Início Site Página 630

Quais alimentos devo comer antes da doação de sangue?

Doar sangue ou plaquetas é uma experiência muito gratificante. Com apenas uma doação de um litro é possível salvar até 3 vidas. Toda vez que uma pessoa doa sangue, ele ajuda pacientes com câncer, transplantados, queimados, bebês prematuros, entre muitos outros.

Os doadores podem sentir certos efeitos colaterais como fadiga ou tonturas. Além disso perdem um pouco de ferro.No entanto, isso pode ser corrigido com nutrição equilibrada incluindo principalmente alimentos fonte de ferro, vitamina C, B2 e B9. As sugestões a seguir podem ajudá-lo a se preparar e evitar possíveis desconfortos e carências.

A nutricionista Adriana Stavro recomenda alguns alimentos para serem consumidos um dia antes no dia da doação de sangue.

Um dia antes da doação
· Consuma alimentos ricos em vitamina C (laranja, limão, acerola, abacaxi), estes ajudam absorver o ferro não heme (espinafre, acelga, couve, beterraba e couve, lentilhas e feijões) consumido;

· Com a alimentos ricos em ferro tais como frango, peru, ovos, peixe, marisco, carne e vísceras (fígado bovino ou frango);

· Consuma pelo menos 2 porções de verduras e legumes, e 3 porções de frutas;

· Durma pelo menos oito horas;

· Beba água (40 ml por kg de peso);

· Evite alimentos gordurosos como hambúrgueres e batatas fritas;

· Não ingerir bebidas alcoólicas 48 horas antes da doação, pois pode levar à desidratação;

· Se for doar plaquetas, não tome aspirina 48 horas antes;

· Não faça atividade física extenuante;

No dia da doação
· Tome café da manhã ou almoce (depende do horário marcado), antes do procedimento. Não doe sangue com o estômago vazio. As pessoas geralmente se sentem fracas depois de doar. Por isso, alimente-se antes;

· Beba água (40ml por kg de peso) ou chás;

· Você deve continuar bebendo líquidos após a doação;

· Consuma proteínas magras (frango, peixe, ovos, carnes) arroz integral ou macarrão integral, verduras, legumes e frutas;

· Evite alimentos gordurosos, como hambúrgueres, batatas fritas, pizza, feijoada;

· Não ingerir bebidas alcoólicas, pois pode levar à desidratação;

No dia seguinte da doação
Consuma alimentos ricos em vitamina C (laranja, limão, acerola, abacaxi), pois eles ajudam seu corpo a absorver o ferro consumido;

· Coma alimentos fontes de ferro: frango, peru, ovos, peixe, marisco, carne, vísceras(fígado bovino ou de frango), espinafre, acelga, couve, beterraba, couve, lentilhas e feijões;

· Beba água (40 ml por kg de peso);

· Evite alimentos gordurosos, como hambúrgueres, batatas fritas, pizza e feijoada;

· Não ingerir bebidas alcoólicas até 48 horas após a doação de sangue, pois pode levar à desidratação;

· Não faça atividade física extenuante;

Importante:
Evite bloqueadores de ferro

Alguns nutrientes interagem negativamente com a absorção de ferro. Mantenha um intervalo de ingestão de 3 horas (no mínimo) entre estes nutrientes. Os alimentos que reduzem a absorção de ferro no organismo são o leite e derivados, chá preto, café e chocolate

Coma alimentos ricos em ácido fólico (B9)
É importante substituir as células sanguíneas perdidas durante a doação de sangue. Seu corpo precisa de ácido fólico para produzir novos glóbulos vermelhos. Os alimentos fontes são o espinafre, couve nabos, couve de Bruxelas, brócolis, espargos, nozes, sementes, grão de bico, lentilhas, abacate

Riboflavina ou vitamina B2
Juntamente com o ácido fólico, a riboflavina também é necessária pelo organismo para produzir glóbulos vermelhos. Os alimentos ricos em riboflavina incluem o fígado, cogumelos, espinafre, nozes, sementes, leite e derivados, carnes de aves e ovos

Queda no turismo afeta mercado de Luxo

Promenade Monte Carlo Shopping- serviços de Luxo. Foto ilustrativa.

Com todas as mudanças potencializadas pela pandemia, o mercado de luxo foi um dos mais afetados. De acordo com a 19ª edição do Estudo de Luxo da Bain & Company, a queda no turismo causada pelas políticas de isolamento social e fechamento de fronteiras mudaram a forma como, quando e por que se compram produtos de luxo. O distanciamento também afetou as vendas online, dobrando de 12% em 2019 para 23% em 2020. A estimativa é que o online seja o canal principal para compras de luxo até 2025.

Sustentabilidade

A demanda dos consumidores por ações com propósito e impacto social está crescendo e as marcas de luxo devem demonstrar compromisso real e sustentável com a diversidade, inclusão e sustentabilidade. Este foi um dos apontamentos da 19ª edição do Estudo de Luxo da Bain & Company. Além das questões ambientais e de sustentabilidade, a diversidade e a inclusão vieram à tona em 2020. As gerações Y e Z – que devem impulsionar 180% do crescimento do mercado de 2019 a 2025 – colocam uma ênfase sem precedentes no combate à injustiça social e racial. Esses consumidores “ativistas” buscam marcas que se alinham com sua visão e desejo.

Mercado de excelência cultural

“Em 2030, essa indústria será drasticamente transformada. Não falaremos mais sobre a indústria de luxo, mas sobre o mercado de excelência cultural e criatividade insurgente. Neste novo espaço ampliado, as marcas vencedoras serão aquelas que constroem sobre sua excelência existente enquanto reimaginam o futuro com uma mentalidade insurgente. Os players de luxo precisarão pensar com ousadia para reescrever as regras do jogo”, completa Federica Levato, sócia da Bain & Company e coautora do estudo.

Troca de comando

Há quase quatro anos à frente das operações do Banco Mercedes-Benz no Brasil como presidente e CEO, Christian Schüler assumirá a partir de 2021 a operação global da Athlon, uma das maiores empresas de mobilidade do grupo Daimler, com sede na Holanda. Fundada em 1916, a Athlon desenvolve soluções de gerenciamento da frota de mais de 400 mil veículos e serviços de Mobility as a Service (MaaS), com atuação em toda a Europa.

Christian Schüler, atual presidente e CEO do Banco, assumirá a operação da Athlon, empresa de mobilidade do Grupo Daimler, como CEO global

Combate à violência contra a mulher

Mais um dia histórico na luta por mais segurança das mulheres. O plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem (10/12) o Projeto de Lei 123/19, de autoria da deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP), que autoriza o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) a financiar programas de prevenção e combate à violência contra a mulher.

Segundo a proposta, entre as ações que podem receber recursos do FNSP estão casas-abrigos, delegacias, núcleos de Defensoria Pública e serviços de Saúde especializados no atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar. Os recursos também poderão custear centros de educação e de reabilitação para os agressores e campanhas de enfrentamento da violência doméstica e familiar.

Deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP)

… Bom dia! “A forma mais elevada da inteligência humana é a capacidade de observar sem julgar!” (J. Krishnamurti)

Trocam de idade hoje: Patrícia Fluid Ibrahim, Oswaldo Neto, Deise Giradi, Andressa Mauro Nantes, Andreá camargo, Marcelo Alfredo Krortz e Cris Almeida. Happy birthday!

O aniversariante de hoje, o advogado Marcelo Kroetz fotografado ao lado da esposa, Renata Rezende. Foto: Studio Vollkopf

… A França vai impor um toque de recolher a partir das 20h locais, que entrará em vigor em 15 de dezembro e incluirá a noite de Ano Novo, para conter os casos de covid-19 – anunciou o primeiro-ministro Jean Castex ontem (10).

… O toque de recolher que entrará em vigor na próxima terça-feira (15) durará de 20h às 6h, com exceção da noite de 24 de dezembro, durante a qual os franceses poderão se reunir.

… Museus, teatros e cinemas, que deviam reabrir em 15 de dezembro, permanecerão fechados pelo menos por mais três semanas, apesar dos protestos dos trabalhadores da cultura, que denunciam consequências desastrosas.

O banqueiro e fundador do Grupo Safra, Joseph Yacoub Safra, morreu nesta quinta-feira (10), aos 82 anos, em São Paulo. “É com imenso pesar que comunicamos o falecimento, nesta data, do Sr. Joseph Safra, aos 82 anos, de causas naturais”, diz nota divulgada pelo Banco Safra.

… Depois de anunciar a renovação para a quarta temporada de Cobra Kai, a Netflix divulgou as primeiras imagens e o trailer da terceira, que estreia em 8 de janeiro de 2021.

Aventura Mall, de Miami, já está em clima natalino

Aventura Mall - Christmas train

Um dos maiores shoppings dos Estados Unidos, o Aventura Mall, ao norte de Miami Beach, já iniciou sua temporada de Natal. Através da campanha “Choose Joy. Share Joy.” (Escolha Alegria. Compartilhe Alegria), o empreendimento pretende transmitir os valores natalinos de esperança e felicidade aos visitantes.

Um dos destaques é a tradicional Oficina do Papai Noel, onde pode-se tirar uma foto profissional com ele, obedecendo medidas de distanciamento social. O cenário impressiona com uma decoração formada por uma montanha de caixas de presente com 18 metros de altura, ursinhos de pelúcia, cavalinhos de balanço, soldadinhos de chumbo e bengalas de doces. Além disso, a cada hora, acontece um elaborado e deslumbrante show de luzes com duração de cinco minutos.

A lista de atrações segue com a The Aventura Train Station, grandiosa maquete que apresenta diversos cenários em miniatura, incluindo montanhas cobertas de neve, uma pista de patinação no gelo e até mesmo alguns restaurantes e lojas do Aventura Mall. São mais de 500 figurinos, acessórios animados, uma ponte levadiça e cidades com edifícios iluminados.

O shopping também disponibiliza outras instalações e eventos especiais para Natal, como divertidas renas sentadas em bancos vermelhos laqueados; o brilhante trenó vermelho e dourado do Papai Noel, onde as crianças podem deixar suas cartinhas na caixa de correio; uma Menorá exclusiva de 2,5 metros de altura para também celebrar o feriado judaico; o Jardim dos Desejos, onde é possível escrever cartas e pendurá-las em uma das árvores; 175 flocos de neve gigantes brilhantes que iluminam o exterior do shopping; e apresentações musicais ao vivo de grupos e organizações locais com clássicos do fim do ano.

O Aventura Mall é representado no Brasil pela Key Partners (www.keypartners.com), de Sylvia Leimann. Mais informações em www.aventuramall.com.

 

 

Trilhas e aventuras com crianças. É possível!

Frécia Melo, uma das embaixadoras da GoPro no Brasil conta como a maternidade não atrapalhou em nada a sua agenda de explorar a natureza de norte a sul.

Muita gente tem a impressão de que com filhos não dá para viajar. Os horários da comida, do soninho, da troca de fraldas etc., podem assustar logo de início e fazer com que muitas mães e pais desistam de sair de casa. A embaixadora da GoPro, Frécia Melo, mostra que não precisa ser assim. Mãe do Noah, que hoje está com dois anos de idade, ela readequou alguns hábitos e aprendeu a levá-lo em todas as suas empreitadas, de trilhas à cachoeiras, praias e acampamentos. “Tem gente que acha que eu sou muito corajosa, eu não vejo assim. Meu marido e eu sempre gostamos de explorar trilhas, viajar, enfim, temos uma vida movimentada. Com o nascimento do Nono foi muito natural incluirmos ele na nossa rotina e não mudá-la por completo”, diz.

“Moramos em Formosa (GO), aqui nas redondezas tem muitos passeios e cachoeiras e por ser um território conhecido, com um mês de vida já o levamos com a gente para algumas aventuras”, conta Frécia.

Noah com 4 meses na Chapada dos Veadeiros

A influenciadora acredita que é sim possível fazer atividades com os pequenos na natureza, sempre adaptando para o que a família consegue encarar, seja uma trilha de 100 metros ou subir uma montanha. Com a ajuda do marido eles revezam a cadeirinha do Noah, cada um leva por um trecho. Eles estão sempre no radar da hidratação e procurando pontos para fazer paradas para uma troca de fraldas, amamentar ou até para que ele possa tirar um cochilo.

“Estudo minimamente o trajeto que vamos fazer e me programo, com os lanches que ele pode precisar, quantas vezes vamos parar, enfim, todos os detalhes. Mesmo assim, tudo pode acontecer então tem que ter muito bom humor, os pequenos têm o tempo deles então é respeitar e explicar as coisas para eles. Eu gosto de apresentar o destino, essa é uma maneira tanto de entretê-lo quanto de despertar curiosidade”, completa. Frécia também sente que os passeios ajudaram muito no desenvolvimento do Noah como um todo, que hoje é muito simpático e desinibido, além de estar muito mais próximo da natureza.

E claro, além de todos os benefícios que o pequeno tem no seu desenvolvimento, ainda está acumulando um álbum incrível de fotos e vídeos para reviver essas aventuras quando for mais velho.

Outra dica importante para quem gosta de registrar o percurso é sempre estar com uma GoPro em mãos. “Uso a GoPro em todos os passeios, é uma forma fácil para gravar e ainda não perder a atenção do Nono, que inclusive já filma e tira foto também. Eu ligo, posiciono e o resto é por conta da câmera, normalmente eu faço vídeos em alta resolução e depois tiro frames para ter fotos incríveis. Eu até fico mais segura sabendo que ele não vai conseguir quebrar a câmera, que é bem resistente”. Fotos feitas com GoPro

Para quem está querendo começar a embarcar os filhos na aventura, Frécia também indicou alguns destinos. Sul do Maranhão (MA), Chapada dos Veadeiros (GO) e Maragogi (AL) são alguns dos favoritos. A maioria das crianças gostam muito de praia, água e, com toda certeza, quem tem filhos, precisa de um lugar animado, com entretenimento. Nesses lugares e possível fazer passeios baratos, acessíveis e que agradam tanto as crianças quanto qualquer outro membro da família.

ProTips para não perder a atenção das crianças e capturas perfeitas:

• A melhor configuração depende muito da luz do dia e a GoPro consegue se adaptar a cada situação. Ativando o protune é possível personalizar a qualidade da imagem de todos os registros

Para vídeos a Frécia recomenda:
• 2.7k 4:3 60 FPS
• BitRate: Alto
• ISO min 100
• ISO Max 400
• Ev: -0,5
• Cor: GoPro
• Detalhes: Médio
• Dessa forma, você consegue aproveitar os frames para criar lindas fotos. Aproveitando o novo feature da HERO9
Black, gravando em 5K é possível criar fotos com até 14,7MP.

• Suporte de cabeça/Head Strap: com esse acessório a gente deixa a câmera assumir a visão da própria pessoa, conduzindo a imagem para o ponto de interesse: seja uma criança correndo, te abraçando… A sensação é de você estar interagindo com a foto/vídeo e fica bem diferente!

• Suporte de boca/Bite mount: ele é ótimo para quando você estiver com as mãos ocupadas. E você não precisa necessariamente estar aparecendo no vídeo/foto, dando uma “joia” ou sorrindo junto com o seu filho(a), mas você conduz as pessoas ao ponto de interesse da sua composição. Isso vai proporcionar uma imagem mais imersiva e fica muito bacana

• Shorty: um mini bastão de selfie e mini tripé. É leve e pode ser levado a todos os lugares de forma prática – e até um bebê consegue segurar.

Sobre a GoPro, Inc.
A GoPro ajuda o mundo a celebrar e compartilhar de maneiras envolventes e empolgantes.

GoPro, HERO e seus respectivos logotipos são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da GoPro, Inc. nos Estados Unidos e em outros países.

Para mais informações, acesse www.gopro.com. Os usuários da GoPro podem enviar fotos, clipes sem edição e edições de vídeo ao GoPro Awards para receber notoriedade nas redes sociais, acessórios GoPro e prêmios em dinheiro. Saiba mais em gopro.com/awards.
Conecte-se com a GoPro no Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok, Twitter, YouTube e no blog da GoPro The Inside Line.

 

 

Como preparar o tradicional bolinho de bacalhau para o Natal

Bolinho de bacalhau. Foto divulgação.

Ingredientes

500g de batata

1 ovo

4 colheres de farinha de trigo

200g de queijo parmesão ralado

Ingredientes para recheio

200g de bacalhau

100g de cebola

50ml de azeite

15g de salsa

Modo de pré-preparo

Descasque e pique o alho e a cebola. Descasque e cozinhe as batatas até ficarem macias. Dessalgue, cozinhe e desfie o bacalhau. Lave e pique a salsa. Reserve.

Recheio

Em uma panela, coloque o azeite e doure a cebola. Coloque o bacalhau desfiado e deixe refogar bem. Junte a salsa. Reserve.

Bolinho

Em um bowl, misture a batata, o ovo cru, o queijo, a farinha de trigo e misture até ficar uma massa lisa. Acrescente o bacalhau desfiado, molde os bolinhos com auxílio de uma colher e frite até dourar. Sirva.

Tempo de preparo: 1 hora

Rendimento aproximado: 6 porções

Fonte: Divino Fogão – www.divinofogao.com.br

Sem graça como o chuchu? Aqui não!

Chef Melchior Neto ensina como preparar um saboroso risoto com esse ingrediente

Muitas vezes desprezamos alguns ingredientes que julgamos sem sabor, mas com o tempero certo e o preparo correto eles podem se transformar em pratos dignos de restaurantes estrelados. Para mostrar a diversidade dos alimentos, o chef Melchior Neto preparou uma versão especial de risoto combinando chuchu com camarão rosa e queijo gorgonzola. Depois de preparar essa delícia, vai ser difícil dizer que chuchu é sem graça!

Risoto de Camarão Rosa com Chuchu e Gorgonzola
Ingredientes

200g de camarão rosa
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
150g de gorgonzola
½ cebola picada
1 chuchu picado
200 ml caldo de camarão
300 ml de água
1 taça de vinho branco seco
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Coloque o caldo de camarão uma panela com a água para esquentar, em outra panela frite o camarão no azeite e reserve. Na mesma panela refogue a cebola junto com o chuchu, adicione o arroz e o vinho branco. Mexa até secar e coloque uma concha do caldo, mexendo sem parar até secar e repita até que o arroz fique ao dente. Acrescente o gorgonzola e misture até derreter, coloque os camarões e por último a manteiga para dar o brilho. Sirva com parmesão ralado.

Rendimento: Serve bem 2 pessoas
Dica: O vinho é importante para abrir os poros do arroz para você ter mais cremosidade no seu risoto.

 

Lei Maria da Penha: concurso premia os melhores vídeos sobre violência contra meninas

Concurso Lei Maria da Penha. Foto divulgação.

A iniciativa chega à sua 7ª edição reconhecendo produções audiovisuais de jovens que retratam, na tela, formas de se combater as violências praticadas contra as mulheres e meninas em todo o Brasil.

Hoje, dia 10 de dezembro, das 15h00 às 16h30, (Horário de Brasília) o Banco Mundial, o Instituto Avon e o Facebook, liderados pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, realizam a cerimônia de premiação da 7ª Edição do Concurso Lei Maria da Penha. Neste ano, o tema sugerido para a produção dos vídeos de até 1 minuto foi “Construindo novas histórias para meninas e meninos: quando relacionamentos se tornam abusivos, como perceber e mudar isso?”. O concurso recebeu cerca de 70 peças audiovisuais de todas as regiões do país e os 5 melhores, escolhidos por votação popular, serão reconhecidos na cerimônia que irá acontecer no Youtube da Câmara dos Deputados (https://www.youtube.com/watch?v=iqRmCMm1cVU&feature=youtu.be)

A iniciativa, nesta edição, é voltada para alunos, de 14 a 18 anos, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, e tem como objetivo incentivar a discussão sobre a violência entre os(as) jovens de diferentes comunidades e grupos sociais. Além disso, o projeto visa proporcionar reflexão, aos adolescentes, quanto ao seu papel nas mudanças positivas de comportamentos e respeito à integridade física e psicológica das mulheres de hoje e de amanhã.

Estudo divulgado

Um estudo divulgado em outubro deste ano, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, destacou que 57,9% das vítimas de violência doméstica e sexual, em 2019, eram menores de 13 anos. “O dado reforça a importância de estarmos cada vez mais próximos dos jovens, gerando espaços de diálogo e ações mais alinhadas à sua linguagem. Assim, podemos contribuir com a diminuição do machismo, permitindo que as meninas saibam identificar, mais rapidamente, uma relação abusiva e tenham condições de sair do ciclo de violência.” destaca Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.

Os vídeos enviados ao concurso foram submetidos à uma comissão julgadora, composta por representantes da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, Banco Mundial, do Instituto Avon, Facebook, ONU Mulheres e da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher – CMCVM – que fez a seleção de 3 peças por região do país. Os selecionados participaram de uma votação aberta, na página do Concurso no Facebook.

Os premiados

Agora, os 5 premiados serão oficialmente reconhecidos e receberão dois cursos, um sobre segurança na internet e outro sobre realidade virtual, cujo enfoque será sobre como usar as plataformas digitais de forma responsável. Além disso, os alunos vencedores puderam escolher entre ganhar um tablet ou um celular para poderem produzir e postar novas histórias.

“A Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados, bem como toda a Bancada Feminina, tem a preocupação constante de combater toda e qualquer forma de violência contra meninas e mulheres e implementar medidas de enfrentamento à violência. E o Concurso sobre a Lei Maria da Penha leva em diferentes formatos, para diferentes públicos, nossa preocupação em mostrar para a sociedade que esta violência existe, precisa ser combatida e erradicada. É uma honra estar à frente desta Edição e saber que este Concurso tocou a vida de tantas pessoas, em todas as regiões do país.” – destaca Iracema Portella, Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados.

“O Concurso Cultural sobre a Lei Maria da Penha tem um valor inestimável para o Banco Mundial. A iniciativa nasceu de um desejo comum da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara dos Deputados e do Banco Mundial de conscientizar a sociedade sobre a importância da Lei Maria da Penha. Neste ano, com a ajuda de seus professores, estudantes de todo o Brasil puderam refletir sobre o que são relações de respeito entre meninos e meninas, homens e mulheres e mostrar o que pensam em vídeos de um minuto”, conta Sophie Naudeau, gerente de Operações para o Banco Mundial no Brasil.

Para Tayná Martins Morais, gerente de Políticas Públicas do Facebook Brasil, “O apoio do Facebook à 7ª Edição do Concurso sobre a Lei Maria da Penha reforça nosso comprometimento com uma sociedade mais justa e igualitária, e complementa uma série de outras ações e projetos de combate não só à violência contra a mulher, mas à violência online.”

Serviço

Data: 10/12/2020

Horário: das 15h às 16h30 (horário de Brasília)

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=iqRmCMm1cVU&feature=youtu.be

A mudança cultural é fundamental para o sucesso da transformação digital

José Duarte_VMware

Muito se fala sobre a transformação digital e a necessidade iminente de que ela aconteça o mais rápido possível para sobrevivência dos negócios. Em um mundo cada vez mais digital, com novas demandas e mudanças contínuas, é mandatório que as organizações atuem o quanto antes para se manterem relevantes e competitivas no mercado. Aquelas que não passarem pela transformação digital, já sabemos, ficarão para trás. A questão, agora, é aceitar os desafios, colocar em prática a ampla adoção de novas tecnologias e implementar novos modelos de operar o negócio.

O caminho para uma verdadeira transformação digital inclui etapas fundamentais e interligadas que devem nortear toda a caminhada. A principal delas, sem dúvidas, é a mudança cultural das organizações. A máxima “não se mexe em time que está ganhando”, aqui, não é verdadeira. Ainda que os objetivos de negócio sejam contemplados, é preciso pensar a longo prazo e a transformação digital – e cultural – tem papel fundamental nisso.

Um estudo da IDC Brasil mostra que 42% das empresas têm a intenção de iniciar o processo de transformação digital até 2021. Com as demandas inéditas impostas pela pandemia, a necessidade se tornou ainda mais explícita. Empresas que já haviam iniciado o processo de transformação estão vencendo os desafios desse período com mais tranquilidade, enquanto outras perceberam que estão atrasadas e não podem continuar esperando. Para aqueles que estão começando, é importante salientar que a mudança cultural é mandatória para o sucesso da transformação digital. Isso inclui toda organização, mas a liderança tem papel fundamental nessa jornada. Nada mudará em uma empresa antes do primeiro passo do líder e é papel dele incorporar na cultura interna que a verdadeira transformação vai além de novas tecnologias e envolve, também, novas formas de agir para inovar, obter melhores resultados e garantir o sucesso do negócio.

São as novas ideias que viabilizam resultados antes inimagináveis. Podemos pensar em um passado não tão distante, em que ter acesso a serviços financeiros, transporte e toda uma gama de entretenimento na palma da mão, com um smartphone, era inimaginável. O fato é: o que hoje parece impossível, amanhã será uma realidade.

As empresas precisam estar prontas e, para isso, o indicado é estimular a inovação a todo momento para criar serviços e plataformas que atendam às necessidades dos clientes finais antes mesmo que eles as reconheçam. Lideranças empenhadas em fazer a diferença e times engajados conseguem melhores respostas para problemas do dia a dia de milhões de pessoas, chegando a novos serviços e produtos. Isso só é possível com uma verdadeira mudança cultural que inclui novas habilidades e atitudes que considero imprescindíveis:

Inovação – pensar em formas inovadoras para entregar serviços e soluções de qualidade a um baixo custo e que antecipem as demandas dos clientes;
Visão tecnológica – adotar amplamente tecnologias que aprimorem a operação, tragam mais eficiência, proporcionem redução de custos e melhorem os resultados;
Motivar novas ideias – estimular novas ideias que façam a diferença no mercado por meio de produtos e serviços de impacto;
Adaptabilidade – entender a necessidade contínua de adaptar os negócios para as novas demandas da sociedade;
Cliente no centro de tudo – fomentar esse modelo, guiando as estratégias de todos os times sempre tendo como base as necessidades e desafios dos clientes.
Líderes e times que contemplem essas características estimulam o desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias disruptivas. Esse é o início da mudança cultural, necessária para que a transformação digital deixe de ser apenas um planejamento. A hora de mudar é agora e o primeiro passo é dos líderes.

Pesquisa traz lista de desejos dos brasileiros para o ano que vem

Em pesquisa inédita da Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, em parceria com a Score Group, realizada no final de outubro com 1.600 pessoas entre 18 e 56+ nas principais capitais do país, os brasileiros expressam seus desejos para 2021, após um ano de grandes impactos e mudanças sem precedentes por causa da pandemia do coronavírus.

Vacina

Para voltarem à rotina fora de casa, 49,1% do total de entrevistados desejam que exista uma vacina para a COVID-19. Na faixa etária entre 18 e 25 anos, esse sonho é o maior. 55,6% dos jovens aguardam o imunizante para poder voltar à vida normal. Em geral, 28% já estão retomando aos poucos a rotina, tomando cuidados.

Ganhar dinheiro

Ganhar dinheiro ainda é um grande desejo. 45,7% dos brasileiros querem enriquecer. “Os mais jovens também são os que mais querem isso, 65,7% dos 18 aos 25 anos apontam ganhar dinheiro como sua principal expectativa, seguidos pelos brasileiros entre 26 e 35 anos, com 56,3%” explica Ligia Mello, sócia da Hibou. Emagrecer está em segundo lugar nas metas para 2021: 42,1% dos entrevistados querem perder peso. Esse número é ainda maior na faixa dos 36 e 45 anos, com 49,8%.

Reaproximação com a família

Afastados de suas famílias em 2020 com o isolamento, a reaproximação com a família vem em terceiro lugar na lista de desejos, para 2021: 38,4% de todos os brasileiros. Nas faixas etárias, Essa vontade é maior entre pessoas dos 26 aos 35 anos e de 56 anos ou mais: 41,9% e 39% respectivamente.

O casal Márcia e José Peixoto Ferrão Jr. Ele comemorando hoje mais um aniversário. Happy birthday!

Saúde

“Consciência sobre a saúde mental, física e sobre solidariedade fazem parte dos desejos para 2021 também. Reflexo de um ano em que a saúde foi posta à prova e o autocuidado ganhou protagonismo na rotina dos brasileiros” diz Ligia. 72,4% quer exercitar o corpo e a mente em 2021, 38,1% desejam se engajar em atividades sociais e 33,2% vão consumir mais produtos orgânicos. 69,8% de todos os entrevistados querem fazer atividades físicas e cuidar do corpo e 46,9% desejam cuidar mais da pele, looks e cabelos, desse último quase 70% estão entre 18 e 25 anos.

Vida profissional

Na vida profissional, qualificação vem em primeiro lugar na lista de desejos: 37,5% dos brasileiros querem estudar mais online, os que mais querem isso são os jovens de 18 a 25 anos. 24,6% dos brasileiros querem trabalhar mais em casa do que antes da pandemia, e quem tem mais essa vontade são as pessoas entre 26 e 55 anos, ou seja, essa vontade é menor entre os mais jovens, que continuam querendo sair de casa para suas atividades.

O prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad clicado ao lado da sua grande companheira, a primeira-dama Tatiana Trad. O casal está comemorando 18 anos de casamento.

Viagens

Impedidos de viajar, os brasileiros trazem viagens pelo próprio estado ou pelo Brasil como um grande desejo: 52,4%. Para 38%, pegar o carro mais vezes para passear e viajar está nos planos. “Em um ano de dificuldades financeiras, o brasileiro aprendeu a economizar, mesmo desejando ganhar mais dinheiro, 38,3% se vê gastando menos que em 2020. 30,7% gastaria o mesmo, e uma minoria de 16,5% se vê gastando mais.

Uma palavra

Em uma palavra, os entrevistados foram convidados a falar qual a expectativa para 2021. “Esperança” em primeiro lugar, seguida de “Vacina” e “Liberdade” mostram bem qual é a lista de desejos dos brasileiros após o ano mais marcante dos últimos tempos.

Querida que só, Dalva Sampaio comemorando hoje mais um aniversário. Happy birthday!

Bebidas vegetais

Veganos, intolerantes à lactose e as pessoas que procuram por uma vida mais saudável estão impulsionando o crescimento das bebidas vegetais que são alternativas ao leite animal. A Consultoria Mordor Intelligence calcula que o mercado brasileiro deverá movimentar mais de 2,5 bilhões de reais em 2020.

O levantamento ainda mostrou que o crescimento de doenças alérgicas, além da consciência de que a bebida vegetal é mais saudável e sustentável deve impulsionar o mercado em mais de 200% nos próximos cinco anos. O estudo aponta que 85% dos brasileiros relatam algum nível de intolerância à lactose do leite de origem animal.

… Bom dia! “A mesma água fervente que amolece a batata também torna o ovo duro. Não são as circunstâncias que mudam as pessoas, mas sim o que tem dentro delas.”

Trocam de idade hoje: José Peixoto Ferrão Jr,  Cintia Peters,  Danilo Silva, Moacyr da Silva, Dalva Sampaio, Tais Albres e Denise Felipe. Happy birthday!

… Mestres ou doutores titulados, com diplomas reconhecidos no Brasil, bem como mestrandos e doutorandos em instituições brasileiras que querem gerar negócios inovadores a partir de suas pesquisas, não podem perder a oportunidade de participar do Catalisa ICT.

A iniciativa liderada pelo Sebrae, com a colaboração de parceiros relevantes do ecossistema de inovação no país, vai ajudar a tirar essas empresas do papel.

…. Com o lançamento do edital de seleção de pesquisas, no último dia 25, as inscrições já podem ser realizadas. Para se inscrever, basta acessar o Portal do Sebrae no endereço www.sebrae.com.br/catalisaict. Na página, além de acesso ao edital, os pesquisadores interessados também podem conhecer mais detalhes do iniciativa que está com inscrições abertas até o dia 24 de janeiro de 2021.

As inscrições são direcionadas para a plataforma Worldlabs, onde foi criada uma comunidade do Catalisa, que oferece um ambiente online de conexão e networking entre os participantes da iniciativa.

 

Ver Também