Início Site Página 546

Quatro receitas de drinks refrescantes para a chegada da Primavera

O clima da nova estação pede opções de bebidas geladas e que tragam o frescor das frutas cítricas. A estação mais colorida do ano acaba de chegar e com ela sentimos a temperatura esquentando. Para os fins de semana e momentos de descontração com a família ou amigos, a dica é investir no preparo de drinks refrescantes. Confira abaixo dicas de receitas exclusivas para fazer em casa e impressionar os convidados: Créditos: Ricardo D’Angelo

Chillin Time Fizz do Palácio Tangará  By Thiago Pavel

No copo Collins, adicione gelo e montar nessa sequência:

40ml vodka ketel one

15ml licor 43

25ml cordial rooibos

25ml suco de abacaxi

15ml suco de limão

completar com club soda(60ml)

Receita do Cordial rooibos:

500ml de água

1 sachê rooibos

10g de ácido cítrico

150g de açúcar

Coloque todos os ingredientes numa panela, deixe levantar fervura e desligue e na sequência. Deixe descansar por 2h

Garnish: um ramo de hortelã e uma cereja amarena

G&T Morango e Pitaya de Easy Drinks

Ingredientes:

Easy Drinks Morango e Pitaya

Gin Tanqueray

Água tônica

Gelo

Tipo de gelo:

Gelo cubo

Servir em (glassware):

Taça Balloon

Modo de preparo:

• Encha a taça com cubos de gelo

• Coloque 50ml de gin Tanqueray

• Use o conteúdo todo de um sachê de Easy Drinks Morango e Pitaya

• Complete o copo com 120ml de água tônica

• Mexa tudo com a colher bailarina até ficar bem gelado

Mimosa Brasil da Freixenet  By Alexandre D’Agostino

Ingredientes

Cubos de gelo

25ml de cachaça

75ml de suco de laranja

100ml de Freixenet Cordón Negro

Modo de preparo

Em um copo com gelo, acrescente todos os ingredientes e misture delicadamente. Decore com lasca de laranja.


Ketel One Botanical Spritz, graduação alcoólica de 5%

Ingredientes

Gelo

400 ml de vinho branco

50ml de Ketel One Botanical, nas versões Grapefruit e Rosas, Pêssego e Flor de Laranjeira ou Pepino e Menta

Água tônica zero

Fatia de pepino, pêssego ou grapefruit

Modo de preparo

Encher uma taça de vinho branco com bastante gelo, adicionar 50ml de Ketel One Botanical de sua escolha e completar com água tônica zero. Finalizar adicionando uma fatia de pepino, pêssego ou grapefruit de acordo com o sabor de Ketel One Botanical escolhido.

 

Aprecie com moderação e se beber não dirija. Não compartilhe com menores de 18 anos.

Lado francês da Ilha de Saint-Martin anuncia reabertura de suas fronteiras a brasileiros

O Escritório de Turismo do Lado Francês da Ilha de Saint-Martin anunciou que, a partir de 1º de outubro de 2021, o Brasil deixará a atual lista de países banidos de Saint-Maarten/Saint-Martin e passará a integrar a lista de “países de alto risco”, onde não se faz mais necessária a quarentena obrigatória. A partir de tal data, os viajantes brasileiros deverão atender aos  protocolos de entrada na ilha.

Para os Estados Unidos 1

Vai ter viagem de férias para os Estados Unidos. O governo norte-americano anunciou a liberação da entrada no país de todos os estrangeiros vacinados contra a Covid-19, a partir de novembro. Os turistas terão de apresentar comprovante da imunização antes de embarcar nos aviões, um teste feito três dias antes da partida e a prova de resultados negativos, mas a quarentena não será exigida.

Para Os estados Unidos 2

Os Estados Unidos são destino preferido de muitos brasileiros, que buscam os parques temáticos de Orlando, como o Walt Disney World e a Universal Orlando. Procuram também os arranha-céus iluminados, lojas de todos os tipos e tamanhos e preços atrativos de Nova York, que atraem milhares de turistas do Brasil todos os anos.

Para os Estados Unidos 3

A indústria do Turismo dos EUA, por exemplo, em 2019, gerou US$ 712 bilhões (perto de R$ 380 bilhões). No ano passado, dentro da pandemia, foram US$ 396,37 (aproximadamente R$ 209 bilhões), um pouco mais do que a metade. A expectativa é a retomada do crescimento no setor ainda este ano.

Dollar Cost Averaging

Com as viagens liberadas, o momento é de pensar como se preparar para as oscilações do dólar para que o passeio não fique caro demais ou mesmo inviável. Cautela no momento de comprar a moeda norte-americana e evitar deixar isso para às vésperas do embarque são dicas de Anderson Souza Brito, especialista em câmbio. “Precisa ser de forma gradual e planejada para minimizar os impactos das interferências e que se possa obter um preço médio de seu valor”, disse. Brito lembrou que essa estratégia do preço de médio é conhecida como Dollar Cost Averaging (DCA), que é escolher uma moeda para comprar e aplicar periodicamente uma quantia fixa na compra dela.

Brasil Eco Fashion Week

Evento de moda, inovação e sustentabilidade, o 5º Brasil Eco Fashion Week – Ecossistemas Globais, começa no próximo dia 24 e segue até 30 de setembro. A programação online terá mais de 50 atividades, entre painéis de conversa, workshop de práticas manuais e os desfiles que nesta edição acontecem no formato Fashion Films. Além disso, 60 marcas farão parte do Showroom BEFW, espaço para a venda de produtos de vestuário, calçados e acessórios. Em 2021 o BEFW tem o patrocínio master da Lojas Renner e do Mercado Livre, além do patrocínio do Sebrae Nacional e co-patrocínio da Vert Shoes e Fundação Hering.

BEFW Milão

Lembrando que o 5º BEFW acontece em simultâneo com a edição especial BEFW Milão, iniciativa que nos dias 24 e 25 de setembro leva oito marcas brasileiras com foco em sustentabilidade para desfiles presenciais e showroom na Milano Fashion Week, semana oficial de moda de Milão, na Itália que vai de 21 a 27 de setembro.

Ressignificação, simplicidade e originalidade norteiam a concepção do projeto Foto: Renato Navarro

Casa Cor SP

Sempre um dos destaques na CASACOR, a arquiteta Brunete Fraccaroli inova mais uma vez, e leva o dourado para “novo normal” ressignificando com simplicidade e associando a ideias de sabedoria, compreensão e iluminação espiritual. Aliado a pureza do branco, o dourado é apresentado de forma leve e elegante, com um ‘q’ a mais de refinamento e exuberância nos 75m² do estúdio projetado com cozinha, living e suíte integrados é uma tradução ao tema conceito da mostra “Casa Original”.

… Bom dia! “Seu alto astral é a coisa mais preciosa que pode ter na vida, não deixe que ninguém o tire de você”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Bernadete Fontoura, Edgar Calixto Paz, Franciel Borges, Alice Franco, José Marino Cassiano, Enio Lima, Rafael Oliiveira, Balura Felyn Patricio, Bady Riquielme Todeschini, Tatiane Mattos, Christiane Ferreira, João Paulo Belli, Jose Marino Cassiano, Ineide Barbosa de Araujo, Maria Canto, Danni Gonçalves, Dejane Menezes, Luciana Rolo e Fábio Gilberto Gonzalez. Happy Birthday!

… O que os idosos pensam sobre temas como vida, morte, sexo, trabalho e pandemia? O documentário inédito “Prateados – A Vida Em Tempos de Madureza” se propõe a refletir sobre essas e outras questões de uma etapa da vida que é, muitas vezes, invisibilizada pela sociedade.

Com estreia marcada para o dia 27 de setembro, à 00h (horário de Brasília), no GNT, o filme registra depoimentos de pessoas diversas acima de 60 anos em suas residências.

A atriz Zezé Motta    Foto: Rodrigo Santos

… Nomes como Zezé Motta, Tonico Pereira, Romeu Evaristo, Noca da Portela e Sebastião Januário contribuem para o retrato da velhice no Brasil, com suas visões de mundo acerca de assuntos como negritude e solidão na terceira idade. A atração conta com direção e roteiro de Valmir Moratelli e Libário Nogueira.

Confira curiosidades por trás do Parque Ibirapuera

Principal atração turística da capital paulista, Além de um relógio de sol que marca as horas através de poesias, o Parque conta com um banco doado pela cidade de Nova Iorque (EUA) e uma Pedra Fundamental, conhecida como marco zero, que simboliza sua fundação

Com opções para todos os estilos, o Parque Ibirapuera, atualmente administrado pela Urbia, é o principal ponto turístico da capital paulista. Ao longo dos seus 67 anos de existência, diversas histórias e curiosidades marcaram o espaço e a memória do Parque. A começar pelo seu nome, Ibirapuera, que significa “árvore apodrecida” em tupi-guarani. Isso se deve à região escolhida para a implantação do Parque na década de 1950, caracterizada por uma área alagadiça de brejo.

Fundado em 21 de agosto de 1954, como um presente à cidade de São Paulo pelo seu aniversário de 400 anos, as construções históricas no Parque, como a Grande Marquise, o Museu Afro Brasil, a Oca, entre outras, foram concebidas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com projetos estruturais do engenheiro Joaquim Cardozo, e com o complemento do paisagismo de Teixeira Mendes.

Ao longo de seus 1,5 km² de área, é possível encontrar 532 espécies de plantas, incluindo árvores, arbustos e herbáceas, plantas de caule mole que não produzem madeira, e 30 espécies de briófitas, plantas que não possuem vasos condutores de seiva. No que diz respeito à fauna, desde 1992 é realizado um registro das espécies que habitam e utilizam o Ibirapuera em períodos migratórios. Ao todo, são mais de 352, sendo estas: 45 espécies de borboletas, 12 espécies de peixes, 14 espécies de répteis e anfíbios, 17 espécies de mamíferos e 229 espécies de aves.

O conjunto de lagos e a fonte do Ibirapuera também têm enorme significado para os visitantes, tornando-se um atrativo à parte. Com 150 mil metros quadrados, o conjunto de lagos atua como um divisor entre a área cultural e a ambiental e desempenha importantes funções e serviços ecossistêmicos, como absorção da água da chuva e moderação climática, além de ser habitat de diversas espécies de peixes e tartarugas.

Aliás, desde que assumiu a gestão do Ibirapuera, uma das principais ações realizadas pela Urbia foi a recuperação da área verde em torno do lago. Entre algumas dessas iniciativas, já realizadas pela Concessionária, está o replantio de gramado, descompactação do solo e plantio de jardins, a fim de ajudar na drenagem da água das chuvas, proteger as margens contra processos erosivos e dar melhor refúgio à fauna local. Por consequência, houve uma expressiva melhora na experiência dos visitantes do Parque e na estética da paisagem.

Monumentos

No Parque existem aproximadamente 25 monumentos, estátuas e esculturas. Dentre os monumentos mais simbólicos do Ibirapuera está a Pedra Fundamental, conhecida também como marco zero. Representa o momento inicial da construção do Parque e encontra-se no gramado ao lado do Auditório Ibirapuera.

Presente de Nova York

Mais um projeto simbólico encontrado no Ibirapuera é o banco doado pela cidade de Nova Iorque (EUA). Em 2011, a cidade de São Paulo sediou o C40, evento internacional que reuniu prefeitos de 40 cidades de todo o mundo, para discutir projetos ligados ao meio ambiente. A organização era presidida por Michael Bloomberg, prefeito de Nova York na época.

O Sr. Bloomberg visitou e gostou muito do Ibirapuera e, como forma de agradecimento, presenteou o Parque com um banco do famoso Central Park. A princípio, o banco ficava na frente da antiga administração do Parque Ibirapuera, mas, no início deste ano, após uma restauração que durou 15 dias, a peça foi realocada para a Praça do Porquinho. Consiste em um espaço mais aberto, de maior destaque e que conta com um lindo jardim, ideal para fotos.

Espécies dos cinco continentes

Quanto ao nome da Praça da Paz, trata-se de uma homenagem às comemorações relacionadas à paz mundial na década de 60. Na época, para representar a integração entre os povos do planeta, foram plantadas espécies vegetais dos cinco continentes no local. Dessa forma, podem ser encontrados dendezeiros (espécie de palmeira da África) álamos (árvore europeia), flores de abril (asiáticas), plátanos (Canadá), mamelucas (arbusto da Austrália) e exemplares de pau-brasil no espaço.

Relógio de Poesia

Localizada ao fundo da Praça da Paz e próxima ao caminho para a ponte de ferro, consta ainda uma obra chamada Poesia não Tem Hora, criada pelo artista plástico Lee Swain e pela poeta Rita Alves. Consiste em 12 placas de concreto, que trazem poemas focados na temática do tempo, de 12 poetas contemporâneos. As placas foram dispostas ao redor de uma árvore para simbolizar um relógio. Dessa forma, a sombra da árvore representa o ponteiro.

Fotos: Divulgação Urbia Parques

 

Accor anuncia a abertura do primeiro Novotel em Lençóis Paulista

Social

Abertura marca a chegada do grupo líder mundial em hospitalidade na cidade protagonista na região centro-oeste do Estado.

Entrada do Novotel Lençóis Paulista

Seguindo com o seu plano de expansão em 2021, a Accor anuncia a abertura do seu primeiro Novotel na cidade de Lençóis Paulista, no interior de São Paulo. O novo empreendimento oferecerá aos clientes um amplo portfólio de opções de estadia internacionalmente conhecidas de qualidade e confiança, além de fomentar ainda mais o turismo local.

 

Da esquerda para a direita: Paulo Ferrari, secretário de desenvolvimento econômico de Lençóis Paulista; Joelma Taioque, secretária de turismo de Lençóis Paulista; Ana Carolina Martins, gerente geral do Novotel Lençóis Paulista; Thomas Dubaere, CEO Accor América do Sul e Mauro Quirino, executivo da Bracell

Localizado na Av. Mal. Castelo Branco – 60, o Novotel Lençóis Paulista conta com design moderno seguindo o novo conceito Metro, inspirado na atemporalidade e no uso de elementos pré-moldados, universais e contemporâneos, além de espaços multifuncionais e flexíveis que evoluem ao longo do dia, priorizando a integração do interno com o externo.

O hotel dispõe de academia, piscina com churrasqueira e bar, salão de jogos e espaço kids com videogame Xbox, uma excelente opção de lazer. São 116 apartamentos confortáveis, incluindo opções conjugadas e cama para criança, visto que a família é um dos pilares da marca midscale. As crianças ficam gratuitamente no quarto dos pais e, se precisar em caso de um “quarto familiar extra”, é possível optar pela reserva de um segundo com 50% de desconto. As famílias que fizerem check-out aos domingos, também podem desfrutar de um dia relaxante com a opção late check-out às 17h (sujeito à disponibilidade). Essas facilidades fazem parte do conceito da marca de Family&Novotel que visa garantir a diversão para todos.

O complexo de eventos do Novotel Lençóis Paulista é um diferencial para a região, pois seu espaço de convenções é amplo e acomoda até 300 pessoas – ideal para eventos como casamentos e formaturas – mais cinco salas de reuniões e espaço para o WOJO spot, com cardápio de cafés e acesso gratuito à internet. O hotel também conta com um restaurante de gastronomia contemporânea, chamado Moons – Food|Drink|Experience, com menu contendo receitas exclusivas, ingredientes naturais e sabores internacionais.

O bar traz o conceito de mixologia com drinks autorais, cervejas artesanais locais e vinhos. “Temos certeza de que esse hotel será um sucesso, não só pela localização, mas também pela modernidade, serviços e oferta de alimentos e bebidas”, diz Olivier Hick, COO das marcas Econômicas e Midscale Accor Brasil. Segundo o executivo, a marca Novotel se preocupa para que os momentos do dia a dia ganhem mais importância e, por isso, oferece serviços que atendem à diversas necessidades, desde um final de semana com a família até um momento individual dos clientes, seja para trabalho ou relaxamento – o chamado “Take Time & Make Time”.

A inauguração traz um grande importante marco para a cidade, que se destaca pela tradição e desenvolvimento econômico nos últimos anos. Com a abertura, o Novotel Lençóis Paulista gerou 60 empregos diretos e 120 indiretos que contribuirão com o desenvolvimento da comunidade local. “A chegada do hotel na cidade visa contribuir com o crescimento econômico para a região e evidencia o plano de consolidar ainda mais a nossa liderança e dobrar a rede nos próximos anos”, reforça Abel Castro, Vice-presidente Sênior de Desenvolvimento de Novos Negócios Accor América do Sul.

 

Dia Mundial do Alzheimer fatores para se precaver da enfermidade

No Dia mundial de conscientização sobre a doença do Alzheimer, é preciso entender um pouco mais sobre os efeitos desta enfermidade que afeta a vida de 35,6 milhões de pessoas em todo o planeta, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Destes, 1,2 milhões estão no Brasil.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Porém, a sociedade de maneira geral ainda não conhece a dimensão da gravidade dessa doença nem as suas particularidades.

Nesse sentido, o PhD, neurocientista, psicanalista e biólogo Fabiano de Abreu Rodrigues tem desenvolvido uma série de pesquisas sobre o assunto com uma nova perspectiva: “Meus principais estudos são sobre a inteligência, pois ela define o comportamento e uma melhor qualidade de vida. Mas quando falamos dela na ciência, não podemos deixar de analisar a demência onde os sintomas causam declínio progressivo na capacidade intelectual, raciocínio, competências, memória, entre outros. Cerca de 50% a 70% dos casos desse são da doença de Alzheimer e esses dados me chamaram a atenção para me aprofundar na enfermidade em busca de melhores prevenções”.

Fabiano de Abreu Rodrigues

Fabiano lembra que há genótipos e fenótipos para a doença, além de fatores como os hábitos de uma pessoa podem ser determinantes para o seu desenvolvimento. “Eu sou a favor de que as pessoas possam ter melhores possibilidades de testes genéticos para saber a probabilidade de ter a doença e poder preveni-la desde cedo. Os hábitos desta cultura tecnológica e o tipo de nutrição que estamos adaptados atualmente são cruciais para aumentarem as chances de apresentar a doença”, reforça.

Fabiano de Abreu Rodrigues

Por outro lado, Abreu observa que ainda não há cura para esta doença, mesmo sabendo o comportamento dos neurônios e as regiões cerebrais afetadas. “Um dos comportamentos para evitar a doença é a neuroplasticidade cerebral. Menos rede social e mais leitura de livros, exercícios de lógica, assim como hábitos diferentes da rotina em que seu cérebro já está adaptado. A nutrição como uma dieta do mediterrâneo por exemplo, exercícios físicos sem exagero, pois exercício em demasia não é bom. Hábitos do passado com um maior cuidado para os alimentos do presente. Menos estresse, evitar consumo excessivo de álcool, evitar uso de substâncias psicoativas, evitar cigarro, maconha, remédios como ansiolíticos sem real necessidade. Buscar uma vida saudável e ginástica cerebral é a melhor maneira de prevenir a doença de Alzheimer”, acrescenta.

Imagem de Alterio Felines por Pixabay

Fabiano de Abreu Rodrigues vem estudando a doença de Alzheimer desde a pós-graduação em neuropsicologia na Cognos em Portugal, na especialização avançada em nutrição clínica também no país europeu foi tema do TCC para conclusão do curso de nutrição para doentes de Alzheimer.

Ele também possui um artigo científico publicado na Logos University International (UniLogos), nos Estados Unidos, sobre a proteína Tau na doença, junto com o Dr. Henry Oh, Chefe do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Idaho e foi tema da sua tese para a conclusão do doutorado em neurociência na mesma universidade com o tema “O processo de nutrição de pacientes com Alzheimer: Identificação de fatores de risco, prevenção e acompanhamento para a reabilitação cognitiva”.

Qual a importância de se consumir produtos certificados e orgânicos?

A pandemia e o isolamento social impactaram ainda mais um cenário que já se formava no Brasil: a procura por alimentos mais saudáveis, de procedência, em sua maioria orgânicos, com certificação e garantia de origem

Já houve um tempo em que consumidores não davam a devida importância para o plantio e colheita dos insumos que geram os produtos finais que compram. Mas, como tudo evolui, a procura por produtos mais saudáveis e com certificados de procedência faz da agricultura orgânica uma opção cada vez maior e viável.

Foto de RODNAE Productions no Pexels

Hoje, os consumidores buscam não apenas produtos orgânicos, mas também por confiabilidade e ética. A prova disso é que, de acordo com a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), no primeiro semestre de 2020 a venda de produtos cresceu mais de 40% no Brasil. Além disso, mais da metade dos pesquisados estão preocupados com a qualidade da alimentação (62,1%) e 46,6% afirmam consumir orgânicos todos os dias.

Os números em alta demostram que estamos falando de um mercado que exige necessidades, oportunidades e, principalmente inovação. O que isso quer dizer? Que vários outros aspectos estão sendo valorizados pelos consumidores e a busca por qualidade é fundamental quando nos referimos aos alimentos, em que o controle, o acompanhamento e a padronização nos processos de produção são essenciais. Segundo o relatório Brasil Food Trends 2020, há um forte direcionamento para o consumo de produtos seguros e de qualidade atestada, que transmitem mais confiança ao cliente.

Ainda de acordo com o relatório do Brasil Food Trends, as tendências de alimentação estão pautadas em cinco pilares:

1. Sensorialidade e Prazer 
2. Saudabilidade e Bem-estar 
3. Conveniência e Praticidade 
4. Confiabilidade e Qualidade 
5. Sustentabilidade e Ética.

Por isso, a Concepta, que há mais de 20 anos tem como estratégia de negócio a Governança Ambiental, Social e Corporativa, sabe o quanto esse nicho do mercado é importante para acelerar o progresso global.

Para atuar no mercado de produtos saudáveis e orgânicos é necessário atender à uma série de diretrizes a respeito do cultivo e da venda desses alimentos. A certificação é um deles.

O sistema orgânico, por exemplo, diferentemente do convencional, prioriza a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente, levando em conta também o bem-estar social. Logo, os produtos orgânicos são aqueles obtidos dentro de um sistema de produção agroextrativista sustentável. Esse sistema beneficia o ecossistema local, protege os recursos naturais, respeita as características socioeconômicas e culturais da comunidade, preserva os direitos dos trabalhadores envolvidos e não utiliza organismos geneticamente modificados nem químicos sintéticos, seguindo as regras orgânicas em todas as fases de produção.

No Brasil, também conhecido como selo verde, a certificação de produtos orgânicos é o procedimento que assegura que determinado produto, processo ou serviço obedece às normas e práticas da produção orgânica. Assim, garante ao empreendedor um diferencial de mercado e ao consumidor a qualidade dos alimentos atestando confiabilidade e procedência. Para responder a isso, a Concepta mantém vigentes suas certificações, tanto as de produto (orgânicos e kosher) quanto a de sistema de gestão (FSSC 22000).

Hoje, a empresa é considerada uma das principais fornecedoras de ingredientes naturais e orgânicos: em parceria com comunidades e cooperativas, somam-se aproximadamente 2 milhões de hectares orgânicos de cultivo em conservação, sendo 1% da Caatinga, 2% do Cerrado e 97% da Amazônia.

Seus insumos transformam elementos da natureza em ingredientes padronizados, qualificados para uso nas indústrias de alimentos e seu processo de produção também agrega valor às comunidades fornecedoras desses ingredientes, que extraem de maneira sustentável essas riquezas naturais.

No Brasil, é a Lei nº 10.831/2003 que regulamenta os orgânicos e, obviamente, os regulamentos mudam de acordo com os mercados. Os três principais são: BR (mercado nacional), EOS-CE (União Europeia) e USDA-NOP (Estados Unidos).

5ª edição Brasil Eco Fashion Week traz à tona importância do ecossistema global

Rico Bracco_Crédito: Divulgação

A 5ª edição Brasil Eco Fashion Week traz à tona importância do ecossistema global para a regeneração da Moda e do Planeta. A programação de painéis e desfiles será exibida exclusivamente no canal Brasil Eco Fashion Week no Youtube. 24 a 30 de Setembro 2021 – Edição online no Brasil. 24 a 25 de Setembro 2021 – Edição presencial com oito marcas em Milão

Catarina Mina_Mestra Raimundinha Canaã_Crédito: Divulgação

Evento de moda, inovação e sustentabilidade, o 5º Brasil Eco Fashion Week – Ecossistemas Globais, começa no próximo dia 24 e segue até 30 de setembro. A programação online terá mais de 50 atividades, entre painéis de conversa, workshop de práticas manuais e os desfiles que nesta edição acontecem no formato Fashion Films. Além disso, 60 marcas farão parte do Showroom BEFW, espaço para a venda de produtos de vestuário, calçados e acessórios. Em 2021 o BEFW tem o patrocínio master da Lojas Renner e do Mercado Livre, além do patrocínio do Sebrae Nacional e co-patrocínio da Vert Shoes e Fundação Hering.

Lembrando que o 5º BEFW acontece em simultâneo com a edição especial BEFW Milão, iniciativa que nos dias 24 e 25 de setembro leva oito marcas brasileiras com foco em sustentabilidade para desfiles presenciais e showroom na Milano Fashion Week, semana oficial de moda de Milão, na Itália que vai de 21 a 27 de setembro.

Natural Cotton Color_Algodão Colorido Orgânico_Paraíba_Crédito: Francisco França

Só é possível conectar para regenerar quando tecemos ecossistemas globais

Há cinco anos criando um ambiente para gerar negócios, oferecer conteúdos especializados e contribuindo para o fomento de boas práticas de responsabilidade social, ambiental, econômico e cultural, o BEFW vem mobilizando o ecossistema da moda sustentável no Brasil. E na 5ª edição, o evento mantém seu propósito de impulsionar a indústria têxtil por meio de suas conexões discutindo e fomentando iniciativas locais pautadas pela Economia Criativa que contribuem e impactam significativamente a vida no Planeta através de “Ecossistemas Globais”.

Vale lembrar que 2021 é o Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável. E não à toa a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu essa temática para dedicar suas ações, após um 2020 extremamente desafiador em função da pandemia de Covid-19 que atravessou o Planeta.

Diante da crise sanitária mundial, propomos na 4ª edição do Brasil Eco Fashion Week o tema “Conectar para Regenerar: Moda e Planeta”, mas para a edição que se aproxima queremos reforçar que só será possível conectar para regenerar, só atingiremos metas importantes e estabelecidas pelos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), se começarmos a enxergar e pensar como um ecossistema global.

Riqueza para as nações do século 21 e força propulsora de negócios como os conectados ao BEFW, a Economia Criativa se apoia nos três pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental, valoriza as manualidades e potencializa expressões culturais.

Para dar início à programação dos painéis de conversa do 5º BEFW, a Coordenadora de Cultura da Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura (UNESCO) no Brasil, Isabel de Paula irá palestrar na abertura sobre o tema “Objetivos Comuns no Ano Internacional da Economia Criativa”. Há 18 anos na UNESCO, Isabel é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pós-graduada em Gestão Política Cultural pela Universidade Girona (Espanha) e tem mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília (UnB).

Libertees_Crédito: Henrique Gualtieri (@henriquegualtieri)

Outro destaque da programação é Cláudio Nascimento, Diretor de Transformação Digital na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI/PE). Com larga experiência como gestor público, articula ações públicas e privadas com um olhar transversal, em prol do desenvolvimento criativo, econômico e social em Olinda, Recife e nos estados da Amazônia Legal, onde é especialista em ODS e advocacy pela agenda 2030 da ONU. Apoiador do Marco Pernambucano da Moda, cofundador do Laboratório de Experiências em Desenvolvimento Territorial, Lab Griô.

Além destes convidados, o 5º BEFW vai contar ainda com a participação de Alison Gwilt, autora do livro “Moda Sustentável: Um Guia Prático” e pesquisadora e professora na Universidade de New South Wales, na Austrália, a mexicana Carmen Gama, gerente de projeto e produção da Eileen Fisher Renew e cofundadora da Make Aneew, o austríaco Hannes Schoenegger, cofundador e CEO da QWSTION e Bananatex, Juha Salmela, CTO e cofundadora da startup filandesa Spinnova, Dr. James Vreeland, fundador da empresa peruana Naturtex, os brasileiros Marenilson Batista, pesquisador na Embrapa Algodão, Priscilla Hauffe, gerente comercial na Ecocert e Sioduhi Piratapuya, fundador e diretor criativo da Sioduhi Studio, entre outros importantes nomes da indústria da moda com foco em sustentabilidade.

Natural Cotton Color_Crédito: Divulgação

Workshops práticos e ao vivo para interessados inscritos

Desde que surgiu, em 2017, em resposta à crescente demanda de um mercado de moda engajado e pautado por valores socioambientais, o BEFW vem inspirando e fomentando um profundo debate sobre a promoção de uma moda consciente, regenerativa, ecológica e inclusiva. E ano após ano, a programação do evento conta com uma agenda de atividades práticas. Nesta edição, estão previstos dez workshops com atividades práticas, entre os dias 26 e 30 de setembro, ao vivo, no formato online apenas para inscritos.

Os interessados terão a chance de aprender, por exemplo, sobre tingimento natural com plantas, permacultura em agrofloresta com foco têxtil, métodos práticos de renovação de roupas, entre outros assuntos valiosos. As inscrições em breve poderão ser feitas nas plataformas Sympla e Eventbrite.

Catarina Mina_Crédito: Divulgação

Desfiles no formato Fashion Films

Os desfiles do 5º BEFW acontecem no formato Fashion Films. Os vídeos das 18 marcas que se apresentam nesta edição serão exibidos entre os dias 26 e 30 de setembro.

Entre as estreias estão Estúdio Nuda, marca com foco na criação de peças atemporais com silhuetas amplas que partem de peças comuns do guarda-roupa masculino, mas que não são apresentadas com informação de gênero. E direto do Amazonas, Sioduhi Piratapuya, de 25 anos, da etnia Piratapuya, apresenta uma coleção de roupas sobre resistência milenar de 23 povos indígenas do Alto Rio Negro, no Interior do Estado.

De volta ao line-up do BEFW, se apresenta Contextura que promete mostrar uma coleção inspirada em dois ícones do Brasil, a planta Costela de Adão e o Guaraná representados em cores e formas em roupas, bolsas e acessórios. Tem a Satya Beachwear que traz em suas coleções um design atemporal e minimalista em peças elaboradas com tecidos tecnológicos e biodegradáveis com tingimento vegetal.

A Nuz Demi Couture que une técnicas de costura tradicional com um olhar experimental e lúdico em criações que são atemporais, confortáveis e múltiplas – já que uma única peça se desdobra em várias opções de uso. E Flávia Amadeu que trabalha diretamente com comunidades seringueiras na floresta Amazônica para a produção de borracha colorida e outras tecnologias sociais usadas na produção de joias orgânicas e outros acessórios.

Rico Bracco_Crédito: Divulgação

Showroom BEFW destaca transparência na produção de produtos

Conectando cerca de 60 marcas brasileiras de slow fashion aos consumidores, o Showroom BEFW estará disponível no site do evento. As marcas, selecionadas por meio de curadoria, poderão descrever seus produtos explicando detalhes de seus processos produtivos, desde a origem de insumos, cadeia de fornecedores, passando pela produção e os custos.

A ideia é que as marcas possam oferecer seus produtos, promovendo a transparência em todas as etapas que integram os processos produtivos de peças de vestuário, calçados e acessórios feitos por meio de práticas responsáveis. Para isso, será gerado um QRcode com criptografia em blockchain para que histórico dos produtos fique registrado. Aprofundando deste modo o relacionamento entre marcas que participam do evento e clientes.

Entre as marcas que colocarão seus produtos à venda estão Justa Trama, Envido, Mini.io, Da Tribu, Demodê, Palomita, La Luz Brasil, Seringô, Bossapack, Tcha Camisaria, Joeur Couture, entre outras em breve na programação desta edição.

TA Studios_Crédito: Divulgação

Alguns registros do Fashion Filmes, acompanhe.

Wendyel Borin_Créditos: Divulgação
Leandro Castro_Créditos: Divulgação

 

Serviço:
Brasil Eco Fashion Week – 5ª edição
Formato Online
24 a 30 de setembro
Canal Brasil Eco Fashion Week no Youtube
brasilecofashion.com.br

BEFW Milão
Orto Botanico di Brera, Milão, Itália
Dias 24 e 25 de Setembro – Showroom
Dia 25 – Desfiles – 17h – Itália | 12h Brasil (Horário de Brasília)

 

Bvlgari: relógios indicados para a final do Grande Prêmio d’Horlogerie de Genève!

O Grand Prix d’Horlogerie de Genève (GPHG) é um evento imperdível para marcas de relógios. Os relógios indicados após uma primeira votação e seleção, por um grupo de profissionais internacionais, representam o melhor da criatividade de relojoaria. Bulgari apresentou quatro modelo em quatro categorias diferentes, e todos foram escolhidos para continuar competindo na edição deste ano.

Os relógios alinhados pela Maison representam todas as facetas da sua criatividade, bem como a sua mestria. Desde a horologia ultra-complicada com o Octo Finissimo Perpetual Calendar, que detém o recorde mundial, até à poética Diva Dischi adornada com penas de pavão e com uma exibição misteriosa; e desde Haute Joaillerie com o Serpenti Barocko único no mundo, até ao modelo contemporâneo de complicação Octo Roma Worldtimer, Bulgari sobe com toda a facilidade através das várias esferas de especialização do mundo do luxo.

A cerimônia de premiação do GPHG será realizada no dia 4 de novembro no em Genebra.

Nonna Rosa, aconchegante restaurante da cozinha italiana de São Paulo

Carlos Leiva, por sua vez, acredita piamente que se não tivesse tido um tio italiano e uma avó portuguesa tão bons cozinheiros, não teria desafiado os pais ao inscrever-se na faculdade de Gastronomia. Dezoito anos depois, porém, o chef tem certeza que venceu o desafio. Formado no Senac Campos do Jordão consolidou uma carreira: passou mais de um ano no renomado Eleven, em Portugal, teve uma passagem de 7 anos, dois quais 2 foram como sub-chef do EAU, no hotel Hyatt, e, na sequência, head chef de Jamie Oliver no Brasil por outros cinco. Até que, de subchef no Nino, assumiu a inauguração, chefia e sociedade no Nonna Rosa. Neste bate- papo você conhecerá um pouco mais dos sonhos deste talentoso chef.

Chef Carlos Leiva

1) Você é um apaixonado por comida italiana. De onde veio isso?
Minha paixão pela gastronomia italiana, vai além da cozinha, sempre me interessei pela história e pelo país que já tive oportunidades em conhecer. Cresci admirando uma avó portuguesa e um tio italiano cozinhando, os encontros de família ficavam a cargo deles as refeições. Pouco a pouco fui pegando gosto, massas caseiras e um bom ragu nunca faltavam.

2) Alguns dizem que a cozinha italiana é óbvia. O que você acha sobre isso?
Para muitos, a cozinha italiana se resume a uma boa massa, acompanhada de um bom molho. A gastronomia italiana vai muito além disso, uma clássica bisteca fiorentina grelhada, um bom pescado feito no vinho branco e tomates frescos, até mesmo os embutidos e curados. Comprovam a vasta variedade de ingredientes e preparos, que podemos encontrar na cozinha italiana.

Chef Carlos Leiva, com a equipe

3) Como foi sua trajetória?
Inspirado por uma avó portuguesa e um tio italiano, cresci com a comida afetiva e farta dentro de casa e nos encontros familiares. Lembro bem das datas comemorativas onde minha avó fazia coisas incríveis, que até hoje me inspiram nas criações…
Decidi então que ser cozinheiro, apesar do meu pai querer que eu fosse um administrador, seria minha profissão para vida.
Me formei em gastronomia pelo Senac e iniciei minha vida profissional no restaurante francês EAU.
Em seguida, fiz as malas e fui para Lisboa – passar temporada no estrelado restaurante Eleven e depois – Londres – onde conheci o mundo do Jamie Oliver.
De volta ao Brasil, passei pela Le Pain Quotidien, fui Head chef da rede Jamie´s Italian e sub chef no Nino Cucina.
Há dois anos assumi a chefia e sociedade no Nonna Rosa. Aqui, proponho pratos afetivos e de acolhimento; marcas e características de uma “casa della nonna” e que sempre estiveram presentes na minha vida familiar.

4) O que o Nonna Rosa te possibilita como chef? No quesito criação?
O Nonna Rosa vem me proporcionado uma divulgação pessoal e profissional muito grande. Tenho uma enorme gratidão junto aos meus sócios, que me possibilitam desenvolver meu trabalho. Hoje tenho no menu, pratos clássicos que não podem falta e pratos de minha autoria. A cada 4 meses seguindo a Sazonalidade, renovamos o menu com produtos na sua melhor qualidade.

5) Como fazer uma cozinha democrática?
O famoso “old school” não tem mais vez, sozinhos não operamos nada!!! Dependo de uma equipe entrosada e em sintonia. Tendo rotinas de reuniões, trocamos informações, ideias, buscando que a equipe faça parte como um todo da operação. É sempre importante ouvir a equipe!!!!

Sobre o Nonna Rosa

Caloroso, com paredes de tijolos expostos, plantas e um longo bar, o restaurante é convidativo com um terraço agradável e uma cozinha distinta. Predicado que se reforça no salão, simultaneamente espaçoso e intimista. O esconderijo da Rua Padre João Manuel se apoia sobre uma combinação sem mistérios, mas imbatível: cozinha italiana clássica, salpicadas de modernidade, ambiente casual e serviço acolhedor. Cumprimentando clientes regulares e fazendo recomendações aos recém-chegados, é Marcelo Muniz o responsável pelo último fator. No entanto, o coração de nonna, como não poderia ser diferente, vem da cozinha, ou melhor, do chef Carlos Leiva. Sua paixão pelos molhos e pelas longas cocções revela os anos em cozinhas francesas, caso da do extinto Eau, no Hyatt paulistano.

Serviço:

Nonna Rosa
Rua Padre João Manuel, 950 – Jardins. Tel.: (11) 2369-5542.

Aceita todos os cartões | @osterianonnarosa | acessibilidade | wifi |