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Cozinhando para o Jeff: Moela com cerveja e chocolate

Criação inédita de Bárbara Frazão, a Babi, foi apresentada ao público no Chocolat Festival Bahia 2025, em Ilhéus (BA), a “terra do cacau”

 Ingredientes:

1kg de moela limpa

1 lata de 350ml de cerveja preta

1 colher de chá de alho em pó

1 colher de chá de cebola em pó

1 colher de sopa de extrato de tomate

20g chocolate 80%

2 dentes de alho

½ maço de cebolete

½ xícara de azeite extravirgem

Foto Marcus Oliveira

Modo de preparo:

1.Limpar a moela.

  1. Colocar a moela e todos os demais itens na panela de pressão (exceto o chocolate, as lâminas de alho, o azeite e a cebolete), deixando cozinhar por 15 minutos.
  2. Abrir a panela e deixar o caldo reduzir.
  3. Para finalizar, adicione o chocolate com o fogo desligado.
  4. Frite as lâminas de alho e, em separado, misture azeite com cebolete.
  5. No prato individual, coloque a moela com o molho, as lâminas de alho e a cebolete no azeite como acabamento.

… Bom dia! “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.”

… Um abraço aos aniversariantes de hoje: Ana Lucia Sayegh, Maria Ferreira dos Santos, Marcio Albrecht, Gislaine da Cruz, Osmar Pedro dos Santos, Edna Maria Souza Guarinão, Marli Arruda Aureliano, Sergio Braga, Landes Pereira Junior, Maria Ines Loureiro Gurgel, Lucelene Rezende Pereira, Vel Gonzales Palmares e Julie Bryan Santos. Happy birthday!

Usar ar-condicionado é prejudicial para a saúde respiratória?

Por muito tempo se acreditou que o ar-condicionado era um perigo para quem possui questões respiratórias. Foto: Freepik

O uso do ar-condicionado, seja em casa ou no ambiente de trabalho, está se tornando indispensável para os brasileiros. No entanto, o conforto térmico proporcionado pelo aparelho gera uma dúvida em relação aos riscos à saúde respiratória. Para esclarecer esse mito, Marcel Souza, Sócio e Diretor de Vendas da CentralAr.com, explica como o mercado se atualizou, apresentando equipamentos capazes de combater as alergias enquanto garantem bem-estar.

O uso do ar-condicionado, seja em casa ou no ambiente de trabalho, está se tornando indispensável para os brasileiros. Foto: Freepik

Ar-condicionado para combater alergias respiratórias

Para as pessoas que estão preocupadas com a saúde e qualidade de vida, a boa notícia é que os aparelhos disponíveis hoje evoluíram e se tornaram um aliado para quem busca e precisa de um ar limpo. “Para quem sofre com problemas respiratórios, como rinite alérgica e asma, a primeira dúvida ao buscar uma solução para o calor é se a melhor opção é mesmo o ar-condicionado. Podemos garantir que hoje, as marcas oferecem ótimas alternativas para esse público”, comenta.

Entre as alternativas no mercado, o ar-condicionado com filtro antibactéria é capaz de manter o ar fresco e garantir a limpeza da parte interna da evaporadora, unidade que fica no ambiente interno da residência ou empresa. Além de filtrar a poeira do ar, o filtro consegue eliminar até 99% das bactérias e vírus presentes no local, tornando o aparelho uma escolha viável para aqueles que possuem algum problema respiratório como rinite e asma. Alguns aparelhos possuem uma função que avisa quando o filtro precisa ser limpo, indicando o momento ideal para a limpeza da máquina, o que garante que o equipamento mantenha o local mais limpo e saudável. Outra opção é usar o aparelho de ar-condicionado com um umidificador de ambientes, porque melhora a qualidade do ar, trazendo mais umidade.

Alguns aparelhos possuem uma função que avisa quando o filtro precisa ser limpo, indicando o momento ideal para a limpeza da máquina. Foto: Pexels

Muito além dos diferenciais dos aparelhos disponíveis no mercado que são capazes de melhorar a qualidade do ar, o principal item no combate à alergia é a limpeza. Principalmente antes de começar o verão, após o ar-condicionado ter ficado por um bom tempo sem ser utilizado, é necessário garantir que o filtro do ar esteja devidamente higienizado, o ideal é uma revisão bimestral. “Além disso, para todos os modelos, é fundamental que uma vez por semestre, seja feita uma higienização mais profunda da estrutura do aparelho, contando com os serviços de um técnico especializado”, conclui.

Ferragamo celebra a tradição artesanal da linha Tramezza no Brasil

Uma noite especial em São Paulo reuniu convidados em uma celebração à herança artesanal da grife italiana.

Com o intuito de celebrar a herança artesanal da silhueta Tramezza, uma das mais emblemáticas da Ferragamo, a marca italiana promoveu nesta terça-feira (29) um jantar exclusivo em parceria com a revista Esquire Brasil. Realizado no sofisticado Apartamento JK, em São Paulo, o Tramezza Dinner by Ferragamo reuniu executivos internacionais da grife, convidados especiais da Esquire e um grupo seleto de clientes, em uma noite marcada por elegância, socialização e imersão no universo Ferragamo.

A experiência foi ainda mais especial com a presença do mestre artesão da Ferragamo, que veio diretamente da Itália para apresentar, ao vivo, as técnicas centenárias que dão forma ao Tramezza. Reconhecida por seu acabamento impecável e construção refinada, a silhueta exige 120 etapas de produção, realizadas por 25 profissionais ao longo de quatro dias – um processo que sintetiza a excelência, o cuidado e a tradição que acompanham a história da marca desde sua origem.

Entre os presentes, estiveram os executivos Rodrigo Mascaretti, Diretor Geral da Ferragamo LATAM; Pedro Colorado, Diretor de Marketing e Comunicação LATAM; e Gabriela Yassuda, Gerente de Marketing da Ferragamo LATAM. Representando a Esquire Brasil, marcaram presença o publisher Luciano Ribeiro, o editor-chefe Edu Simões e a editora digital Julia Carneiro.

Como prelúdio ao jantar, a Ferragamo realizou na segunda-feira (28) um coquetel especial em sua boutique no shopping JK Iguatemi. Ali, um grupo de convidados teve a oportunidade de vivenciar de forma intimista o savoir-faire da grife, acompanhando de perto a demonstração conduzida pelo artesão.

As ativações reforçam o compromisso da Ferragamo em criar conexões significativas com o público local, celebrando sua história e valores por meio de experiências únicas que destacam o luxo, a tradição e o artesanato como pilares de sua identidade. Fotos: Lu Prezia

 

…Bom dia! “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.” Carlos Drummond de Andrade

…Um abraço aos aniversariantes de hoje: Luiz Carlos Feitosa, Alexandrina Marques Barbosa, Marcelo Dallamico, Silvia Helena Cestari Menegusso, Rodrigo Moraes Ricarte Granja, Andrei Lima de Almeida, Urbano Portugal Filho, Andrea de Souza, Fabio de Castro, Ederlei Ferreira dos Reis, Isaias Carneiro, Eliane Regina Gonçalves e Clara Holland. Happy birthday!

… A Editora Abril segue celebrando seus 75 anos de história com uma série de iniciativas especiais. Como parte dessas comemorações, destaca-se o aniversário de 65 anos da Quatro Rodas, a revista brasileira especializada em automóveis que se tornou referência no mercado editorial tanto no impresso quanto no digital.

… Para marcar a data, Quatro Rodas promoverá um evento exclusivo voltado a executivos e profissionais da indústria automotiva, além de representantes de empresas que integram o ecossistema automobilístico — como fabricantes de baterias, lubrificantes, pneus, energia e combustíveis.

… O encontro acontecerá no dia 4 de agosto, no Hotel W, em São Paulo, e contará também com a tradicional premiação “Melhor Compra”, que reconhece as melhores opções de compra do mercado para o consumidor.

… Além da premiação, a Quatro Rodas apresentará uma pesquisa inédita sobre as preferências dos consumidores de automóveis nos dias de hoje, quando avaliam seus próprios carros e pensam em comprar novos modelos.

Acessórios Bottega Veneta para a temporada

Com a alta do verão europeu, a Bottega Veneta reafirma seu lugar de destaque no cenário da moda ao apresentar uma seleção irresistível de acessórios que traduzem o espírito da estação com sofisticação. A marca, reconhecida por seu olhar inovador e por manter viva a tradição do savoir-faire italiano, propõe peças que transitam entre o clássico e o contemporâneo.

A coleção PF25 traz diversos acessórios – de óculos de sol a sapatos únicos no famoso intrecciato, técnica chefe da marca de entrelaçado de couro para várias combinações, do estilo criativo ao mais elegante, garantindo o luxo da maison.

Para um jantar em noites de verão, a Mule Blink casa o conforto com o refinamento tradicional da marca. Disponível nas cores creme e preto, o salto é sinônimo de peça atemporal.

Já para caminhadas nos dias quentes, há a opção da Mule sem salto. Disponível nas cores creme, marrom e preto, ela equilibra qualquer composição, trazendo no seu DNA o luxo Bottega Veneta com identidade.

A linha de óculos também ganha destaque nesta temporada, com armações que imprimem estilo imediato – do casual ao mais elaborado. São peças que não apenas protegem, mas transformam o visual, reforçando a estética ousada e minimalista da grife. 

Com uma curadoria precisa de formas, texturas e tons, a coleção PF25 da Bottega Veneta reafirma o protagonismo da marca como referência no luxo contemporâneo. Seus acessórios não são apenas complementos, mas verdadeiras declarações de estilo – pensados para acompanhar a mulher moderna em qualquer cenário.

Mês Vocacional: “Peregrinos porque chamados”

A esperança é a virtude que fundamenta toda vocação e, consequentemente, toda missão. Foto: Freepik

*Por José Expedito

José Expedito Foto: Arquivo pessoal

“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao Senhor da messe que mande operários para sua messe” (Mt 9, 37-38). Este apelo de Jesus a seus discípulos se repete a cada ano durante o “Mês Vocacional” e sempre ganha um sentido novo dentro do tema escolhido pela Igreja para despertar e incentivar os diversos chamados ao serviço da evangelização.

Há 44 anos, a Igreja no Brasil escolheu agosto para refletir e rezar pelas diversas vocações. A escolha deste mês está ligada à festa de São João Maria Vianney, padroeiro dos párocos e vigários paroquiais, que é celebrada no dia 4 de agosto.

Há 44 anos, a Igreja no Brasil escolheu agosto para refletir e rezar pelas diversas vocações. Foto: Freepik

Inicialmente, o mês vocacional tinha como alvo a vocação específica ao sacerdócio, porém, no decorrer dos anos, passou-se a abordar também a vocação religiosa e a vocação dos missionários leigos e leigas, nas pastorais e movimentos, com destaque para o ministério da catequese.

Todos esses chamados estão contidos na vocação universal à santidade, que recebemos no batismo, para o nosso crescimento espiritual e testemunho diante da comunidade e do mundo.

Neste ano de 2025, marcado pelo jubileu, a Igreja segue o tema proposto pelo Papa Francisco: “Peregrinos porque chamados”, com o lema: “A esperança não decepciona porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações” (Rm 5,5).

A esperança é a virtude que fundamenta toda vocação e, consequentemente, toda missão. Por isso, o forte apelo para que todos sejamos, no mundo, sinais de esperança. Somos chamados a descobrir o amor de Deus por cada um de nós, para que sejamos homens e mulheres de esperança.

Na organização prática do “Mês Vocacional”, a cada semana procura-se tratar de um tema específico, na perspectiva da vocação batismal à santidade.

A primeira semana é dedicada à vocação ao ministério ordenado (diácono, presbítero e bispo). Na segunda semana, celebra-se a vocação ao matrimônio e à vida familiar. A terceira semana é dedicada à vocação religiosa, à vida consagrada (religiosos e religiosas); e, na quarta semana, a Igreja enfatiza os ministérios e serviços na comunidade (leigos e leigas).

Na organização prática do “Mês Vocacional”, a cada semana procura-se tratar de um tema específico, na perspectiva da vocação batismal à santidade. Foto: Peter H por Pixabay

Durante o mês vocacional, de maneira particular aos domingos, além da reflexão do tema da semana, as comunidades são incentivadas a incluir preces especiais para que não faltem sacerdotes na condução das igrejas locais.

O mês de agosto desperta em cada um de nós a consciência de que o verdadeiro vocacionado na Igreja é enviado para transformar as estruturas deste mundo, em conformidade com o Reino de Deus, que começa aqui e agora, para se completar na eternidade. Àqueles que chamou, Jesus ordenou: “Andando pelo caminho, anunciai que o Reino dos Céus está perto (…) De graça recebestes, de graça deveis dar” (Mt 10,7-8).

José Expedito da Silva é jornalista e comentarista no “Café da Manhã”, jornal diário da Rádio Canção Nova

Aprenda a fazer o doce Morango do Amor

Créditos: Nayara Kliner

O “Morango do Amor”, doce feito com brigadeiro branco e uma casquinha crocante de caramelo brilhante, virou febre nas redes sociais e tem gerado filas e listas de espera nas confeitarias. A combinação do visual encantador com o sabor clássico do brigadeiro e do morango transformou a receita em um verdadeiro fenômeno de vendas.

Para quem quer reproduzir a sobremesa em casa, Ana Piku confeiteira e sócia da PikurruchA’S, compartilha uma versão prática e deliciosa. “O segredo está no ponto do brigadeiro e no controle da temperatura da calda. Não é difícil, mas exige atenção para que o resultado fique perfeito”, explica.

A seguir, confira a receita completa e dicas essenciais para acertar no preparo:

Morango do amor com brigadeiro branco e casquinha de vidro – por Ana Piku

Ingredientes

Para o brigadeiro branco:

  • 2 latas de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • (Opcional: 100gr leite em pó)

Para a calda de caramelo:

  • 750g de açúcar refinado
  • 500ml de água
  • 14g de vinagre de álcool
  • 6g de corante em pó (vermelho natal, rosa pink ou da cor desejada)
  • 5g de glitter comestível (da mesma cor ou perolado)
Créditos: Nayara Kliner

Para montagem:

  • Morangos lavados e secos com o cabinho verde intacto
  • Palitos de madeira (tipo de pirulito ou espetinho)
  • Tapete de silicone
  • Plástico de polipropileno para embalar

Modo de preparo

Brigadeiro branco firme:

Em uma panela de fundo grosso, adicione o leite condensado e o creme de leite;

Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até atingir ponto de enrolar firme aquele em que o brigadeiro desgruda totalmente da panela e você consegue formar uma bolinha que mantém o formato;

Dica importante: depois que chegar nesse ponto, cozinhe por mais 3 a 4 minutos, sempre mexendo. Esse tempo a mais vai garantir que o brigadeiro suporte a temperatura da calda de caramelo sem derreter;

Transfira para um recipiente untado e deixe esfriar em temperatura ambiente não leve à geladeira, pois o brigadeiro pode transpirar e interferir na aderência do caramelo.

Calda de Caramelo Crocante:

Em uma panela alta, misture bem o açúcar, a água, o vinagre, o corante e o glitter fora do fogo;

Leve ao fogo alto, sem mexer mais, até atingir 160 °C. Atenção: após os 150 °C, a temperatura sobe muito rápido. Use termômetro de açúcar para não ultrapassar o ponto.

Se não tiver termômetro, use o teste do copo com água gelada: pingue um pouco da calda na água e, se formar uma plaquinha crocante que faz “tec tec” ao quebrar, está pronto;

Quando atingir o ponto ideal, transfira a calda para uma tigela de inox dentro de uma panela com banho-maria quente, para manter a calda maleável por mais tempo durante a montagem.

Montagem:

Pegue os morangos e envolva cada um com cerca de 50g de brigadeiro branco já frio.

Modele com as mãos até que todo o morango esteja coberto;

Espete o palito pela parte do cabinho verde, garantindo firmeza;

Importante:

Espete e banhe o morango o mais próximo possível do momento do banho, para evitar que o morango solte água;

Com a calda em temperatura ideal, mergulhe o morango com brigadeiro no caramelo, girando para cobrir uniformemente;

Coloque para secar sobre um tapete de silicone;

Após secar, embale em plástico de polipropileno para preservar a crocância e o brilho.

Dicas extras:

• O vinagre na calda ajuda a evitar cristalização;

• O glitter dá um efeito mágico na casquinha, ideal para encantar crianças e adultos;

• Não substitua o brigadeiro por recheios muito cremosos, o ponto firme é essencial para resistir ao calor do caramelo.

Doce do momento, moranguinho do amor faz sucesso nas redes

Inspirado na maçã do amor, doce de baixo custo e grande apelo visual é tendência e pode ser uma boa oportunidade de negócio

Confeiteiros de todo o Brasil estão lucrando com uma nova febre no mercado – o moranguinho do amor. Trend nas redes sociais, o doce não tem nada de complexo: o morango leva uma camada brigadeiro branco, seguida de calda vitrificada de açúcar vermelho. O resultado se assemelha à tradicional maçã do amor das festas juninas. Para o Sebrae, o produto é um ótimo exemplo de como as redes sociais conseguem transformar algo simples em um verdadeiro sucesso.

“Um vídeo bonito, um nome criativo, uma imagem que dá vontade de comer — e pronto. Em poucos dias tá todo mundo querendo experimentar”, endossa Janaína Camilo, especialista em Mercados e Transformação Digital do Sebrae. “As redes não só mostram o que está em alta, elas criam desejo. E quando esse desejo envolve comida, aí é que o negócio acelera mesmo.”

Para quem tem um pequeno negócio, o momento é de oportunidades. Não é preciso inventar nada mirabolante, basta aproveitar o que já está viralizando. O moranguinho do amor tem apelo visual, é fácil de fazer, tem baixo custo e pode ser vendido tanto na rua quanto em uma doceria ou lanchonete.

A especialista do Sebrae reitera que as pessoas estão dispostas a pagar mais por versões “gourmetizadas” de algo tradicional, porque não compram apenas o produto, mas a experiência, a memória afetiva e o valor simbólico que ele carrega quando é bem apresentado, tem bom storytelling e apelo visual.

“Nesse contexto, a melhor estratégia de precificação depende do posicionamento: preços mais altos funcionam quando há diferenciação clara e público disposto a pagar por exclusividade; já preços mais competitivos funcionam quando o objetivo é ganhar escala e aproveitar o volume gerado pela viralização”, esclarece.

Janaína lembra, no entanto, que é preciso ter agilidade para não perder a onda – e as vendas. Saber aproveitar o momento garante visibilidade, atrai novos clientes e ainda pode transformar aquele produto temporário em um carro-chefe do seu negócio. Criar promoções relâmpago ou edições limitadas do “Morango do Amor” pode gerar senso de urgência e aumentar as vendas.

“A dica é: corra para adaptar o seu cardápio. Capriche na apresentação, dê um toque seu, coloque um nome divertido e poste o resultado nas redes. Não precisa ter mil seguidores — se o vídeo for bem-feito, com uma boa legenda e hashtag, já pode alcançar bastante gente, principalmente da sua cidade ou bairro”, orienta.

Moranguinho do amor virou sucesso por meio das redes sociais. Foto: Divulgação.

“E se marcar localização, usar sons que estão em alta e interagir com quem comenta, melhor ainda. Outra opção é apostar em um conteúdo interativo, como enquetes sobre novos sabores ou desafios de criação, que engajam a audiência”, adiciona.

Para a especialista do Sebrae, a trend é só a porta de entrada. “O que mantém o negócio vivo é consistência, criatividade e foco em construir relacionamento com quem compra”, analisa Janaína. Ela sugere ações para transformar o que parece passageiro em um produto fixo, como aproveitar o pico da tendência para atrair atenção e novos clientes – usando o hype para gerar fluxo, visibilidade e base de seguidores; construir uma marca, não só um produto, usando a trend para entender o seu público; ouvir os clientes e adaptar o cardápio com base no que funcionou, mantendo o que teve mais saída e conectando com outras tendências (exemplos: sazonalidades, datas comemorativas, sabores da estação).

Criar promoções relâmpago ou edições limitadas do “Morango do Amor” pode gerar senso de urgência e aumentar as vendas. Foto: Divulgação.

…Bom dia! “A única coisa que sabemos sobre o futuro é que ele será diferente.” – Peter Drucker

…Um abraço aos aniversariantes de hoje: Carlos Ronald Domingues, Carlos Alberto Dal Pasqual, Maria Berenice Kruki, André Luiz Pires Ramos, Patricia Saraiva de Moraes, Paula Medeiros, Cleusa Ziemniaczak, Maria Helena Abdulahad, Vanessa Ponsano Giglio, Mayra Chacha Rosa, Laércio de Carvalho, Maria Luiza Ribeiro, Dannon Lacerda, Sergio Gomes Mota, Maria Ignez de Almeida Burgo, William Lima Dutra e Fernanda Gomes de Melo. Happy birthday!