Na noite desta terça-feira (15), a incoorporadora Jooy promoveu o Meeting Jooy Blend. De uma forma bastante descontraída, bem pé na areia, os convidados entraram no clima da festa, como se estivessem em uma noite caribenha. O motivo para isso? Divulgar o próximo lançamento que a Jooy trará para Campo Grande e, com toda certeza, repetirá o sucesso de todos os empreendimentos já lançados pela incorporada na capital morena. Trata-se do empreendimento JOOY Blend, em uma localização que está bem valorizada, no Bairro Tiradentes.
O empreendimento contará com rooftop 180º, gourmet com piscina privativa, área de lazer completa, além de possuir plantas inteligentes que contam com churrasqueira a carvão na varanda, dentre outras. A cobertura fotográfica é do Studio Vollkof. É só conferir!
… Bom dia! “Por mais longa que seja a caminhada, o importante é dar o primeiro passo”
… Um abraço aos aniversariantes de hoje: Marta Barros dos Santos, Marcilene Arruda Batista, Geovany Rafael Bisol, Mirna Conti, Janete Arguelho, Tarcísia Maria Marques Lopes, Alzira Cavalcante, Herica Ferreira, Rosa Bianca Bernobic e Márcia Leiko. Happy birthday!
… A cidade do Rio de Janeiro está prestes a viver uma noite inesquecível com a nova edição do icônico “Halloween do Copa”. O evento, marcado para a noite de sábado, 26 de outubro, terá início a partir das 22h e será realizado nos deslumbrantes Salões Copacabana.
… Este ano, o Halloween do Copa apresenta o tema “Circo dos Horrores”, prometendo uma noite repleta de sustos, criatividade e diversão. Com um cenário projetado para encantar a todos, os convidados são incentivados a caprichar em suas fantasias, pois as melhores da noite serão eleitas e premiadas. O evento promete o melhor da música atual, gastronomia para todos os gostos, além de deliciosos drinques.
Com mais de 140 anos de história e presença em mais de 80 países, a Bodega Trapiche, localizada em Maipú (Mendoza), recebeu recentemente o prêmio Ouro no Best of Mendoza’s Wine Tourism. O evento, que acontece anualmente na Argentina, é organizado pelo Ente Mendoza Turismo e pela rede Great Wine Capitals, e destaca as melhores práticas nas capitais do vinho ao redor do mundo. Este ano, reuniu especialistas e profissionais de diversos países em uma edição recorde, com mais de 80 concorrentes.
O reconhecimento da Bodega Trapiche foi especialmente devido à sua experiência inovadora na Estación 83, seu wine bar que surgiu da restauração de um antigo vagão de trem, que historicamente transportava as uvas da colheita para a bodega. Transformado em um bar de vinho, o espaço visa proporcionar uma experiência inédita aos visitantes. A seleção de vinhos é elaborada exclusivamente pelo enólogo-chefe Sergio Casé, que complementa a proposta gastronômica no estilo “street-food” do chef Lucas Bustos. Situada ao ar livre, a Estación 83 é rodeada por um encantador jardim de oliveiras e uma lagoa, criando um ambiente descontraído e convidativo.
Em outubro, na cidade de Verona, Itália, os vencedores do Ouro de Mendoza terão a oportunidade de competir pelo Ouro Mundial, consolidando a Trapiche como uma das bodegas argentinas de maior prestígio internacional.
Parceria com o Inter Miami CF
Em 2024, a Trapiche deu um passo marcante ao firmar uma parceria histórica com o Inter Miami CF, clube onde atua Lionel Messi. Como vinícola oficial do time, a marca celebrou a inauguração do Trapiche Corner, um wine bar exclusivo no estádio Chade, que une a paixão pelo futebol com experiências de vinho, arte e gastronomia.
O chef da vinícola, Lucas Bustos, conseguiu unir a paixão dos torcedores com a comida típica dos estádios argentinos, mesclando esses elementos com sua culinária autoral. O menu inclui o clássico choripán de estádio e hambúrgueres de carne bovina negra, além das irresistíveis chocopaletas no “estilo Miami”, que são acompanhadas por uma seleção de vinhos e coquetéis inspirados no time e desenvolvidos por Sergio Casé.
A história dos artigos de couro da Maison ganha um novo capítulo o lançamentos que são o hit da estação.
Cores sazonais e novas formas contribuem para a identidade de estilo e funcionalidade inteligente que definiram as coleções de couro exclusivas da Montblanc. A coleção homônima Meisterstück traz detalhes que evocam as origens da Maison na cultura da escrita e sua conexão com as montanhas, enquanto a cápsula Soft Collection celebra o centenário da Meisterstück este ano com códigos de design inspirados no ícone da escrita
“Esta jornada contínua de exploração criativa oferece aos nossos clientes muitas oportunidades de experimentar as coleções de couro Montblanc de maneiras inspiradoras e dinâmicas. É mais do que apenas trazer novas cores para a nossa gama de produtos, mas compreender realmente como os nossos clientes usam as suas peças de couro e o que esperam delas ao longo do dia, para garantir nossa oferta de escolhas de design intencionais. Ao nos apoiarmos nos códigos de design da Montblanc, também estamos criando coleções que são inconfundivelmente Montblanc: atemporais, com design avançado, funcionais e confortáveis sem esforço, mas sempre com um toque de design surpreendente”, afirma Marco Tomasetta, Diretor Artístico da Montblanc.
Meisterstück Collection
O instrumento de escrita Meisterstück e seus códigos de design reconhecíveis continuam a inspirar sua coleção homônima em couro macio e brilhante. Combinando a herança cultural da escrita Montblanc com o DNA da marca enraizado nas montanhas, a Maison apresenta um novo fecho de metal que espelha sutilmente a silhueta da montanha Mont Blanc, elevando-a além da funcionalidade com contornos elegantes e modernos. A silhueta da montanha é apresentada em uma pasta em preto, bem como em uma bolsa Mensageiro em preto e em dois novos tons da estação: um rico tom ferrugem avermelhado e um profundo azul turquesa de Chipre.
Uma seleção de formatos Meisterstück existentes também foram reinterpretados nestes dois novos tons: as cores ferrugem avermelhado e azul Chipre adornam a mini Mensageiro, enquanto a pasta de documentos em tamanho normal e tamanho mini apresentam uma atraente versão sfumato da cor azul Chipre, com efeito gradiente de escuro para claro que imita a difusão da tinta no papel. A coleção é completada com uma variedade de pequenos artigos de couro, como carteiras, porta-cartões e porta-canetas nas cores ferrugem-avermelhado e azul cipriota sfumato.
Soft Collection
Reconhecível por seus formatos multiuso e pelo conforto proporcionado pelo couro flexível, os códigos de design da Soft Collection são igualmente inspirados no instrumento de escrita Meisterstück: a ponta da caneta-tinteiro é referenciada em vários detalhes de couro, como os puxadores de zíper feitos de couro em forma de ponta. Para homenagear o centenário deste ícone da cultura da escrita, a Montblanc apresenta uma cápsula de aniversário Soft com um distintivo fecho de metal em forma de ponta de caneta-tinteiro, transformando cada design em uma declaração de amor ao artesanato, onde tinta e arte se encontram em couro macio.
A cápsula de aniversário em preto atemporal consiste em uma Tote com três bolsos internos abertos para fácil organização, uma elegante bolsa mensageiro que funciona como companheira diária, uma pochette versátil para transportar itens essenciais, uma carteira Continental com vários compartimentos internos e espaço para até 12 cartões de crédito e uma Mini Carteira mais compacta para armazenar até 6 cartões de crédito.
Os designs clássicos da Soft Collection também foram reinventados no novo tom da temporada, uma cor azul piscina escuro. Esses formatos incluem a Bolsa 24/7, onde os compartimentos organizacionais passam a fazer parte do design na parte externa da bolsa, a Mini Bag que transforma um instrumento de escrita Montblanc em um acessório com seu porta-instrumento de escrita externo, e uma Pochette que pode ser carregada sob o braço, à mão ou dentro de uma bolsa maior. Enquanto isso, a variedade de pequenos artigos de couro vê a chegada de um novo design de carteira com porta-cartões removível nos tons da estação, ferrugem-avermelhado e o azul piscina escuro.
A desidratação ocorre quando há um déficit de líquidos no corpo, isso é, o corpo perde mais líquidos do que os recebe, Esse processo pode atrapalhar o bom funcionamento dos órgãos e causar variados sintomas incômodos. Como sabemos, o corpo humano é composto por cerca de 60% de água, e manter esse equilíbrio é fundamental para a saúde. A desidratação pode afetar pessoas de qualquer idade, mas o quadro é mais preocupante em crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. Cuidar da hidratação no dia a dia é essencial para manter o corpo saudável e evitar problemas maiores. Em dias quentes e secos – que tem se tornado cada vez mais frequentes e intensos, é necessária a atenção redobrada.
Os sintomas variam de acordo com a intensidade da desidratação, podendo se apresentar de forma leve, moderada ou grave. Os principais sintomas são:
Sede excessiva
Bocas e peles secas
Redução de urina
Urina com cor forte
Cansaço, tortura e fraqueza
Dor de Cabeça
Olhos fundos e ausência de lágrimas
Irritabilidade e confusão mental (casos mais graves)
Manter o corpo hidratado é fundamental para a manutenção da saúde física e mental. Por isso, os melhores métodos para prevenir a desidratação são:
Ingestão de líquidos:
A principal medida é aumentar a ingestão de líquidos, principalmente água. Em média, adultos devem consumir dois litros por dia, enquanto idosos e crianças precisam de doses ajustadas conforme peso e necessidades.
Consumir alimentos ricos em água:
Alimentos como melancia, pepino, laranja e abacaxi são opções excelentes para complementar a hidratação diária.
Evitar consumir álcool e cafeína em excesso: álcool e cafeína ajudam a acelerar a perda de líquidos.
Atenção aos dias quentes:
Em dias de calor intenso, é essencial que a ingestão de líquidos aumente, uma vez que o corpo humano tende a suar mais em dias de temperaturas mais altas.
Em celebração aos 75 anos do hospital, artista une a história e valorização dos profissionais do local em obra de 190 m². Crédito da imagem: drone.cyrillo
Uma nova intervenção artística de Eduardo Kobra já pode ser apreciada na cidade de São Paulo. Em parceria com o Hospital Edmundo Vasconcelos, localizado na zona sul da capital, o artista retratou a dedicação dos profissionais da saúde que fazem parte dos 75 anos de história da instituição. O mural, com 190 m² de pintura, está visível para todos que passam pela Rua Borges Lagoa, ao lado do Parque Ibirapuera.
18″Esse painel transmite uma mensagem de dedicação e confiança, características que acompanham a trajetória do hospital desde sua fundação. Coloquei nesta obra muita positividade, buscando expressar empatia e o renascimento de um corpo médico tão longevo e bem-sucedido”, comenta Kobra.
A ilustração, escolhida em conjunto com o Hospital Edmundo Vasconcelos, coloca o espectador no papel de paciente durante uma cirurgia, capturando a perspectiva do corpo clínico em ação. Kobra trouxe essa visão única, destacando a conexão entre a equipe médica e a comunidade, por meio de uma relação sólida e respeitável ao longo dos anos. O artista utilizou técnicas mistas para compor o resultado final.
Um dos fatores que inspirou Kobra nesse projeto foi a ligação do hospital com a arte: o prédio foi projetado por Oscar Niemeyer, conta com jardins de Burle Marx e abriga uma obra de Di Cavalcanti em exposição. “Foi especial colaborar com uma comunidade que também valoriza a arte. Ver uma obra minha em um espaço tão respeitado e prestigiado é extremamente motivador”, afirmou o artista.
Além de sua proposta artística, o mural tem o objetivo de impactar positivamente pacientes, funcionários e a comunidade, reforçando a imagem do hospital como um espaço de confiança e cuidado. “Estamos entusiasmados com este presente em comemoração aos 75 anos do Hospital. Kobra, um artista que simboliza inovação e progresso, foi a melhor escolha para abrilhantar nosso ambiente. A arte tem o poder de transformar espaços, inspirar pessoas e criar conexões significativas. Proporcionar essa experiência a todos que passam pelo nosso hospital é investir em uma visão de que o fator humano é essencial e impacta diretamente na vida, felicidade e bem-estar de todos”, declarou Dario A. Ferreira Neto, Diretor Geral do Hospital Edmundo Vasconcelos.
… Bom dia! “Criatividade é a inteligência se divertindo.”
… Um abraço aos aniversariantes de hoje: Gilberto Petinari, Raquel Genta, Adriano Martins, Camila Gazal, Rosimeire Sene, Erika Foglia, Néia Silva, Rosane Muller e Piero Eduardo Biberg Hartmann. Happy birthday!
… A Nova Ford Ranger é a primeira picape média do mercado capaz de receber atualizações multimódulos over-the-air (OTA), que permite aprimorar o desempenho e segurança de sistemas do veículo de forma automática ao longo do tempo, por meio da rede SIM Card (4G) ou wi-fi, sem a necessidade de ir a uma concessionária.
… Os clientes de todos os modelos da Nova Ranger, incluindo a recém-lançada versão Black, estão recebendo agora a primeira atualização de software feita com essa tecnologia, que melhora a conexão da picape com a rede e o FordPass. Por se tratar de uma atualização de “back office”, os clientes não vão notar nenhuma mudança aparente no veículo. Eles poderão acessar o aviso de atualização pela central multimídia SYNC e programar o melhor horário para a sua instalação.
… O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford no Brasil, com sede em Camaçari, na Bahia, tem um time especializado que é responsável pelo gerenciamento e implementação das atualizações OTA nos veículos da marca no Brasil, na América do Sul e no mundo. Este é um dos trabalhos de engenharia de ponta realizados na unidade, que conta com mais de 1.500 profissionais e hoje responde por um terço de todas as funcionalidades e tecnologias presentes nos carros da Ford no mundo.
Em 16 de outubro, o mundo celebra o Dia Mundial do Pão, uma data que exalta um dos alimentos mais antigos e amados da humanidade. Para comemorar, a Chef de Cozinha, Fernanda Ferreira, da Combrasil, apresenta receitas que prometem trazer ainda mais sabor e criatividade para a cozinha. Utilizando ingredientes como polvilho, tapioca e farinhas, a chef ensina como preparar pães versáteis, nutritivos e que agradam toda a família.
Aqui estão três receitas deliciosas para celebrar a data:
Pão de Queijo
Uma das receitas mais clássicas e apreciadas da culinária brasileira, o pão de queijo é fácil de fazer e irresistível. A chef compartilha o segredo para um pão de queijo leve e crocante.
Ingredientes:
500g de Polvilho Azedo
250ml de leite
150ml de óleo
2 ovos
300g de queijo minas padrão ralado
Sal a gosto
Modo de preparo:
Ferva o leite com o óleo e adicione ao polvilho, misturando até que fique uma massa homogênea.
Acrescente os ovos e o queijo ralado, ajustando o sal.
Misture bem até formar uma massa maleável.
Modele bolinhas e asse em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 25 minutos, ou até que fiquem dourados.
Pão Rústico de Tapioca
A tapioca é um ingrediente versátil que, além de ser usada nas tradicionais tapiocas recheadas, pode ser transformada em um pão macio e saudável.
Ingredientes:
200g de Tapioca
300ml de água
500g de farinha de trigo
10g de fermento biológico seco
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
50ml de azeite de oliva
Modo de preparo:
Hidrate a tapioca com a água por 10 minutos.
Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o fermento, o açúcar e o sal.
Adicione a tapioca hidratada e o azeite à mistura de farinha e sove até formar uma massa lisa.
Deixe a massa descansar por 1 hora em um local quente.
Modele o pão no formato desejado e asse em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos, ou até dourar.
Pão de Milho
Ingredientes:
2 xícaras de Farinha de Milho
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de leite morno
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de fermento biológico seco
2 ovos
1/4 de xícara de óleo
1 colher de chá de sal
Modo de preparo:
Ative o fermento:
Em uma tigela, misture o leite morno, o fermento biológico seco e o açúcar. Deixe descansar por 10 minutos, até que o fermento comece a formar bolhas.
Prepare a massa:
Em outra tigela grande, misture a farinha de milho, a farinha de trigo e o sal. Faça um buraco no meio e adicione os ovos batidos, o óleo e a mistura de fermento ativado.
Misture e sove:
Misture tudo até formar uma massa homogênea. Sove por cerca de 10 minutos, até que a massa fique macia e elástica. Se necessário, adicione mais farinha de trigo aos poucos para dar o ponto.
Deixe a massa crescer:
Cubra a tigela com um pano úmido e deixe a massa crescer em um local quente por cerca de 1 hora, ou até dobrar de tamanho.
Modele o pão:
Após o crescimento, modele a massa no formato de um pão ou divida em pequenas porções para fazer pãezinhos individuais.
Asse:
Coloque a massa em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 30-35 minutos, ou até que o pão esteja dourado e firme ao toque.
A Ilha da Madeira, famoso arquipélago português situado em meio ao Oceano Atlântico, já está em contagem regressiva para as festas de fim de ano. Na região, a data é muito aguardada pelos turistas e moradores. Somente no ano passado, a cidade foi decorada com quase 2 milhões de luzes natalinas.
Neste ano, o destino estará decorado para o Natal de 1 de dezembro a 5 de janeiro de 2025 e, durante esse período, diversas festas e ações especiais acontecem por lá. Já no dia 15 de dezembro tem início as Missas do Parto nas paróquias madeirenses. Na ocasião, os fiéis se reúnem para cantar louvores religiosos e viver o espírito natalino. As missas são realizadas em diversas igrejas da Madeira e do Porto Santo até o dia 23 de dezembro.
Vale destacar também a noite do Mercado dos Lavradores, no Funchal, que acontece sempre no dia 23 de dezembro. Nesta data, turistas e moradores vão até à capital para fazer suas compras de Natal e ainda aproveitam para curtir a festa na praça do peixe, onde há música ao vivo até o amanhecer.
Outro momento importante da temporada é a festa de Réveillon. Na Madeira, o ano termina e começa em grande estilo. As boas-vindas para 2025 serão feitas com um show pirotécnico de fogos de artifício, trazendo à tona a magia dessa grande festa.
O espetáculo tem duração de oito minutos e será realizado em 59 pontos da Ilha da Madeira. A apresentação é tão elaborada que já chegou a entrar para os recordes do Guinness World Book, por ter o maior espetáculo pirotécnico do mundo. O show de fogos será transmitido nas redes sociais do Visit Madeira.
Vivemos em uma era em que a informação é fluida, dinâmica e, sobretudo, influenciável. Se outrora os grandes palcos da política se desenrolavam nas ruas e nos comícios, hoje, as redes sociais tomaram esse papel e se converteram no principal veículo de formação de opiniões políticas. Nesse contexto, figuras como Pablo Marçal no Brasil tornam-se expoentes dessa transformação, utilizando as mesmas ferramentas que uma marca usaria para vender um produto a fim de propagar uma ideia política.
Marçal não é apenas um coach ou empresário, ele é um produto. Ascendeu ao cenário público inicialmente como mentor de desenvolvimento pessoal e rapidamente percebeu que o caminho para o crescimento político estava diretamente ligado ao domínio do ambiente digital. Seu discurso, ora motivacional, ora político, mas sempre destoante dos demais, encontra eco em uma audiência vasta. Essa fusão entre influenciador e político reflete um fenômeno que, por mais bizarro que pareça, se tornou corriqueiro. No fim das contas, o público (eleitor ou consumidor) responde sempre a um item principal: sensação de pertencimento.
Esse fenômeno não é exclusividade brasileira. Na verdade, as redes sociais vêm moldando o discurso político em escala global há anos. E é aqui que vemos a tênue, mas poderosa, ligação entre a política e o consumo. Donald Trump é provavelmente o caso mais notório de como as redes sociais podem moldar um destino político. Ao utilizar o Twitter como sua principal plataforma, ele não apenas contornou a mídia tradicional, como a subjugou, ditando o ritmo da cobertura jornalística através de uma série de tuítes muitas vezes polêmicos, por vezes curtos e aforísticos, refletindo a lógica de mercado: simples, impactantes e memoráveis, como slogans publicitários.
Outro exemplo emblemático é o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que de ator de televisão tornou-se um líder mundial em tempos de crise. Zelensky não utiliza as redes apenas para comunicar decisões políticas; ele cria histórias, gera empatia, constrói uma imagem de resiliência que transcende a política tradicional. Seus discursos, muitas vezes transmitidos ao vivo e compartilhados milhões de vezes, ressoam como uma marca que busca ser “comprada” neste caso, não por consumidores, mas por aliados políticos ao redor do globo.
Esse cruzamento entre política e marketing não deveria surpreender ninguém. As técnicas que Marçal, Trump, Zelensky e vários outros utilizam para angariar apoio não são diferentes das utilizadas pelas maiores marcas do mundo. As redes sociais derrubaram as barreiras entre esses dois universos, transformando eleitores em consumidores e consumidores em eleitores. As estratégias de marketing político são as mesmas que promovem um novo tênis ou um smartphone: alcance, engajamento e, claro, uma boa dose de storytelling.
Hoje, as campanhas políticas se baseiam mais na psicologia do consumo do que no debate ideológico. O que importa é como a narrativa é apresentada. O eleitor não está apenas votando; ele está comprando uma ideia, investindo em uma visão de mundo. O processo de escolha entre marcas e candidatos, por mais paradoxal que pareça, segue as mesmas lógicas de mercado.
O comportamento do eleitor foi transformado da mesma forma que o do consumidor. Antes, decisões políticas e de compra eram feitas com base em informações provenientes de fontes mais “oficiais” – televisão, rádio, jornais. Hoje, essas decisões são moldadas pelas redes sociais, por influenciadores e por algoritmos que ditam o que você verá no seu feed. Repito. A busca dos dois lados desta mesma moeda é pertencimento, é a procura de uma narrativa que o faça sentir parte de algo maior.
E é justamente isso que as figuras públicas modernas sejam elas políticos ou marcas entendem tão bem. Em vez de apenas vender ideias ou produtos, elas vendem estilos de vida. Pablo Marçal, por exemplo, não oferece apenas uma visão política; ele oferece um caminho para o desenvolvimento pessoal, uma “marca” que seus seguidores desejam consumir.
No fim das contas, a linha entre política e consumo foi completamente apagada. O que resta é uma narrativa única, onde marcas e ideais políticos competem pelo mesmo ativo: a atenção do público. Quem domina as redes sociais controla a narrativa, e quem controla a narrativa, controla o voto e a compra.
Se antes política e consumo se mostravam distintos, hoje se encontram amalgamados em um único espaço digital, onde cada post, cada like e cada compartilhamento podem significar tanto um novo cliente quanto um novo eleitor. O futuro? Bem, se há algo que podemos aprender com esses casos é que, para influenciar, é preciso contar uma boa história e que, no fim, todos nós estamos, de certa forma, comprando algo.
Na última sexta-feira (11), a Sephora promoveu seu tão esperado Baile de Halloween, festa reconhecida por reunir centenas de famosos em produções de fantasias e maquiagens extraordinárias. Em sua sexta edição, o tema da vez foi “A Sétima Arte”, fazendo alusão ao cinema, às manifestações audiovisuais e suas expressões criativas.
Neste ano, Ivete Sangalo retornou como o grande destaque da festa. Não apenas como madrinha, mas também como atração musical principal, a cantora realizou um show diferente de tudo o que os fãs já viram, convidando grandes músicos do país para dividir o palco, como Jão, Alcione e Priscilla Alcântara. Além dela, Liniker abriu a festa com uma apresentação que emocionou todos os presentes.
Junto de Ivete, Paolla Oliveira foi madrinha da festa e, com as embaixadoras Thelma Assis e Jade Picon, formou os rostos principais da noite, apresentando fantasias e makes que fizeram muito barulho na internet. Confira os looks e momentos destaques do Baile que foi o principal assunto das redes sociais: Fotos: Luciana Prezia, André Ligeiro, Gabriel Siqueira, Jean Flanders e Nayara Spina.
… Um abraço aos aniversariantes de hoje: Eliane Meireles Néspoli, Sandra Regina Lechuga Garcia Berg, Claudio Silva Viana, Maria Souza Paes Tijoto, Julaiana Paracampos, Evelise Couto Moraes, Vania Dos Santos, Jucelma Rocha Mendes, Soraia Queiroz, Maria Cristina Rangel Torres, Isaac Benicio da Silva, Rasmya Ibrahim, Karen Zenaro e Selma Ishisaka. Happy birthday!
…A Emprotur, responsável pelo fomento e promoção turística de Bariloche, revelou novos dados sobre o perfil dos visitantes da cidade em 2024, confirmando que mais de 50% dos turistas internacionais que chegam ao destino são brasileiros.
… A cidade de São Paulo lidera como a principal origem, representando cerca de 37% dos turistas brasileiros que visitaram Bariloche. O Rio de Janeiro e Curitiba aparecem logo em seguida, com 18% e 6% dos visitantes brasileiros, respectivamente. Outras cidades importantes como Florianópolis, Brasília e Salvador somam 13% da origem dos turistas do Brasil.
… No cenário mundial, os turistas do Brasil dominam o fluxo internacional de Bariloche. Além do Brasil, o Chile e o Uruguai se destacam, com Santiago sendo responsável por cerca de 12% do total de turistas internacionais, enquanto Montevidéu contribuiu com aproximadamente 7%. Lima, no Peru, também enviou 5% dos visitantes internacionais para a cidade.
… Apesar da presença significativa de países da América do Sul, turistas dos Estados Unidos e da Europa também compõem o cenário, mas com uma parcela menor. Visitantes de cidades americanas, como Nova York e Miami, assim como europeus vindos de Madrid e Amsterdã, juntos, somaram cerca de 9% do total de turistas internacionais.
… Cidades europeias como Madrid e Amsterdã, com participação de 4% e 3% respectivamente, mostram que o interesse por Bariloche está crescendo, mesmo ainda longe da força dos turistas latino-americanos, especialmente brasileiros. Além disso, o mercado norte-americano, incluindo visitantes de várias cidades dos Estados Unidos, contribuiu com 5% das visitas internacionais, mostrando potencial de crescimento para o futuro.