Início Site Página 46

Como proteger os pets dos fogos de artifício

Festas Juninas: Como proteger os cães que tem medo da barulho de fogos?

A temporada de festas juninas segue em pleno vapor pelo Brasil. A celebração, uma das mais aguardadas pelo público é conhecida pelas quadrilhas e pelas típicas iguarias brasileiras. Mas, você sabia que para os pets a festa pode ser desafiadora?

Isso acontece, pois, a celebração também é marcada pelos sons de fogos, rojões, biribinhas e demais efeitos sonoros que podem incomodar os cães.

“A audição do cão é mais aguçada que a nossa. Por isso, o estrondo dos artefatos é extremamente incômodo para o pet”, explica a Médica-veterinária e Gerente de Produto da Unidade de Animais de Companhia da Ceva Saúde Animal, Marina Tiba.

A audição do cão é mais aguçada que a nossa. Por isso, o estrondo dos artefatos é extremamente incômodo para o pet. Foto: Internet

Ao ouvir o barulho o animal apresenta mudanças comportamentais que indicam medo e ansiedade. As manifestações caninas de medo de barulho vão desde esconder-se, tremer e salivar, manter-se grudado no tutor, respiração ofegante, latidos e choramingos, até sinais extremos como automutilação e tentativas arriscadas de escapar de casa. “Dependendo da região onde o animal mora, os sons podem ser frequentes e ficarem ainda mais próximos dos animais e isso pode trazer riscos para o bem-estar e para segurança do pet. Quando os artefatos explodem muito próximos ao cão, pode acontecer inclusive danos na audição dele. Em casos mais extremos, a fobia pode levar o animal a óbito”, conta a profissional.

Algumas medidas, como deixar o animal em um ambiente seguro, com um som conhecido e oferecer brinquedos e petiscos, podem ajudar a minimizar o desconforto do pet, pois podem ajudar a desviar a atenção do animal do barulho.

Ao ouvir o barulho o animal apresenta mudanças comportamentais que indicam medo e ansiedade.

“Caso o tutor perceba que haverá uma queima de fogos próxima da residência, o ideal é levar o pet para um ambiente mais tranquilo onde o som possa ser abafado o máximo possível. Outro ponto de atenção é respeitar o comportamento do cão. Alguns animais podem se esconder embaixo das camas, por exemplo. Caso isso ocorra o tutor não deve tentar retirá-lo, pois isso aumenta o estresse e medo. É importante esperar e respeitar o tempo do pet e oferecer um ambiente com brinquedos e alimentos positivos para ele”, explica Marina.

Os animais interpretam os barulhos dos fogos como uma ameaça, algo fora da rotina e isso desperta o pânico. É comum que os cães se escondam, e em casos graves a fobia pode até mesmo provocar a fuga ou acidentes domésticos. A presença do tutor nesses momentos pode inclusive ser uma ferramenta para tranquilizar o pet. Caso não seja possível, é indicado que o animal fique em um ambiente restrito e seguro onde seja possível abafar o som.

Os animais interpretam os barulhos dos fogos como uma ameaça, algo fora da rotina e isso desperta o pânico, e em casos graves a fobia pode até mesmo provocar a fuga ou acidentes domésticos.

Para auxiliar nessas situações, os tutores também podem apostar no uso do análogo sintético do odor materno canino o Adaptil. O uso do produto é altamente recomendado para o tratamento do medo de barulhos pois criará um senso de familiaridade e segurança no ambiente e auxiliará na amenização dos medos do cão. O produto é recomendado por médicos veterinários e especialistas em comportamento animal.

Montblanc celebra o artesanato em couro na Milan Fashion Week

A Montblanc revelou suas mais recentes coleções de couro na Milan Fashion Week, oferecendo uma prévia para jornalistas, influenciadores e convidados VIP no Salone dei Tessuti. O espaço neogótico recebeu convidados como Xavier Dolan, Poppy Delevingne, Bianca Balti, Johannes Huebl e Simone Susinna em uma jornada imersiva de design concebida pelo diretor artístico da Montblanc, Marco Tomasetta, em celebração ao artesanato italiano em couro.

Ao entrar no showroom, os convidados foram recebidos com as coleções de couro Primavera/Verão 2025 da Montblanc, artisticamente dispostas em uma seleção de peças de mobiliário de meados do século, com curadoria em parceria com a galeria italiana Volumnia.

A escrivaninha Montblanc, projetada por Marco Tomasetta, esteve presente em todo o espaço do showroom, destacando as raízes da Montblanc na cultura da escrita e apresentando a primeira incursão da Maison no design de móveis. Os convidados puderam experimentar o elevado artesanato da marca ao receber um marcador de couro, criado pessoalmente por um artesão Montblanc. Este poderia então ser inserido em um livro de segunda mão da sua preferência, selecionado a partir de uma coleção literária fornecida pelo Pettirosso Coolture Club, um movimento cultural que promove o pensamento crítico na educação através da leitura e da troca de ideias.

A escrivaninha Montblanc, projetada por Marco Tomasetta, esteve presente em todo o espaço do showroom, destacando as raízes da Montblanc. Crédito: Daniele Venturelli / Getty Images

A elegância do design italiano também foi celebrada através de um espaço especial dedicado à parceria contínua da Montblanc com a Ferrari, que apresentava um carro Ferrari 275 GTB/4 amarelo e uma prévia do próximo capítulo da colaboração, que será lançada em 2025.

“Milão é uma cidade que vive e respira design, tornando-a o cenário natural para o mais recente showroom da Montblanc, onde colocamos firmemente o foco na arte do artesanato um conceito no coração da nossa Maison que pode ser sentido em todas as categorias de produtos, desde instrumentos de escrita criados em Hamburgo até artigos de couro fabricados em Florença. Imaginei o showroom como um espaço onde os visitantes poderiam encontrar inspiração no mundo do design e mergulhar nas muitas formas de artesanato expressas na Montblanc”, explica Marco Tomasetta, Diretor Artístico da Montblanc.

Imaginei o showroom como um espaço onde os visitantes poderiam encontrar inspiração no mundo do design e mergulhar nas muitas formas de artesanato Foto: Daniele Venturelli/Getty Images for Montblanc)

As coleções de couro Montblanc Primavera/Verão 2025 apresentadas no Salone dei Tessuti equilibram a rica herança da Maison com os novos códigos de design, formas e cores originais distintamente ousados ​​criados sob a direção de Marco Tomasetta. As novidades em couro expostas incluíram a coleção Meisterstück com seu novo fecho de montanha reinventado em vários tamanhos; a coleção Soft com sua delicada paleta de cores e formas redimensionadas; a coleção Sartorial com sua atraente cápsula colorida multilimão, e a coleção Extreme 3.0 com seu projeto de personalização de fivela M LOCK 4810 e uma cápsula de viagem em tecido jacquard leve.

O artesanato tem sido um foco especial para a Montblanc este ano, quando a Maison celebra o 100º aniversário do seu ícone de design, o instrumento de escrita Meisterstück. Com seu design reconhecível em forma de charuto, três anéis de ouro e pena de ouro feita à mão, a caneta-tinteiro toda preta foi chamada de Meisterstück ou “obra-prima” em alemão, para descrever seu status como um trabalho do mais alto nível de artesanato realizado através das habilidades dos artesãos da Montblanc. Desde a sua criação em 1924, a Meisterstück tornou-se sinônimo de Montblanc e um símbolo da cultura da escrita.

Brasil é o 2º no ranking mundial em investimentos estrangeiros

*Por Leonardo Grisotto

O Brasil se tornou o segundo país no mundo que mais recebe investimentos estrangeiros diretos, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em 2023, entraram US$ 64 bilhões no país. Nesse montante, estão incluídos processos de M&A isto é, fusões e aquisições.

Para o consultor empresarial Leonardo Grisotto, chama a atenção o apetite de corporações dos Estados Unidos e da China. Grisotto é cofundador e sócio-diretor da Zaxo, boutique de M&A (Mergers and Acquisitions), empresa especializada em oferecer assessoria customizada a organizações interessadas em comprar e àquelas dispostas a serem vendidas.

O Brasil se tornou o segundo país no mundo que mais recebe investimentos estrangeiros diretos.

Em sua avaliação, mesmo com a conjuntura global instável em razão de conflitos bélicos como o entre Rússia e Ucrânia e o entre Israel e o Hamas, no Oriente Médio o mercado internacional de M&A está aquecido. Aliás, justamente pela busca por protagonismo no cenário mundial é que Estados Unidos e China assumem a dianteira nesse movimento de fusões e aquisições de grupos locais.

“O Brasil é um mercado em potencial. Isso desperta o interesse de corporações desses dois atores geopolíticos, Estados Unidos e China. A tendência é a de se intensificarem movimentos de empresas norte-americanas e chinesas por fusões e aquisições em terras tupiniquins”, assinala Grisotto.

Empresas de um amplo rol de atividades econômicas entram no radar. Agronegócio, setor de infraestrutura, como construção civil, saneamento básico e concessionárias de serviços públicos; e segmentos industriais, como o farmacêutico e outros, podem ser citados entre os principais, observa o sócio-diretor da Zaxo.

O Brasil é um mercado em potencial. Isso desperta o interesse de corporações desses dois atores geopolíticos, Estados Unidos e China.

De acordo com relatório divulgado em março pela consultoria PwC Brasil, em 2024 as fusões e aquisições no país devem crescer em relação a 2023. Só no primeiro mês do ano, pelo menos 85 delas foram mapeadas pela PwC Brasil. Outro levantamento, da M&A Community, aponta outras 63 fusões e aquisições no Brasil, compiladas em um período entre 20 de março e 3 de abril último.

As organizações brasileiras dispostas a se colocarem na vitrine devem se preparar para uma eventual fusão ou aquisição. Nesse sentido, torna-se indispensável o trabalho de boutiques de M&A, como a Zaxo. A assessoria especializada aplica metodologia para preparar o negócio para a venda, melhorando a percepção de valor no mercado e auxiliando inclusive no processo de incorporação ao comprador.

“Um processo de M&A envolve dois lados – o da corporação que age para comprar (buy-side) e o da empresa que se coloca para ser vendida (sell-side). Os dois lados precisam de uma assessoria profissional e personalizada, para uma relação ganha-ganha”, orienta Grisotto.

Conheça o sobá: prato típico de Campo Grande

No dia 18 de junho de 1908, o navio Kasato Maru aportou no porto de Santos, trazendo o primeiro grupo de imigrantes japoneses ao Brasil. Essa data marcou o início de uma história rica e transformadora para ambos os países. A vinda dos japoneses ao Brasil foi impulsionada por necessidades econômicas e sociais. O Brasil, à época, enfrentava uma escassez de mão-de-obra para as fazendas de café, especialmente em São Paulo e no norte do Paraná. Já o Japão, por sua vez, lidava com uma pressão demográfica significativa e buscava alternativas para aliviar essa tensão social.

A política de emigração japonesa teve início durante a era Meiji (1868), um período de modernização e abertura ao mundo. Apesar das reservas iniciais quanto à emigração, em 1906, os governos do Japão e do Estado de São Paulo firmaram um acordo que possibilitou a vinda dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil.

A vinda dos japoneses ao Brasil foi impulsionada por necessidades econômicas e sociais. Foto: Pixabay

Embora a primeira leva de imigrantes tenha desembarcado em 1908, foi somente a partir de 1910 que os japoneses começaram a chegar em Mato Grosso, quando ainda não havia ocorrido a divisão do território que formaria Mato Grosso do Sul. A construção da estrada de ferro Noroeste do Brasil foi um dos fatores principais que atraiu esses imigrantes para a região.

Segundo o portal Nippo Brasil, Campo Grande se tornou um dos principais núcleos de imigrantes de Okinawa. Esses imigrantes foram atraídos pelas promissoras oportunidades de trabalho na construção da ferrovia. Enquanto a diária média dos trabalhadores em outras áreas não ultrapassava 3 mil réis, os operários da estrada de ferro podiam ganhar até 5 mil réis, um incentivo significativo. Foi essa oportunidade que levou 75 imigrantes a aceitarem trabalhar no assentamento dos trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.

Um dos legados culturais mais marcantes deixados pelos imigrantes japoneses em Campo Grande é o sobá, um prato tradicional de Okinawa. O consumo de sobá em Okinawa remonta a pelo menos 400-500 anos, refletindo as intensas trocas culturais e comerciais entre China e Okinawa desde o século XIV. Em Campo Grande, o sobá se tornou parte do cenário gastronômico na década de 40, adaptado ao paladar local pelos imigrantes okinawanos. Em 2006, o sobá foi reconhecido como patrimônio imaterial de Campo Grande, enraizando-se profundamente na cultura da cidade.

O sobá tem origem no Japão e ganhou o coração dos sul-mato-grossenses
Imagem: Keiny Andrade/UOL

Para aqueles que desejam preparar sobá em casa, todos os ingredientes necessários podem ser encontrados no Fort Atacadista e nos Supermercados Comper, que possuem 22 lojas no estado, facilitando o acesso a essa iguaria que simboliza a união das culturas japonesa e brasileira. A lista de endereços das lojas Fort Atacadista você encontra em: www.fortatacadista.com.br/nossas-lojas. A lista com os endereços dos Supermercados Comper está em: https://www.comper.com.br/institucional/nossas-lojas.

Receita de Sobá

  • 500g de macarrão especial para sobá
  • 700g de alcatra, patinho, mignon (carne de sua preferência) cortada em tiras médias
  • 1 xícara de molho shoyu
  • 5 ovos
  • 1colher de manteiga
  • Gengibre (picadinho)
  • Cebolinha picada
  • 1 colher de óleo

Modo de preparo:

Para preparar o sobá, comece temperando a carne cortada em tiras e deixe o tempero penetrar por aproximadamente uma hora. Em seguida, refogue a carne em uma colher de óleo e, após refogar, acrescente um litro de água e uma xícara de shoyu.

Adicione sal a gosto e cozinhe por 30 minutos em fogo baixo para que o sabor da carne incorpore ao molho. Enquanto isso, cozinhe o macarrão normalmente e reserve. Prepare ovos mexidos, fritando-os com manteiga.

Após tudo estar pronto, monte o prato em um refratário individual fundo, colocando a quantidade desejada de macarrão, despejando o caldo por cima até cobrir o macarrão, e adicionando a carne por cima. Finalize colocando o ovo mexido, salpicando cebolinha e gengibre picadinho a gosto. Sirva quente.

Festejos juninos devem atrair mais de 21,6 milhões de pessoas pelo país

​​Os dados são de um levantamento feito pelo Ministério do Turismo, junto as Secretarias Estaduais e Municipais de Turismo, e divulgados nesta terça-feira (18/6)

“Olha pro céu, meu amor. Vê como ele está lindo…” chegou uma das épocas mais aguardadas do ano: o São João. E com ela, mais de 21,6 milhões de pessoas devem curtir os tradicionais festejos pelo Brasil. Os números são de um levantamento feito pelo Ministério do Turismo, com informações das Secretarias Estaduais e Municipais de Turismo, e divulgado nesta terça-feira (18/6). Presente no calendário oficial de festas populares do país, a celebração dos santos juninos movimenta o turismo de norte a sul, aquecendo a economia e gerando emprego e renda para milhares de brasileiros.

Caruaru

E vai ter arrasta pé para todo lado, especialmente no Nordeste, principal centro das tradições que compõe os festejos juninos. Por lá, já tem sanfoneiro tocando e levantando a poeira com muito forró. Em Caruaru (PE), o “arraiá” já começou e vai durar 72 dias. São esperadas mais de 4 milhões de pessoas durante o período, segundo a prefeitura local, injetando na economia do município cerca de R$ 700 milhões. Em Petrolina (PE), a expectativa é de que o ciclo junino reúna mais de 800 mil pessoas e injete R$ 300 milhões na economia local.

São-João-Caruaru-Pernambuco Foto: Prefeitura de Caruaru.

Campina Grande

Na vizinha Paraíba, a cidade de Campina Grande também registra números expressivos. A expectativa é que haja um crescimento de público para os festejos juninos de 20% em comparação ao ano passado, alcançando mais de 3 milhões de pessoas. Já na Bahia, a festa deve atrair 1,5 milhão de pessoas. Entre os destinos mais procurados estão os municípios de Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Cachoeira, Ibicuí, Senhor do Bonfim e Irecê.

Parque do Povo na noite de abertura do São João 2023 de Campina Grande — Foto: Divulgação

Ceará

O Ceará também já está em clima de festa. Em Maracanaú, por exemplo, mais de 2 milhões de pessoas devem aproveitar os 24 dias de festança e muita diversão. Outras cidades do interior também movimentarão essa época do ano, com festejos no Vale do Cariri, em municípios como Juazeiro e Crato; e no corredor junino Circuito Norte, formado por Sobral, Meruoca, Forquilha, Barroquinha, Uruoca, Martinópole, Camocim e Granja.

O Ceará também já está em clima de festa. Em Maracanaú, por exemplo, mais de 2 milhões de pessoas devem aproveitar os 24 dias de festança e muita diversão. Foto: Wallpaper Flare

Minas Gerais

E se engana quem acha que as festas de São João estão concentradas apenas no Nordeste. Minas Gerais também é palco dos tradicionais eventos juninos. Durante dois meses de festa, o governo do Estado espera uma movimentação turística de aproximadamente 3 milhões de pessoas, 20% a mais que em 2023, quando 2,6 milhões de turistas viajaram pelo estado, segundo dados do Observatório do Turismo.

Minas Gerais também é palco dos tradicionais eventos juninos. Foto: Pixabay

São Paulo

Em São Paulo, mais de 300 municípios também devem atrair quase de meio milhão de paulistas em festas pelo estado. Segundo dados da Secretaria de Turismo e Viagens de SP, o número é maior que o registrado em 2023 e deve movimentar diretamente R$ 318,8 milhões apenas de viagens e pernoite, que foi o padrão considerado pela pesquisa.
E o “anarriê” não para por aí. Em outras localidades a cultura junina estará presente mostrando a força popular dessa celebração.

Festa junina no Centro de Tradições Nordestinas — Foto: Divulgação
Em São Paulo, mais de 300 municípios também devem atrair quase de meio milhão de paulistas em festas pelo estado. Foto: Divulgação

Palmas (TO)

Como no Arraiá da Capital, em Palmas (TO), que para sua 32ª edição espera atrair aproximadamente 60 mil pessoas nos cinco dias de festa. Em Rondônia, na 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá, são esperados cerca de 150 mil visitantes. Já em Boa Vista (RR), os festejos locais estimam um público de 370 mil pessoas, movimentando cerca de R$ 20 milhões na cidade.

Apresentação na 39ª edição do Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho — Foto: Governo de Rondônia/Divulgação
Apresentação na 39ª edição do Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho — Foto: Governo de Rondônia/Divulgação

 Pelas estradas

O setor rodoviário regular dedica atenção especial aos festejos, com uma operação diferenciada para receber os milhares de viajantes que se deslocam principalmente para as cidades do interior, tanto para aproveitar a festa quanto para trabalhar no evento.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), o aumento na grade de horários das empresas que atendem estes eventos deve girar em torno de 35% e o setor espera transportar cerca de 1,5 milhão de pessoas para destinos de São João.

As cidades de Caruaru e Petrolina (PE), Campina Grande (PB), Mossoró (RN), Patos (PB) e Votorantim (SP) são as mais procuradas por quem vai viajar de ônibus. Capitais como Aracaju (SE) e São Luís (MA), com sua forte tradição do Bumba Meu Boi, e Belo Horizonte (MG) também conseguem movimentar as rodoviárias no sentido contrário (interior/capital) com grandes atrações.

Cultura popular

Trazidas ao Brasil pelos europeus no período colonial, as festas em homenagem aos santos Antônio, Pedro e João, realizadas no mês de junho, tornaram-se ícones da cultura nordestina. As festas juninas brasileiras são marcadas por danças típicas como a quadrilha, músicas de forró, fogueiras, fogos de artifício e comidas típicas como milho cozido, pamonha e canjica. Essa mistura de elementos religiosos, rurais e folclóricos faz de São João uma das celebrações mais vibrantes e culturalmente ricas do país.

Essa mistura de elementos religiosos, rurais e folclóricos faz de São João uma das celebrações mais vibrantes e culturalmente ricas do país. Foto: Rieth / stock.adobe.com

…Bom dia! “Felicidade é saber aproveitar todos os momentos como se fossem os últimos”.

… Um abraço aos aniversariantes de hoje: Katia Godoi, Andrea Lindeberg, Danilo Almeida Lacerda Duarte, Mario Nelson Araújo, Sandra Regina Fabril, Ronaldo Gomes Chimenes, Fernando Luiz Claudino de Oliveira, Cleide Fatima de Almeida e Julia Macena Martins. Happy birthday!

… A Braé, marca premium de tratamentos capilares e perfumaria, inaugurou sua 11ª pop up store, agora, no Cidade Jardim – o shopping mais luxuoso do Brasil. Com investimento inicial de R$ 300 mil, a novidade segue uma das estratégias de crescimento da marca que é ampliar sua presença física nos principais estados do Brasil – atualmente são seis pop ups stores no Rio de Janeiro e três em São Paulo, além da unidade em Nova York no salão da marca, The Boutique by Braé.

Com a novidade, a empresa referência em hair care, passa a ter 11 unidades de espaços físicos, entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo e um em Nova York

Além do Shopping Cidade Jardim, está previsto ainda para 2024 a inauguração de mais cinco pop up stores. A longo prazo, a empresa tem a meta de abrir 50 unidades nos quatro cantos do país. Atualmente, a Braé está presente em 12 países, em mais de 25 mil salões de beleza e 5 mil lojas multimarcas. Com a novidade, a empresa referência em hair care, passa a ter 11 unidades de espaços físicos, entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo e um em Nova York

Boca Rosa lança pó em sete diferentes tonalidades

Após lançar o Stick Pele, produto multifuncional e com 50 tons, se tornando a marca brasileira com a maior gama de cores, além do Stick Cor e do Pó Compacto Translúcido rosa, Boca Rosa apresenta mais um produto que promete revolucionar o mercado da beleza: o pó compacto em sete diferentes tonalidades, criado para atender variados tons de pele e oferecer uma cobertura natural e uniforme.

“Desenvolvemos o pó compacto com o objetivo de levar mais praticidade à rotina de beleza da mulher brasileira. É nossa prioridade criar produtos multifuncionais que sejam rápidos e fáceis de aplicar, sem comprometer a qualidade. O pó compacto trás todas essas características, proporcionando alta durabilidade, excelente cobertura e cuidando da pele”, explica a CEO de Boca Rosa, Bianca Andrade.

Boca Rosa lança pó compacto em 7 diferentes tonalidades

O pó compacto Boca Rosa é indicado para todos os tipos de pele, até as mais sensíveis. Além disso, é hipoalergênico, livre de parabenos, não comedogênico, vegano com o selo Peta, com ativos antioxidantes como a vitamina E e dermatologicamente testado. Disponível em sete tonalidades, conta com uma textura ultrafina com micropartículas, que disfarça os poros e proporciona um acabamento aveludado na pele.

O lançamento, anunciado oficialmente nas redes sociais da marca em 17 de junho, estará disponível para compra no site oficial a partir do dia 25 de junho e disponibilizado também para venda em lojas parceiras do Brasil, como Sephora, Renner, Riachuelo e C&A, além do canal farma e perfumarias do país, como Panvel, Venâncio, Ikesaki, Sumirê, Soneda, entre outros, a partir de 26 de junho.

Pó compacto Boca Rosa

BMW apresenta novo 530e no Catarina Aviation Show

Anunciada no fim de fevereiro, a nova geração do BMW Série 5 chegou ao Brasil reforçando o conceito ‘Technology Openness’ de oferecer todas as possibilidades de sistema de propulsão para seus clientes. Após o lançamento do BMW i5, chegou a vez do BMW 530e chegar ao Brasil. Híbrida plug-in, a nova versão do sedã executivo mais desejado do mundo chega ao país em uma geração completamente nova, repleta de tecnologias e novidades.

Um dos carros mais econômicos do Brasil, o novo BMW 530e mantém o DNA do Puro Prazer de Dirigir, mas com um visual moderno, destacando a elegância e esportividade do modelo. Suas dimensões são as mesmas do BMW i5: comprimento de 5,06 m, 1,90 m de largura, 1,51 m de altura e entre eixos de 2,99 m.

Visualmente, o modelo é similar ao BMW i5 e vem equipado de série com o pacote de design M Sport, reforçando a identidade da marca. Na dianteira, a principal diferença está na grade, que ganha acabamento em aço escovado no seu contorno, como também o BMW Iconic Glow, que ilumina a área. Elementos em LED no interior dos faróis, dispostos quase verticalmente, servem como indicadores de direção e luzes de direção diurna. As rodas são de 20 polegadas.

Por dentro, o cockpit do novo BMW 530e segue o design adotado na versão i5, com um número significativamente menor de botões em comparação com o modelo anterior. Com design clean e futurista, o conceito Shy Tech possibilita controlar as funções do carro por comandos de voz, gestos, tato ou da forma mais tradicional, por meio dos botões no console central.

O painel de instrumentos e a central multimídia são compostos pelo BMW Curved Display, uma incrível tela curva composta por uma tela de 12,3 polegadas atrás do volante e outra tela de 14,9 polegadas que faz o papel de central multimídia. O sistema torna a condução muito mais agradável. A menor, programável em design e itens de controle do veículo, fica responsável por exibir informações do painel de instrumentos, enquanto a maior faz a função de sistema de entretenimento e tem compatibilidade com Apple Car Play e Android Auto sem fio.

Reforçando o conceito ‘Technology Openness’ aplicado pela BMW no Brasil de oferecer todas as possibilidades de sistema de propulsão para seus clientes, o novo BMW 530e chega para completar a oferta do BMW Série 5. Há o BMW i5 com motorização 100% elétrica e, agora, o 530e, que une o motor a combustão com uma unidade elétrica, resultando em um híbrido plug-in.

O modelo é equipado com um motor a gasolina de quatro cilindros em linha de 2.0 litros com tecnologia BMW TwinPower Turbo e, juntamente com a unidade de acionamento elétrico altamente integrada, gera uma potência máxima 299 cv. Com um torque máximo de 450 Nm, o novo BMW 530e acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. A velocidade máxima é de 230 km/h e até 140 km/h no modo totalmente elétrico. De acordo com o Inmetro, o BMW 530e tem um consumo de combustível equivalente no modo elétrico de 26,9 km/l na cidade e 28,6 km/l na estrada, uma média combinada de 27,3 km/l. O consumo energético do modelo é de 0,73 MJ/km, um dos mais eficientes do país.

Localizada na parte inferior da carroceria, a bateria do BMW 530e, agora maior em comparação com as gerações anteriores, tem capacidade energética utilizável de 19,4 kWh e o dobro de potência carregamento suportando 7,4 kW nos carregadores de corrente alternada. O lançamento receberá dois carregadores de alta potência, sendo um carregador portátil, o Flex Charger, de até 11 kW e uma BMW Wallbox de até 22 kW para garantir a melhor experiência de recarga em casa e em viagens. Os carregadores possuem padrão de tomada tipo-2, internacional, compatível com todos os veículos BMW. De acordo com o ciclo PBEV, o BMW 530e tem alcance de até 61 quilômetros em modo 100% elétrico.

Assim como no BMW i5, o BMW 530e é recheado de tecnologias e equipado com os mais recentes assistentes de direção do BMW Group. O modelo vem equipado com o sistema Driving Assistant Professional, que engloba uma série de assistentes, como o controle adaptativo de velocidade viagem e o Lane Keeping Assistant, que são capazes de manter o carro na estrada com extrema precisão sem interferências do motorista, mesmo em situações de para e anda de congestionamentos.

Com o Parking Assistant Professional, o 530e estaciona 100% sozinho. Não há mais a necessidade sequer de acelerar ou frear. Basta o motorista ativar o sistema e acompanhar as manobras pela tela do sistema multimídia por meio das câmeras ou ainda com o Remote Control Parking por meio do aplicativo My BMW, você pode sair do veículo confortavelmente antes de estacioná-lo na vaga desejada e com um simples clique no aplicativo, o veículo é estacionado de forma fácil e remota na vaga de estacionamento. Há ainda alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.

Há ainda o Digital Key Plus, sistema de chave virtual, compatível com iPhone e smartphones Samsung Galaxy, que dispensam a chave física e facilitam o acesso ao carro exclusivamente com o celular, a Digital Key Plus ainda pode ser compartilhada com até 5 pessoas de forma remota, permitindo uma enorme flexibilidade. O sistema de som do novo BMW 530e é assinado pela Harman Kardon e tem 205 watts de potência em 12 alto-falantes espalhados pela cabine.

Equipado com o Intelligent Personal Assistant (IPA), o 530e ganhou skills para interagir de forma ainda mais natural com seus ocupantes, já que o sistema permite interação, por voz, com o próprio carro de forma natural para ativar diversas funções do veículo, como por exemplo, o controle de temperatura, as luzes, a mídia, modos de experiência e abertura de janelas, transformando o ambiente do interior de acordo com o humor do proprietário, tudo por voz. Além do Intelligent Personal Assistant (IPA), o modelo conta com a Alexa, que permite a interação com um segundo assistente pessoal de voz dentro do veículo, possibilitando automação residencial e interações únicas de uma Alexa externa com o carro.

O modelo também tem compatibilidade com o My BMW App. Com ele, é possível ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis, e acionar a ventilação do carro, e ainda é possível acionar o 3D View. Além disso, com o My BMW App é possível verificar o status do carro, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, o nível de combustível, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com concessionários, mensagem de check control, como fluído de freio, e ainda receber notificações a cada atualização remota de software (Remote Software Upgrade).

O novo BMW 530e chega ao Brasil em 10 opções de cores (Branco Alpino, Preto Safira, Preto Carbono, Cinza Sophisto, Branco Mineral, Azul Phytonic, Cinza Oxide, Cinza Brooklyn, Verde Cape York e Vermelho Fire) e quatro opções de acabamento interno Veganza (Preto/Preto, Expresso Brown/Preto, Smoke White/Preto e Burgundy/Preto). Todas as unidades chegam ao Brasil com o programa BSI gratuito pelo período de três anos ou 40.000 km (o que ocorrer primeiro). O BMW Service Inclusive (BSI) é um programa que oferece serviços de manutenção de veículos BMW, com cobertura mundial na rede de concessionárias autorizadas, sem custo adicional dos serviços cobertos.

João Bosco retorna ao Brasil com turnê comemorativa de 50 anos de carreira

Artista apresenta clássicos de sua trajetória em única apresentação no Rio de Janeiro, com ingressos populares.

Após uma bem-sucedida turnê norte-americana, João Bosco está de volta ao Brasil para celebrar seus 50 anos de carreira com a turnê “Cinco décadas em canções”. O show no Circo Crescer e Viver, no Centro do Rio de Janeiro, será a última apresentação da turnê na cidade, marcada para o dia 21 de junho, às 19 horas, com ingressos a preços populares.
No palco, João Bosco levará o público à uma jornada por grandes sucessos de sua carreira, incluindo clássicos como “O bêbado e a equilibrista”, “Papel machê”, “Incompatibilidade de gênios”, “Bala com bala” e “De frente pro crime”. Canções que continuam a emocionar, inspirar e transcender as barreiras do tempo, consolidadas no imaginário de diversas gerações.

Após uma bem-sucedida turnê norte-americana, João Bosco está de volta ao Brasil

Além das músicas, o espetáculo contará com vídeos e imagens emblemáticas que retratam os 50 anos de trajetória artística de Bosco. Empunhando de seu indefectível violão, João Bosco será acompanhado por Ricardo Silveira, na guitarra, e Guto Wirtti, no contrabaixo, músicos que estão a seu lado há mais de uma década. Com novos arranjos e uma abordagem refrescante, João Bosco não apenas celebra no espetáculo um passado de sucesso, mas também olha para o futuro com entusiasmo e esperança, mantendo sua identidade musical única.

Após a última apresentação no Rio de Janeiro, a turnê seguirá para outras cidades brasileiras, passando por Maceió (04/07), Festival de Inverno de Garanhuns (13/07) e Salvador (19/07). Em agosto, o artista embarca para a Europa, com shows agendados em países como Itália, Suécia e República Checa. Vendas: Sympla

…Bom dia! “Felicidade é saber aproveitar todos os momentos como se fossem os últimos”.

… Um abraço aos aniversariantes de hoje: Isis Magalhães, Aide Michelle Mendonça Nunes, Cris Fernandes, Tamy Ingrid Restel, Vanusa Menegazzi Braga, Thais Basso Amaral, Michelli Baruk e Flavia Sene. Happy birthday!

… A Bvlgari Hotels & Resorts tem o prazer de anunciar que assinou um acordo muito aguardado para um novo Resort em Bodrum, na Turquia. Este será o 12º empreendimento hoteleiro da Maison, com inauguração prevista para 2026.

Este novo anúncio segue as últimas inaugurações dos Hotéis Bvlgari em Roma e Tóquio em 2023, e os próximos projetos a serem inaugurados, em Miami Beach e nas Maldivas em 2026 – totalizando em doze propriedades a Coleção Bvlgari Hotels & Resorts, incluindo Roma, Paris, Londres, Dubai, Xangai, Pequim e Bali.

Uma imagem renderizada da península que hospeda o Bvlgari Resort Bodrum, na Turquia.

… Outrora sede de uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, o Mausoléu de Halicarnasso, hoje Bodrum se destaca como um dos destinos mais cobiçados e exclusivos da região do Mediterrâneo. O novo Resort será situado em uma península inteira, na costa de Türkbükü-Gölköy, já conhecido como um local premium na região.

O projeto, que será desenvolvido de acordo com as melhores práticas de sustentabilidade, será concebido e terá curadoria, como todos os demais Bvlgari Hotels & Resorts, do escritório de arquitetura milanês ACPV Architects, Antonio Citterio Patricia Viel.

Festa Junina: curta o arraiá sem sair da dieta

As Festas Juninas são uma celebração cultural rica e vibrante no Brasil, marcadas por comidas típicas deliciosas que podem, muitas vezes, desafiar nossas metas de saúde e dieta. No entanto, com moderação e escolhas inteligentes, é possível desfrutar dessas festividades sem comprometer seu bem-estar

Segundo Irani Gomes dos Santos Souza, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, manter a dieta durante as festas juninas pode ser desafiador, já que esses eventos costumam oferecer uma grande variedade de comidas deliciosas e, muitas vezes, calóricas. “No entanto, com um pouco de planejamento e escolhas conscientes, é possível aproveitar as festividades sem comprometer seus objetivos de saúde”, diz.

Aqui estão algumas perguntas e dicas para ajudá-los a manter a dieta durante as festas juninas:

Os doces e salgados típicos das festas juninas podem engordar?

Sim, podem assim como qualquer alimento consumido em grande quantidade. O que é fundamental lembrar é que é uma festa típica e muito esperada por todos, por esse motivo os alimentos devem ser consumidos, mas o exagero que não deve ser estimulado.

Dicas de comidas que não podem faltar na festa junina
Dicas de comidas que não podem faltar na festa junina. Foto: iStock

Durante o período de frio nosso corpo gasta mais energia para se manter aquecido, por isso parece que sentimos mais fome e precisamos comer mais. A melhor escolha são preparações feitas com alimentos termogênicos como, por exemplo, canela e gengibre e alimentos ricos em fibras, sendo o milho um excelente exemplo.

Quais são os riscos para os diabéticos nessa época?

O consumo de açúcar e mel é a maior preocupação para os diabéticos, então sugerimos sempre o uso de substituto do sabor adocicado. Os adoçantes naturais são indicados. Ressalta-se que existe um leque importante no mercado já produzindo alimentos típicos da época substituindo o açúcar/mel por adoçante, sem perder o sabor e textura dos alimentos típicos das festas juninas.

Até para quem não tem restrições alimentares, é perigoso degustar as comidas típicas em excesso?

Tudo em excesso pode levar a sobrecarga de nosso organismo, portanto sugiro aproveitar esse período de festividade importante consumido os alimentos típicos, entendendo que ano que vem tem mais e que esse momento deve trazer alegria e não frustração com consumo excessivo.

Tudo em excesso pode levar a sobrecarga de nosso organismo.

Quem tem outro tipo de restrição, como alergia a leite, pode se divertir também?

Pode e deve, porém é importante conhecer os ingredientes que foram utilizados na preparação que irá consumir. Caso compre em alguma quermesse ou estabelecimento é de responsabilidade do fabricante informar os ingredientes. Fique atento para que a festa seja só alegria.