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Despesas com o Home Office: de quem é a conta?

Meta é realizar 5 mil inspeções remotas até o fim de outubro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

*Fernanda Muniz Borges e Luiz Eduardo Amaral de Mendonça

Luiz Eduardo Amaral de Mendonça

A pandemia e o consequente isolamento social trouxeram uma série de mudanças no dia a dia das empresas. Dentre todas as mudanças, um dos mais relevantes foi o fomento ao trabalho remoto. Chamado pela legislação em vigor de Teletrabalho, quando o empregado exerce suas atividades a maior parte do tempo fora das dependências da empresa.

Entre as diversas discussões sobre o tema tem-se, em especial, a questão relativa ao custeio das despesas e equipamentos dos empregados. De quem é a responsabilidade? O que antes era provisório, agora em diversas empresas é definitivo, tendo adotado o home office como prática efetiva de trabalho. Ou seja, o investimento e interesse do próprio empregado em melhorar o seu local de trabalho, “deixando de ser caseiro” está ainda mais em pauta.

A lei (artigo 75-D da CLT) determina que a responsabilidade pela aquisição, manutenção e ou fornecimento de equipamentos, bem como reembolso de despesas será objeto do contrato. Ou seja, a lei não afirma que é da empresa e deixou claro que caberá às partes definirem como isso irá ocorrer.

Recentemente, a 2ª Vara do Trabalho de São Caetano do Sul proferiu decisão que determinou ao empregador a responsabilidade de custear os equipamentos adquiridos pelo empregado para o exercício daquela atividade (1000766-98.2020.5.02.0472).

Antes de qualquer crítica à decisão, interessante diferenciar os benefícios possíveis aos empregados no Teletrabalho:

a) Ajuda de custo: Valor fixo, normalmente mensal, com o intuito de cobrir despesas adicionais com o trabalho remoto, como auxiliar nos custos de internet, luz etc.

O importante nesta modalidade é existir efetivamente despesas a serem ao menos parcialmente custeadas, bem como que o valor seja proporcional ao contrato de trabalho. Por exemplo, é difícil imaginar uma ajuda de custo no mesmo valor do salário do profissional. Como o próprio nome já diz, trata-se de uma “ajuda de custo” e não necessariamente precisa cobrir toda e qualquer despesa do empregado.

b) Reembolso de Despesas: Aqui o valor é variável e exige do empregado a comprovação efetiva da despesa. O valor despendido pela empresa será apenas e tão somente o que for comprovado pelo empregado.

O empregador pode e deve criar regras internas que visem regular o teto máximo de reembolso ou até mesmo quais as despesas inclusas. A reforma trabalhista deixou claro que os dois benefícios “a” e “b”, acima mencionados, não possuem natureza salarial, como forma de incentivar as empresas a buscarem oferecer melhores condições aos seus teletrabalhadores.

c) Fornecimento de Equipamentos: Por fim, é possível que o empregado forneça o próprio equipamento para auxiliar na prestação de serviços. Trata-se do computador, cadeira, impressora cedidos como ferramentas de trabalho e, portanto, não devem incorporar ao contrato de trabalho

Este formato exige do empregador cautela para a entrega dos equipamentos, bem como estabelecer as responsabilidades com o uso e manutenção.

Feitas estas diferenciações, a decisão da 2ª VT/São Caetano do Sul insere-se no item ‘c’ acima, mas com o agravante de que restou apurado (destaca-se que o processo ainda em trâmite e sem trânsito em julgado): (i) ausência de pactuação expressa quanto aos equipamentos e despesas, e que (ii) gastos extraordinários foram exigidos do profissional para que a atividade fosse desempenhada em casa.

Nesse sentido, não se trata de um entendimento isolado e excessivo de responsabilidade do empregador por todos os custos à revelia do que determina a lei, mas sim que, no caso em concreto, restou apurado que foi exigido do empregado um ônus desproporcional para desenvolver a sua atividade remotamente.

A nossa recomendação é sempre avaliar o caso em concreto e utilizar da razoabilidade. É compreender se aquela atividade prescinde de algum equipamento específico ou não. É não exigir que o empregado compre nada apenas porque a atividade exige ou deixar que o empregado “assuma os riscos do negócio” no lugar da empresa. Questione-se: “Como empregador eu estou exigindo que o empregado realize investimentos desproporcionais?”

Adicionalmente, sempre é preciso confirmar na norma coletiva aplicável, a qual comumente dispõe sobre auxílios e obrigações com estes custos.

Qualquer que seja a discussão ou conclusão, é crucial a formalização em contrato/aditivo apropriado e uma robusta política interna. Isto é: não havendo pagamento/fornecimento de equipamentos, que isto conste expresso no documento e com as razões para tanto; ou havendo pagamento/fornecimento de equipamentos que o documento dite os limites e demais regras do benefício.

O que chama a atenção na decisão ora comentada é a ausência de discussão quanto à propriedade dos equipamentos. Isto porque, havendo o reembolso do que foi gasto e partindo da premissa de que a compra foi realizada tão somente para desenvolver as atividades, a propriedade dos equipamentos é da empresa? A empresa vai reembolsar equipamentos que ficarão com o empregado?

Nos parece razoável entender que tendo a empresa arcado com o custo integral dos equipamentos e tendo a comprovação efetiva (no caso acima – decisão judicial) de que o valor servirá para este propósito apenas, o equipamento é de propriedade da empresa. O que não aconteceria se a condenação fosse em pagamento de uma ajuda de custo, já que não atrelada a nenhuma despesa específica.

Sem debruçar no processo, somos da opinião de que caberia, nesse caso, à empresa ter apresentado reconvenção na peça de defesa pedindo que, caso fosse condenada a ressarcir os equipamentos, como de fato aconteceu, que o empregado fosse obrigado subsidiariamente a devolvê-los por serem ferramentas de trabalho.

Não temos visto muitas empresas utilizando essa estratégia, mas é importante que o façam já que foi o próprio judiciário quem afirmou que a ferramenta de trabalho é de propriedade da empresa.

No dia a dia das empresas e na implementação de políticas de Teletrabalho é sempre importante avaliar quais dos formatos acima serão implementados (ajuda de custo, reembolso ou fornecimento do equipamento) e desenvolver regras específicas. O retorno do equipamento, possibilidade de desconto em caso de dano, treinamentos específicos e regras de manutenção estão entre os temas abordados nas políticas internas.

A dica é sempre buscar entender a operação da empresa, seus valores, suas regras de compliance e o que se pretende exigir do empregado, analisando se há obrigação ou não em fornecer qualquer auxílio e, em qualquer das hipóteses, ter regras transparentes e bem divulgadas sobre o tema.

Fernanda Muniz Borges

*Fernanda Muniz Borges e Luiz Eduardo Amaral de Mendonça são sócios da área trabalhista do escritório FAS Advogados

 

Energia solar como ferramenta de transformação social no Brasil

Por Eduardo Avila, Rodrigo Sauaia e Ronaldo Koloszuk*

No debate sobre os rumos da geração distribuída (GD) no Brasil, um argumento que tem sido frequentemente usado contra o atual modelo é que ele beneficiaria os mais ricos, em detrimento dos mais pobres. Seria a lógica do “Robin Hood às avessas”: os custos do setor elétrico, ao deixarem de ser pagos pelos que têm GD, os mais ricos, seriam rateados pelos demais consumidores, incluindo os mais pobres. Segundo este o argumento, a solução seria mudar as regras da GD.

No entanto, não é bem o que os números completos apontam: cálculos da ABSOLAR indicam uma realidade diferente e demonstram que, até 2035, serão gerados pela GD mais de R$13,3 bilhões em benefícios líquidos para todos os consumidores brasileiros, inclusive os mais pobres. Estudo publicado em março de 2021 na revista científica Renewable and Sustainable Energy Reviews vai além: conclui que os consumidores com GD, também chamados de “prossumidores”, são na verdade insuficientemente compensados pela energia elétrica que injetam na rede.

Os autores relacionam os custos futuros que as companhias de energia elétrica podem evitar quando um consumidor instala GD, dentre eles: alívio na operação da rede, redução da necessidade de novas linhas de transmissão, redução da necessidade de novas usinas de geração, além de menores impactos e custos ambientais. Com isso, concluem que uma reforma regulatória deveria ser conduzida para assegurar que o consumidor com GD não seja prejudicado e passe a subsidiar de forma injusta as companhias de energia elétrica.

Quanto à questão social, existem importantes projetos no Brasil que buscam a democratização da GD para consumidores de todas as faixas de renda e classes sociais. Sugere-se que representantes das distribuidoras avaliem tais experiências, dentre elas, os projetos desenvolvidos nas favelas da Babilônia e Chapéu Mangueira, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Nestas iniciativas, fica visível que a energia solar não oferece barreiras, mas soluções para a crise energética vivida diariamente pelos mais pobres.

A população de baixa renda convive com altas taxas de desemprego, contas de energia que não cabem no seu orçamento e serviços de baixa qualidade, com frequentes quedas de luz e atendimento precário. No Rio, por exemplo, apenas na última década a tarifa de energia elétrica mais do que dobrou. Em contraste, o preço da energia solar tem caído rapidamente, fazendo dela uma das fontes de energia mais competitivas da história. A energia solar fotovoltaica também é líder entre as renováveis em outro tema social muito importante: na criação de empregos. São empregos de qualidade, locais, resilientes e consistentes com a nova economia sustentável do nosso tempo.

Assim, a adoção de GD nas comunidades oferece uma oportunidade de forte redução dos custos para acesso digno à energia elétrica. Ao gerar energia em momentos de maior demanda por eletricidade, a GD pode ainda diminuir a carga na ponta da rede e melhorar a qualidade do fornecimento nas favelas. Por seu modelo descentralizado, fomenta o empoderamento energético e novos modelos de organização coletiva para reivindicar direitos.

No entanto, ainda há barreiras para a popularização da GD, notadamente a necessidade de capital para investimento inicial e acesso a crédito. Qual o modelo adequado para que essas comunidades embarquem na GD?

Uma das apostas está no modelo de geração compartilhada, por meio de cooperativas de energia. Essa é uma solução que, além dos benefícios econômicos, harmoniza-se com as tradições de coletividade, autogestão e cooperação das favelas. Neste momento, avança a implantação da primeira cooperativa de energia solar fotovoltaica em uma favela no Brasil.

Entretanto, a redução do valor dos créditos de energia elétrica, como vem sendo proposto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), tornaria inviável este novo modelo. Isso frearia o crescimento de uma solução sustentável que traz alívio para os desafios enfrentados pelos mais pobres. Sem um marco legal adequado e justo, o futuro da GD nas comunidades de baixa renda ganha enorme incerteza e fica ameaçado.

O Projeto de Lei 5.829/2019, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, em conjunto com a proposta de Emenda Social, oferece um caminho positivo para a solução deste impasse. Não é verdade que só os ricos que se beneficiam da GD solar. Esta é uma tecnologia que vai além dos benefícios econômicos e ambientais, pois tem o potencial de ser uma ferramenta de transformação social para a população de baixa renda no Brasil. Por isso, neste momento, é necessário incentivar a adoção da GD solar, e não a frear.

*Eduardo Avila – Diretor Executivo da Revolusolar
*Rodrigo Sauaia – CEO da ABSOLAR
*Ronaldo Koloszuk – Presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR

Ótica Oculum inaugura hoje em Campo Grande

Atendimento premium, assistência permanente e produtos com precisão garantida, além de um mix com marcas nacionais e internacionais. Essa é a Oculum, que inaugura, nesta hoje (29), a primeira franquia na cidade, no Shopping Campo Grande.

A chegada a Campo Grande é resultado do processo de expansão da marca, que foi criada em 1998, no Recife (PE). Com investimento que chega a R$ 2 milhões, a franquia conhecida pelo atendimento diferenciado fez sucesso em outras capitais, como Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Belém (PA), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), entre outras.

“Campo Grande, agora, tem mais que uma ótica, tem uma Oculum. Nós temos pilares muito consolidados dos quais não abrimos mão. O mercado óptico está em crescimento, é competitivo, mas a qualidade sempre é um diferencial. Além de trabalharmos com um mix diversificado, prezamos muito pela qualidade dos produtos e, principalmente, a satisfação do cliente, desde o atendimento até o pós-venda”, afirma o sócio Diego Silva.

Consultor de estilo e visagismo óptico da Oculum, Hugo Cabral, em atendimento. Credito: Meireles JR

Outro sócio da loja, Igor Revoredo, explica que, com o envelhecimento da população e o uso intenso de telas, a saúde ocular deve ser observada e a qualidade dos óculos é fundamental. “Temos os melhores equipamentos e tecnologia de ponta para garantir ao nosso cliente uma lente com 100% de qualidade visual. A visão nos abre a janela para o mundo e, por isso, é tão importante essa preocupação com a qualidade”, reforça.

Para garantir que o cliente leve o melhor produto, a Oculum investe no treinamento da equipe. Por isso, a cada atendimento oferece uma consultoria ao cliente, inclusive com técnicas de visagismo.

Entre as grifes que a Oculum Campo Grande trabalha estão marcas importadas, como Balenciaga, Boss, Boucheron Paris, Burbery, Cartier, Channel, Céline, Dior, Dolce & Gabbana, Emporio Armani, Fendi, Jimmy Choo, MiuMiu, Mont Blanc, Moschino, Prada, Ray Ban, Stella McCartney, Tiffany&Co, Tom Ford, Tommy Hilfiger, entre outras.

A Oculum Campo Grande fica no primeiro piso do Shopping Campo Grande, na entrada do Outback Steakhouse.

1º lote de vacina da Pfizer chega hoje ao Brasil

As doses serão distribuídas para os 26 estados e o Distrito Federal. Foto: Luis ROBAYO / AFP

O primeiro lote de vacina da Pfizer chega amanhã (29) ao Brasil. No total, 1 milhão de doses serão transportadas em voo que chegará ao Aeroporto de Viracopos, com aterrissagem prevista para as 19h (Horário de Brasília).

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As doses serão distribuídas para os 26 estados e o Distrito Federal. Segundo o Ministério da Saúde, a orientação é que sejam priorizadas as capitais devido às condições de armazenamento da vacina, que demanda temperaturas muito baixas.

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Conforme o Ministério da Saúde, os entes federados receberão de forma proporcional e igualitária. Os frascos serão entregues em temperaturas entre -25ºC e -15ºC, cuja conservação pode ser feita apenas durante 14 dias. Após entrar na rede de frio, com temperaturas de armazenamento entre 2ºC e 8ºC, o prazo para aplicação é de cinco dias.

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Por essa razão, o Ministério informou que enviará duas remessas diferentes. Cada uma delas terá 500 mil doses e será referente, respectivamente, às primeira e segunda doses que cada cidadão deverá receber.

As doses 4

O Ministério da Saúde comprou 100 milhões de doses do imunizante. Em março, em reunião com a farmacêutica, a pasta apresentou a previsão de que até junho seriam entregues 13,5 milhões de doses. (Fonte: Agência Brasil)

Querido que só, Gustavo Cegonha comemora hoje mais um aniversário. Happy birthday!

 Pedidos de cursos

Especialistas selecionados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizaram, esta semana, as primeiras avaliações remotas de instituições de ensino superior. Implementada com a justificativa de manter e melhorar o processo de avaliação dos cursos de graduação em todo o país, a nova modalidade de inspeção foi instituída por meio da Portaria nº 165, publicada no Diário Oficial da União da última terça-feira (20).

instituições de ensino superior

Segundo o diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Luís Filipe de Miranda Grochocki, na segunda (26) e terça-feiras (27), comissões de especialistas avaliaram, por videoconferência, seis instituições de ensino privadas responsáveis por sete diferentes cursos de graduação. Por razões legais, a autarquia ainda não divulgou o nome das instituições, mas informou que duas delas ficam no estado de São Paulo e as demais na Bahia, no Espírito Santo, em Minas Gerais e no Paraná. ( Fonte Agência Brasil)

… Bom dia!” O segredo é: cair sete vezes e levantar-se oito”.  (Paulo Coelho)

Trocam de idade hoje: Dilene Suifi, Fábio Rogério,  Gustavo  cegonha, Silmara Soares, Adriana Barros, Gabriel Borges, Matheus Georges, Marlene Lemos, José Marcos Bono, Whydson Luís Mendes, Neiva Galdino e Claudia Almada da Silva. Happy birthday!

… Inaugura hoje no Shopping Campo Grande, a Ótica Oculum. A chegada a Campo Grande é resultado do processo de expansão da marca, que foi criada em 1998, no Recife (PE).

Com investimento que chega a R$ 2 milhões, a franquia conhecida pelo atendimento diferenciado fez sucesso em outras capitais, como Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Belém (PA), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), entre outras.

… Entre as grifes que a Oculum Campo Grande trabalha estão marcas importadas, como Balenciaga, Boss, Boucheron Paris, Burbery, Cartier, Channel, Céline, Dior, Dolce & Gabbana, Emporio Armani, Fendi, Jimmy Choo, MiuMiu, Mont Blanc, Moschino, Prada, Ray Ban, Stella McCartney, Tiffany&Co, Tom Ford, Tommy Hilfiger, entre outras.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou o prazo para que os estudantes com contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) façam a renovação neste primeiro semestre. Os alunos, cujos acordos foram firmados até dezembro de 2017, precisam fazer o procedimento até 30 de junho.

Dilene Siufi festeja hoje mais um aniversário. Happy birthday!

… As novas regras da recriação do Programa Emergencial de Manutenção de Emprego e Renda (BEm) já estão valendo com a publicação da Medida Provisória (MP) 1.045/21 no Diário Oficial da União, desta quarta-feira (28).

O texto permite a redução de jornada e salário ou a suspensão do contrato de trabalho por até 120 dias. A lei atende uma demanda do Sebrae em nome dos donos de pequenos negócios que voltaram a ver o faturamento cair após o recrudescimento da pandemia da Covid-19.

Aprenda receitas não não convencionais com Pão de Mel

Está para nascer um bolinho mais amado que o pão de mel! É difícil encontrar alguém que não goste. Afinal, um bolinho de chocolate com especiarias ultra macio, com aquele recheio cremoso de doce de leite e a casquinha de chocolate por fora…Dá água na boca só de pensar!

Mas as receitas de pão de mel podem ir muito além do que você imagina! Podem ser simples, caseiras, sem recheio, ou até mesmo ganhar os mais diversos complementos – entre eles, o doce de leite é o principal. Além do formato que lembra um bombom maior, quadrado ou redondo, o pão de mel tradicional pode se transformar em bolo, torta, pudim e até mesmo milkshake.

Bateu a curiosidade de entender direito sobre esse doce maravilhoso? Então vem que o Receitas Nestlé te ensina! Mas antes que tal saber mais sobre a origem desse doce tão amado? Olha só!

Pão de mel: origens e curiosidades

São duas versões diferentes quando o tema é a origem desse doce tão saboroso. Na versão europeia, a receita do pão de mel se baseava em mel, farinha de trigo, manteiga, especiarias e ovo. O chocolate veio um pouco depois, quando os europeus perceberam que o pão, cheio de especiarias, poderia receber um banho de chocolate derretido para que o seu sabor e umidade fossem preservados por mais tempo.

Já a outra história sobre a origem do pão de mel vem do século IX, na Rússia. Por lá, a receita incluía farinha, mel e suco de frutas. O nome era bem diferente também: “pryanik”. A receita foi mudando ao longo dos séculos e as especiarias vindas da Índia e do Oriente Médio, como a canela e o gengibre, começaram a ser usadas no pão de mel.

O “pryanik” foi fazendo sucesso em diferentes regiões e ganhando novos formatos na hora de prepará-lo para assar. Os mais comuns eram figuras de animais para enfeitarem as árvores de Natal, assim como acontece com os gingerbreads (ou biscoito de gengibre) em algumas partes do mundo – como nos Estados Unidos e Inglaterra, por exemplo.

As especiarias estão até hoje em diferentes culinárias e preparações. Separamos algumas receitas para você inovar na hora de cozinhar:

Pão de Mel de Colher

 

Ingredientes
Massa
• 1 ovo
• meia xícara (chá) de mel
• meia xícara (chá) de Leite Integral
• meia colher (chá) de canela em pó
• meia colher (chá) de cravo em pó
• 1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo
• meia xícara (chá) de Chocolate em Pó
• meia colher (sopa) de fermento em pó

Ganache

• 100 g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo GAROTO®
• meia xícara (chá) de Creme de Leite
Montagem
• 1 xícara (chá) de Colher Doce de Leite

Modo de preparo
Massa
Em um recipiente, coloque o ovo, o mel, o Leite  a canela em pó, o cravo em pó, a farinha de trigo, o Chocolate em Pó  e por último o fermento e misture bem até ficar uma massa homogênea.
Despeje em uma forma (21 x 31 cm) untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, e leve para assar em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Reserve.

Ganache
Em um recipiente, coloque a Cobertura de Chocolate Meio Amargo e leve ao micro-ondas, em potência média, por 3 minutos, mexendo de minuto em minuto.
Acrescente o Creme de Leite e misture bem.
Deixe esfriar e reserve.

Montagem
Em um pote, coloque um disco de Bolo e cubra com uma camada de Doce de Leite.
Coloque mais uma camada de Bolo e cubra com a Ganache.
Feche o pote e decore-o como preferir.

 

Pudim de Pão de Mel
Ingredientes
• 1 Leite Moça (lata ou caixinha) 395g
• 2 xícaras (chá) de Leite Integral
• 3 ovos
• 3 colheres (sopa) de mel
• meia xícara (chá) de Chocolate em Pó
• 1 pitada de cravo em pó
• 1 pitada de canela em pó

Modo de preparo
Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até ficar homogêneo.
Despeje em uma forma com furo central (19 cm de diâmetro) untada com manteiga e leve ao forno médio-alto (200°C), em banho-maria, por cerca de 1 hora e 30 minutos ou até que esteja firme.
Retire, espere esfriar e desenforme.
Polvilhe com Chocolate em Pó  e sirva.

Bolo Pão de Mel
Ingredientes
• 2 ovos
• 1 Leite Moça® (lata ou caixinha) 395g
• 1 xícara (chá) de mel
• 1 colher (sopa) de Nescafé Tradição
• 3 colheres (sopa) de Leite Desnatado
• 1 colher (chá) de canela em pó
• 1 colher (chá) de cravo em pó
• 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
• 1 xícara (chá) de Chocolate em Pó
• 1 colher (sopa) de fermento em pó
• 170 g de ChocolateMeio Amargo

Modo de preparo
Em um recipiente, bata ligeiramente os ovos e misture o Leite Moça, o mel, o nescafé dissolvido no Leite , a canela em pó e o cravo em pó.
Acrescente a farinha de trigo, o Chocolate em Pó  e o fermento em pó e misture bem até ficar homogêneo.
Despeje em uma forma retangular (26 cm x 38 cm), untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, e asse em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 25 minutos.
Desenforme e cubra-o, ainda quente, com o Chocolate picado.
Espere derreter e espalhe com o auxílio de uma espátula.

Milkshake Pão de Mel
Ingredientes
• 1 bola de Sorvete Creme Tradicional
• 1 colher (chá) de mel
• 1 pitada de canela em pó
• 3 colheres (sopa) de NUTREN® Kids Chocolate
• meia xícara (chá) de água gelada

Modo de preparo
Em um liquidificador, bata os ingredientes. Sirva.

Bolo Pão de Mel Sem Glúten, Sem Ovo e Sem Lactose

Ingredientes
• 3 colheres (sopa) de farinha de linhaça
• 1 e meia xícara (chá) de Leite UHT Desnatado
• meia xícara (chá) de mel
• 1 xícara (chá) de óleo
• 1 colher (chá) de essência de baunilha
• meia xícara (chá) de açúcar mascavo
• 1 e meia xícara (chá) de fécula de batata
• 1 xícara (chá) de Chocolate em Pó
• meia colher (sopa) de fermento em pó
• 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
• meia colher (chá) de canela em pó
• meia colher (chá) de cravo em pó

Modo de preparo
Em um recipiente, misture a farinha de linhaça com meia xícara (chá) de Leite e deixe hidratando por 10 minutos.
Em outro recipiente, misture o mel, o óleo, a essência de baunilha e o açúcar mascavo.
Junte a fécula de batata, o Chocolate em Pó  o fermento em pó, o bicarbonato de sódio, a canela em pó, o cravo em pó e o restante do Leite
Acrescente a farinha de linhaça hidratada e misture bem até que a massa fique bem homogênea.
Despeje a massa em uma assadeira retangular (22 x 33 cm) untada com óleo e polvilhada com fécula de batata, e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Sirva

Honda CR-V 2021 chega renovado no design a partir de R$ 264.900,00

SUV flagship da marca é o segundo veículo no Brasil a adotar a tecnologia Honda Sensingde segurança e assistência ao condutor. Mudanças no design reforçam a robustez e a sofisticação do modelo. Novos equipamentos tornam o CR-V ainda mais completo e moderno.

A Honda Automóveis do Brasil inicia as vendas do CR-V 2021. O SUV mais completo da marca recebeu importantes mudanças no design, no nível de equipamentos e na segurança. Renovado, passa a ser o segundo modelo no Brasil a trazer a tecnologia de segurança e assistência ao condutor Honda Sensing.

Em sua quinta geração global, o SUV busca oferecer aos consumidores os mais altos níveis de qualidade e refinamento de rodagem em sua categoria, incluindo a maior precisão de direção, conforto e silêncio a bordo. O modelo é importado dos Estados Unidos e continuará sendo disponibilizado em versão única – Touring.

No design, as mudanças do CR-V 2021 começam na dianteira, que traz uma nova grade frontal e um novo para-choque com visual mais marcante e robusto, permitindo um posicionamento destacado dos novos faróis de neblina em LED, além de manter os faróis full LED.

Na lateral, o SUV ganha novas rodas de liga leve de 18 polegadas escurecidas e novo friso cromado. O modelo também apresenta para-choque traseiro renovado e mais robusto, um friso “dark chrome” que percorre a tampa do porta-malas, além de acabamento fumê nas lanternas traseiras e novas saídas de escapamento retangulares, que complementam o visual.

Outra importante novidade é a adoção do teto solar panorâmico, que amplia a luminosidade para os ocupantes e dá um ar ainda mais sofisticado ao SUV flagship da Honda.

O interior do CR-V 2021 está ainda mais refinado. O modelo traz como grande novidade o console central redesenhado, que amplia a sua funcionalidade, com um novo sistema de bandeja retrátil, que permite a acomodação de diferentes tipos de objetos. Esse novo console central traz acabamento amadeirado – acompanhando as linhas do painel e das laterais de portas – e abriga ainda um inédito carregador de celular por indução, sem fios, além de portas USB reposicionadas, permitindo uma melhor organização de dispositivos eletrônicos.

O sistema de áudio também recebeu aprimoramentos com a inclusão de um subwoofer adicional no porta-malas, reforçando as frequências graves de som e totalizando nove alto falantes no veículo. A central multimídia de 7 polegadas com GPS nativo integrado e conectividade com smartphones, por meio dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, passa a ter botão físico giratório para o controle de volume.

Completando as novidades, o modelo ganha a tecnologia Idle Stop, que desliga automaticamente o motor em paradas, reduzindo ainda mais o consumo de combustível. O sistema tem funcionamento suave e preciso, garantindo o conforto de operação.

Segurança de alto nível
O CR-V sempre foi um SUV equipado com modernas tecnologias de segurança ativa e passiva. Para a linha 2021, a principal novidade é a adoção do Honda SENSING, avançado pacote de tecnologia de segurança e assistência ao condutor, que foi adotado pela primeira vez no Accord.

O Honda Sensing traz o ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) – controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade, CMBS (Collision Mitigation Braking System) com FCW (Forward Collision Warning) – sistema de frenagem para mitigação de colisão, LKAS (Lane Keeping Assist System) – sistema de assistência de faixa e o RDM (Road Departure Mitigation System) com LDW (Lane Departure Warning) – sistema para mitigação de evasão de pista.

O sistema é composto por uma câmera posicionada no topo do para-brisas e um sistema de radar, localizado na grade frontal. Por meio dessa combinação, com a detecção de objetos pelo radar e o seu reconhecimento pela câmera, o Honda SENSING auxilia o motorista na prevenção de acidentes. Ele ajuda a manter maior atenção sobre as condições de tráfego, alertando o motorista e, em determinadas condições, ajudando a evitar ou reduzir a severidade de uma colisão. Detalhando mais cada sistema, temos:

Controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade

O Adaptive Cruise Control (ACC) com Low Speed Follow (LSF) auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. É possível estabelecer a velocidade de cruzeiro desejada e o intervalo até o veículo da frente, permitindo o uso do piloto automático em condições de tráfego leve, evitando a necessidade de aceleração e desaceleração constantes em congestionamentos.

O sistema usa o radar e a câmera monocular para monitorar continuamente a distância do veículo à frente e ajusta a velocidade do CR-V para manter o intervalo estabelecido. É possível escolher entre um espaço curto, médio, longo ou extralongo. Se preciso, o CR-V freia automaticamente usando o modulador do Vehicle Stability Assist (VSA). O sistema Low Speed Follow (acompanhamento de fluxo em baixa velocidade) integrado aumenta a capacidade do piloto automático com a possibilidade de parada e partida dependendo das condições.

O ACC funciona da seguinte maneira, nas situações descritas:
• Um veículo é detectado na faixa à frente – Desacelera automaticamente, se preciso, e passa a controlar a distância.
• O veículo à frente para – Para automaticamente e mantém o carro parado.
• O veículo à frente arranca após parar – Retoma a marcha quando o botão SET ou RES é acionado ou o acelerador pressionado.
• Outro veículo se posiciona entre o CR-V e o veículo à frente – Troca automaticamente de “alvo” para o veículo mais próximo à frente.
• O veículo à frente sai da faixa – O sistema ACC continua na velocidade de cruzeiro previamente selecionada, entre 40 e 145 km/h.

Sistema de frenagem para mitigação de colisão

O Collision Mitigation Braking System (CMBS) é uma das tecnologias de assistência ao motorista mais avançadas. Trata-se do sistema de acionamento de freios ao detectar uma possível colisão frontal. Uma unidade de radar localizada atrás da grade dianteira e uma câmara monocular posicionada entre o espelho retrovisor e o para-brisa controlam as condições de tráfego à frente do veículo.

Se o sistema considera que é possível uma colisão com um veículo detectado, ele emite alertas visuais e sonoros para que o motorista execute ações corretivas. Se a situação não for corrigida, o CMBS pode aplicar diferentes níveis de frenagem automática para ajudar a reduzir a velocidade do veículo e eventuais forças de colisão, ajudando assim a diminuir a gravidade de um choque caso o motorista não intervenha. A unidade de radar e a câmera trabalham simultaneamente e em cooperação para controlar o modulador do Vehicle Stability Assist (VSA – assistente de estabilidade do veículo), que inicia a frenagem se for necessário.

Graças à eficiência da câmera monocular, o CMBS pode reconhecer formas e diferenciar entre veículos e pedestres, avisando o motorista em cada caso. É importante observar que o CMBS não pode detectar todos os objetos e nem tem como objetivo substituir a atenção do motorista às condições do trânsito e controle do veículo. O motorista deve intervir em determinadas situações e precisa estar sempre atento ao usar o sistema. Apesar de, em muitos casos, o CMBS parar o veículo, ele nem sempre aplica força de frenagem suficiente para evitar todas as colisões. O CMBS pode ser desativado.

Integrado ao CMBS, o Forward Collision Warning (FCW) usa a câmera monocular e o radar para detectar veículos à frente e determinar a possibilidade de uma colisão. Isso ajuda a diminuir a tensão no tráfego, contribuindo também para elevar o nível de segurança passiva.

Se o sistema FCW detectar um veículo à frente do CR-V e determinar que pode acontecer uma colisão devido à diferença entre as velocidades dos dois veículos, ele dispara alertas visuais e sonoros para o motorista. O sistema FCW não irá frear automaticamente e o motorista continua sendo responsável por evitar colisões. Se o motorista não reagir aos alertas do FCW, então o CMBS entra em operação.

O motorista pode ajustar a distância em que os alertas do FCW irão ocorrer por meio da função “Vehicle Settings” nas telas de áudio de série ou Display audio. É possível escolher entre “Long” (longa), “Normal” ou “Short” (curta). Ele também pode ser desligado pela função Safety Support no painel.

 

Sistema de assistência de faixa

O Lane Keeping Assist System (LKAS) detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação. O LKAS usa uma câmera para ler a sinalização das faixas e o Electric Power Steering (EPS) para ajudar o motorista a manter seu posicionamento dentro da faixa.

O sistema usa uma câmera monocular instalada na parte superior do para-brisa para identificar marcações pintadas, ‘tartarugas’ e ‘olhos de gato’ em velocidades entre 72 e 145 km/h. Quando o LKAS detecta que o motorista está desviando do centro da faixa, gera uma correção de direção para ajudar a manter o posicionamento. O motorista precisa manter as mãos no volante e os olhos na estrada.

O LKAS pode ser ativado ou desativado usando um botão localizado na parte inferior direita do volante. O sistema suspenderá a operação após vários segundos se o motorista tirar as mãos do volante, emitindo um alerta visual, e voltando à ação quando o motorista mexer com o volante.

Sistema para mitigação de evasão de pista

O Lane Departure Warning (LDW) serve para alertar o motorista se o veículo estiver saindo da faixa sem que o pisca esteja acionado. O sistema funciona em velocidades entre 72 e 145 km/h em estradas retas ou com curvas suaves, alertando sobre desvios de uma faixa detectada. O LDW usa a mesma câmera no para-brisa utilizada pelo CMBS e LKAS. Se o veículo começar a sair da faixa sem que o indicador de direção seja acionado, o LDW ilumina uma mensagem saída da faixa e emite avisos visuais e sonoros para que o motorista reaja. O sistema pode ser ativado ou desativado pelo botão RDM localizado no painel de instrumentos.

Há algumas condições em que o sistema pode não funcionar, como na neve, gelo, chuva forte ou calor extremo na cabine prejudicando a operação da câmera. O sistema para automaticamente de funcionar quando os freios são aplicados ou o pisca é acionado. O LDW pode não detectar todas as marcações ou saídas de faixa. A precisão depende do tempo, velocidade e condições da estrada. O motorista continua responsável por operar o veículo com segurança.

Parte do sistema LDW, o Road Departure Mitigation (RDM) é uma tecnologia que detecta a saída do veículo da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes. Ele usa uma câmera monocular instalada na parte superior do para-brisa para identificar as faixas de sinalização contínuas ou tracejadas na pista, além de ‘tartarugas’ e ‘olhos de gato’. O RDM usa a força da direção, através do EPS, para ajudar o CR-V a se manter em sua faixa, caso seja detectado que o veículo está atravessando uma linha contínua, e força de frenagem, através do Vehicle Stability Assist (VSA), para evitar que o veículo atravesse a faixa contínua ou saia da estrada.

A câmera monocular reconhece e identifica a faixa de rodagem. Se o sistema RDM verificar que o CR-V está prestes a deixar sua faixa, inicialmente irá intervir movimentando a direção e, em raras ocasiões, se a assistência à direção não for suficiente para evitar que o carro cruze uma linha contínua, aplicará os freios para ajudar o motorista a se manter na estrada. O RDM é integrado ao sistema VSA para executar frenagens moderadas e ao Electric Power Steering (EPS – assistência elétrica da direção) para respostas na direção.

Múltiplos alertas visuais avisam o motorista quando o sistema RDM executa alguma ação corretiva. Eles incluem um aviso de saída da faixa, juntamente com uma vibração no volante como alerta inicial. O sistema também pode ser desligado pela função Safety Support no painel.

O CR-V traz ainda outras tecnologias importantes de segurança. O Agile Handling Assist (AHA) aplica ativamente e de maneira seletiva os freios do veículo para melhorar a resposta inicial e a capacidade geral de percorrer curvas. Este sistema utiliza a vetorização de torque através dos freios para melhorar o traçado nas curvas e proporcionar maior confiança ao dirigir. Ele cria uma força de direcionamento pela aplicação de frenagem às rodas internas em curvas que provocam alta aceleração lateral, equilibrando a diferença de velocidade entre as rodas para diminuir a tendência do veículo a sair de frente. Dessa maneira, seu principal benefício está em proporcionar uma dirigibilidade precisa e ao mesmo tempo prazerosa para o condutor.

O sistema VSA analisa constantemente os dados dos sensores que monitoram a velocidade de cada roda, o ângulo do volante, as forças de aceleração lateral e longitudinal e o grau de desvio. Ele compara os comandos executados pelo motorista com a resposta real do veículo e sempre que a resposta ficar fora de uma margem aceitável pré-determinada, intervém com uma ação corretiva. Se for detectada uma tendência a sair de traseira, por exemplo, o sistema poderá aplicar força às rodas externas dianteiras e traseiras para contrariar o efeito de desvio indesejado. No caso de uma saída de frente, o sistema pode frear a roda traseira interna e reduzir a força do motor para ajudar o veículo a voltar à trajetória desejada.

O VSA também proporciona um efeito de diferencial com deslizamento limitado pela frenagem da roda que estiver escorregando, redirecionando assim a força do motor para a roda com maior tração. O VSA é calibrado para funcionar de uma forma quase imperceptível e, em muitos casos, o motorista não chega a notar que está em operação. De qualquer forma, sempre que o sistema trabalha melhorando a estabilidade do veículo, uma luz indicadora pisca no painel de instrumentos.

O sistema Honda LaneWatch™ utiliza uma câmera localizada na parte inferior do espelho retrovisor interno do lado do passageiro para mostrar uma imagem em ângulo aberto da via na tela de sete polegadas. A imagem aparece quando o pisca da direita é acionado ou quando um botão localizado na ponta da alavanca do pisca for pressionado.

O CR-V traz ainda o TPMS, um indicador indireto de pressão dos pneus, que usa a velocidade das rodas coletada pelo sistema de ABS para descobrir se a pressão de um dos pneus caiu abaixo dos valores recomendados. Quando isso ocorre, um alerta é exibido no painel para avisar ao condutor da situação.

Outro sistema que monitora a condução de forma ativa é o Driver Attention Monitor, que avalia constantemente a atuação do motorista nos comandos e na direção elétrica, para determinar se ele está desatento. No caso de o sistema detectar essa condição, ele alerta o condutor para uma pausa, por meio de um ícone no painel – uma xícara de café. Uma barra gráfica é exibida no painel indicando o nível de alerta do condutor. Caso esse indicador se reduza a um nível crítico, um aviso sonoro é ativado, bem como a direção vibra, para auxiliar na retomada da atenção por parte do motorista.

A segurança é complementada ainda por seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas e freios ABS com EBD.

Conforto de alto padrão
O CR-V 2021 segue mantendo o elevado padrão de refinamento e praticidade do seu interior. A cabine espaçosa traz materiais de alta qualidade e reflete toda a tecnologia aplicada ao modelo, com o quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, que disponibiliza importantes informações sobre o veículo por meio da Driver Information Interface (DII) posicionada no centro do painel.

O display mostra quando trocar o óleo, filtro de ar, fluído da transmissão, velas ou líquido de arrefecimento, quando fazer o rodízio dos pneus, além de apresentar informações fundamentais de condução, como velocidade, rotação e marcha adotada.

Essas informações também podem ser visualizadas no Head Up Display, que projeta informações coloridas em um elegante visor transparente que se eleva no momento da partida, ajustável de acordo com a altura do condutor, evitando distrações na condução.

Alguns dos itens importantes de conforto e praticidade disponíveis no Honda CR-V são a partida elétrica remota do motor, ar-condicionado digital com duas zonas e saídas de ar traseiras, freio de estacionamento elétrico (Electric Parking Brake – EPB), com sistema Brake Hold, tomadas USB para recarga na traseira, banco do passageiro com regulagem elétrica de quatro funções e banco do motorista com oito ajustes elétricos e memória.

O sistema Walk Away Auto Lock tranca automaticamente o veículo quando o motorista se afasta, se a distância do chaveiro até o veículo for maior que 2 metros por 2 segundos e quando nenhuma outra chave for detectada no interior do veículo. Para confirmar que o carro está trancado é emitido um sinal sonoro e as luzes de emergência piscam.

Já a Partida Remota do Motor permite que o motorista ligue o CR-V à distância por meio do controle da chave, acionando assim o sistema de climatização para uma temperatura desejada.

Alta versatilidade
O CR-V 2021 oferece espaço para bagagens amplo, largo e profundo. Com a segunda fileira de assentos dobrada, é possível carregar objetos de grandes dimensões, graças ao assoalho de carga totalmente plano. Além disso, o rebatimento dos bancos traseiros é feito de forma fácil, com um único movimento.

A tampa elétrica programável do porta-malas pode ser operada pelo controle remoto da chave, por um botão na porta do motorista, um botão acima da placa traseira (para abrir) ou um botão localizado dentro do porta-malas (para fechar).

O sistema de abertura do porta-malas sem o uso das mãos traz ainda mais praticidade. Basta simular um chute sob um dos dois sensores de movimento no centro da traseira do veículo (um na borda inferior do para-choque e outro sob o painel traseiro) para que a tampa abra automaticamente. Esse acesso funciona desde que o usuário esteja levando consigo o controle remoto da chave.

Para garantir a segurança da operação, o sistema conta com dois dispositivos: sensores de pressão nas laterais da tampa, que detectam caso alguém deixe a mão na área de fechamento, com sensibilidade alta para frear a porta e evitar ferimentos, e o sensor de resistência, que detecta caso uma pessoa ou objeto esteja obstruindo o fechamento automático da tampa.

Performance eficiente
O CR-V 2021 traz o eficiente motor turbo com 1,5 litro DOHC com injeção direta e quatro cilindros em linha com duplo controle de tempo de abertura das válvulas (Valve Timing Control – VTC), que proporciona um refinado e ágil desempenho ao longo de toda a sua faixa de operação.

Ele tem potência máxima de 190 cv a 5.600 rpm e torque máximo de 24,5 kgf.m, entre 2.000 e 5.000 rpm. O motor é combinado à transmissão continuamente variável (CVT) com lógica de controle Honda G-Shift, oferecendo baixo consumo de combustível e performance superior.

O CR-V traz ainda o sistema Active Shutter Grille, que reduz o arrasto aerodinâmico em velocidade de cruzeiro, ajudando diretamente a melhorar a eficiência no consumo de combustível na estrada. Ele utiliza um motor de passo controlado por um processador que acompanha os parâmetros de temperatura mais importantes, como a do fluído de arrefecimento, temperatura do óleo e as exigências do ar-condicionado.

O sistema abre ou fecha as persianas superiores e inferiores simultaneamente para controlar o volume de ar que flui através do radiador do motor e do condensador do ar-condicionado, além do intercooler. As persianas inferiores deixam uma pequena área sempre aberta para otimizar o fluxo de ar, mesmo quando fechadas. O sistema é projetado para manter as persianas fechadas sempre que for possível, mesmo no trânsito urbano, para melhor desempenho aerodinâmico e eficiência de consumo.

Tração eficiente em qualquer cenário
O sistema de tração nas quatro rodas Real Time AWD oferece um equilíbrio otimizado entre capacidade, utilização amigável e conjunto leve e eficiente em consumo. O motorista pode simplesmente pisar no acelerador e deixar que a tração maximize o uso da aderência e capacidade de subida disponíveis. A operação é completamente automática.

Acionando as rodas dianteiras quando necessário, o sistema passa força instantaneamente para as rodas traseiras nas arrancadas, mesmo em piso seco, trabalhando em cooperação com o VSA e o Motion-Adaptive Electric Power Steering (EPS – direção elétrica adaptada ao movimento). Quando a transferência de torque para as rodas traseiras não é necessária, como em velocidade constante, o eixo traseiro é desacoplado para reduzir o arrasto.

O sistema também pode detectar quando o CR-V está numa subida, enviando então uma maior dose de força para as rodas traseiras, em colaboração com o sistema Brake Hold. Ele mantém a pressão do freio depois que o pedal é liberado, dando tempo ao motorista para acelerar e retomar o movimento com suavidade.

Rodagem refinada e dinâmica
O refinado chassi do CR-V proporciona uma dirigibilidade ágil e confiante com rodagem estável e equilibrada. A suspensão dianteira MacPherson e a suspensão traseira multibraços utilizam amortecedores de baixo atrito especialmente desenvolvidos para o modelo, bem como barra estabilizadora tubular na dianteira e sólida na traseira, que melhoram o comportamento e as respostas na entrada das curvas e reduzem a inclinação da carroceria. Para filtrar ainda mais as imperfeições, o CR-V conta com buchas hidráulicas nas suspensões dianteira e traseira.

A utilização de uma suspensão dianteira com torres de amortecimento aumenta o espaço disponível para reforços da estrutura que protegem os ocupantes em uma colisão. Enquanto isso, a compacta suspensão traseira multibraços oferece uma excelente combinação de qualidade de rodagem e dirigibilidade, ao mesmo tempo que maximiza o espaço para o banco traseiro e bagagem.

A direção Electric Power Steering (EPS) com duplo pinhão e redução variável também contribui para a sensação de controle direto ao volante do CR-V.

Comercialização
O CR-V Touring 2021 está chegando às concessionárias Honda nas cores Topaz White Pearl, Crystal Black Pearl e Platinum Silver Metallic, com três opções de acabamento interno, dependendo da cor externa: marfim, preto ou cinza. O modelo possui garantia de três anos, sem limite de quilometragem.

Preço: R$ 264.900,00 *
(* Preço público sugerido para todo o território nacional, exceto Estado de São Paulo e cidade de Manaus.)

 

A Cúpula do Clima e do BBB

*Marcus Nakagawa

Neutralidade zero das emissões de efeito estufa, meta de 50% de corte das emissões, economia verde, aumento de empregos com tecnologias verdes e sustentáveis, emergência climática, energia renovável, Acordo de Paris, ODS, afinal, o que todos estes termos têm a ver com o programa de TV Big Brother?

Ressalto aqui, inicialmente, a enorme importância para o planeta e para nós habitantes, deste grande encontro realizado na última semana, nos dias 22 e 23 de abril, chamado Cúpula do Clima. O evento foi organizado pelo governo do novo presidente dos EUA, Joe Biden, reforçando suas promessas de campanha e o novo posicionamento em relação à governança global do meio ambiente e das mudanças climáticas, em comparação à catastrófica gestão anterior. Mais de 40 países foram convidados a participar, a discursar, a se posicionar e se comprometer com as demandas e urgências que temos para esta discussão tão improrrogável.

Aliás, para quem não conhece a pauta ambiental do aquecimento global, ou como já é chamada de emergência climática, é importante que entenda que grande parte das nossas ações, escolhas de consumo e atividades estão afetando diretamente este tema. Não é a piada que sempre escutamos: “Mas como tem aquecimento global se hoje o dia está friozinho?”. Sim, a discussão é que desenvolvemos uma economia e um estilo de vida que acabam gerando muitas emissões de CO2 e outros gases na atmosfera.

Somos responsáveis por uma extração não-sustentável dos nossos recursos naturais, realizando queimadas, desmatamentos e outras atividades que são danosas e “caras” ao ambiente em que vivemos. E, também, por utilizarmos fontes à base de combustíveis fósseis como petróleo, carvão, entre outros.

Pois é, não vemos estes gases que tanto se falou na Cúpula, não sentimos tão fortemente este aquecimento e este efeito estufa que tanto preocupa. Porém, já temos pessoas no mundo que precisaram se mudar de suas casas em razão destas mudanças no clima, que são os refugiados climáticos. Ou ainda temos que fazer transformações no campo e nas produções dos nossos alimentos em função de tudo isso, encarecendo ou diminuindo a produção.

Temos secas, furacões, tufões e mudanças drásticas no clima, o que afeta diretamente muitas pessoas e os preços de diversos insumos, alimentos e produtos. É isso e muito mais (mas muito mais mesmo) que vários cientistas, especialistas, governos, empresas e sociedade civil vêm discutindo ao longo das Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, as famosas COP, que inclusive, terá sua próxima edição em novembro deste ano, em Glasgow.

Ainda falando sobre a Cúpula, também pudemos ouvir alguns convidados como a indígena brasileira Sinéia Wapichana, do Conselho Indígena de Roraima (CIR), da Terra Indígena Raposa Serra do Sol; o papa Francisco; Alok Sharma, presidente da CoP 26; Xiye Bastida, jovem ativista do movimento Fridays for Future; Bill Gates, fundador da Microsoft; entre outros. Destaque para o papa Francisco, que em seu discurso afirmou que a mudança climática é um dos fenômenos mais graves e preocupantes que a humanidade está vivendo e que precisamos de honestidade, responsabilidade e valentia. Outro destaque para Bill Gates, que ressaltou a importância da necessidade de um enorme investimento público e privado em inovação para atender estas metas globais. Gates sempre foi engajado com temas sociais e ambientais e, recentemente, escreveu um livro superbacana: “Como evitar um desastre climático” e tem uma série interessante sobre inovações sociais e ambientais, na Netflix.

Mas, e o que o Big Brother Brasil tem a ver com tudo isso?

Estava analisando as falas e discursos dos vários convidados, líderes, presidentes, inclusive o do Brasil, e me lembrei muito do confessionário do BBB, no qual os participantes ficam se explicando, prometendo ou se posicionando em relação ao conflito que rolou na festa passada.

Na verdade, não assisto, pois neste horário estou dando aulas, mas sempre vejo alguns trechos e afins. Não quero minimizar a Cúpula, mas pensei nesta analogia para explicar mais didaticamente este processo. Ou seja, temos que ver, acompanhar e cobrar essas metas, promessas e objetivos estipulados no “Confessionário” do Clima. Assim como no BBB, milhares de pessoas acompanham o dia-a-dia dos confinados e votam, e um ponto importante é o “walk the talk”, ver se a pessoa realmente mudou o seu comportamento, cumpriu o que prometeu no confessionário ou atuou de uma forma diferente.

No caso da Cúpula e, principalmente, no caso do Brasil, precisamos acompanhar as promessas, as metas, os investimentos, os indicadores, por exemplo, os números de desmatamento e de mortes de ambientalistas e jornalistas. Precisamos nos juntar com organizações da sociedade civil e movimentos da área ambiental e climática para entender mais sobre o tema e ajudar na mobilização para o controle e para que sejam cumpridas as metas e promessas.

Neste BBB você também pode votar com muita consciência, só que você não pode desligar a TV e dormir. Se desligar neste caso, talvez não tenha mais o que assistir. Continue ligado nas questões das mudanças climáticas, participando, atuando e votando!

* Marcus Nakagawa é professor da ESPM; coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS);www.marcusnakagawa.com, www.blogmarcusnakagawa.com; @ProfNaka

Com investimento de R$ 14 milhões, Comper Rui Barbosa é reinaugurado nesta 4ª feira

Nesta quarta-feira (28), às 9h, o Comper Rui Barbosa será reinaugurado para atender com mais comodidade e tranquilidade os clientes que moram no Jardim Monte Líbano e região. Com investimento de R$ 14 milhões, a loja possui arquitetura moderna, mesclando elementos eletrônicos e comunicação visual.

Conforme a arquiteta Ana Vitória Paludeto, a iluminação da loja será um diferencial, o que propiciará ao cliente a realização de compras num ambiente mais agradável. “Além disso, teremos uma seção de flores que trará muita beleza à frente de loja, perfumaria premium, bem como equipamentos modernos para oferecer a melhor experiência de compra aos nossos clientes”.

Charles Carvalho, sommelier da rede de supermercados, explica que na nova reestruturação da loja Rui Barbosa foi montada uma adega com mais de 600 rótulos, entre vinhos tintos, brancos e rosés, champagnes, cavas, proseccos e espumantes. “É uma adega com ambiente diferenciado. No espaço de degustação há comunicação visual com dicas de harmonização para facilitar os clientes na escolha do vinho ideal”.

O Comper Rui Barbosa está localizado na rua Rui Barbosa, 736, no Jardim Monte Líbano, coração de Campo Grande. Atualmente, trabalham na loja Rui Barbosa 118 funcionários e com a reestruturação, 11 novas vagas foram criadas na reposição, no caixa e nos perecíveis.

Além disso, o Comper privilegiou as promoções internas, dando oportunidades para mais de 10 funcionários nos setores de peixaria, rotisseria, açougue, FLV (Frutas, legumes e verduras), e na gestão de categoria de queijos especiais, flores e adega.

“Nos setores de perecíveis, por exemplo, os profissionais foram formados pela Escola de Perecíveis Comper e assumiram novas posições na carreira”, diz Gislaine Sandim, gerente nacional de Gente e Gestão do Comper.

Íria Vargas, cliente da loja, afirma que o local em que o Comper Rui Barbosa está construído há 28 anos também funcionou uma época como campo de futebol, na década de 60. “De lá até agora muita coisa mudou”, ressalta.

Já Thiago Costa, cliente Comper Rui Barbosa, enfatiza que a loja mexe bastante com suas lembranças, pois quando era pequeno, os pais faziam compras ali. “Desde compras para almoço de sábado e domingo até as compras do mês a gente sempre fez aqui”.

Gerente de relacionamento do Comper, Fernanda Bardauil começou a trabalhar na loja Rui Barbosa em 1º de fevereiro de 1999, como operadora de caixa. “Relembrar toda a minha trajetória na rede é emocionante e essa loja tem espaço guardado com muito carinho no meu coração”. Fotos: Roberto Higa

Sebrae lança campanha da Semana do MEI

O empreendedor Rick Chesther, conhecido por ensinar técnicas de vendas e transformar água em sucesso, é o garoto propaganda da edição de 2021. A figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI) virou a porta de entrada para o empreendedorismo para milhões de brasileiros que sempre tiveram um sonho de ter um negócio próprio ou que viram no empreendedorismo uma opção de renda. Para auxiliar esse público que já se formalizou ou ainda pensa em abrir uma empresa, o Sebrae realiza, entre os dias 10 e 14 de maio, mais uma edição da Semana do MEI de forma totalmente online e gratuita. Basta acessar: www.sebrae.com.br/semanadomei 

Rick Chesther 1

O garoto propaganda da edição de 2021 da Semana do MEI é o empreendedor Rick Chesther, ambulante que transformou a venda de água em sucesso e, hoje, concede palestras e ensina técnicas para que mais pessoas tenham o mesmo desempenho. Na campanha, Rick, influenciador de negócios da internet, conhecido pelo bordão “Pega essa visão”, convida empreendedores já formalizados ou que pretendem criar uma empresa a participar das palestras, oficinas e capacitações gratuitas que irão ocorrer no período de execução do evento.

Rick Chesther 2

Rick já chegou a palestrar em Harvard e se tornou sucesso no YouTube. Sua entrada para o mundo dos negócios aconteceu quando, desempregado, pediu R$ 10 emprestados para vender água na praia e viu que poderia ter lucro após o início da nova atuação. O empreendedor das ruas de Copacabana, que ficou famoso pela sua forma inusitada de comandar seu negócio de água mineral, encoraja os empreendedores a pegarem essa visão para verem o sucesso do seu negócio.

O empresário Flávio Carvalho que comanda a Bebi Festas, comemora hoje mais um aniversário. Happy birthday!

Perfil do MEI

Atualmente, existem 11,3 milhões de microempreendedores individuais em atividade no país e ainda há muito espaço para crescimento. De acordo com o último Perfil do MEI, elaborado pelo Sebrae, 76% possuem o empreendedorismo como única fonte de renda e apenas 2% eram empreendedores formais antes de se tornar MEI. O estudo também revela que 51% dos MEI em atividade tinham carteira assinada antes de se formalizar e 12% era empreendedores informais. Veja o estudo completo do perfil do MEI.

Consumo Consciente

Hoje (28) ocorre o “Festival Consumo Consciente: semeando bons hábitos”. O evento online e gratuito, voltado para todos os públicos, apresentará uma programação com diversas oficinas e debates sobre como otimizar o aproveitamento dos alimentos. Durante as atividades, os participantes também poderão fazer doações em dinheiro para a compra de cestas básicas que serão distribuídas a Organizações Não Governamentais (ONGs) apoiadas pelo Movimento .Link de transmissão do Festival Consumo Consciente: Semeando Bons Hábitos: http://www.youtube.com/channel/UCgmznrVF5YMnGjbtLb39mSQ

Stop Food Waste Day Brasil

A campanha está em seu quarto ano em âmbito global e o terceiro no Brasil. Em 2019, mais de 40 países, como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, França, Alemanha, Espanha, Turquia, Japão e Austrália, promoveram ações com o objetivo de educar e potencializar a mudança em relação ao desperdício que impacta o mundo. Por meio do SFWD, o Compass Group quer chamar a atenção para o problema, criar e compartilhar soluções criativas e impactantes. Site mundial: www.stopfoodwasteday.com 

Site Brasil: http://www.stopfoodwasteday.com.br

Querida que só, Vera Siliano festeja hoje mais um aniversário. Happy birthday!

Simples com Pix 1

Os micro e pequenos negócios que se enquadram no Simples Nacional poderão pagar suas contribuições através do Pix, tecnologia de pagamentos instantâneos criada pelo Banco Central. A novidade foi anunciada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A expectativa é que mais de 16 milhões de empreendedores sejam beneficiados com a facilidade de realizar o pagamento em qualquer dia, a qualquer horário e banco que tenha o Pix.

Simples com Pix 2

Para fazer o pagamento do Simples com Pix, basta retirar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) online, pois a partir de agora ele virá com um QR code. Em seguida, o contribuinte abre o aplicativo do banco que é correntista, escolhe a função Pix, faz leitura do código QR code com a câmera do celular e o processo será iniciado. O pagamento instantâneo também estará disponível para quem está renegociando dívidas e precisa pagar as parcelas do Simples.

… Bom dia!”Vamos recomeçar a história. Troque o era uma vez pelo É dessa vez”.

…. Trocam de idade hoje: João Vitor de Almeida, Valentina Bezerra, Vera Siliano, Celso Costa, Alessandra Chaia, Erich Sacco, Karina Vasconcelos, Cynthya Belin, Nayara Chaves e Flávio Carvalho. Happy birthday!

O arquiteto Celso Costa comemora hoje mais um aniversário. Happy birthday!

… A safra de soja 2020/21 superou as previsões e chegou a 13,305 milhões de toneladas produzidas em Mato Grosso do Sul. O volume representa um recorde histórico e é 17,8% maior que as 11,325 milhões de toneladas colhidas na safra 2019/2020. A produtividade também surpreendeu, fechando em 62,8 sacas por hectare, segundo dados do projeto SIGA/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio).

O balanço final da safra foi apresentado nesta terça-feira (27) em live realizada entre o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e André Dobashi, presidente da Aprosoja/MS (Associação de Produtores de Soja de MS).

… Sobre o milho segunda safra, de acordo com os dados do SIGA MS a estimativa é de que a área cresça em média 5,7%, passando de 1,895 milhão (2019/2020) para 2,003 milhões de hectares na 2ª safra 2020/2021. A produtividade estimada é de 75 sacas por hectare, estimulando uma produção de 9,013 milhões de toneladas.

(Photo by Chris Pizzelo-Pool/Getty Images)

Daniel Kaluuya usou Bottega Veneta sob medida para 93º Academy Awards em Los Angeles. Smoking preto com duplo trespasse em lã compacta.