Início Site Página 457

O futuro das empresas

O futuro das empresas ligadas a tecnologia

*Por Luiz Marcatti

Crédito da imagem: Murillo Constantino

Toda empresa precisa ter a capacidade de fazer projeções, além de avaliar o contexto externo e as condições do seu próprio mercado. Desenvolver alguma previsibilidade contribui para superar desafios e sobreviver a momentos tão complexos e de tantas incertezas como as provocadas pela pandemia da Covid-19. Quanto mais sintonizada a empresa estiver, melhor sua capacidade de lidar com pequenas mudanças ou mesmo acontecimentos que abalem pressupostos conhecidos, adquirindo uma percepção melhor sobre mudanças futuras.

No Brasil, a ruptura dos modelos econômicos, políticos e sociais começou já na década de 1980, com a recessão de 1981/1983, a reforma da Constituição Federal e os vários planos econômicos que se sucederam. O ataque às Torres Gêmeas em 2001, a crise mundial de setembro de 2008, deflagrada pela falência do banco de investimento americano Lehman Brothers e a atual pandemia de Covid-19 são exemplos eloquentes de eventos que transformam o mundo, a economia, as barreiras organizacionais e a liderança.

Em circunstâncias como essas, um número surpreendente de executivos pode ficar prisioneiro das próprias convicções em relação ao futuro do seu negócio e diminuir sua capacidade de ajustar estratégias à nova realidade. A empresa, então, passa a viver uma “dissonância estratégica”. O risco da dissonância é o risco de se ter pressupostos ultrapassados e que resultarão em estratégias perdedoras.

Apesar da consciência acerca da não linearidade no dia a dia das empresas, existe uma resistência em aceitar mudanças. Os modelos mentais presentes na organização nem sempre estão aptos a captar o dinamismo das mudanças. Cria-se um mecanismo de defesa que custa a lidar com a necessidade, na grande maioria das vezes, de realizar uma ruptura com o presente.

Essa dissonância cognitiva, quando as ações entram em conflito com as percepções, leva à dissonância estratégica que afeta o futuro dos negócios, dada a dificuldade de líderes se desapegarem do modelo bem-sucedido presente. Neurocientistas acreditam que são as barreiras emocionais como o medo, as barreiras de percepção como as heurísticas de pensamento e as barreiras culturais como hábitos e costumes que interrompem o acesso a esse potencial imaginativo.

A governança e a liderança devem cada vez mais estimular a preparação para as mudanças, pequenas ou grandes. Tão importante quanto uma empresa mais diversa e inclusiva, que impulsiona a atração de talentos, a criatividade e novas culturas organizacionais, é a promoção da diversidade de habilidades, atitudes e aptidões. Preparar-se para as novas dinâmicas envolve revisão de modelos antigos e aprimoramento, por exemplo, do papel da liderança, processos de reconhecimento e premiação, oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento pessoal, critérios de recrutamento, entre outros. Tais ações devem buscar sintonia com o negócio atual e permitir desenhá-lo para o futuro.

Otimismo em relação as indústrias em 2022

*Por Andreas Göhringer

Apesar do retorno das preocupações com a pandemia da Covid e da alta da inflação, vejo com bons olhos a chegada de 2022 para a indústria para todos aqueles que enfocarem as oportunidades de crescimento existentes. É preciso deixar de lado todo discurso derrotista e voltado apenas para desafios e privilegiar a obtenção de resultados.

Em primeiro lugar, nós, que fornecemos ao setor farmacêutico, poderemos manter nosso papel social de garantir tecnologia de ponta à produção da vacina nacional que deve apoiar a imunização dos brasileiros nos próximos meses.

Além disso, os segmentos de indústria de base, como siderurgia, mineração, e a ampla demanda do agronegócio, numa crise hídrica sem precedentes, trazem exigências relacionadas à atualização tecnológica, manutenção e controle dos processos que os fabricantes mais bem equipados podem suprir.

Quem realizou um planejamento estratégico realista e consciente ao longo de 2021 foi capaz de perceber oportunidades para crescer em 2022 e isso é comprovado por alguns grandes investimentos que já estão sendo retomados, com projetos de peso. Alguns incluem novas técnicas internacionais que estão sendo nacionalizadas, como a dessalinização da água do mar.

Especificamente no setor que é motor do PIB, o agronegócio, a grande demanda por fertilizantes traz a expectativa de aumento da produção nacional, e isso é perfeitamente possível e requer equipamentos que blindem a passagem do produto contra vazamentos – grande desafio ao se lidar com os químicos envolvidos.

Fábrica de produtos químicos Braskem. Foto: José Paulo Lacerda

Os marcos legais do Saneamento e do Biogás representam ainda maior segurança jurídica para empresários que desejam empreender nestes dois gargalos brasileiros excelente notícia para quem tem máquinas adequadas a essas tecnologias. No tratamento de água, são necessárias aplicações que permitam o escoamento de químicos purificadores com vazamento zero, sem desperdícios. Da mesma forma, na produção dos gases para geração de energia, qualquer perda coloca em risco os operadores, o que traz a necessidade de equipamentos que não sofram qualquer corrosão, mesmo em operações remotas.

Em meio a esse cenário de grandes oportunidades, sabemos que as variáveis ligadas à economia internacional flutuam de maneira independente do que planejamos – mas isso não é motivo para esperarmos ao sabor dos ventos. Quem melhor planejar, mais estabilidade terá para enfrentar as exigências deste ano. Posso dizer que eu e meu time acreditamos profundamente em fazer um trabalho de excelência e, sobretudo, acreditamos no Brasil.

Volta as aulas: cuidados com a Covid-19 em crianças

Depois de dois anos escolas públicas e particulares retornam as aulas presenciais Imagem: Suchawalun Sukjit/Shutterstock

Depois de mais de dois anos de pandemia, voltaram às aulas presenciais em vários estados do Brasil, fato que reacendeu a discussão da importância da vacinação contra a Covid-19 entre crianças e adolescentes. Para atender essa demanda, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, já encomendou mais de 20 milhões de vacinas pediátricas da Pfizer. A previsão é que essas unidades sejam entregues no primeiro trimestre deste ano.

Até o fim de janeiro, a estimativa é que 3,7 milhões de doses cheguem ao país. Mas qual é a importância da vacinação para crianças e adolescentes ? Como proteger seu filho da Covid-19 em meio às aulas presenciais? Quais cuidados ainda devem ser mantidos? “Na retomada das aulas presenciais, o mantra máscaras, distanciamento e higienização das mãos se mantém. E, enquanto a imunização infantil contra a Covid-19 não atingir as metas estipuladas, é preciso ter bastante cautela também em domicílio”, explica Milton Monteiro, enfermeiro infectologista do HSANP.

Foto: Getty Image

Dados do portal Fiocruz informam que aproximadamente 8,7 milhões de doses da vacina Pfizer-BioNTech Covid-19 foram administradas em crianças de 05 a 11 anos durante o período de 3 de novembro a 19 de dezembro de 2021. Desse total, foram notificados apenas 4.249 eventos adversos, o que representa apenas 0,049% das doses aplicadas.

A grande maioria (97,6%) dos efeitos notificados foi leve a moderado, como dor no local da injeção, fadiga ou dor de cabeça. Ou seja, a vacina é, de fato, segura e os efeitos adversos podem ser considerados conhecidos pelos pais que já têm experiência em lidar com outras vacinas do calendário vacinal.

“Um dos principais objetivos para a vacinação de crianças contra Covid-19 no Brasil é impedir casos graves e mortes nesse público e novas ondas de transmissões, sobretudo pelo surgimento de variantes. O imunizante auxilia na prevenção da Covid-19, não só nos estudos clínicos controlados, como também em experiências de mundo real, com efetividade contra a doença e hospitalização demonstrada em adolescentes”, explica Monteiro.

Aproximadamente 8,7 milhões de doses da vacina Pfizer-BioNTech Covid-19 foram administradas em crianças

Vale lembrar que as escolas têm o seu papel, mas é essencial tomar cuidado do portão para fora. É importante ficar atento aos sintomas, levar sempre as crianças ao pediatra e colocar a vacinação de outras doenças em dia, porque os números de imunização infantil têm caído. Os pais podem e devem fazer a vigilância dos sintomas dos alunos e, principalmente, saber se teve contato com algum infectado.

É importante não mandar os filhos com sintomas para escola para evitar novos contágios. “Para acalmar os pais, as escolas que cumprem os protocolos mostraram ser seguras, sim, nas aulas presenciais. Apesar de a Ômicron ter uma taxa de transmissibilidade extremamente alta, há medidas para complementar a redução do risco de transmissão dentro da escola. O uso da máscara é recomendável constantemente”, comenta o especialista.

Para crianças e adolescentes a vacina possui algum efeito colateral?

Como qualquer outra vacina, a da COVID-19 em crianças pode provocar alguns efeitos colaterais, especialmente no local da injeção, que pode ficar dolorido, inchado e vermelho. Além disso, outras reações como febre e cansaço também são comuns, mas tendem a ser passageiras e a desaparecer com alguns cuidados. “Não há grandes evidências de eventos adversos em nossa população que evoluíram para internações e óbitos”, informa.

“Uma das crenças a respeito do novo coronavírus é a de que, enquanto os idosos formam um grupo de alto risco, as crianças estão protegidas. Mas essa narrativa traz perigos: embora sejam poucos, existem casos preocupantes de crianças e jovens com a saúde seriamente afetada pela infecção. No início da pandemia, pensava-se que crianças não estavam sendo infectadas, mas agora está claro que a quantidade de infecção em crianças é a mesma que em adultos, o que aumenta significativamente a importância da vacinação para essa faixa etária”, finaliza Monteiro.

Para o Carnaval: Caipirinha de Caju

Esquenta para o Carnaval: Água Doce ensina preparar bebida com 100% de brasilidade, a caipirinha de caju

Ingredientes

  • 1 caju
  • 1 colher de sopa de açúcar refinado
  • ½ limão rosa
  • 50 ml de cachaça natural
  • 5 pedras de gelo

Modo de preparo:

Corte o caju em fatias e o limão em quatro partes. Coloque no copo o limão, as fatias de caju e acrescente o açúcar. Macere bem. Acrescente a cachaça e complete com o gelo. Decore como preferir.

Rendimento: 1 porção  Grau de dificuldade: fácil    Fonte: Água Doce Sabores do Brasil

Dicas para comprar um carro seminovo ou usado

O mercado de carros seminovos e usados deu um boom em 2021. Com o mercado sofrendo com os quase 2 anos de pandemia da Covid-19, especialmente pela falta de insumos, como ferro e borracha, houve uma drástica redução na produção de carros zero, o que levou ao aumento pela procura de seminovos e usados.

Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2021 foram comercializados cerca de 11,2 milhões de automóveis e comerciais, em uma margem de 5,7 veículos usados para cada veículo leve zero-quilômetro.

Créditos: Arquivo pessoal/Comeri

E claro, como todo comércio, quando há aumento na procura e redução de oferta, o preço vai às alturas. A tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), usada como base para negociar veículos, apresentou uma média de 30% de aumento em 2021.

Por esta razão, é preciso ter todo o cuidado ao comprar um seminovo, para evitar futuras dores de cabeça, já que uma boa quantia de dinheiro será gasta na aquisição de um novo veículo.

“Existem alguns pontos que todo mundo deve observar antes de comprar um veículo usado, pois qualquer vacilo ou desatenção pode amarrar o cliente com um produto que só vai dar problema”, ressalta Rodrigo Dal Bello, CEO do Autoconf, plataforma inteligente de gestão de veículos voltada para revendedoras e que já avaliou mais de 87 mil veículos.

Como nem todos os brasileiros são experts em negócios de veículos, Dal Bello elenca 5 dicas fundamentais na hora de buscar um seminovo:

Verifique o automóvel com cuidado

Achar um seminovo do jeitinho que você quer pode ser uma tarefa difícil e levar tempo. Isso pode fazer com que o cuidado ao avaliar o automóvel seja deixado de lado. Verifique a pintura, se existem marcas de possíveis batidas, a quilometragem (carros com quilometragem muito alta podem ser um problema), a parte mecânica, a conservação do interior do carro e se todas as funcionalidades, como ignição, parte elétrica e multimídia, estão em perfeito estado.

Leve a um mecânico de confiança

Pode ser que você não tenha todo o conhecimento necessário para avaliar o seminovo. Por isso é sempre indicado que, se possível, leve junto um mecânico de sua confiança ou alguém que tenha bastante conhecimento sobre carro para te auxiliar na avaliação do veículo. Assim, você garante que qualquer problema que possa passar despercebido seja notado.

Faça um teste drive

Não tenha vergonha de pedir para testar o veículo. É fundamental que você se sinta à vontade ao dirigir o carro, afinal de contas, você fará um bom investimento naquele bem.

Aproveite o teste drive para avaliar também as funcionalidades. É a melhor maneira de ter uma impressão mais ampla sobre o veículo.

Cheque a documentação e procedência do veículo

Evite surpresas ao comprar um carro novo. Peça para ver os comprovantes de negativação de multas passadas, pagamento de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), licenciamento e até mesmo o histórico de revisões. Nunca compre automóveis de procedência duvidosa.

Procure lojas de revendas de confiança

Dal Bello ressalta que é fundamental realizar negócios com lojas e comerciantes com bom histórico de mercado. Isso certamente vai garantir que todos os itens acima sejam previamente checados quando a loja adquirir o veículo para a venda.

 

Hotel Filha da Lua Eco Lodge, redefine conceito de turismo de luxo

Grupo une a experiência de uma hospedagem 5 estrelas às melhores práticas ecológicas e sustentáveis dentro do hotel e na comunidade ao redor, por meio de projetos de educação e capacitação

Inaugurado em dezembro de 2020, na charmosa praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, o hotel Filha da Lua Eco Lodge foi criado pela polonesa Inga Synoradzka d’Ansembourg, que se encantou pela região durante uma visita ao Brasil. Inspirado na experiência da proprietária em viagens sofisticadas ao redor do mundo, o empreendimento é parte de um projeto que traz um novo significado para o luxo e o turismo eco-consciente.

O resort é um santuário ecológico charmoso e elegante, situado entre o Atlântico e as dunas de areia de uma das praias mais deslumbrantes do Brasil: a Praia das Minas. Projetado em harmonia com o ambiente, de forma sustentável, preservando a vegetação local e a natureza do entorno, o hotel oferece um refúgio onde o corpo e a mente podem se recuperar da vida cotidiana.

Seguindo práticas de construção sustentável para preservar as florestas da região e a terra, o Filha da Lua foi construído com madeira de reflorestamento de eucalipto, reduzindo as emissões de carbono do concreto do projeto. Para manter o entorno intocado, cada um dos seus 17 bangalôs foi montado sobre palafitas, preservando a permeabilidade do solo sem degradá-lo e por meio da introdução de uma estação de resíduos 100% ecológica.

Com um estilo rústico, natural e sofisticado, inspirado na arquitetura balinesa, o hotel é um local onde todos os elementos da terra são respeitados e estão em perfeita harmonia. Os itens decorativos dos quartos foram escolhidos com base nas viagens de Inga ao redor do mundo. Tudo isso para conferir uma sensação de lugar único. De quebra, os bangalôs são cercados por uma vegetação abundante e têm belas vistas para o mar, para os jardins ou para uma das piscinas.

A preservação da natureza é um dos principais valores do resort. Pensando nisso, o hotel optou por não utilizar plástico em suas dependências, seja em embalagens, canudos ou toucas de banho. Nos banheiros das suítes, por exemplo, os itens ficam à disposição dos visitantes em charmosas peças de cerâmica. Já o creme dental disponível para uso é feito no próprio local.

O Filha da Lua dispõe ainda de duas piscinas e um spa, no qual uma seleção de massagens ayurvédicas e tratamentos de beleza compõem a atmosfera perfeita para relaxar em um cenário deslumbrante.

Para o público mais ativo há uma vasta lista de atividades fora do hotel. Elas vão desde aulas de kitesurf e surfe até voos de parapente, passeios de buggy, tours de bike e cavalgadas.

A gastronomia do resort também rouba a cena. Isso porque todos os pratos do restaurante são sem glúten e sem lactose, elaborados com produtos orgânicos vindos diretamente da fazenda local Pachamama, que segue práticas de biodiversidade. É um verdadeiro festival de cores e sabores de especiarias aromáticas, adaptógenos e tônicos de ervas, que ressaltam o gosto desses alimentos puros, cultivados localmente, sem aditivos.

As noites de lua cheia, por sua vez, são uma atração à parte. Os visitantes podem saborear o jantar ao ar livre, com a lua iluminando o local enquanto reflete no oceano, em um espetáculo inesquecível.

Ainda este ano o Grupo Filha da Lua expandirá na região. Está prevista para abril a inauguração do hotel Sempre Vivo, dedicado às famílias. Além disso, o empreendimento hoteleiro Filho do Vento, em Barra do Cunhaú, será aberto até o fim de 2022. Ele será dedicado aos hóspedes mais radicais e fãs de kitesurf.

Os valores das diárias no Filha da Lua para Bangalô Deluxe partem de R$ 1.700, com café da manhã.

Muito além da hospedagem de luxo

Muito mais do que oferecer atendimento primoroso, serviço de alta qualidade, boa gastronomia, conforto e beleza, o Grupo Filha da Lua quer contribuir para a transformação da comunidade local por meio de seus projetos de educação. A organização também busca compartilhar valores como sustentabilidade e diversidade.

Além do hotel, as iniciativas do Grupo incluem as escolas Hello Pipa e Hello Barra. Elas ensinam habilidades vocacionais e inglês para crianças da comunidade e mulheres que não tiveram tantas oportunidades como os homens naquela região.

Há também o Kitemaster Academy, uma escola de kitesurf para a população local com foco na proteção e bem-estar da vida marinha e certificação de jovens que buscam ingressar no mercado de trabalho.

Com 11 hectares de biodiversidade e produtos orgânicos, a Fazenda Pachamama é outro projeto que faz parte do dia a dia do Grupo. Ela leva um pedacinho do campo à mesa e promove a autossustentabilidade. O Cicchetti Pipa, por sua vez, é um restaurante italiano de tapas no coração da cidade de Pipa e figura entre as melhores opções gastronômicas da região.

… Bom dia! “Felizes são os que confiam em Deus e nas Suas palavras”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Adriano Oliveira, Jane Molinar de Castro, Rafael Paulino, Alex Carmo, Rogerio Magalhaes, Fabiana Furtado, Ariane Nantes, Yasmin Torres Araújo, Lourdes Martins de Souza, Rita Luz, Diogo Zenatti, Luciana Remonatto, Benedito Carlos Rodrigues e Pether Santos. Happy birthday!

Brasil é o terceiro país que mais consome carne no mundo

Com a alta recente da inflação, o preço da grande maioria dos produtos aumentou significativamente. A carne foi um dos itens que tiveram um dos maiores aumentos, só nos últimos 12 meses teve um aumento de 22%.

Porém, mesmo com os preços mais altos, o Brasil ainda é um dos principais consumidores de carne do mundo, em média são consumidos 24,6 kg per capita num período de um ano.

É que revela um estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br com a OCDE sobre o consumo de carne nos principais países.

Foram considerados 2 tipos de proteínas: carne bovina e vitelo.

Ao considerar todos os países, o Brasil fica somente atrás dos Estados Unidos e Argentina, com 26,1 kg/capita e 36,9/capita, respectivamente.

Mais riqueza, mais carne

Nos últimos 50 anos o consumo de carne aumentou mais de cinco vezes. E segundo a projeção realizada pelo estudo, a expectativa é que na média o consumo de carne aumente ano após ano, atingindo a marca de 43,7 kg/capita em 2030.

O aumento do consumo de carne está relacionado à melhora no padrão de vida e a urbanização da população que faz com que haja uma mudança no estilo de dieta, e favoreça o aumento do consumo de proteína de origem animal.

O aumento populacional, também é uma razão para o aumento do consumo de carne em 1960 havia 3 bilhões, e hoje 7,9 bilhões de pessoas no mundo.

No caso da Argentina, é um dos poucos países que o consumo tem caído significativamente ano após ano. Apesar de ainda ser o país que mais consome carne no mundo, em 1990 o país já chegou a consumir 40% a mais que os valores atuais. A crise econômica que país tem enfrentado nos últimos anos é um dos fatores pela diminuição do consumo.

Na ponta oposta, a Índia é o país que menos consome carne no mundo apenas 0,5 kg/capita no ano. Neste caso, a tradição e a religião do país são algumas das explicações pelo baixo consumo de carne.

Top 10 Países que menos consomem carne

Índia 0.5, Tailândia 1.2, Nigéria 1.3, Indonésia 2.2, Etiópia 2.5, Filipinas 3.2, Arábia Saudita 3.9, China 4.1, Peru 4.2 e Ucrânia 4.7

Pix Década

  • O Pix será o meio de pagamento mais comum (91%) entre a população em um intervalo de 10 anos. Carteiras digitais (82%) e leitura de QR Code (81%) seguem a lista dos principais.
  • Um a cada cinco brasileiros acreditam que o dinheiro em espécie deve desaparecer em 10 anos;
  • 60% dos brasileiros acreditam que o cheque deve sumir. TED e DOC aparecem em segundo lugar, com 27% da população apostando em sua extinção;
  • 55% dos brasileiros já compraram algum produto ou serviço por indicação de influenciadores digitais. Entre os produtos mais adquiridos, roupas (49%), cosméticos e maquiagens (42%) e eletrônicos (38%) aparecem no topo da lista.

Sucesso

O sucesso do Pix confirma a crescente inserção dos brasileiros no mundo da economia digital e aponta o potencial de crescimento que ainda existe no setor. E a criação de novos produtos como o Pix Saque, Pix Troco e Pix Cobrança; além dos próximos lançamentos previstos pelo Banco Central como Pix internacional e Pix offline deverão impulsionar este avanço”, afirma Roberto Moron, vice-presidente de Inovação para América Latina da Fiserv.

Transações

Embora as transações com Pix venham crescendo em ritmo acelerado, aproximadamente 30% ao mês, o sistema de pagamentos e transferências de valores tende a se expandir ainda mais, já que os pagamentos realizados por pessoas físicias para empresas representam apenas 17% do total de transações com Pix, segundo dados do Banco Central.

Presencial

Finalmente, um quarto dos brasileiros também acredita que os pagamentos presenciais em agências bancárias ou lotéricas devem deixar de acontecer. Um em cada cinco brasileiros acredita que o dinheiro em espécie deve desaparecer em 10 anos, sendo substituído pelo uso virtual. Ainda que esse cenário pareça improvável para a maior parte dos brasileiros atualmente, 57% apostam que o papel moeda será o meio de pagamento menos comum na próxima década.

Influência digital

Não é só nos meios de pagamento que o meio digital está ganhando força. De acordo com a pesquisa, 55% dos brasileiros já compraram algum produto ou serviço por indicação de influenciadores digitais. A proporção é maior entre aquelas pessoas com maior poder aquisitivo  a chamada classe A (59%) e entre a população mais jovem, com idade entre 18 anos e 24 anos (65%).

Produtos

Os produtos mais adquiridos por indicação dos influenciadores digitais são roupas (49%), cosméticos e maquiagens (42%) e eletrônicos (38%). Mas há uma clara distinção de preferência de acordo com o gênero do comprador: cosméticos e maquiagens são os produtos mais comprados por indicação de influenciadores digitais entre as mulheres (61%); já entre os homens, os eletrônicos são o foco (51%).

… Bom dia! “O alto astral é o sistema imunológico do cérebro”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Sirlei Hamana, Maycon Lima, Marlene Ajala, Rych Leite, Elaine Cramonisch, Leandro Pereira, Darwin Lima, Murilo Loureiro, Geizy Vargas, Gleice Almeida, Roberto Mitio Shishido, Cris Oshiro, Cirlene Barbosa, Claudia Dibo, Eliana Loschi, Jorge Miguel Da Silva Garcia, Monica Benites, Marlene Ajala, Juraci Fernandes, Andre Marques, Vanir Salete Machado, Cris Espindola, Cristiane Mara Franco, Valéria Chaves, Adriano Nobre, Sirlene Farias, Mara Santos, Fernanda Araújo e Shirlei Miranda. Happy birthday!

… Uma temporada de beleza e oportunidades, assim vem a coleção primavera-verão 2022 da Salvatore Ferragamo que já começou a chegar nas boutiques da marca. Ela nos transporta para o universo fascinante do mediterrâneo com peças que promovem uma sensação de liberdade e oportunidades infinitas, sem esquecer da paixão inconfundivelmente italiana pela vida.

… A nova coleção eleva os acessórios para o centro do palco, tendo o rosa como cor em evidência. Apresentados em cores vivas, como o Rosa Flamingo e o Rosa Quente, eles surepeendem e possibilitam combinações inusitadas e looks cheios de atitude. 

… As icônicas bolsas da marca como a Studio e a Trifolio ganham destaque pois unem o seu sofisticado design às novas cores cool e contemporâneas. Com construções impecáveis e elegância minimalista permitem combinações ultra-femininas e quase futuristas, além do frescor da época mais colorida do ano, os novos acessórios Ferragamo não são simplesmente aparatos, mas co-estrelas desta coleção.

Cozinhando para o Jeff: Bares tradicionais de São Paulo ensinam receitas de drinks deliciosos

Conheça os drinks mais pedidos do Vero! Coquetelaria e Cozinha, O Pasquim Bar e Prosa e A Ventana Bar, espaços gastronômicos que são referências em coquetelaria autoral

Joma & Tonic – Vero! Coquetelaria e Cozinha
Mixologista: Wellington Costa

Ingredientes
– 50ml Gin
– 30 ml de xarope de banana prata, banana passa e pimenta jamaicana
– 25 ml suco de limão siciliano
– 6 folhas de hortelã
– Gelo

Guarnição e finalização
– ½ lata de tônica
– Espuma clarificada de gengibre
– 1 ramo de hortelã
– Raspas de limão siciliano

Modo de preparo:
1. Adicione gelo na taça e reserve.
2. Em uma coqueteleira, adicione todos os ingredientes e bata até a coqueteleira suar.
3. Em seguida, coe a mistura na taça e adicione a tônica,

4. Finalize com a espuma clarificada e decore com o ramo de hortelã, as raspas de limão siciliano e sirva.

Gin Tropicália — Receita exclusiva do O Pasquim Bar e Prosa

Mixologista: Wellington Costa

Ingredientes

– 50 ml de gin

– 15 ml suco de limão cravo

– 15 ml suco de tangerina

– 150 ml energético

Monster Mango Loco

– Gelo

Guarnição e finalização

– Espuma de manga e

maracujá

– Polpa de maracujá

Modo de preparo:

1. Em uma taça adicione gelo.

2. Em seguida, adicione o gin, os sucos de limão cravo e tangerina e, por fim, o energético Monster Mango Loco.

3. Para finalizar, adicione a espuma de maracujá e manga e a polpa de maracujá. Sirva a seguir.

Caipirinha de Rapadura, do A Ventana Bar & Café

Mixologista: Wellington Costa

Ingredientes

– 30 ml Redução de rapadura

– 50 ml Cachaça infusionada

– ½ Caju fresco

– 25 ml Suco de limão taiti

– Gelo

Guarnição

– 1 rodela de limão taiti

– 1 Jabuticaba

– Gelo britado/picado

Modo de preparo:

1. Em uma coqueteleira, adicione o caju e macere até formar uma poupa;

2. Em seguida, adicione a redução de rapadura, a cachaça, o suco de limão taiti e mexa;

3. Faça uma dupla coagem em um copo com gelo;

4. Finalize com o gelo britado, a rodela de limão e a jabuticaba, para decorar.

… Bom dia! “Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não desanime. Confie, mantendo a fé e a esperança nele”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Eda Mendonça de Faria, Roberto Falcão, Maysa Abussafi Arruda, Karla Acosta, Jussara Rondon, Monica Rodi, Flávia Verruck, Salete Gomes Almeida Feza, Valessika Veiga, Rafaela Oliveira, Camila Orantes, Luciano Silva, Jussara A’mira Rondon Maciel, Marileide Vale, Rosemary Alves Silva, Anderson Lemos, Ana Claudia Mônaco, Ednilda Silva e Irma Silva. Happy birthday!

Salvatore Ferragamo aposta as fichas no rosa como tendência

Uma temporada de beleza e oportunidades, assim vem a coleção primavera-verão 2022 da Salvatore Ferragamo que já começou a chegar nas boutiques da marca. Ela nos transporta para o universo fascinante do mediterrâneo com peças que promovem uma sensação de liberdade e oportunidades infinitas, sem esquecer da paixão inconfundivelmente italiana pela vida.

A nova coleção eleva os acessórios para o centro do palco, tendo o rosa como cor em evidência. Apresentados em cores vivas, como o Rosa Flamingo e o Rosa Quente, eles surpreendem e possibilitam combinações inusitadas e looks cheios de atitude.

Criadas por Salvatore Ferragamo em 1939, as sandálias com salto espelhado foram reinterpretadas e criadas em napa cintilante, com corte a laser para um efeito geométrico, super brilhantes e femininas, podendo ser usadas tanto de dia quanto de noite. Já os clássicos mocassins e as tradicionais sapatilhas bailarinas e scarpins surpreendem em qualquer combinação com seus novos tons de rosa.

As icônicas bolsas da marca como a Studio e a Trifolio ganham destaque pois unem o seu sofisticado design às novas cores cool e contemporâneas. Com construções impecáveis e elegância minimalista permitem combinações ultra-femininas e quase futuristas.

Além do frescor da época mais colorida do ano, os novos acessórios Ferragamo não são simplesmente aparatos, mas co-estrelas desta coleção.