Início Site Página 370

Jornalista Claudia Gaigher lança ‘Diário de Uma Repórter no Pantanal

Com sensibilidade poética e excelência no fazer jornalístico, Cláudia Gaigher revela em Diário de Uma Repórter no Pantanal bastidores de 24 anos de comprometimento na defesa e preservação de um dos mais ricos biomas do Brasil.

Lançamento

A jornalista Cláudia Gaigher lança, nos próximos dias 4 e 7 de outubro, no Rio de Janeiro e em São Paulo, respectivamente, o livro ‘Diário de Uma Repórter no Pantanal’, que conta parte de sua trajetória profissional e sua relação de profundo afeto para com o bioma. Claudia foi repórter de rede nacional baseada na região entre 1998 e 2022.

Novela Pantanal

Nos últimos meses, milhões de brasileiros diariamente fazem do remake global de Pantanal, novela de Benedito Ruy Barbosa primeiramente exibida em 1990, e adaptada pelo seu neto, Bruno Luperi, para os dias atuais, um fenômeno de audiência. Desde 1998, os encantos, mistérios e desafios para a conservação da maior planície alagável do planeta fazem parte do dia a dia da jornalista capixaba Cláudia Gaigher. Trabalhando como repórter de rede nacional e baseada na TV Morena, afiliada da Rede Globo em Mato Grosso do Sul, Cláudia adotou o Pantanal como a sua casa, local de trabalho e fonte de inspiração e causa.

Pantanal profundo

Por meio de suas matérias, exibidas em edições do Fantástico, do Jornal Nacional, do Globo Repórter, nos telejornais de rede nacional da Rede Globo, e na Globonews, Cláudia apresenta ao Brasil um Pantanal profundo, de uma exuberante fauna e flora, mas também cenário de violentos conflitos e constantes ameaças ambientais.

Hoje será o dia da minha mãe, Aparecida de Almeida comemora mais um aniversário. Happy birthday!

Diário

Em Diário de Uma Repórter no Pantanal, livro editado pela organização Documenta Pantanal, Cláudia reúne 30 histórias de bastidores de suas urgentes e necessárias reportagens, produzidas ao longo dos últimos 24 anos, período de grandes transformações. Quem não se lembra, por exemplo, da cobertura dos grandes incêndios em 2020? Cláudia atuou incansavelmente, mostrando ao Brasil e ao mundo a maior catástrofe das últimas décadas, onde quase 30% do bioma viraram cinzas.

Denúncia

Partiu também de uma reportagem dela a denúncia de crianças sem escolas e que catavam iscas pra sobreviver nos alagados do interior do Pantanal, mostrando a dificuldade dos ribeirinhos. A reportagem gerou comoção e ação resultando na construção e reabertura de dezenas de escolas às margens do rio Paraguai.

Querida que só, Simone Bonatto comemorando aniversariando hoje. Happy birthday!

Pesquisa

A jornalista também deu voz e visibilidade a iniciativas essenciais, acompanhando e mostrando ao longo das décadas os avanços das pesquisas de conservação de espécies emblemáticas como a arara azul, a onça pintada, a ariranha, entre outras. Em textos embasados nas pesquisas científicas e no conhecimento tradicional, a jornalista faz um mergulho na história da colonização do Brasil Central.

Depoimento

“Tivemos aqui, no início dos anos 2000, uma disputa fundiária que permanece até hoje, com vários assassinatos de lideranças indígenas, e a questão da demora do poder judiciário e do Executivo em definir quais são as áreas tradicionais e ancestrais. Mais do que isso, existe aqui uma prática que também se replica em outras regiões do Brasil, em que a união e o poder público chancelam a ocupação de áreas indígenas por conta do agronegócio. Essa cultura de impunidade faz com que a nossa flora e a nossa fauna também estejam constantemente pressionadas”, explica.

O aniversariante de hoje, empresário Milton Insuela Jr ao lado da sua esposa Iza Insuela. Happy birthday!

Reportagens

Viajando pelo Brasil para fazer reportagens para os telejornais da TV Globo, Cláudia também se aprofundou nos temas relacionados aos biomas Cerrado e Amazônico. Revelando lendas locais, como as do Velho do Rio e do Mãozão, versão pantaneira do lobisomem, ou dando voz a dezenas de personagens anônimos e figuras consagradas, como o violeiro Almir Sater e o poeta Manoel de Barros, com o poder de observação dos melhores cronistas e a sensibilidade poética aguçada pela beleza mística do Pantanal, Cláudia produz uma narrativa que muito revela sobre a excelência do fazer jornalístico, e que também desperta o fascínio de qualquer leitor.

Documenta Pantanal

A publicação de Diário de Uma Repórter no Pantanal foi integralmente financiada pela Documenta Pantanal, uma iniciativa que reúne profissionais de áreas diversas comprometidos com a urgência de tornar as fragilidades e as riquezas do Pantanal mato-grossense conhecidas do grande público.

 

… Bom dia! “Acredite, existem pessoas que não procuram beleza, mas sim coração”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Aparecida de Almeida, Milton Insuela Jr, Simone Bonatto,Whelton Borges, Joice Rodrigues, Tatiana Dourado, Rodrigo Thiago Giraldelli, Elzi Garcia, Ruth Dantas, Thyago Chaves, Adriano Chiarapa, Luciana Soares Campos, Ralf Rodrigues, Marcelo Bacchi Corrêa da Costa, Sandra Mara Leite, Luiz Schettini, Surama Fuad, Fernanda Charbel, Paulo Ranieri e Ana Carolina Liber. Happy birthday!

… A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo realizou no último domingo (25), a tradicional Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama, no PAMA (Campo de Marte), na capital paulista. A 59ª edição do evento foi retomada após dois anos suspensa em decorrência da pandemia de Covid-19.

… A edição reuniu cerca de 7 mil pessoas, entre aqueles que participaram ou estiveram presentes para prestigiar o evento. Organizada pela Life Marketing Esportivo, com o apoio da Prefeitura de São Paulo, a corrida tem como objetivo promover a conscientização da população sobre o câncer de mama, o tipo de câncer que mais mata mulheres no país, bem como destacar a importância da prevenção e detecção precoce da doença.

Só sorrisos: o jornalista Whelton Borges, festando hoje mais um aniversário. Happy birthday!

… Conforme dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), apenas em 2021, foram registrados mais de 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, uma doença que pode ser curada em mais de 90% dos casos, quando diagnosticada em fase inicial.

…  A Coca-Cola FEMSA Brasil, lança a chamada para o Edital Acelerando Ideias para um Mundo Melhor. Formulado para atender aos temas relacionados à Agenda 2030 e de ESG da companhia, a iniciativa abre as portas para empresas, startups, negócios ou Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que tenham projetos com potencial para promover resultados positivos e escaláveis nas comunidades em que a empresa opera, nos estados de SP, MG, PR, SC, MS e RS. Para se inscrever, acesse o Link.

Já está na hora de falarmos sobre a Black Friday

*Por Daniella Doyle

Conforme avançamos no segundo semestre, diversos empreendedores e lojistas começam a se preparar para as datas que aquecem, de maneira aguda, o mercado. Como é o caso do Natal e, mais recentemente, da Black Friday. Segundo dados do próprio Google, essas datas geram bastante burburinho por parte dos consumidores, já que o levantamento aponta que, nos últimos cinco anos, o interesse pelas promoções de Black Friday mais do que dobrou.

Um estudo produzido pelo time da Pmweb reuniu alguns dados interessantes quanto à efeméride, como por exemplo o fato de que, nos últimos cinco anos, mais de 60% dos brasileiros participaram da Black Friday (15,82% a mais em comparação com 2017). Não apenas isso, mas também foi comprovado que o foco da movimentação está no online, já que somente 9% compraram exclusivamente offline durante o período de ofertas da data, enquanto que cerca de 48% compraram exclusivamente online. Já vimos que a maior parte do foco está no online, mas qual o produto mais procurado? A resposta está em produtos com preços mais elevados de eletrodomésticos, que são conhecidos no mercado como “linha branca”.

Agora é o momento oportuno para tratarmos desse tema, pois, segundo um estudo realizado pela unidade de pesquisa do UOL, 57% do público interessado na Black Friday começaram a pesquisar ofertas e produtos com 2 meses de antecedência no ano passado, mostrando que, para muitos, a data começa justamente no mês de setembro.

Com base nos apontamentos divulgados na pesquisa da Pmweb, é possível nos atentarmos a alguns insights interessantes para a preparação da data, como a disposição dos consumidores em realizar cadastros com a finalidade de receber ofertas, conteúdos de seu interesse ou até mesmo benefícios em troca. Toda a experiência da compra precisa ser confortável, até mesmo o pré e o pós-venda.

Uma estratégia válida que pode auxiliar na melhora do processo de compra é a presença de um incentivo no carrinho para que o cliente adicione mais produtos e complemente a aquisição, como por exemplo incentivar a compra de produtos mais baratos mostrados nesta seção para desbloquear o frete grátis na entrega.

Outro detalhe que vale a pena se atentar é na sinergia entre o mobile e as redes sociais. O Brasil é o terceiro país que fica mais tempo conectado às redes, e elas são meios eficazes de alavancar negócios durante a Black Friday. O mobile é o dispositivo mais utilizado para visitas tanto antes quanto durante o evento, registrando o total de 61,1% de visitas às lojas no decorrer da promoção. Vale a pena investir em propagandas nas redes sociais, assim como página empreendedores e lojistas mobile friendly.

Uma estratégia eficaz quando falamos de marketing para essa data é o e-mail marketing. A estratégia se apresentou como um excelente canal focado em conversão para a Black Friday em 2021, obtendo uma taxa de conversão de 3%, sendo 5% maior no comparativo entre 2020 e 2021, sendo as estratégias de incentivo, como cupons de primeira compra e recompra, as que obtiveram maior retorno neste canal.

O ideal quando falamos de marketing é escolher o canal ideal para alcançar seu público-alvo. Não é uma fórmula certeira, mas vale o destaque para esse método, focando sempre em transmitir uma mensagem que seja atrativa para o cliente.

Há diversas outras dicas e estratégias que os comerciantes devem se atentar para obter os lucros desejados durante esse período, o que vale mesmo reforçar é não perder o timing achando que ainda é muito cedo para pensar no planejamento dessa efeméride que gera bastante retorno aos cofres. Como eu falei anteriormente, a Black Friday já começou para muitos.

Alta Miopia: características e riscos dessa disfunção visual

A miopia é uma das disfunções visuais mais comuns em todo o mundo, causando às suas possuintes dificuldades em focalizar objetos e imagens a longa distância, que ficam com um aspecto “turvo”. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 60 milhões de brasileiros, ou mais de 25% da população, são míopes.

Esse número ainda sofreu um aumento considerável durante a pandemia de Covid-19, como apontou um estudo publicado em 2021 pela revista científica The Lancet. Segundo o levantamento, feito com oftalmologistas de toda a América do Sul, o isolamento social fez os índices de miopia progredirem cerca de 40% entre os jovens de 5 a 18 anos, que passaram a ficar mais tempo em contato direto com as luzes prejudiciais dos aparelhos eletrônicos.

Apesar de presente em uma grande parcela da população, sabe-se que a doença não afeta a todos da mesma maneira. “A miopia geralmente ocorre quando a córnea do paciente é mais curva ou quando o comprimento de olho é maior do que o habitual, fazendo com que o foco das imagens ocorra na parte da frente da retina, quando deveria se formar atrás dela. Essas características interferem no tipo de disfunção visual do paciente, que pode apresentar: baixa miopia (até 3 graus), média miopia (de 3 a 6 graus) e alta miopia (acima de 6 graus)”, afirma Kleyton Barella, médico oftalmologista do Instituto Penido Burnier e especialista em catarata, glaucoma e cirurgia refrativa.

Desta forma, aqueles que são diagnosticados com alta miopia podem apresentar sintomas ainda mais acentuados, com fortes dores de cabeça, olhos vermelhos, incômodos frequentes na visão e até dificuldades em realizar tarefas simples, como ler um livro ou usar o computador. Além disso, pessoas com altos graus de miopia estão mais propensas a sofrerem com cegueiras e outros problemas oculares graves, como glaucoma, catarata, deslocamento de retina, degeneração macular, entre outros.

Para evitar um possível agravamento da doença, pessoas míopes, sobretudo aquelas com média e alta miopia, devem adotar tratamentos corretivos o quanto antes, como o uso correto de óculos de grau e lentes de contato, por exemplo. “É primordial que haja um acompanhamento frequente junto ao médico oftalmologista, que poderá analisar cada caso individualmente e indicar ao paciente as melhores soluções para que ele volte a enxergar e possa realizar as suas atividades diárias de forma confortável e prazerosa”, complementa Barella.

Além das visitas regulares ao oftalmologista, pessoas míopes podem prevenir as complicações da doença com o uso de óculos e lentes de qualidade, especialmente aquelas com altos índices refrativos, que permitem a confecção de lentes mais finas, já que a espessura costuma ser um fator primordial para a autoestima de quem usa óculos.

Graças a tecnologia de lentes da Lenscope, healthtech que criou uma jornada 100% digital na aquisição de lentes para óculos em um processo simples, eficiente e funcional. Entre seus produtos, estão as lentes de resina mais finas do mundo, que necessitam de menos material na composição, tornando-se menos espessas do que as demais lentes comuns no mercado.

Uma lente ocular menos espessa também significa um maior conforto ao seu utilizador, que pode praticar todas as suas atividades diárias confortavelmente e por muito mais tempo. “Existe uma importante questão relacionada à autoestima na utilização de óculos.

Reduzir ou eliminar o efeito fundo de garrafa é para muitos tão importante quanto uma boa correção da visão. Inúmeras pessoas deixam de ver e serem vistas por conta da vergonha na utilização de lentes grossas, e a Lenscope trabalha para devolver a autoestima desses consumidores”, afirma Makoto Ikegame, CEO e Cofundador da Lenscope.

5 motivos para você aproveitar o fim de ano em Aruba

Ter um fim de ano inesquecível é uma questão de planejamento e de escolher o destino ideal! Estamos em setembro, ótima época para começar a planejar o merecido descanso, então, pensando nisso, e a Autoridade de Turismo de Aruba (ATA) reuniu cinco motivos para você receber 2023 na ilha mais feliz do Caribe:

  • Não precisa de visto: para visitar Aruba, viajantes brasileiros não precisam de visto! Uma burocracia a menos na viagem;
  • Fora da rota de furacões: você sabia que é possível viajar para Aruba o ano todo? Isso porque a ilha fica no Caribe Sul e fora da rota dos temidos furacões caribenhos
  • Praias livres de algas: sabe aquelas algas escuras que se acumulam em algumas praias, chamadas de Sargaço? Em Aruba isso não tem acontecido! Areias brancas e livres de algas compõem a paisagem local.
  • Idioma: diferente do que muitos pensam, a língua oficial de Aruba não é o Espanhol, mas sim o papiamento, que é uma mistura de várias línguas, inclusive o português, o que torna a missão de quem não fala espanhol um pouco mais fácil. É comum os locais entenderem o que os clientes brasileiros dizem;
  • My Aruba app: Em agosto Aruba lançou seu próprio aplicativo de planejamento de viagens e itinerários, myAruba, que já está disponível para download via Google Play ou App Store. Por meio da plataforma é possível criar seu próprio roteiro e, uma vez finalizado, não é necessário internet para acessar.

Requisitos de entrada a Aruba

  • Ter um passaporte válido no momento de entrar e sair da ilha;
  • Comprovante internacional de vacina contra febre amarela, aplicada 10 dias antes da viagem;
  • Registro online do ED Card (cartão de imigração), isso pode ser feito 72 horas antes da viagem no seguinte link: Link e não tem custo adicional.

Três receitas leves para acompanhar a primavera

Em 22 de setembro, iniciou-se a primavera. O clima da estação é propício para refeições mais leves, por isso, a Tirolez, sugere três pratos refrescantes: Salada primavera com creme de queijo, Poke e Taça de Frutas com Creme de Ricota Light. Práticas, todas as receitas ficam prontas em até 30 minutos.

Para servir como entrada, a dica é a Salada primavera com creme de queijo, que traz como ingredientes queijo minas frescal, alface, cenoura e frango desfiado. Como prato principal, o Poke é uma sugestão rica em nutrientes e texturas, que promete surpreender a todos. Para finalizar, a sobremesa recomendada é a Taça de Frutas com Creme de Ricota Light, uma opção saudável e com baixo teor calórico.

Confira abaixo o modo de preparo das receitas.

Salada primavera com creme de queijo

Ingredientes

  • 1 embalagem de Creme de Queijo Minas Frescal
  • 2 colheres (sopa) de azeite (26 ml)
  • 1 colher (sopa) de cheiro-verde picado (7 g)
  • Sal
  • 1 maço de alface americana (100 g)
  • 1 maço de alface roxa (100 g)
  • 1 cenoura grande ralada (220 g)
  • 300 g de frango cozido e desfiado

Modo de preparo

Em uma tigela, misture bem, com auxílio de um garfo, o creme de queijo com o azeite, o cheiro-verde e sal a gosto, até obter um creme homogêneo.

Em uma saladeira, distribua as folhas de alface, a cenoura e o frango.

Tempere a salada com o molho e sirva em seguida, como entrada ou acompanhada de arroz integral.

Tempo de preparo: 10 minutos                         Rendimento: 4 a 5 porções

Poke 

Ingredientes:

  • 300 g de salmão cortado em cubos médios (ou outro peixe de sua preferência atum, peixe branco)
  • 1 colher (chá) de óleo de gergelim
  • 2 colheres (sopa) de molho de soja
  • 1 xícara (chá) de arroz multigrãos cozido
  • 1 xícara (chá) de abacate cortado em tiras finas
  • ¼ de cebola roxa descascada e cortada em tiras finas
  • 1 tomate sem sementes cortado em tiras finas
  • 4 colheres (sopa) de Queijo Cottage
  • ¼ de xícara (chá) de amêndoas em lascas torradas

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque o salmão, o óleo de gergelim, o molho de soja e deixe marinar na geladeira por, no mínimo, 20 minutos.

Monte o “poke” em bowls individuais: faça uma camada com o arroz, seguida por camadas de abacate, de cebola e de tomate; cubra as camadas com o peixe marinado e, por cima, coloque 1 colher generosa de Queijo Cottage.

Finalize salpicando as amêndoas e sirva em seguida.

Tempo de preparo: 30 minutos                          Rendimento: 4 porções

Taça de Frutas com Creme de Ricota Light

Ingredientes:

  • 1 embalagem de Creme de Ricota Light
  • Suco de 1 tangerina
  • 1 colher (sopa) de hortelã picada
  • 2 xícaras (chá) de morangos picados em cubos
  • 2 xícaras (chá) de uvas sem caroço
  • 2 xícaras (chá) de abacaxi cortado em cubos
  • 1 colher (sopa) de sementes de chia

Modo de preparo:

Em um recipiente, misture o Creme de Ricota Light, o suco de tangerina e as folhas de hortelã;

Junte todas as frutas picadas ao creme;

Distribua a mistura em 8 taças, salpique sementes de chia sobre cada uma delas.

Tempo de preparo: 10 minutos                         Rendimento: 8 porções

Lançamento da Maverick Hybrid no Brasil em 2023

Ford Maverick Hybrid na versão XLT Foto: Ford

A Ford confirmou o lançamento da Maverick Hybrid, que chega no início de 2023 para ser a primeira picape híbrida do Brasil. Ela é o primeiro de três modelos eletrificados que vão compor o portfólio da marca no ano que vem, ao lado do Mustang Mach-E e da E-Transit.

“A Maverick já é sucesso no Brasil, onde inaugurou um novo segmento com uma proposta que combina a versatilidade e robustez das picapes com a dirigibilidade de sedãs premium e conforto dos SUVs. A nova versão Hybrid combina as qualidades já conhecidas da picape com menos emissões e consumo de combustível, características que fizeram do modelo um grande sucesso no mercado norte-americano e que, agora, estará disponível também no Brasil”, diz Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.

A Maverick Hybrid conta com freio regenerativo, que contribui para a eficiência energética das baterias, principalmente no anda e para em rodagem urbana. Além disso, os veículos híbridos, assim como os elétricos, têm desconto de IPVA em alguns estados e, na cidade de São Paulo, também estão livres do rodízio.

Após a picape Maverick, chega em 2023 o SUV Mach-E, versão elétrica do icônico Mustang, que superou as expectativas e já é o segundo SUV elétrico mais vendido dos EUA. A demanda do modelo continua em alta, com milhares de unidades reservadas, sendo que 70% de seus clientes são novos na marca.

Além de emissões zero, o Mustang Mach-E entrega torque instantâneo para acelerações responsivas, como se espera de um ícone de esportividade. Ele também traz o estado da arte da tecnologia e conectividade, com a esportividade do Mustang e um design incomparável.

Ford Mustang Mach-E GT Performance Edition Foto: Ford

No segmento de veículos comerciais, a marca vai iniciar a comercialização da E-Transit para frotistas com o objetivo de demonstrar as vantagens da eletrificação nesse segmento. Ela é a versão elétrica da van líder de vendas na Europa e nos Estados Unidos há mais de seis anos consecutivos e já domina o segmento nos EUA com 90% de participação de mercado.

Como principais vantagens, além de ter menor custo de manutenção, boa autonomia e sistema de carga rápida, a E-Transit aumenta a produtividade dos clientes por meio da conectividade e outros recursos inovadores.

A eletrificação do portfólio de veículos faz parte das ações de descarbonização da Ford, que inclui também iniciativas para reduzir o seu impacto ambiental nas operações e fornecedores. Até 2026, a marca vai investir US$ 50 bilhões globalmente em veículos elétricos e baterias para atingir uma produção anual de 600 mil veículos até o fim de 2023 e de 2 milhões até 2026. Confira o teaser da primeira picape híbrida do país.

Bottega 21 um ano com nova carta de drinks e pratos inéditos

O número 1308 da rua dos Pinheiros ganhou, em setembro do ano passado um dos bares que se tornaram uma das grandes (e boas) surpresas para quem buscava a união de drinques refinados e gastronomia afiada. O Bottega 21 que tem à frente da barra o bartender Michel Felício, comandando o menu os chefs Alexandre Vorpagel e Laura Oliveira que também empresta sua simpatia na sala, completa seu primeiro ano de existência com novos pratos no cardápio e uma nova carta de drinques, repleta de boas referências.

Doppelgänger Foto: Rodolfo Regini

Para complementar o menu repleto de boas opções que se apoiam em receitas italianas, o casal traz para a mesa a Bochecha de Porco Brasato (R$ 46), a Lula Vinagrete (R$ 49), o Milanesa de porco servido em aperitivo com compota de abacaxi (R$ 42), o Risoto com molho de tomate a moda da casa com e mini polpettas (R$ 64), Bife de tira de Chorizo grelhado com batatinhas (R$ 74), Cogumelos Salteados (R$ 44), além de uma receita vegana, o Rigatoni Vegano servido tomatinhos, avelã e pistache (R$ 39).

Bife de Tira de Chorizo Grelhado

Já para a carta de drinks, Michel Felício descortina sete autorais inéditos, cada um a R$ 40. O primeiro deles é o Piña (des)colada feita com rum de coco, espumante de abacaxi fermentado pelo próprio Michel e servido com biscoito feito a partir do bagaço da fruta; o Basil Smash com gin, cítricos e cordial de manjericão feito na casa; Doppelgänger com gin, blend de amaros e licor de flor de sabugueiro; Bottega Sour feito com uísque irlandês, abacaxi, bitter angostura, xarope de capim santo e clara de ovo; Pisco Punch com pisco, abacaxi, xarope de açúcar e bitter de angostura; Honey Crews que leva fermentando de mel – também feito na casa – vodka e água com gás e por fim o It’s Daiquiri com rum, cítricos e frutas vermelhas.

Basil Smash

Não ficam de fora, sucessos da carta anterior como o Torino Bourbon, licor de flor de sabugueiro, amaro vermute tinto e bitter de laranja (R$ 37) e o Negroni Cioccolato, que leva Campari infusionado com cacau, gin, vermute tinto de um garnish de chocolate com cumaru (R$ 37).

Saiba como encontrar seu local de votação

No dia 2 de outubro, primeiro turno das eleições, mais de 156 milhões de eleitores estarão aptos a comparecer às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.

TSEFaltando uma semana para o pleito, o eleitor pode consultar com antecedência o local de votação e evitar eventuais transtornos. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cidadão pode fazer a busca, devendo informar o número do CPF ou do título de eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe. O resultado indicará os números da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação. A mesma busca também pode ser feita nos sites dos tribunais regionais eleitorais.

A aniversariante de hoje, a empresária Fernanda Salgueiro, clicada ao lado do maridão Thiago Zandavalli. Happy birthday!

e-título

Pelo aplicativo e-título, além de saber o local de votação, o eleitor também pode ativar a localização do celular e ser guiado até sua zona eleitoral por meio de um mapa virtual.

Biometria cadastrada

Para o eleitor que tem sua biometria cadastrada, o e-título também serve como documento de identificação para votar, substituindo o título de papel ou outro documento de identificação com foto. Segundo o TSE, cerca de 118 milhões de pessoas, número correspondente a 75% do eleitorado, estão cadastradas pela biometria. Quem tiver interesse pode baixar gratuitamente a ferramenta, que está disponível nas lojas de aplicativos dos sistemas operacionais Apple e Android.

José Cruz/ Agência Brasil

Dia anterior

Em 1° de outubro, dia anterior ao primeiro turno, o download do aplicativo será suspenso e liberado somente no dia seguinte ao pleito. No segundo turno, será possível baixar o aplicativo somente até 29 de outubro, data anterior ao segundo turno.

Chatbot

A última opção para consultar o local de votação é utilizar o Chatbot do TSE. Para acessar o assistente virtual, o eleitor pode salvar o número +55 61 9637-1078 na lista de contatos do WhatsApp e iniciar a conversa virtual com o aplicativo. (Fonte: Agência Brasil)

Everybody’s free

Quase 20 anos depois de interpretar ‘Filtro Solar’, canção lançada em 2003, Pedro Bial lança, ‘Everybody’s free (Um novo filtro)’, uma nova versão do clássico que marcou uma geração, desta vez composta por ele. Com letra inédita, a nova música preserva a mesma inspiração da original: o cuidado com o outro e consigo mesmo. O lançamento de ‘Um Novo Filtro’ é uma realização da Suba MSK. A faixa está disponível nas plataformas de streaming através do link.

O jornalista e apresentador Pedro Bial lança, ‘Everybody’s free (Um novo filtro)’

Há 20 anos

“Há 20 anos, quando produzimos ‘Filtro Solar’, aquela mensagem ter viralizado nos mostrou uma demanda muito grande por este tipo de reflexão. ‘Filtro Solar’ virou uma metáfora de nossos anseios e, principalmente, nossos cuidados. Era sobre como viver nossos desejos sem descuidar de nosso futuro, de nossa preservação e de quem nós amamos. Hoje, experimentamos uma renovação daquele pensamento. Por isso lançamos esta canção. Aquela demanda percebida há 20 anos permanece hoje, em um quadro ainda mais complexo que se tornou a vida digital. Agora, chamamos para conversar e pensar de novo, cuidar sempre, se encontrar na beleza e na raridade que é ouvir o outro e isso nos completar. A mensagem volta 20 anos depois, ao mesmo tempo renovada e eterna”, afirma Bial.

(Pedro Bial – foto J.R. Duran)

Autocuidado

Logo nos primeiros versos da canção, Bial nos dá uma pista de que, sim, os votos por auto cuidado são renovados na nova música: Senhoras e Senhores / Cuidem-se / A gente já sabe tudo o que querem dizer duas palavrinhas: ‘filtro solar… nunca deixem de usar’ / “Nunca deixem de… cuidar”. E o autor prossegue: “Se eu pudesse dizer só uma coisa pra vocês, seria: cuidado / O cuidado é uma flor frágil, mas vira árvore com o tempo, traz frutos, sombra, outras flores”.

Single

No single, enquanto faz uma ode ao autocuidado, repleta de mensagens de esperança, a voz e os versos de Bial ganham a companhia de uma serena melodia, com presença marcante de batidas eletrônicas. A faixa foi gravada no segundo semestre de 2022, nos estúdios da produtora Comando S, em São Paulo.

Querido que só, o empresário Hugo Hilgert festejando hoje mais um aniversário.

… Bom dia! “Acredite, existem pessoas que não procuram beleza, mas sim coração”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Marcia Alves Correa, Angela Lossávaro, Fabi Gurgel, Mario Toledo, Giselle Palieraqui, Hugo Hilgert, Fernanda Salgueiro, Edileuza Torres, Pernambuco Perna, Livaldo Costa, Valter Marques Queiroz, Victor Anache Ferzli, Heloisa Nara Pinheiro, Damião Cosme, Fatima Saionara Rigo, Iraci Ziliotti, Jose Cosmo Correia da Paz, Valter Junior Almeida, Ilza Nogueira Feitosa, Thais Araujo e Luciano Meião. Happy birthday!

… Como parte da sua estratégia de expansão mundial, a marca alemã Birkenstock acaba de inaugurar a sua primeira loja no JK Iguatemi, se juntando assim ao seleto grupo de grifes de luxo presentes no local. A label já possui uma loja física na cidade, localizada no Iguatemi São Paulo e digitalmente no e-commerce Iguatemi 365, que faz entregas para todo o país, atendendo dessa maneira, toda a sua base de clientes apaixonadas pela marca.

Nova loja contará com produtos exclusivos no Brasil. Foto: Rodrigo Zorzi

Além dos seus calçados clássicos, a marca também traz para a loja do JK Iguatemi, que possui 42,88m², traz lançamentos exclusivos como a sandália Gizeh, na cor Old Rosé, a icônica sandália Arizona, com duas tiras e na cor Plum Purple e o seu modelo clássico em EVA, disponível na cor Active Red.

… A Qatar Airways e a British Airways concluíram a fase mais recente da expansão de sua parceria, oferecendo conectividade global entre mais países do que qualquer outro negócio conjunto de companhias aéreas.

Aplausos: Sergio Luiz Gonçalves (SEGOV), recebendo das mãos do governador de MS, a Medalha Águia da Fronteira

... As companhias aéreas adicionaram 42 novos países à sua rede compartilhada, incluindo Itália, Maldivas, Noruega, Cingapura e Suécia – dando aos passageiros acesso aprimorado entre destinos na Europa e Oriente Médio, África, Ásia e Oceania.

… A expansão permitirá a compra de passagens com conexões únicas em Doha, o melhor aeroporto do mundo, e Londres, elevando o número total de destinos atendidos pelas duas companhias aéreas para 185 em mais de 60 países.

 

Alexandre Birman apresenta coleção durante semana de moda de Milão

Na noite de 22 de setembro, durante a semana de moda de Milão, Alexandre Birman apresentou o seu Resort 23 para convidados, imprensa nacional e internacional.

A marca realizou um coquetel no Palazzo Parigi, com MPB na trilha sonora, acompanhando a inspiração da coleção, Salvador, na Bahia. Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co, apresenta as novas criações de sua marca homônima para todos os convidados, e segue depois para Paris, durante a semana de moda, onde também irá apresentar a sua nova temporada.