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Amanhã (29) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao fumo.

Apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como a principal causa de mortes em todo o mundo, o tabagismo é considerado pelas autoridades de saúde o grande vilão da qualidade de vida das populações. Causador de doenças pulmonares como bronquite, enfisema, câncer de pulmão, doença coronariana (infarto e angina) e doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral), ele provoca anualmente mais de 7 milhões de óbitos ao redor do mundo. Aqui no Brasil, são registradas todos os dias mais de 400 mortes atribuídas à dependência.

Combate ao fumo

Por isso, neste sábado, 29, Dia Nacional de Combate ao fumo, autoridades de saúde destacam a importância de debater o assunto e mostram os malefícios desta prática. “É um momento ímpar de conscientizar a população dos males causados pelo tabagismo, principalmente em tempos de pandemia, já que fumantes têm 45% mais chances de agravamento de contraírem a covid-19”, aponta o médico Alex Galoro, Gestor do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica.

Tabagismo: os índices no Brasil 1

Fator de risco para o desenvolvimento dos tipos de câncer: leucemia mieloide aguda; câncer de bexiga; câncer de pâncreas; câncer de fígado; câncer do colo do útero; câncer de esôfago; câncer de rim e ureter; câncer de laringe (cordas vocais); câncer na cavidade oral (boca); câncer de faringe (pescoço); câncer de estômago; câncer de cólon e reto; câncer de traqueia, brônquios e pulmão, o tabagismo também está associado às doenças crônicas não transmissíveis e é um fator importante de risco para o desenvolvimento de outras doenças como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras.

Tabagismo: os índices no Brasil 2

No Brasil, são cerca de 420 mortes todos os dias por causa da dependência. Em todo o ano, são mais de e 156.216 mortes que poderiam ter sido evitadas. Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o maior peso é atribuído ao câncer, doença cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Das mortes anuais causadas pelo uso do tabaco: 34.999 mortes correspondem a doenças cardíacas; 31.120 mortes por DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica); 26.651 por outros cânceres; 23.762 por câncer de pulmão; 17.972 mortes por tabagismo passivo; 10.900 por pneumonia; 10.812 por AVC (acidente vascular cerebral).

Bangkok

A Emirates anunciou a retomada dos voos de passageiros para Bangkok, com operações diárias a partir de 1.º de setembro. A retomada dos voos para Bangkok expandirá a atual rede da Emirates para 78 cidades em setembro, oferecendo aos viajantes da Europa, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico conexões convenientes via Dubai para o popular destino tailandês.

Sustentabilidade

O Mato Grosso do Sul será o primeiro estado brasileiro a aderir a uma combinação inédita de tecnologias que vai garantir que toda a produção de sementes das associadas da Aprossul (Associação dos Produtores de Sementes do Estado de Mato Grosso do Sul) seja sustentável. A empresa Ceptis Agro e a Aprossul assinaram, ontem(27), um contrato que une o programa Semente Legal com a nova tecnologia TrustScore – um avançado sistema de monitoramento e avaliação da sustentabilidade nas propriedades. O sistema foi apresentado em evento da ONU/PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e União Europeia, no mês passado. A Ceptis Agro também irá apresentar o TrustScore na Climate Week em Nova Iorque – EUA, em 23 de setembro.

Fazenda Bela Vista (localizada na cidade de Camapuã), a primeira a aplicar o Semente Legal Aprossul, com a tecnologia TrustScore.

 

… Bom dia! Cada instante é o momento certo para pensar positivo e seguir na busca de seus sonhos.

… Trocam de Idade hoje: Marcos Marcelo Trad, Miguel Bezerra, Herri Ajala Quintana, Gian Carlo Santos, Alexandra Novaes, Rosa maria Nogueira, Albertina Costa Melo, Cenira Souza Machado, Adelair Ramos,

Só sorriso, a 1ª dama Tatiana Trad, ao lado do maridão, o aniversariante de hoje, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad

… Ontem(27) foi celebrado o Dia do Psicólogo. Na psicologia são diversas áreas de atuação, mas em tempos de pandemia e distanciamento social, cuidar da saúde mental nunca foi tão importante.

… A rede especializada em limpeza comercial Jan-Pro, que atua há dez anos no Brasil e já soma mais de 400 franquias por todo o país, definiu novos planos de expansão para 2020.

… A empresa foca agora em áreas mais estratégicas, como em Campo Grande, para abrir um escritório regional que operacionalizará outras 25 franquias da rede em sua área de atuação.

… O investimento total na região em todas as unidades da rede será de R$ 1,5 milhões, gerando R$ 15 milhões em contratos anuais e 500 empregos diretos.

… Hoje (28), às 22h30 (Horário de Brasília), um dos escritores contemporâneos mais reconhecidos do país, Fabrício Carpineja, será entrevistado na CNN Brasil, por Lia Bock, Thais Herédia, Luciana Barreto e pela âncora Daniela Lima no programa “O Mundo Pós-Pandemia”.

Com 45 livros publicados e mais de 20 prêmios literários, entre eles duas vezes o Prêmio Jabuti, Fabrício Carpinejar fala sobre solidão, gentileza, medo e esperança; do reflexo na saúde mental e da importância do apoio emocional em tempos de isolamento social.

… Marcada para amanhã (29), na cidade de Caldas Nova (GO), a inauguração da Usina Fotovoltaica urbana,  que abastecerá empreendimentos turísticos do Grupo diRoma. Está prevista a presença do Presidente Jair Bolsonaro.

O garotão Miguel Bezerra, aniversariante de hoje, clicado ao lado da irmã, Valentina Bezerra

 

Ford lança linha Transit com novidades

As vans, tradicionalmente usadas para fins comerciais, também vêm crescendo como veículo de lazer na Europa, a um ritmo que chega a dois dígitos na maioria dos países. E a expectativa é que a tendência continue, com as pessoas buscando maior isolamento nas férias. A Ford é líder do segmento no continente com a linha Transit e apresentou duas novidades: uma versão para acampamento com teto inclinável e modelos com visual inspirado em ralis.

A nova Transit com teto inclinado, Custom Nugget Plus, é classificada como um “loft sobre rodas”. Ela é derivada da versão campeira Nugget, que foi lançada inicialmente na Alemanha e chegou a outros mercados da Europa em 2019. Este ano, a Ford prevê triplicar as suas vendas em relação a 2018.

Desenvolvida em parceria com especialistas, ela tem motor diesel Ford 2.0 Eco Blue, de 130 ou 185 cv, e recursos avançados de assistência e conectividade, incluindo modem com wi-fi. Com chassi extra longo e exclusivo design interno em L, é equipada com copa, cozinha, banheiro, pia e armários, além de sala que pode ser revertida em bancos para três pessoas, com ganchos Isofix para crianças. Ventiladores, luzes de leitura de LED, cortinas nas janelas e dois tanques de água com capacidade de 84 litros são outros itens.

O teto mais baixo da van facilita a passagem sob árvores e pontes e o acesso aos compartimentos internos. Quando aberto, ele cria um espaço de até 2,4 metros de altura para o dormitório com cama dupla dobrável. Feito de composto e isolado com espuma para manter o conforto térmico, é leve para ser movimentado manualmente e tem coberturas laterais dobráveis para proteção contra o tempo. Pode também receber rack para transportar equipamentos.

“Desde passeios de fim de semana a férias prolongadas com toda a família, estamos vendo uma demanda crescente pela aventura e liberdade que as vans campeiras oferecem”, diz Hans Schep, gerente geral de Veículos Comerciais da Ford Europa. “O teto baixo e inclinável aumenta o espaço interno e elimina a preocupação de passar em lugares com restrição de altura, além de ajudar a economizar combustível.”

Vans esportivas

As novas Transit Custom e Transit Connect MS-RT foram desenvolvidas por especialistas da M-Sport, parceira da Ford no Campeonato Mundial de Rali, para clientes de vans que querem se destacar da multidão, mantendo a conhecida robustez e praticidade da Transit.

Além de uma paleta especial de cores vibrantes, elas trazem frente e grade redesenhadas com novas entradas de ar, difusores e faróis de neblina integrados, rodas de alumínio de 18 polegadas com arcos pronunciados e saias laterais. A traseira conta com elemento difusor, spoiler no teto e ponteiras duplas de escapamento.

Há também adesivos de personalização como opcionais. O interior traz bancos de couro e camurça costurados a mão, volante com apliques de fibra de carbono e mostradores e tapetes com a grife MS-RT.

A Transit Custom vem com motor diesel 2.0 EcoBlue de 185 cv e transmissão de seis velocidades manual ou automática. A Transit Connect é equipada com motor diesel 1.5 EcoBlue de 120 cv e transmissão manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades.

 

 

Mercado da moda irá adotar o tecido antiviral como tendência para os próximos anos

Dalila Têxtil e Cataguases firmam parceria inédita para produção de tecidos com acabamento antiviral.

Indústrias acreditam em futuro colaborativo e compartilhado;
Para Abit, parceria é exemplo do que pode ser feito para maximizar o capital investido pelas empresas;
Juntas, empresas faturaram 434 milhões em 2019

O empresário André Klein, da Dalila Têxtil

Diante do atual cenário de pandemia e enfrentamento da Covid-19, a Dalila Têxtil, referência nacional e Américas no desenvolvimento de soluções têxteis em malharia circular, e a Companhia Industrial Cataguases, referência nacional e Américas no fornecimento de tecidos planos leves de algodão, unem suas expertises em uma parceria para ampliar a distribuição de tecidos com acabamento antiviral – que atua na inibição da propagação do novo coronavírus, sem perder características essenciais como conforto e durabilidade.

A colaboração entre duas das maiores indústrias têxteis do país é fato inédito no mercado e representada pela complementaridade e sinergia das empresas que, enquanto atuam na valorização da indústria nacional e na manutenção de empregos, ampliam, de forma exponencial, o fornecimento e a oferta do produto antiviral ao mercado. Com isso, garantem a chegada desse acabamento o mais rápido possível aos consumidores.

As empresas têm grande representatividade no setor e na economia. Juntas, ao longo de 2019, geraram mais de 1.480 empregos diretos e 3.400 indiretos, faturando em torno de R$ 434 milhões. Ainda em 2019, Dalila Têxtil produziu 5,100 milhões de toneladas de tecidos, enquanto a Companhia Industrial Cataguases produziu 20 milhões de metros lineares de tecidos. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a cadeia têxtil e de confecção foi responsável por movimentar US$ 48,3 bilhões em 2018, e pela produção média de têxtil de 1,2 milhão de toneladas.

O market share da Dalila Têxtil é representado por pelo menos 50% das marcas de moda masculina do Brasil, como Ogochi, Reserva, Osklen, Richards, Calvin Klein entre outros grandes nomes da moda masculina. A capacidade produtiva da indústria é de 500 toneladas/mês, sendo que 20% do faturamento corresponde à exportação para nove países da América Latina. Com diferencial inovador em seu DNA, por meio de acabamentos funcionais em suas malhas, como proteção UV, resistência à água, repelência a insetos e antimicrobiano antiodor, foi pioneira ao buscar uma nova solução com a chegada da pandemia, iniciando a produção do acabamento antiviral em abril.

“O setor têxtil tem partido para caminhos cada vez mais tecnológicos, por isso buscamos fornecedores e parceiros químicos que nos ajudassem a aplicar a tecnologia em qualquer das nossas bases de tecido. Tivemos um grande cuidado em todo o processo até o produto final, alinhado aos nossos pilares de sustentabilidade, disponibilizando ao mercado malhas com muitos benefícios para o meio ambiente e de componentes genuinamente nacionais”, comenta André Klein, CEO da Dalila Têxtil.

Dada a necessidade de expandir a tecnologia, a parceria com a Cataguases foi essencial para multiplicar essa produção, que iniciará a distribuição do acabamento antiviral para o mercado a partir de agosto. A companhia, com capacidade de produção de 2 milhões/metros por mês, representa 20% do market share nacional de tecido planos leves de algodão do mercado de vestuário, artesanato e decoração. Além disso, possui presença relevante na exportação, cerca de 25% do faturamento, para países da América Latina, Estados Unidos e Europa. Entre seus principais clientes estão marcas como Renner, Riachuelo, C&A, Aramis, Ogochi, entre outros grandes nomes da moda masculina.

“O momento delicado pelo qual estamos passando exige sensibilidade e empatia. Por isso, unimos forças com a Dalila Têxtil para acelerar a oferta de acabamentos antivirais que serão usados por nossos clientes na confecção de roupas, máscaras, acessórios e uniformes. Nosso propósito é reduzir ao máximo a contaminação e propagação do novo coronavírus; acreditamos em um futuro colaborativo e compartilhado em prol do bem maior”, completa Tiago Inácio Peixoto, Diretor Comercial da Companhia Industrial Cataguases.

Tiago Inácio Peixoto, Diretor Comercial da Companhia Industrial Cataguases
Divulgação

Com perfis muito parecidos em aspectos como know how, tradição e valores, além de atentas aos temas de sustentabilidade e valorização de pessoas, as indústrias esperam que essa aliança seja a primeira de muitas e possa servir de inspiração para outros segmentos. Quanto à rentabilidade, a Dalila Têxtil registra um volume de vendas de 20% no faturamento a partir do acabamento antiviral, e para a Cataguases, a expectativa é que o acabamento seja responsável por 10% a 15% do faturamento no segundo semestre de 2020.

Eficácia do tecido antiviral no setor têxtil

Após a realização de muitos testes e estudos, a Dalila Têxtil chegou a uma fórmula líquida de produto, a partir da mistura de um composto de íons de prata com estabilizante natural, que tem ação física e química, ou seja, quebrando a camada de gordura que envolve o vírus, inativando-o e impedindo a sua proliferação. Os resultados apresentaram alta eficiência contra o coronavírus, de 99,9% de inatividade em um minuto de contato, e a proteção se estende por, no mínimo, 50 lavações.

Segundo Alexsandra Valério, Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o mecanismo responsável pela ação dos compostos químicos atua no rompimento da camada bilipídica do vírus. “Observamos que, em contato com os ativos, acontece o bloqueio da ligação do vírus nas células hospedeiras, inibindo a ligação dos receptores próprios entre o hospedeiro. Essa ação química impede que o vírus libere seu material genético (DNA/RNA) nas células, reduzindo sua capacidade infecciosa”, explica a especialista.

Vale destacar que o aspecto visual, assim como o toque macio do algodão, não sofre nenhum tipo de alteração ao receber o acabamento antiviral. Para garantir a aplicação da tecnologia em qualquer base de tecido, as empresas optaram pelo acabamento ao invés da aplicação permanente da tecnologia diretamente no fio, explorando a versatilidade do produto para entregas 100% sustentáveis.

O reflexo da parceria para o setor e tendências de consumo

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel, essa parceria é um exemplo do que pode ser feito para maximizar o capital investido pelas empresas, já que passam a atuar no esquema de cooperação. “Essa crise, muito dolorosa para todos, está nos ensinando uma série de lições. A principal é que só sairemos dela de forma conjunta, como mostra a iniciativa de Cataguases e Dalila Têxtil, que unem suas forças e competências para gerar um valor muito maior do que seria gerado individualmente”, avalia.

De acordo com Pimentel, a tecnologia antiviral já era um movimento previsto para o setor, mas que foi acelerado pela pandemia. Além disso, as tecnologias protetivas serão um upgrade para o segmento, responsável por alavancar os negócios nesse segundo semestre, que já demonstra recuperação nas operações, em torno de 40% a 50%, podendo chegar a 70% até o final do ano. “Mesmo encontrando uma solução para a Covid-19, que é o nosso maior desejo, seja com vacina ou tratamento, a tendência é que essa inovação seja propulsora de um novo consumo, que irá além do uso médico hospitalar, atingindo o consumidor casual, que adotará essa proteção para o dia a dia”.

Sobre a Dalila Têxtil

A Dalila Têxtil é uma empresa catarinense, com matriz na cidade de Jaraguá do Sul e filial em Presidente Getúlio, atua há 28 anos no desenvolvimento de soluções têxteis em malharia circular para o mercado de moda nacional e da América Latina, com expertise em produtos diferenciados para a moda masculina. A empresa atua com capacidade produtiva de 500 toneladas/mês e é representada por 50% das marcas de moda masculina no market share nacional. Além de inovação com produtos diferenciados, a Dalila sempre teve em seu DNA tecnologia e sustentabilidade. A Dalila Têxtil exporta seus produtos para nove países da América Latina, com representação de 20% do faturamento.

Sobre a Cataguases

Com mais de 80 anos de tradição, a Companhia Industrial Cataguases oferece soluções em tecidos planos leves de algodão para moda, decoração e uniformes. Com matriz na cidade de Cataguases, zona da mata mineira, e filial em São Paulo, atualmente é representada por 20% do market share nacional, além de exportar para mais de 20 países da América Latina, Estados Unidos e Europa. Com capacidade produtiva de 2 milhões de metros/mês, a empresa sempre teve a tecnologia e a sustentabilidade como dois de seus principais pilares, prova disso é a conquista de duas das certificações mais importantes do mercado têxtil: STANDARD 100 by OEKO-TEX® e BCI®.

 

Como tratar os principais problemas da adenoide?

Dificuldade respiratória, apneia do sono e infecções de ouvido são sintomas de 

Popularmente conhecida como “carne esponjosa”, a adenoide é uma estrutura fisiológica, composta por tecido linfoide (tecidos de defesa), que se localiza atrás das cavidades nasais e acima do palato (céu da boca) – uma região chamada de nasofaringe. Por esse motivo, a adenoide é cientificamente denominada de tonsila nasofaríngea. Apesar de ser um tecido de defesa e natural de qualquer indivíduo, seu crescimento exagerado pode causar uma séria de complicações que comprometem significativamente a qualidade de vida do paciente.

“A adenoide é uma estrutura de defesa imunológica, pequena ao nascimento, localizada no fundo do nariz, especificamente na região da nasofaringe. Ao contrário das amígdalas, não é possível ver a adenoide ao abrirmos a boca, pois esta fica acima do palato”, explica a otorrinolaringologista do Hospital Paulista Renata Garrafa.

Segundo a especialista, a adenoide cresce rapidamente durante a infância, com pico entre 3 e 6 anos e, então, começa a regredir gradativamente de tamanho até se tornar significativamente menor na adolescência. Quando este crescimento é exagerado, a adenoide pode preencher toda a nasofaringe, resultando em obstrução da passagem do ar respirado pelo nariz, má qualidade do sono e voz anasalada, além de facilitar a ocorrência de otites.

“Adenoide não é o nome de uma doença, mas sim de uma estrutura normal que todo ser humano possui durante a infância. Assim como as amígdalas e outros órgãos linfáticos, a adenoide reage a micro-organismos agressores e produz anticorpos”, destaca a Dra. Renata.

No entanto, de acordo com a otorrinolaringologista, quando seu crescimento é exagerado, causando prejuízos significativos na respiração e na fala, além de propiciar o surgimento de otites, seus malefícios no desenvolvimento da criança e em sua qualidade de vida superam seus benefícios imunológicos.

A médica ressalta que não há uma explicação única para o crescimento exagerado da adenoide, mas algumas hipóteses são infecções virais de repetição, rinite, fatores genéticos e biofilmes bacterianos (colonização crônica da nasofaringe por bactérias). Entre os sintomas mais comuns estão dificuldade respiratória, obstrução nasal, ronco e apneia do sono, além de quadros de otite, sinusite e rinite de difícil tratamento.

Diagnóstico e Tratamento

“Para o diagnóstico da hipertrofia acentuada da adenoide, nos baseamos primeiramente nos sintomas do paciente”, relata a especialista.

A confirmação pode ser feita através de uma radiografia lateral da face (Raio-X de Cavum) ou pelo exame de vídeo endoscopia nasal (nasofibroscopia) – uma pequena câmera é introduzida pelo nariz, permitindo melhor visualização de toda nasofaringe, sendo, portanto, o melhor método.

O principal tratamento para hipertrofia acentuada da adenoide é a cirurgia, chamada adenoidectomia. Mas nem toda adenoide grande precisa ser removida.

“Ela, geralmente, é indicada nas crianças com obstrução nasal importante, que dificulte o sono e a alimentação, ou que provoque o surgimento de otite média serosa ou otite média aguda recorrente. Na inexistência de sintomas ou em casos brandos, a adenoide pode ser acompanhada clinicamente até sua involução após a puberdade”, complementa a Dra. Renata.

Em casos específicos, durante a cirurgia para a retirada das adenoides, outros procedimentos podem ser associados, como a remoção das amigdalas ou a colocação de tubos de ventilação nos ouvidos. Relativamente simples e curta, a adenoidectomia é feita pelo otorrinolaringologista, sob anestesia geral. Habitualmente, o paciente fica internado apenas por um dia.

Nova linha de proteção solar com fórmula que não agride corais

Há 30 anos no mercado de protetores solares, a Australian Gold, do Grupo Boticário, apresenta, a partir de setembro, uma nova linha de protetores solares: corporais e faciais . A marca que já era consolidada no mercado como referência em produtos que garantem um bronzeado protegido, agora se torna a primeira linha brasileira de protetores solares que não agridem corais marinhos.

Há 12 anos, os produtos Australian Gold chegaram ao Brasil e, em 2017, o Grupo Boticário adquiriu a licença para produção e distribuição da marca no país. O cuidado com a vida marinha vai ao encontro do trabalho desenvolvido pela Fundação Grupo Boticário, que há 30 anos atua a favor da conservação da natureza.

Estima-se que, a cada ano, até 14 mil toneladas de filtro solar sejam levadas para os recifes de coral em todo o mundo. O impacto de alguns dos ingredientes na composição desses cosméticos está sob controvérsia científica porque podem gerar o branqueamento de corais – uma condição que os deixa vulneráveis e impede que obtenham os nutrientes necessários para sobreviver.

“Esta é a primeira vez que uma marca nacional lança uma linha com selo Seguro para Corais. Além da linha Gel Creme, a Australian Gold Brasil já conta com portfólio 100% livre de oxibenzona e octinoxato em suas composições. Esses componentes estão ligados diretamente ao embranquecimento dos corais, e são apontados como a principal causa da morte dos corais pelo mundo”, explica Cristiane Irigon, diretora de marketing da Multi B, unidade de varejo multimarcas do Grupo Boticário.

Com a nova linha de produtos, Australian Gold amplia o portfólio para estar presente em outros momentos da vida do consumidor, levando proteção e cuidado com a pele do corpo e do rosto, não somente na praia ou piscina, mas também para o dia a dia.

Com textura ultraleve, toque seco e rápida absorção, a linha de proteção solar para o corpo traz produtos de FPS 30, 50 e 70. O gel creme da sua fórmula é enriquecido com extrato de chá-verde e ameixa kakadu, poderosos antioxidantes. Já para o rosto, com textura leve, toque seco e acabamento matte, o gel creme traz produtos de FPS 30 e 50. Além disso, os protetores faciais são oil free, criando uma barreira protetora contra os efeitos diários da poluição e contribuindo para o antienvelhecimento. Dando continuidade aos princípios sustentáveis da marca, já presentes em sua linha atual, os lançamentos são veganos, não testados em animais e com embalagens feitas em plástico vegetal.

ONG cria guia de consumo consciente para orientar população sobre bem-estar animal

Para ajudar a população a entender como ações simples incorporadas ao dia a dia podem ter um enorme impacto na vida de bilhões de animais que servem de base para produtos alimentícios, a Proteção Animal Mundial, organização não-governamental que atua em prol do bem-estar animal, lançou um Guia de Consumo Consciente. O material traz informações sobre como privilegiar produtores, supermercados e restaurantes comprometidos com o bem-estar animal.

Guia de Consumo Consciente

Estima-se que 70 bilhões de animais de fazenda sejam criados e abatidos todos os anos no mundo – dois terços em sistemas industriais intensivos que favorecem a alta produtividade e o alto lucro em detrimento do bem-estar. Como resultado, bovinos, aves, suínos e outros animais são submetidos a práticas consideradas cruéis e desenvolvem comportamentos anormais que lhes causam danos físicos e psicológicos.Mas os animais não são os únicos impactados: a saúde humana e o meio ambiente também perdem, tanto com a ameaça de bactérias multirresistentes quanto com a degradação da natureza e a perda da biodiversidade.


Saber escolher

Por isso, o Guia de Consumo Consciente traz dados que ajudarão nas escolhas do consumidor no momento de comprar produtos de origem animal, seja em supermercados, restaurantes ou até mesmo marcas de produtos. “Saber os compromissos públicos das empresas é fundamental no momento da escolha de compra, afinal o negócio se move pela exigência do consumidor.

Ranking de empresas no Brasil

Responsáveis pelo início da cadeia de produção, tudo começa com os produtores, pois é deles que vem a carne que é comercializada em supermercados e restaurantes. São os produtores que podem aplicar práticas com altos níveis de bem-estar em suas fazendas e granjas ao implementar políticas de procedimentos e oferecer treinamentos especializados recomendados por organizações de saúde e bem-estar animal, como a Proteção Mundial Animal. No Brasil, classificadas nas posições mais baixas do ranking estão as empresas Aurora Alimentos e a Minerva Foods no nível 5; Marfrig aparece no nível 4, enquanto as gigantes BRF e JBS estão no nível 3.

Redes de supermercados

As redes de supermercados comercializam carnes de diversos produtores, podendo exercer influência nos métodos praticados pelas empresas fornecedoras ao criar políticas de compra e venda relacionadas ao bem-estar animal. É na gôndola do mercado que os consumidores usam seu poder de compra e podem optar por produtos com altos níveis de bem-estar. Entre as atuantes no Brasil, o Grupo Pão de Açúcar está no nível 3, Carrefour e Walmart no 4 e Cencosud no 6. Cabe ressaltar que o ranking avalia os compromissos das empresas em âmbito global. No Brasil, a rede Carrefour liderou esse movimento por parte dos varejistas e foi a primeira empresa a firmar um compromisso público em prol do bem-estar dos suínos.

Redes de restaurantes

Por fim, as redes de restaurantes comercializam toneladas de carne anualmente, mas pouco informam sobre a procedência e de quais produtores compram. Essas informações são essenciais para que os consumidores façam escolhas conscientes. No nível 3 estão Domino’s, KFC e McDonald’s; no nível intermediário 4 seguem Burger King e Subway; Starbuck’s no nível 5 e Habib’s no nível 6, o último do ranking. Entre os restaurantes e supermercados, as posições das empresas referem-se à pontuação global e não apenas no Brasil. Para saber mais, baixe o “Guia de Consumo Consciente” da Proteção Animal Mundial e descubra como o seu consumo pode contribuir para uma vida melhor dos animais. Acesse: www.protecaoanimalmundial.org.br.

Jovens em idade universitária

Cresce no Brasil o número de jovens em idade universitária que estudam e trabalham ao mesmo tempo, particularmente entre aqueles que frequentam instituições de ensino privado. Entre os jovens de 19 a 24 anos que estudam, o percentual daqueles que também trabalham subiu de 45,4% em 2016 para 48,3% em 2019, somando 2,6 milhões de estudantes que enfrentavam no ano passado uma dupla jornada, ou 144 mil a mais.

Instituições privadas

No caso dos jovens que estudam em instituições privadas, o percentual daqueles que também trabalham passou de 54,4% a 58,3% no mesmo intervalo de três anos, para um total de 1,7 milhão.

Ensino público

Já no ensino público, a quantidade de jovens de 19 a 24 anos que estudam e trabalham é menor do que no ensino privado, tanto em termos percentuais, quanto em números absolutos. Eles eram 35,5% do total de estudantes em 2016, passando a 36,7% em 2019, num total de 924 mil no dado mais recente, segundo levantamento da consultoria IDados. Com base em números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, o estudo compara os terceiros trimestres de cada ano – período que tem o microdado mais recente disponível.

Conteúdo digital

O mercado editorial aumentou em 115% seu faturamento com conteúdo digital de 2016 a 2019, mostra uma pesquisa da Nielsen feita em parceria com a Câmara Brasileira do Livro e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros e divulgada nesta terça-feira (25). O número, que já desconta a inflação, abarca as vendas de ebooks -que somam 99% do faturamento e 96% das unidades comercializadas-, audiolivros e outras plataformas de distribuição digital.

Guia de Consumo Consciente

Para ajudar a população a entender como ações simples incorporadas ao dia a dia podem ter um enorme impacto na vida de bilhões de animais que servem de base para produtos alimentícios, a Proteção Animal Mundial, organização não-governamental que atua em prol do bem-estar animal, lançou um Guia de Consumo Consciente. O material traz informações sobre como privilegiar produtores, supermercados e restaurantes comprometidos com o bem-estar animal.  

Querida que só, a jornalista, cerimonialista e apresentadora, Marisa Machado Koim, festeja hoje mais um aniversário

…. Bom dia!  A nossa vida é aquilo que os nossos pensamentos fizeram dela.

Trocam de idade hoje: Marisa Machado Koim, Maria  Elisa Naglis, Hérica Saldanha, Maurício Kus, Diego Torres Caniza, Maria Luísa Ramires, Laura Oliveira e Júlio Valcanaia. Happy birthday!

… The Batman ganhou seu primeiro trailer durante o DC FanDome, evento online com novidades da empresa realizado neste sábado (22).

No vídeo de tons sombrios, Robert Pattinson aparece tanto como o Homem-Morcego, quanto como Bruce Wayne, ao som de “Something in the Way”, no Nirvana.

… Noticia boa: o Projeto de Lei 317/2019, de autoria dos deputados Renato Câmara (MDB) e Paulo Corrêa (PSDB), que dispõe sobre medida de conscientização acerca do direito da pessoa idosa ao Passe Livre em viagens rodoviárias intermunicipais e interestaduais.

Na prática, o projeto obriga as concessionárias de transporte rodoviário de passageiros do Estado a afixarem adesivo contendo texto informativo sobre o direito da pessoa idosa ao passe livre nos locais de vendas de passagens.

Jaguar lança campanha digital

O foco é sanar as principais dúvidas dos brasileiros em relação a eletrificação, desempenho, design e emissão de poluentes

Hoje (27), a Jaguar lançará a campanha digital “Seu mundo é elétrico. Você sabe.” do Jaguar I-PACE, o primeiro SUV 100% elétrico da marca e pioneiro na eletrificação no País, com o objetivo de desmistificar mitos e verdades sobre o veículo sustentável. Com duração de um mês e meio, o conteúdo das redes sociais, em formato de pílulas, apresentará as principais dúvidas dos brasileiros quanto a eletrificação, performance, design e emissão de poluentes.

Em 2019, a Jaguar anunciou a chegada do I-PACE ao Brasil, um momento histórico para a marca e para o mercado, tornando-o referência em elétricos no País. E, identificando a necessidade dos seus clientes e a demanda cada vez mais alta por eletrificação e sustentabilidade, a marca desenvolveu a campanha para proporcionar ainda mais confiabilidade no momento de realizar a compra.

Ao todo, serão 24 vídeos e 5 formatos de Canvas (formato de anúncio em tela cheia no Facebook para dispositivos móveis), além de um plano de mídia digital abrangente e interação com o público por meio de perguntas e respostas, na plataforma Instagram da Jaguar Brasil. “É uma forma de sanarmos as questões mais comuns que os clientes têm, seja em relação ao carregamento e vida útil da bateria, seja uma simples lavagem e a capacidade de rodagem com a carga”, comenta Paulo Manzano, Diretor de Marketing e Produto da Jaguar Land Rover.

Absolutamente consagrado ao redor do mundo, com mais de 60 prêmios conquistados em diferentes países desde o seu lançamento, o I-PACE foi o único veículo na história a conquistar as três categorias do mais importante prêmio da indústria automobilística global, o World Car Awards.

“No mundo que estamos vivendo, optar por um I-PACE é demonstrar o quanto você se preocupa com o futuro. Além de oferecer uma experiência de condução extremamente esportiva, o veículo não emite poluentes, contribuindo para a atmosfera do planeta”, explica Divanildo Albuquerque, Diretor Geral da Jaguar Land Rover.

Com o lançamento do I-PACE em 2019, a Jaguar firmou uma parceria inédita com a ZEG para tornar realidade a redução de emissões de CO2. A ZEG oferece insumo 100% renovável suficiente para o consumo dos 250 carros por oito anos. Para atender à demanda, a ZEG vai gerar, por ano, 1,25 GWh de energia limpa a partir das fontes solar, hídrica, biogás e resíduos sólidos.

Jaguar I-PACE

O design, inspirado no superesportivo C-X75, traz linha de cintura fluida, entregando uma sensação de movimento ao exterior do modelo. Os faróis e lanternas em matrix LED adaptativos, a entrada de ar frontal, as maçanetas retráteis e o difusor traseiro completam a essência do exterior e a fluidez aerodinâmica.

No interior, a ampla praticidade e o luxo se unem à tecnologia. O novo sistema de entretenimento Touch Pro Duo, extremamente fluido e funcional, integram o painel revestido com elementos em laca preta (black piano) e alumínio.

O modelo chegou ao País em versão única equipada com dois motores elétricos, que desenvolvem 400 cv de potência, e tração nas quatro rodas, além da bateria de 90 kW, que oferece autonomia de até 470 quilômetros com uma única carga, de acordo com o ciclo WLTP. Extremamente ágil, o modelo elétrico traz torque instantâneo de 69,6 kgfm, força suficiente para levá-lo da imobilidade aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos, desempenho digno de um superesportivo.

 

Vai viajar? Confira quais medidas de segurança adotadas pela Lufthansa durante a pandemia

Do check-in ao desembarque, descubra como a companhia aérea está trabalhando para assegurar o bem-estar de passageiros durante toda a viagem.

A Lufthansa está disponibilizando em suas redes sociais um vídeo em português que detalha quais são os novos protocolos adotados pela companhia aérea para evitar a propagação do Covid-19 durante toda a jornada do passageiro, desde o aeroporto até o desembarque.

Ao chegar aos hubs da companhia em Frankfurt ou Munique, passageiros encontram sinalização adequada para garantir o distanciamento físico e contam com opções de check-in automático que evitam o contato com terceiros. Entretanto, caso haja necessidade de atendimento presencial, placas de acrílico foram devidamente instaladas nos balcões, assegurando um atendimento de qualidade sem abrir mão da segurança, tanto de funcionários quanto de passageiros.

Já os Quick Boarding Gates permitem que o embarque seja feito dispensando qualquer tipo de interação física. Além disso, o acesso à aeronave tem sido realizado diretamente no portão de embarque, sempre em pequenos grupos de pessoas, para evitar aglomerações. Adicionalmente, durante este período, a Lufthansa permite o despacho gratuito da bagagem de mão para todos os clientes a fim de evitar manuseios adicionais das mesmas no controle de segurança.

A companhia aérea ainda aprimorou os já elevados protocolos de limpeza e higienização de suas aeronaves a fim de se adequar à nova realidade imposta pela pandemia. Todas as superfícies são minuciosamente desinfetadas e o serviço de bordo foi adaptado visando diminuir o número de interações entre tripulação e passageiros. Ademais, com o objetivo de proteger a saúde de todos a bordo, desde maio é obrigatório o uso de máscara por passageiros e tripulantes durante toda a viagem, sendo inclusive recomendada a utilização das mesmas no aeroporto antes e após o voo.

É importante enfatizar que toda a frota da Lufthansa está equipada com filtros de alta qualidade (HEPA) que removem 99,9% das impurezas como poeira, bactérias e vírus, igualando assim, a qualidade do ar das aeronaves à das salas de cirurgia. Além disso, por conta dos modernos sistemas de circulação, o fluxo de ar dentro da aeronave ocorre sempre na direção vertical, impedindo que o mesmo se dissipe horizontalmente ao longo da cabine.

Ao desembarcar, os passageiros são orientados pela tripulação a deixar a aeronave em pequenos grupos, buscando garantir o distanciamento e reduzir riscos de contaminação. Vale destacar também que a infecção por Covid-19 dentro de uma aeronave é muito pouco provável e que, desde o início da pandemia, não houve casos concretos de transmissão em voos da Lufthansa. Confira no vídeo as principais medidas de segurança adotadas pela Lufthansa para garantir a segurança dos passageiros durante o período de pandemia.

Por fim, é importante destacar que ao longo de todo o período de pandemia o Lufthansa Group, que atua no Brasil com as companhias aéreas Lufthansa e SWISS, seguiu operando no mercado brasileiro. Atualmente, o grupo oferece oito frequências semanais partindo do Aeroporto Internacional de São Paulo, cinco de Lufthansa e três de SWISS, com destino à Frankfurt e Zurique, respectivamente.

 

 

 

Lacoste Motion : chega ao Brasil trazendo estilos elegantes e versáteis para o dia a dia urbano.

PPara enriquecer ainda mais a cápsula Lacoste Motion a segunda entrada vem repleta de novas peças que convidam todos a se jogarem no turbilhão urbano. Desenvolvidas a partir da associação de tecidos leves, avançadas tecnologias e design ergonômicos, os materiais são fluidos, funcionais e abusam do color blocking para valorizar ainda mais os seus cortes.
A coleção combina ativamente a elegância, com liberdade de movimentos, versatilidade e praticidade para acompanhar todas as circunstâncias do dia a dia, desde o ritmo acelerado da vida urbana a viagens de trabalho ou fins de semana.


Com uma seleção diversa composta por camisas polo, casacos, acessórios e um tênis que promete se destacar, todas as peças foram desenvolvidas com uma tecnologia a partir de poliéster reciclado que produz um algodão premium e ultraleve.
A Lacoste Motion Polo, vem um corte slim fit e que devido às propriedades tecnológicas do poliéster reciclado facilitam o cuidado da peça e permitem que seque rapidamente. Sua gola é canelada e possui um detalhe em L junto com um zíper trazendo mais dinamismo a camisa clássica, acompanhada de um crocodilo em silicone – assinatura do movimento Lacoste, em mini piqué reproduzido em todas as peças.


Com um apelo tão urbano, os tênis não poderiam ficar de fora e modelo da vez é o T – Clip, o novo tênis híbrido da Lacoste, que funde dois modelos inspirados no tênis para criar uma silhueta moderna.
Influenciado pelos anos 80, o T Clip possui um visual urbano atraente com raízes em um estilo de tênis vintage, uma sutil assinatura de crocodilo é gravada no quadrante superior, enquanto uma marca registrada com letras bordadas se destaca no topo.
Os acessórios também vem repletos de versatilidade e praticidade, como é o caso da Mochila Embalável, desenvolvida em um nylon muito leve e a prova d’água e com um novo acabamento moderno nas fivelas além disso, a clássica Shopping Bag da Lacoste, desta vez irá contar com bordas sem costura e uma combinação de cores atraentes combinando com a paleta de cores Lacoste Motion.

 

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