Médico oncologista destaca importância do diagnóstico precoce e rastreamento genético para evitar metástase óssea, uma das complicações mais graves da doença. Imagem de freepik
O diagnóstico de câncer de próstata com metástase óssea do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reacende o debate sobre a importância do rastreamento e do diagnóstico precoce da doença, que é a segunda maior causa de morte por câncer entre homens no Brasil. Em casos avançados, o tumor pode se espalhar para outros órgãos sendo os ossos um dos locais mais comuns, tornando o tratamento mais complexo e diminuindo as chances de cura.
Segundo o oncologista Fernando Zamprogno, da Kora Saúde, o principal sintoma quando o câncer se espalha para os ossos é a dor localizada. “É uma dor crônica, persistente e que não melhora com os medicamentos analgésicos habituais. O diagnóstico da metástase óssea é feito por meio de exames de imagem, como cintilografia óssea, tomografia, ressonância e PET scan”, explica o especialista.
Ainda de acordo com Zamprogno, a detecção precoce é fundamental para evitar a evolução para estágios mais graves da doença. “O rastreamento regular com PSA e toque retal deve começar aos 50 anos, ou aos 40, para homens com histórico familiar de câncer de próstata, mama, ovário ou pâncreas. Isso porque cerca de 15 a 20% dos casos são hereditários, geralmente ligados às mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, os mesmos implicados em outros tipos de cânceres familiares”, alerta.
O tratamento do câncer de próstata avançado tem evoluído significativamente nos últimos anos. O Brasil já conta com as mesmas opções de terapias hormonais e quimioterápicas disponíveis nos EUA e Europa, incluindo terapias com radioisótopos. “Um dos avanços mais recentes é o Lutécio-PSMA, uma molécula inovadora que passou a integrar o rol da ANS em 2025. É uma alternativa importante para pacientes que já passaram por outras linhas de tratamento”, destaca o médico.
O tratamento do câncer de próstata avançado tem evoluído significativamente nos últimos anos. Imagem de prostooleh no Freepik
Apesar dos avanços, o cenário ainda é preocupante. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2019 foram registrados cerca de 16 mil óbitos por câncer de próstata no Brasil. Já em 2021, a estimativa foi de 44 mortes por dia causadas pela doença.
“O câncer de próstata ainda é uma das principais causas de morte por câncer no país. Precisamos reforçar a importância do rastreamento, especialmente entre os homens com histórico familiar, e promover o acesso à informação e às novas terapias. O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado da cura”, conclui Zamprogno.
Ontem (22/5), o Brasil deu um passo decisivo rumo à modernização da infraestrutura de transportes com a realização do primeiro leilão de otimização de contrato de concessão rodoviária federal. Conduzido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes, o leilão ocorreu na sede da B3, em São Paulo, e teve como objeto a BR-163/MS rodovia estratégica para o escoamento da produção agroindustrial brasileira. A atual concessionária, Motiva (antiga CCR MSVia), seguirá à frente da operação do trecho de 847,2 quilômetros, com um contrato otimizado e vigência de 29 anos, após vencer o certame sem concorrência. Estiveram presentes na sessão pública, entre outras autoridades, o ministro dos Transportes, Renan Filho, o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio e o vice-governador do estado de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa.
Mesmo sem lances rivais, o leilão representa uma vitória institucional, por consolidar um modelo mais eficiente, transparente e alinhado às necessidades reais dos usuários. A nova modelagem permite reequilibrar contratos vigentes com base em critérios técnicos, metas claras, indicadores de desempenho e maior controle social sem a necessidade de aguardar o término da concessão atual. O modelo foi validado por órgãos de controle como o Tribunal de Contas da União (TCU), o que garante segurança jurídica e reforça a credibilidade do processo perante o mercado.
Para o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, a importância desse leilão vai além dos aspectos técnicos e inaugura uma transformação estrutural no setor de concessões rodoviárias no país.
Foto: Divulgação / Comunicação ANTT
“Pode parecer clichê, mas de fato hoje é um dia histórico. Porque nenhum local do mundo fez ou tem feito algo que nós aqui estamos fazendo. E quando chegamos na ANTT, em 2021, tínhamos o pensamento, além de fazer grandes leilões, de solucionar o que denominávamos de ativos estressados, mas na verdade não era o ativo que estava estressado, era o regulador, o concessionário. Sobretudo, era o usuário que estava estressado, porque não havia investimento, atendimento esperado e não adiantava explicar. Faltava um grande ingrediente para enfrentarmos isso: coragem e institucionalização de uma questão que era premente”, disse o diretor.
Em sua fala, ele reforçou que, o que há algum tempo muitos criticavam, hoje todos estão aplaudindo. “O que há de mais sofisticado em regulação, modelo econômico e governança está presente nesses contratos aqui. A negociação foi dura, mas foram 120 dias de negociações para entregar o que há de melhor para o usuário, para o interesse público. E isso só feito por essa integração com Ministério dos Transportes, ANTT, concessionária e validação do TCU. Por que vai ser diferente? O contrato é diferente, a estruturação é diferente e além das obras imediatas, haverá acompanhamento e fiscalização trimestral”, completou Guilherme Theo Sampaio.
Trecho da BR-163, em Mato Grosso do Sul. Foto: CCR MSVia – Rachid Waqued/Reprodução
O contrato original, assinado em 2014, enfrentou obstáculos que impediram a execução integral das obras previstas. Agora, a concessão reestruturada inicia um novo ciclo com todos os compromissos de investimentos e serviços previamente definidos, abrangendo duplicações, contornos urbanos, faixas adicionais, passarelas, vias marginais, pontos de parada e descanso, iluminação, acessos e dispositivos de segurança. O investimento previsto soma R$ 16,5 bilhões sendo R$ 9,3 bilhões em CAPEX e R$ 7,2 bilhões em OPEX com potencial estimado de geração de 134 mil empregos diretos, indiretos e por efeito-renda.
O que vimos hoje não é apenas um leilão. É o início de uma política pública moderna, que honra contratos, otimiza compromissos e entrega resultados concretos para a população e para os usuários”, diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio
Foto: Governo do Mato Grosso do Sul
As futuras ampliações serão realizadas de acordo com o volume de tráfego, garantindo que as obras atendam às reais necessidades da rodovia. Nos trechos com maior movimento, haverá duplicações obrigatórias; em trechos de tráfego médio, serão implantadas faixas adicionais; e nas regiões de menor fluxo, será feito o monitoramento contínuo. Essa lógica de “crescimento conforme a demanda” é o grande diferencial do novo modelo, que alia responsabilidade fiscal, planejamento e inteligência contratual.
Impacto regional e modernização da experiência do usuário
A BR-163/MS conecta 16 municípios de norte a sul do estado, como Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí, Naviraí, Juti, Caarapó, Dourados, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande, Jaraguari, São Gabriel do Oeste, Coxim, Pedro Gomes e Sonora. Com a modernização da concessão, toda a região será beneficiada por melhorias na segurança viária, na fluidez do tráfego e na qualidade de vida da população local.
Além disso, o novo contrato prevê medidas voltadas à experiência do usuário, como o Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a possibilidade de pagamento automático por meio de tags de identificação veicular. Esses recursos garantem mais comodidade e justiça tarifária para motoristas que utilizam trechos da rodovia rotineiramente.
Foto: Divulgação / Comunicação ANTT
Obras previstas e abrangência do projeto
A concessão abrange o trecho da BR-163/MS que vai do km 0,00, no entroncamento com a MS-386 (divisa PR/MS, fim da Ponte sobre o Rio Paraná – Porto Cel Renato), até o km 845,90, na divisa MS/MT (fim da ponte sobre o Rio Correntes), totalizando 845,9 km de extensão. O projeto contempla:
203,02 km de duplicações
147,77 km de faixas adicionais
28,82 km de contornos urbanos
22,99 km de vias marginais
6 interseções tipo diamante (implantação e melhorias)
7 interseções tipo trombeta
6 correções de traçados
1 trevo completo
67 rotatórias alongadas (implantação e melhorias)
22 retornos em X
22 passarelas
40 retornos em U
49 trechos com iluminação em curvas
379 acessos
56 passagens de fauna
144 pontos de ônibus
55 obras de arte especiais (implantação e melhorias)
3 pontos de parada e descanso
17 bases de serviços operacionais e de atendimento ao usuário (BSOs e SAUs)
Governança, estruturação e legalidade
O projeto foi estruturado pela Infra S.A. e pela ANTT, com ampla participação social e consulta aos órgãos de controle. Os estudos técnicos foram discutidos com a sociedade e o TCU, assegurando um modelo robusto e alinhado aos princípios da administração pública.
A concessão corresponde à alienação de 100% das ações da Concessionária de Rodovias Sul-Mato-Grossense S.A. e possui prazo contratual de 29 anos, sem prorrogação. O edital foi publicado em 10 de março de 2025 e o critério de seleção foi o de menor tarifa com deságio sobre a tarifa-teto, fixada em R$ 0,0752 por km para pista simples. Em caso de deságio superior a 18%, foram previstas exigências de aportes proporcionais. A modelagem segue os princípios da 5ª etapa do Programa de Concessões, com a adoção da Nova Matriz de Alocação de Riscos, conferindo ainda mais equilíbrio e previsibilidade às obrigações contratuais.
Para o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, o leilão da BR-163/MS inaugura uma nova fase nas concessões federais, mostrando que é possível corrigir rumos com responsabilidade e entregar infraestrutura moderna sem romper contratos.
“O que vimos hoje não é apenas um leilão. É o início de uma política pública moderna, que honra contratos, otimiza compromissos e entrega resultados concretos para a população e para os usuários”, concluiu o diretor-geral.
Infográfico Foto: Divulgação / Comunicação ANTT
… Bom dia! “Não deixe que as pessoas te façam desistir daquilo que você mais quer na vida. Acredite. Lute. Conquiste. E acima de tudo, seja feliz”.
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Celyta Botton de Souza, João Antonio Freire, Will Freitas, Annia Barbosa, Mirian Morais, Adriano Fonseca, Aleixo Alves, Luiz Paulo Lovatelli, Nivea Maria Chemin, Cid Tannous Mothé, Silvio Lenner, Wesley Martins, Ida Garcia, Dora Adorno e Lucas Bedoia. Happy birthday!
… Maria Braz brilha no Baile da amfAR 2025 em Cannes. A comunicadora vestiu full look Valentino no baile em prol da cura da Aids.
… Ontem (22) Maria Braz marcou presença no tradicional Baile da amfAR, realizado no Hôtel du Cap-Eden-Roc, em Cap d’Antibes, na França. O evento contou também com grandes nomes internacionais como Pedro Almodóvar, Tom Cruise, Heidi Klum, Spike Lee e Demi Moore e tem como missão apoiar pesquisas inovadoras na busca pela cura da AIDS.
Maria Braz brilha no Baile da amfAR 2025 Foto: Only Lusca
… Para a ocasião, Maria apostou em um look bohemian, com styling assinado por Pedro Sales: um full look Valentino pre fall 2025, de Alessandro Michele. A beleza ficou por conta de Arthur Lordelo, que criou uma make com sardinhas aparentes, pele fresh e destacou a franja da comunicadora, recém cortada. Fotos: Only Lusca
… Já a atriz Juliana Paes marcou presença no Gala amfAR, com um vestido exclusivo assinado pela PatBO. Levando o estilo e a personalidade brasileira para um dos palcos mais influentes da moda e da filantropia global, a marca apresentou uma peça que traduz força, sensualidade e sofisticação.
…O vestido é fruto do olhar minucioso de Patrícia Bonaldi e de um time de bordadeiras que transformam tempo, técnica e afeto em histórias bordadas. Com essa participação em Cannes, a PatBO reforça sua atuação no circuito internacional da moda, apresentando criações que unem emoção, craft e identidade brasileira
… A base do vestido foi construída a partir de um corset estruturado, com modelagem escultural nas ancas que redesenha a silhueta com presença e atitude. Sobre essa estrutura, a peça foi inteiramente bordada à mão com franjas e cristais prateados, conferindo brilho e movimento a cada passo. Fotos: Anna Muradas
A Calzedonia, referência mundial em legwear, apresenta sua nova campanha “Kendall 3 & 4 + Party”, estrelada por Kendall Jenner. Ícone da moda contemporânea, a top model encarna a mulher confiante e elegante que a marca celebra alguém que transforma o básico em desejo e faz de cada detalhe uma afirmação de estilo.
Nesta coleção, as meias-calças deixam de ser coadjuvantes e assumem o papel principal. São peças que unem conforto, caimento impecável e design marcante ideais para looks versáteis, do dia a dia às noites de festa.
Kendall Jenner para a Calzedonia Foto: Divulgação/ Calzedonia
Entre as estrelas da campanha está a meia-calça de fio 30 com poás aveludados e glitter dourado, que conquista pelo toque glamouroso e delicado. Já o modelo com listras prateadas e aparência fio 40 traz um brilho moderno e refinado, ideal para iluminar produções noturnas.
Para compor visuais ainda mais criativos, a coleção inclui a meia curta com laço e flor removível, que também pode ser usada como pulseira ou colar, e dois modelos de macacão: um em tecido acetinado com decote canoa e outro com brilho intenso, strass removível e recortes sensuais ambos perfeitos para quem busca presença e sofisticação.
Foto: Divulgação/ Calzedonia
Kendall 3 & 4 + Party é um convite para brilhar. Cada peça traduz confiança, sensualidade e estilo com personalidade. Mais do que acompanhar tendências, a nova coleção da Calzedonia celebra o protagonismo de quem escolhe vestir o que ama com elegância, atitude e liberdade para ser quem é.
Todos os dias, a taxa Selic aparece nos noticiários, nos comentários de economistas e até em memes nas redes sociais. Mas, fora do universo técnico das finanças, poucos realmente compreendem o impacto que essa sigla aparentemente distante tem no dia a dia de pessoas e empresas. A verdade é que a Selic é uma espécie de maestro silencioso: rege a dinâmica do consumo, do crédito, dos investimentos e até da inflação, afetando, direta ou indiretamente, quase todas as decisões econômicas no país. A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central. O Banco Central, por sua vez, é responsável por garantir a estabilidade monetária do país, com a missão de manter a inflação sob controle, além de zelar pelo bom funcionamento do sistema financeiro.
Para atingir esses objetivos, o principal instrumento utilizado é a política monetária, que se expressa justamente na definição dessa taxa. As reuniões do COPOM ocorrem a cada 45 dias. Nelas, o presidente e os oito diretores do Banco Central discutem o cenário econômico e votam a nova meta da Selic. A decisão impacta diretamente o custo do dinheiro no Brasil e se propaga por toda a economia. Embora pareça relevante apenas para economistas e investidores, seus efeitos chegam com força ao dia a dia de todos os brasileiros. Neste mês, o Copom elevou a Selic em 0,50 ponto percentual, para 14,75% ao ano, o maior nível em quase 20 anos, igualando o patamar registrado em julho de 2006.
Para atingir esses objetivos, o principal instrumento utilizado é a política monetária, que se expressa justamente na definição dessa taxa. Foto: Gerd Altmann por Pixabay
A primeira manifestação é no controle da inflação. Em um cenário de inflação alta, o Banco Central tende a elevar a Selic para desestimular o consumo e frear a escalada de preços. O impacto, nesse caso, é sentido diretamente no poder de compra. Quando o dinheiro perde valor, compramos menos com a mesma quantia, um efeito que, embora muitas vezes invisível no início, se torna insustentável no orçamento familiar ao longo do tempo.
O segundo impacto é sobre o crédito. Uma Selic mais alta encarece o acesso ao dinheiro para consumidores e empresas. A lógica por trás desse movimento é a seguinte: se o banco pode emprestar dinheiro ao governo federal por 14,75% (taxa Selic atual) ao ano, considerado o investimento mais seguro do mercado, ele só aceitará emprestar a pessoas ou empresas cobrando uma taxa ainda maior, para compensar o risco de inadimplência. É aí que os juros ao consumidor disparam. E embora o racional do mercado seja compreensível, os efeitos sociais dessa lógica, como o endividamento crescente das famílias, são menos discutidos.
O terceiro efeito é sobre o investimento produtivo. Uma taxa básica de juros elevada muda completamente a forma como empresários tomam decisões. Imagine uma indústria avaliando se vale a pena investir milhões em uma nova planta. Essa decisão não depende só de viabilidade técnica, mas da expectativa de retorno em relação ao custo do capital. Quando a Selic está muito alta, o investimento precisa render muito mais para ser competitivo, o que, muitas vezes, inviabiliza projetos, freia a geração de empregos e desestimula a inovação.
Ao compreender esses efeitos, fica claro que a política monetária não é uma abstração técnica, mas um elemento concreto que afeta decisões estratégicas em todas as esferas. Da dona de casa que revê o orçamento às grandes corporações que adiam investimentos, todos são impactados, embora nem todos percebam. Discutir os rumos da Selic não é apenas um exercício de política econômica. É uma conversa sobre prioridades nacionais, sobre quem paga a conta do controle inflacionário e sobre quais setores serão incentivados ou sacrificados. Entender a Selic é entender o Brasil que estamos construindo, ou adiando.
Renato Moredo Ormeni, Consultor de Investimentos CVM na MZM Wealth.
Romantic Luxury Experience oferece série de comodidades para casal, além de jantar com menu degustação no Seen São Paulo/Ricardo Bassetti
Em pleno coração dos Jardins, com vista privilegiada para a cidade e a poucos passos da Avenida Paulista, o Tivoli Mofarrej São Paulo dá novos sentidos ao amor seja através do paladar, do toque ou da vista de tirar o fôlego em uma celebração à altura dos casais mais apaixonados. Reconhecido por sua hospitalidade impecável, gastronomia variada e ambiente cosmopolita, o hotel preparou duas experiências especiais para casais que desejam transformar a data em um momento único.
Para a ocasião, o hotel apresenta os pacotes Romantic Experience e Romantic Experience Plus, ambos disponíveis durante todo o mês de junho.
A Romantic Experience convida os casais a viverem momentos de aconchego e elegância. O pacote inclui hospedagem em suíte decorada com flores e velas, espumante Chandon, doces finos criados pelo chef Danilo Brasil, box de flores e um porta-retrato com foto personalizada do casal, eternizando a experiência. Pela manhã, o café da manhã é servido no apartamento, garantindo mais conforto e privacidade para o casal aproveitar cada instante da estada. Além disso, durante todo o mês de junho, a Romantic Experience conta com uma oferta de 20% OFF.
Decoração especial e mimos para casal fazem parte da oferta de Dia dos Namorados do Tivoli Mofarrej São Paulo/Divulgação
Já a Romantic Luxury Experience combina relaxamento e gastronomia. Além de todos os mimos do pacote anterior, a experiência inclui um jantar com menu degustação no Seen São Paulo um dos rooftops mais exclusivos da cidade, com vista panorâmica para o skyline paulistano e uma massagem de 60 minutos para o casal no renomado Anantara Spa São Paulo. Para brindar esse momento especial, o pacote oferece uma garrafa de Champagne Perrier Jouët Grand Brut. As reservas devem ser feitas com, no mínimo, 36 horas de antecedência.
Informações
Romantic Experience Tivoli Mofarrej São Paulo
Inclui: Café da manhã para dois servido no apartamento, doces do chef executivo Danilo Brasil, 01 garrafa de Chandon Nacional, caixa box de flores vermelhas, decoração com flores e velas, porta-retrato com foto personalizada do casal e 01 vaga de carro
Termos e condições: 20% Desconto sobre o Pacote Tradicional | Incluso todos itens do pacote | Todas as categorias | Não-reembolsável | Pré-pagamento integral | Válido de 01.06.2025 a 30.06.2025
Romantic Luxury Experience Tivoli Mofarrej São Paulo
Inclui: Café da manhã para dois, doces do chef executivo Danilo Brasil, 01 garrafa Champagne Perrier-Jouët Grand Brut, caixa box de flores vermelhas, decoração com flores e velas, 01 vaga de carro, porta-retrato com foto personalizada do casal, massagem corporal de 60 minutos para duas pessoas no Anantara Spa São Paulo e jantar com Menu Degustação no restaurante Seen São Paulo (bebidas não-alcoólicas inclusas) para 2 pessoas.
Cloud Gate, conhecido como “The Bean", em Chicago. Foto: Divulgação
A Choose Chicago realizou no último dia 15 de maio sua Reunião Anual de Parcerias de 2025 no histórico Teatro James M. Nederlander, reunindo líderes dos setores de turismo, hospitalidade, negócios e cívico para celebrar conquistas coletivas e discutir as tendências que impactam o setor turístico. Durante o evento, a Choose Chicago anunciou que a cidade recebeu mais de 55 milhões de visitantes em 2024, homenageou o hoteleiro local e Presidente da Choose Chicago Foundation, Juan Leyva, com o Prêmio Campeão do Turismo 2025, e anunciou a extensão de longo prazo da National Restaurant Show em Chicago até 2032.
Entre os palestrantes estavam o prefeito Brandon Johnson, a nova presidente e CEO da organização, Kristen Reynolds, o presidente do conselho em fim de mandato Glenn Eden, e Akash Jain, chefe das operações nos EUA da Premier League. Os participantes também ouviram Geoff Freeman, presidente e CEO da U.S. Travel Association, que discutiu os desafios e oportunidades atuais do turismo internacional antes do IPW 2025, que acontecerá em Chicago de 14 a 18 de junho.
Chicago. Foto: Pixabay
“Chicago é uma cidade que sabe receber”, disse o prefeito Brandon Johnson. “Sejam convenções, grandes eventos esportivos ou férias em família, visitantes do mundo todo sabem que terão uma experiência acolhedora, inspiradora e única. Os números divulgados hoje mostram que o futuro da nossa indústria de turismo é promissor. Graças à liderança da Choose Chicago, estou confiante de que o turismo continuará sendo uma base vital da nossa economia, gerando receitas fiscais importantes e apoiando milhares de empregos bem remunerados, desde que continuemos trabalhando juntos.”
A cidade recebeu cerca de 55,3 milhões de visitantes em 2024, um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior. Estimativas preliminares indicam que a visitação internacional ultrapassou 2 milhões pela primeira vez desde 2019, representando um crescimento superior a 10%. O impacto econômico total foi estimado em US$ 20,6 bilhões. Na frente de eventos e convenções, 1.891 encontros organizados pela Choose Chicago aconteceram em 2024, gerando mais de US$ 3 bilhões em impacto econômico. O departamento de vendas da organização superou todas as metas principais em 2024, reservando 2,65 milhões de diárias futuras de hotel e 49 convenções em toda a cidade.
“Estou entusiasmada por assumir este cargo em um momento crítico para nossa indústria”, disse Kristen Reynolds, Presidente e CEO da Choose Chicago. “Temos um impulso incrível após um ano recorde em impacto econômico do turismo. Embora enfrentemos desafios econômicos e internacionais, temos muito a comemorar, com tantos eventos de classe mundial vindo para Chicago neste verão incluindo Sueños, IPW 2025, os Prêmios da Fundação James Beard, a corrida NASCAR nas ruas de Chicago, Lollapalooza e até o primeiro Papa americano vindo de Chicago. A Choose Chicago está pronta para aproveitar cada oportunidade para contar nossa história ao mundo.”
Chicago é, sem dúvida, uma das maiores cidades do mundo para convenções. Foto de Pixabay
Juan Leyva, Gerente Geral do LondonHouse Hotel, Vice-Presidente Sênior de Operações da Oxford Hotels & Resorts, e Presidente da Choose Chicago Foundation, foi homenageado com o Prêmio Campeão do Turismo 2025. Leyva começou sua carreira no setor de turismo como atendente de estacionamento. Desde então, tornou-se um executivo de destaque na hotelaria de Chicago, sempre retribuindo à comunidade e abrindo caminho para futuras lideranças. Sob sua liderança, a Choose Chicago Foundation expandiu seus programas de bolsas de estudo, homenageando dez vencedores durante a reunião anual.
“É uma verdadeira honra ser reconhecido pelos meus colegas da Choose Chicago com este prêmio”, disse Leyva. “A indústria da hospitalidade foi muito generosa comigo, e estou comprometido em continuar retribuindo à comunidade e promovendo a próxima geração de líderes nesse setor. Agradeço a todos que apoiam o trabalho importante da Choose Chicago Foundation seja doando seu tempo, expertise ou dinheiro.”
Durante a reunião, Lisa Malikow, Vice-Presidente Sênior da Informa Connect para a National Restaurant Association Show, anunciou o compromisso de manter o evento em Chicago até 2032. Realizada toda primavera, a feira é uma das maiores e mais importantes convenções anuais da cidade, com quase 60.000 participantes na edição anterior. O evento de 2025 começa no sábado, 17 de maio, no McCormick Place.
“Chicago é, sem dúvida, uma das maiores cidades do mundo para convenções”, disse Malikow. “A cidade tem a infraestrutura, os locais e a mão de obra qualificada para sediar eventos de qualquer porte. E o fato de também ser um dos destinos culinários mais empolgantes dos EUA a torna o lar ideal para a National Restaurant Association Show.”
O presidente do Conselho da Choose Chicago, Glenn Eden, refletiu sobre seus seis anos de mandato e anunciou os novos membros que assumirão oficialmente em 1º de julho de 2025:
Presidente do Conselho: Guy Chipparoni, CEO, Res Publica Group
Keiana Barrett, CEO, Business Leadership Council
Misoon Kong, Gerente Geral, Chicago Hilton and Towers
Andrea Kluger, Chefe de Gabinete, Federação do Trabalho de Chicago
José Ochoa, Presidente e CEO, Museu Nacional de Arte Mexicana
Tracey Payne, Comissária Interina, Departamento de Aviação de Chicago
Dan Russell, Co-Chefe de Operações, City Experiences Group
Mark Wagner, Gerente Geral, Hyatt
“É difícil resumir minha experiência nesses últimos seis anos com a Choose Chicago”, disse Eden. “Tive o prazer de trabalhar com líderes incríveis para promover Chicago ao mundo e sou grato por essa oportunidade de retribuir à minha cidade. Juntos, superamos desafios enormes incluindo uma pandemia sem precedentes e fizemos muito para posicionar Chicago como destino global imperdível para lazer e eventos de todos os tipos. Com Kristen Reynolds na presidência e Guy Chipparoni assumindo o conselho, estou confiante de que o próximo capítulo da Choose Chicago será espetacular. Estou ansioso para ver tudo o que irão conquistar nos próximos anos.”
Olhando para o futuro, 2025 promete ser mais um ano forte para o turismo e eventos em Chicago. No próximo mês, a cidade sediará o IPW 2025 da U.S. Travel Association, o maior evento de comércio internacional de turismo dos EUA. Durante seu discurso, Geoff Freeman compartilhou expectativas para o evento e como as tendências nacionais podem impactar Chicago.
Olhando para o futuro, 2025 promete ser mais um ano forte para o turismo e eventos em Chicago. Foto: Pexels
“Estamos diante de uma oportunidade única em uma geração para atrair visitantes de todo o mundo”, disse Freeman. “Há muito que estamos fazendo e faremos para mostrar que os destinos americanos estão abertos para negócios. O IPW em Chicago no próximo mês será fundamental para impulsionar o turismo receptivo aos EUA, e estamos trabalhando de perto com a equipe da Choose Chicago para garantir que os milhares de profissionais e jornalistas internacionais do setor terminem sua visita com uma mensagem clara: os EUA são um destino acolhedor e de classe mundial.”
Após ampla participação da comunidade local, a Choose Chicago lançará uma nova campanha de marketing em junho, durante o IPW. Mais informações sobre o impacto do turismo e hospitalidade, bem como fontes dos dados, estão disponíveis no Relatório Anual de 2024 da Choose Chicago.
Projeto foi assinado pelo ministro do Turismo e presidentes do Sebrae e da Embratur no Visit Brasil Summit; a escritora Conceição Evaristo fez palestra magna no evento. Fotos:André Cyriaco
O Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil para o período de 2025 a 2028 foi lançado nesta segunda-feira (19) no Rio de Janeiro. O ministro do Turismo, Celso Sabino; o presidente do Sebrae, Décio Lima; e o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, assinaram o documento que traça as estratégias para reposicionar a identidade do país e fortalecer os destinos brasileiros no mundo. O novo projeto sucede o Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos.
ASN Nacional – Agência Sebrae de Notícias Marcelo Freixo, Décio Lima e Celso Sabino no lançamento do Plano Brasis.
Também chamado de Plano Brasis, a nova estratégia traz a mensagem de um país diverso em sua pluralidade de povos, culturas, histórias e biomas. O documento foi lançado na abertura do Visit Brasil Summit, iniciativa inédita da Embratur, em parceria com o Sebrae, realizado no Museu do Amanhã no Rio, onde ocorre uma série de painéis e debates com autoridades, especialistas e referências culturais, ambientais e do turismo.
Projeto foi assinado pelo ministro do Turismo e presidentes do Sebrae e da Embratur no Visit Brasil Summit
O presidente do Sebrae, Décio Lima, lembrou da centralidade do Brasil na agenda atual da sustentabilidade e reforçou o papel de empreendedores e empreendedoras que diariamente fazem o setor do turismo girar nos diversos tipos de empreendimentos envolvidos.
“As micro e pequenas empresas representam 97% do setor do turismo no Brasil. Portanto, o Sebrae está nessa agenda, que já se mostra revolucionária no potencial de gerar emprego e renda no país, que é o único no mundo que possui seis biomas. O turismo no Brasil precisa, cada vez mais, ter visibilidade, que é justamente a proposta do lançamento deste plano”, afirmou Décio. Segundo dados oficiais, o turismo responde por 8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Em 2024, o movimento de turistas internacionais gerou US$ 7,3 bilhões no país.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, lembrou da centralidade do Brasil na agenda atual da sustentabilidade
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressaltou a visão atual do turismo de propulsor de uma economia limpa. “Qual produto da pauta de exportação brasileira deixa quase US$ 8 bilhões no país de forma sustentável? Não tem”, questionou Freixo. O ministro do Turismo, Celso Sabino, também destacou os avanços da imagem do Brasil no exterior no atual governo, o que reforça o turismo. “O Brasil voltou a ser visto como um país que tem estabilidade política, econômica, social e financeira”, assegurou.
Celso Sabino, ministro do Turismo.
A escritora Conceição Evaristo esteve no ato de assinatura do plano e, em seguida, deu uma palestra magna intitulada “O Futuro do Turismo é Ancestral”. Ela falou sobre as interseccionalidades entre as vivências do povo brasileiro em sua diversidade e a atividade do turismo.
Conceição, que tem projeção internacional como escritora, cunhou o termo “escrevivência” como uma escrita carregada de vozes coletivas que foram ignoradas ou silenciadas. Ela recebeu um quadro com o manifesto do Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil das mãos de Décio Lima e Marcelo Freixo.
Conceição Evaristo recebeu um quadro com o manifesto do Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil das mãos de Décio Lima e Marcelo Freixo.
Estiveram também na abertura do Visit Brasil Summit o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; e o ministro da Cultura substituto, Márcio Tavares; a empreendedora social reconhecida pelo trabalho de base em comunidades indígenas e quilombolas Adriane Lanawa; a vice-presidente executiva do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Virginia Messina; e a representante do Turismo no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, Jeanine Pires.
…Bom dia! “Felicidade é saber aproveitar todos os momentos como se fossem os últimos”.
… Um abraço aos aniversariantes de hoje: Rafael de Cristo, Silvia Martinez, Hyran Freitas, Helio Martins, Rogério Carneiro, Toni Feitosa, Ana Regina Bicudo, Solange Vaz, Cissa da Silva, Lívia Teixeira, Francisco Sergio Oliveira, Fabio Piccelli, Felipe Laburu, Nely Duarte, Itionara Fraga, Graciliano Cesar, Leandro Vieira, Mineia Reis, Laudecir Marques e Eduardo dos Anjos dos Santos. Happy birthday!
… A Bvlgari escolheu uma das joias mais cativantes da Sicília, Taormina, onde a beleza ancestral e o fascínio contemporâneo se unem, para revelar Polychroma, sua nova coleção High-End inovadora: uma celebração da infinita riqueza de cores e da diversidade de emoções. Fotos: Getty Images Bvlgari Polychroma
… Quase 250 novas criações de Alta Joalheria e relógios High-End – incluindo 5 maravilhas históricas da Alta Joalheria e 60 peças milionárias, o maior número já apresentado – foram o centro das atenções em uma exibição excepcional composta por 600 obras-primas.
… Entre os convidados, uma constelação de celebridades internacionais, embaixadores globais e amigos da Maison, como Priyanka Chopra Jonas, Lisa Manobal, Viola Davis e Liu Yifei, iluminaram a noite icônica vestindo criações Polychroma encantadoras.
… A noite encantadora começou no Grand Hotel Timeo, onde o jantar de gala uniu o charme siciliano à arte de compor a mesa no terraço panorâmico com vista para o Monte Etna e o Mar Jônico. Típicas cerâmicas de Caltagirone, estátuas neoantigas e ricas composições de frutas locais harmonizaram com a ousadia colorida da coleção Polychroma. Cada elemento remeteu aos seus temas centrais em uma fusão vibrante da grandiosidade da Cidade Eterna com as texturas vibrantes da ilha.
… O auge do evento ocorreu no Teatro Grego de Taormina — parte da Região Siciliana – Departamento de Patrimônio Cultural e Identidade Siciliana – Parque Arqueológico de Naxos e Taormina —, onde Polychroma foi interpretada como uma performance contemporânea ao vivo em três atos, inspirada em tragédias gregas.
… Modelos adornadas com as obras-primas mais emblemáticas da coleção e usando vestidos sob medida do talentoso italiano em ascensão Francesco Murano, moveram-se por uma cenografia onírica de arcos e véus majestosos. No centro desse diálogo artístico único estava a performance coreografada pelo multipremiado Sir Wayne McGregor, coreógrafo residente do Royal Ballet e uma das figuras mais visionárias da dança contemporânea, cuja direção criativa elevou toda a encenação a uma experiência inesquecível e imersiva.
… Ecoando a grandeza do teatro antigo, os véus e o velário, moldando uma arquitetura metafísica, serviram como o fio condutor que unia toda a experiência, desde a apresentação no palco até o jantar e o showroom, enquanto a coreografia deu vida à essência criativa da coleção em um crescendo dramático de expressão, movimento e cor.
“Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: Alegrai-vos!” (Fil 4,4) Esta é a ordem de Paulo, um desafio para o cristão! Uma convocação que, para ser vivida, além da graça de Deus, pressupõe maturidade espiritual. O que mais o ser humano quer é ser feliz. Esse anseio, como garante o Catecismo da Igreja Católica, está impresso em nosso coração (cf. n.1718).
Entretanto, para nós, equivocadamente, ser feliz virou sinônimo de alcançar vitórias e superar desafios. Quando isso acontece, nossa vida vai bem. Ficamos em paz com o mundo, com Deus, com os outros e conosco mesmos. Porém, se o que desejamos não acontece ou não se dá da maneira como queremos, desencadeia-se em nós uma crise existencial. Principalmente se o que almejamos nos parece bom, ou se já o estamos pedindo há algum tempo.
Ficamos em paz com o mundo, com Deus, com os outros e conosco mesmos. Foto: Luis Quintero Pexels
Mas o que configura o cristão a Cristo é a possibilidade de fazer renúncias e sacrifícios, com alegria, sabendo que isso nos faz crescer. Jesus se despojou de sua condição de vida, renunciou às glórias deste mundo e cumpriu sua missão conforme o Pai lhe pediu. Portanto, quando não somos ouvidos em um pedido, em vez de reclamarmos, nos entristecermos e desistirmos de tudo, existem outras possibilidades a serem consideradas, como por exemplo estas:
1. Não estamos prontos para receber aquilo. Precisamos encarar a realidade de que não é o momento ainda de o Senhor nos conceder o que desejamos, porque, antes disso, existem outras obras importantes que Ele precisa realizar em nós. Por exemplo: ajudar-nos em desapegos, crescimentos, aptidões. Muitas vezes, somente depois de uma primeira ação do Senhor é que nossas bases estarão prontas para receber o objeto de nossas orações.
2. Deus não quer nos dar o que pedimos. Por melhor que algo pareça aos nossos olhos, é possível que o Senhor não o queira nos conceder, porque, certamente, esse bem almejado não vai contribuir na obra de santificação que Ele está plasmando em nós, ou pode até nos levar à perdição. Considerando a primeira possibilidade a de que Deus não quer dar, neste momento, uma graça que pedimos, nossa atitude precisa ser:
Se considerarmos a segunda possibilidade que é o fato de Deus não querer dar o que pedimos, duas atitudes, além de todos os passos citados acima. Foto: RDNE Stock project
A) Alegrarmo-nos, porque a negação atual implica que temos um Deus que nos ama e sabe a hora certa de nos conceder o que pedimos. Ele cuida de nós!
B) Louvarmos, ou seja, reconhecer a grandeza do Senhor e o nosso nada. Ele tem o conhecimento de todas as coisas; nossa sabedoria é limitada.
C) Aprendermos a esperar, pois, uma vez que Ele nos quer dar, mas ainda não estamos prontos, precisamos aguardar com fé, preparando-nos para receber, corrigindo-nos no que for preciso em atitude de constante conversão.
D) Desprendermo-nos, isto é, entregarmo-nos nas mãos do Senhor, deixando que Ele faça as coisas quando quiser e a Seu modo. Esse despojamento pede ainda que abramos mão do que esperamos e vivamos aquilo que o Senhor está nos pedindo hoje.
Se considerarmos a segunda possibilidade que é o fato de Deus não querer dar o que pedimos, duas atitudes, além de todos os passos citados acima, são necessárias:
A) Renunciar. Não é fácil, porque nosso ego pede que as coisas sejam como sempre sonhamos, porém, essa renúncia nos deixará livres para recebermos todos os outros bens que o Senhor quer nos dar. Vai também nos amadurecer na fé, pois, com isso, participaremos do sacrifício de Cristo.
B) Perseverar na esperança. Tudo concorre para o nosso bem (Cf. Rm 8,28). Essa grande renúncia de hoje é semente para graças colhidas amanhã.
Não se deixe vencer pela tristeza. O Senhor é bom o suficiente para realizar planos maravilhosos em sua vida!
Elane Gomes é missionária da Comunidade Canção Nova
Cuidados simples no dia a dia podem fazer a diferença para a saúde de quem vive com doença celíaca. Imagem de freepik
A Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) lançou uma campanha educativa para orientar sobre a prevenção da contaminação cruzada por glúten, um dos principais riscos para pessoas com doença celíaca. A ação integra o Maio Celíaco e visa conscientizar a população, profissionais de saúde e do setor alimentício sobre cuidados no preparo de alimentos sem glúten. Segundo a FENACELBRA, 9 em cada 10 celíacos já sofreram contaminação cruzada, que pode causar dor abdominal, anemia e perda de peso. Mesmo assim, apenas 28% dos estabelecimentos conhecem o tema, conforme o Instituto Qualibest (2024).
Diante disso, a Dra. Daniele Kiatkosk, membro titular da FBG e diretora de comunicação do IBREDOC, comenta que a informação é uma das principais aliadas na prevenção: “A contaminação cruzada ainda é uma das maiores ameaças à saúde do paciente celíaco. Nosso papel é levar informação de forma clara e acessível, mostrando que pequenos cuidados fazem grande diferença na qualidade de vida dessas pessoas.”
A contaminação cruzada ainda é uma das maiores ameaças à saúde do paciente celíaco. Imagem de freepik
O maior desafio para o paciente celíaco é evitar a contaminação cruzada. Essa situação é tão danosa quanto a ingestão direta de glúten, pois mesmo quantidades insignificantes podem ativar o sistema imunológico e causar sérios danos. Há um grande desconhecimento por parte da população em geral, inclusive entre profissionais diretamente envolvidos com alimentação, como os que atuam em bares e restaurantes. Levar informação de forma clara e acessível é essencial para mostrar que pequenos cuidados fazem grande diferença na qualidade de vida dessas pessoas.
A seguir a especialista compartilha dicas simples para o dia a dia:
Use utensílios exclusivos: talheres, louças e panelas panos de prato e até tabua de carne devem ser separados para o preparo de alimentos sem glúten. Evite o compartilhamento com quem consome alimentos com glúten.
Tenha uma torradeira só para alimentos sem glúten: migalhas são grandes fontes de contaminação cruzada. Nunca compartilhe o equipamento.
Migalhas são grandes fontes de contaminação cruzada. Nunca compartilhe o equipamento.
Cuidado com superfícies e esponjas: limpe bem bancadas e troque a esponja ao preparar alimentos sem glúten. É importante é ter uma esponja exclusiva para essa finalidade.
Evite o uso de potes e condimentos compartilhados: a manteiga, o requeijão, a geleia e outros insumos podem conter resíduos de glúten caso alguém use a mesma faca. Prefira porções individuais ou utensílios exclusivos.
Separe os alimentos no armazenamento: guarde os produtos sem glúten em prateleiras superiores ou em locais separados, de preferência em potes bem fechado, evitando contato com farelos ou pó de alimentos com glúten.
Guarde os produtos sem glúten em prateleiras superiores ou em locais separados. Foto: cottonbro studio
Em restaurantes, pergunte sempre: informe-se sobre os ingredientes, faça análise de risco Prefira locais que ofereçam preparo dedicado para celíacos.
Atenção com fritadeiras e chapas: alimentos sem glúten preparados no mesmo óleo ou chapa utilizados para alimentos com glúten podem ser contaminados. É fundamental questionar sempre o estabelecimento, lembrando que o risco existe e que é necessário aprender a conviver com ele da maneira mais segura possível. Em caso de contaminação, recomenda-se repouso, uma dieta leve e boa hidratação. Se necessário, deve-se buscar orientação do gastroenterologista para o tratamento dos sintomas. Situações como essa podem servir de aprendizado, ajudando a evitar que o mesmo erro se repita no futuro.