúcar refinado
Bater os Ingredientes no Liquidificador e reservar em uma garrafa esterilizada.
Norah Acessórios, marca pernambucana, abre seu processo de expansão e levará loja e quiosque (micro franquia) de bijuterias com preços acessíveis para o Mato Grosso do Sul
Nascida em Recife (PE), a marca possui oito lojas no estado de Pernambuco e três em São Paulo, com meta de alcançar todo o Brasil com suas bijuterias de qualidade e preço acessível. Com opção de quiosque (micro franquia), lojas de rua e shoppings, marca alcança grande número de investidores. A ideia é ter dez lojas em Minas nos próximos cinco anos.
Quem vê a vitrine da Norah Acessórios não resiste de “dar uma entradinha” na loja: além de muito bonitas e atuais, as peças folheadas em ouro e prata chamam atenção pelo preço bastante acessível. Patrícia Lira, a fundadora da marca, diz que essa é realmente a intenção: fazer com que mais pessoas possam comprar acessórios por um valor justo, mas com qualidade. “Não faz sentido você pagar um valor exorbitante por uma peça e não ter como variar um look”, diz a empreendedora.
A Norah Acessórios acaba de inaugurar sua 11ª loja própria no shopping Center Norte, na capital paulista, e desde a inauguração não há nem sequer um instante de loja vazia. “Não fizemos qualquer divulgação porque ainda estávamos testando equipe e ajustando vitrine e a disposição dos produtos, mas já apresentamos um faturamento bem promissor”, comemora Patrícia.
Agora, a Norah Acessórios quer chegar ao Mato Grosso do Sul, estado com shoppings importantes para a marca e público consumidor com grande interesse pelos produtos da Norah. “Já estamos em contato com os shoppings, que têm grande aceitação pela marca. Agora, iniciaremos as conversas com os investidores interessados em abrir lojas ou quiosques que vendem muito bem, já que recebem produtos semanalmente, todos de ótima qualidade e preços atrativos”, elucida a franqueadora. A ideia é abrir dez lojas no estado nos próximos cinco anos, com destaque para a capital, Campo Grande, e para grandes cidades, a exemplo de Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã.
Nascidas em Pernambuco, Patrícia (foto) e sua marca têm muito em comum: força, resiliência e muito brilho. Explicando melhor, Patrícia Lira começou no ramo da moda como sacoleira, em 2013. Com o sucesso das vendas de roupa porta a porta, ela abriu sua primeira loja, um ano depois. Mas atuava apenas com roupas e calçados até 2018, quando fez uma viagem a São Paulo e, para diversificar os negócios, implantou bijuterias e acessórios às lojas – nessa época, a Norah já tinha quatro lojas. As vendas aumentaram tanto que, no mesmo ano, ela abriu a primeira loja exclusiva de bijuterias. Veio a pandemia e as lojas de roupas de Patrícia praticamente faliram – e a resiliência, nesse caso, uniu-se à força da empreendedora, que a fez transformar todo o negócio em lojas de bijuterias. “Foi aí que meu negócio virou um sucesso! A Norah Acessórios não apenas nos sustentou durante a pandemia como também se tornou a queridinha das consumidoras e dos shoppings!”, comenta.
A ideia de Patrícia sempre foi clara: levar aos shoppings uma opção acessível de bijuterias e acessórios às clientes, com produtos de muita qualidade e design diferenciado. “Queremos que as mulheres tenham acesso a bons produtos, mas que eles não custem uma fortuna”, diz ela
O passo seguinte foi conquistar outros mercados. A primeira loja fora de Pernambuco foi inaugurada em Santo André (SP), a segunda na capital paulista (Shopping Ibirapuera) e agora, no mês da mulher, a terceira foi inaugurada no shopping Center Norte, também em São Paulo, um dos maiores shoppings do Brasil. “E essa loja iniciou nossa entrada no franchising, porque nossa expansão está oficialmente aberta”, comemora Patrícia, que pretende ter 50 lojas nos próximos dois anos.
Para acompanhar de perto as operações de São Paulo, Patrícia se divide entre a capital paulista e Recife. “Já nem sei mais se minha residência oficial é aqui ou lá, mas estou feliz em expandir a marca”, comenta.
O abastecimento é realizado por parceiros homologados, que criam peças exclusivas para a Norah Acessórios. “Tudo é bastante pensado em cada público e as franquias também receberão produtos conforme a característica de cada público. É por isso que já temos três lojas em São Paulo, onde queremos crescer”, diz.
A Norah tem um excelente relacionamento com os shoppings, o que também facilita a negociação de pontos para as futuras lojas. “Sendo uma marca bem recebida, nossos franqueados terão mais chances de conseguirem bons pontos, sempre aprovados por nós. Todo o suporte a eles minimizará riscos, já que queremos um crescimento sólido e consciente”, finaliza a empresária.
Os números da Norah Acessórios
A Norah Acessórios tem seu faturamento crescente. Em 2019, antes da pandemia, marca faturou R$ 3,5 milhões. Em 2020, quando Patrícia Lira transformou sua rede de lojas de roupas para, definitivamente, de bijuterias e acessórios e fechou algumas delas, no auge da pandemia, a marca faturou R$ 3,2 milhões. Em 2021, com a Norah Acessórios já estabilizada no mercado, o faturamento foi de R$ 5,05 milhões, porque a rede começou a crescer em número de lojas próprias. Veio 2022 e o faturamento aumentou: R$ 5,5 milhões. Em 2023, com dez lojas, a Norah bateu o faturamento de R$ 5,9 milhões. “Agora, em 2024, pretendemos chegar aos R$ 8 milhões nas lojas próprias, já que inauguramos uma em março e pretendemos ter mais duas até o final do ano. Não estamos contabilizando as unidades franqueadas nesse montante, já que não sabemos quantas teremos até o final do ano. Essa perspectiva será mais fácil de ponderar quando as primeiras lojas franqueadas começarem a ser vendidas”, diz a franqueadora, com toda a transparência que lhe é peculiar.
Em relação aos investimentos em unidades franqueadas, a Norah Acessórios formatou três padrões de negócios:
Quiosques – são indicados para corredores de shoppings de grande movimento. Investem-se R$ 96 mil nesse modelo, já com a taxa de franquia de R$ 20 mil inclusa, estoque inicial, instalações, projeto arquitetônico, verba para marketing de inauguração e uniformes das equipes.
Lojas de rua e galerias – Também exigem investimento de cerca de R$ 96 mil, já com a taxa de franquia de R$ 20 mil inclusa, estoque inicial, instalações, projeto arquitetônico, verba para marketing de inauguração e uniformes das equipes.
Lojas de shopping – Em pontos maiores, essas lojas exigem investimento médio de R$ 197 mil, com taxa de franquia de R$ 30 mil inclusa, estoque inicial, instalações, projeto arquitetônico, verba para marketing de inauguração e uniformes das equipes.
A Norah Acessórios dedica-se integralmente ao sucesso do franqueado, capacitando-o para trabalhar dentro dos padrões de atendimento que fazem o sucesso da marca. “A ideia é acompanharmos o franqueado e sua equipe por uma semana, in loco, para ajustarmos o treinamento presencial, após a abertura da unidade franqueada. Ele receberá todo o treinamento teórico antes da inauguração, para ficar alinhado ao negócio, sendo atendido em suas necessidades por pessoal qualificado nos primeiros dias de operação. Depois, claro, receberá suporte e treinamentos constantes, para que sua loja evolua”, finaliza Patrícia Lira.