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Em podcast sobre Criatividade, Iza entrevista talentos tropicais do Brasil

Produzido pela cerveja Devassa, do Grupo Heineken, o podcast lança seu segundo episódio com participação do rapper e produtor cultural mineiro Kdu dos Anjos

A parceria de Devassa com Iza não é recente. A cantora se juntou à marca para reforçar a valorização da criatividade brasileira ano passado, atuando em conteúdos que elevam a nova tropicalidade nas artes visuais, moda, música e dança. Em Tropicaliza, podcast lançado no começo deste mês, Iza entrevista novos fenômenos da criatividade no Brasil. No segundo episódio, lançado hoje, Iza tem um papo sincero com Kdu dos Anjos, rapper mineiro e criador do Passinho de BH, tipo de dança belo-horizontina ligada ao funk.

“A gente foi apresentar o Passinho num Museu, em Paris. Esse era o nosso sonho e é o de muitos jovens da periferia”. É assim que Kdu fala sobre um dos momentos mais felizes de sua vida. Criador do Lá da Favelinha, centro cultural que busca promover o empreendedorismo social e desenvolvimento humano através da arte, o jovem de 30 anos conta para Iza neste episódio sobre sua história dentro da cena social e cultural em Belo Horizonte e todas as inspirações do funk regional que fizeram de seu Passinho um sucesso mundial.

Para conferir clique aqui e ouça o segundo episódio do podcast Tropicaliza: https://open.spotify.com/episode/3DKHZgqFyRzIFS4vhKNP7s?si=SAMrtwMsSDiCdb_Fnkrsgw (hiperlink)

Manu Gavassi assume como Head de Conteúdo de Tanqueray no Brasil

Parceiros desde 2019, influenciadora não apenas produzirá conteúdos como também comandará a criação de campanhas digitais e iniciativas de inovação da marca no país.

Este ano a história de Manu Gavassi com a Tanqueray ganha um novo capítulo: a influenciadora assume a partir de fevereiro o cargo de Head de Conteúdo da marca líder de mercado na categoria gin. Agora, além de amplificar conteúdos para a marca, parceiros desde de 2019 como parte do squad de influenciadores, Manu assume a criação e produção de conteúdo e campanhas digitais. Ela também assume papel importante e ativo nas iniciativas de inovação de Tanqueray no período.

Alinhado ao momento, no qual conteúdos autorais ganham destaque nas redes sociais e o papel dos influenciadores junto das marcas que atuam se torna cada vez mais essencial, o anúncio é uma evolução natural da relação entre Manu e Tanqueray. “Desde o início da parceria, em 2019, Manu sempre teve liberdade para criar à sua maneira.

De lá para cá, os conteúdos com maior engajamento e que geraram maior talkability foram os criados por ela, então, foi natural evoluirmos e aproximarmos ainda mais a relação com ela neste ano, em um momento tão positivo para Tanqueray e na carreira da Manu”, afirma Paula Costa, VP de Marketing da Diageo.

O trabalho já se inicia no mais recente lançamento de Tanqueray no Brasil, o Tanqueray & Tonic, que chega de forma definitiva ao mercado nacional em fevereiro. Manu será responsável pelo conteúdo deste lançamento e seguirá desempenhando este papel nas próximas novidades que serão lançadas ao longo do ano. “Para mim, ser Head de Conteúdo de Tanqueray significa ter minha mente criativa reconhecida por uma empresa incrível que tenho muito carinho.

O primeiro vídeo publicitário produzido, dirigido e roteirizado por mim foi há dois anos para Tanqueray. Eles me deram essa oportunidade e isso me abriu muitas portas na publicidade. Ter esse cargo só concretiza essa linda história que estamos escrevendo juntos”, afirma Manu Gavassi.

Lucas Penteado, ex-BBB21, promove live no QG da Housi nesta terça-feira, 2

Acompanhado de Leo Picon e Elana, ex BBB e também moradora da Housi, slammer vai comentar paredão para eliminar Arthur, Lumena ou Projota

A partir das 23h (horário de Braslia)o ator, produtor e diretor Lucas Penteado, ex-BBB21, vai promover uma live para acompanhar, via instagram, o paredão para eliminar Arthur, Lumena ou Projota, no QG da Housi – startup de casas por assinatura que o acolhe enquanto se estrutura e faz uma vaquinha para dar uma casa para sua mãe. Com a participação do influencer e apresentador Leo Picon, Penteado, que já se destaca com 9,9 milhões de seguidoresno instagram, vai comentar, ao vivo, sobre o programa e o paredão, com comidinhas do Bullguer e sorvetes La Basque.

A Housi tornou-se a segunda casa mais vigiada do Brasil. Depois de deixar o BBB 21, no último dia 9 de fevereiro, o modelo e educador físico Arcrebiano, que se apresenta como Bil, também encontrou um ponto de apoio em um apartamento cedido a ele pela Housi. Vale lembrar que sua mãe, Ana Araújo, chegou a fazer um apelo para que o filho fosse eliminado desta polêmica edição do programa, acreditando que ele não estava feliz no BBB. Agora, ele parece estar bem feliz, curtindo um apê moderno e aconchegante. Aliás, Bil é amigão do Lucas e eles já se encontraram na Housi.

Sobre o Lucas

Ele sofreu racismo, tortura psicológica, homofobia entre outros transtornos dentro do BBB. A pressão foi tão grande que fez com que ele desistisse de participar do programa. O Brasil inteiro se comoveu com a história do Lucas e está rolando uma vaquinha para ele conseguir comprar uma casa para a sua mãe. Enquanto isso, a Housi não podia ficar de fora e deixar de apoiar o ex-BBB, com uma moradia por assinatura, firmando sua posição contra todo tipo de preconceito. Afinal, a Housi é para todos.

Cresce o consumo de alimentos e bebidas italianos em Campo Grande

Italian Trade Agency registar um crescimento na exportação de alimentos e bebidas para o Brasil e um aumento no consumo desses produtos em Campo Grande.

No ano passado, pela primeira vez, a ITA implantou a campanha Sabores da Itália no Mato Grosso do Sul, esta ação teve como foco promover em supermercados das principais cadeias de supermercados, ações para incentivar o consumo dos produtos Made in Italy. Este ano, entre 15 e 19 de março a ITA realiza B2B com participações de cerca de 500 empresas italianas de alimentos e bebidas e compradores de 30 países. Do Brasil, já estão confirmados 20, das maiores cadeiras de supermercados do país e também de importantes empresas de importação e distribuição.

Somente durante o mês da Sabores da Itália 2020, os 132 pontos de venda comercializaram R$ 20 milhões em produtos italianos, o que é um resultado muito positivo e resultou na venda de 80 mil garrafas de vinho, 25 toneladas de arroz e preparações para risoto, 40 mil litros de azeite, 65 toneladas de massa, 15 toneladas de farinha de trigo e 10 toneladas de presuntos, queijos e embutidos.

O resultado positivo de 2020 das exportações de alimentos e bebidas para o Brasil, mesmo em meio à pandemia, com o fechamento e restrição por longos períodos do funcionamento de bares e restaurantes (importante canal de distribuição de produtos italianos), tem como principal fator a mudança de comportamento dos consumidores.

“Identificamos que esse incremento se deve, sobretudo, ao isolamento causado pela pandemia de Covid-19, que forçou quem estava acostumado a consumir em restaurantes a fazer as refeições em casa”, explica Ferdinando Fiore, diretor para o Brasil da ITA – Italian Trade Agency.

Ferdinando Fiore, diretor para o Brasil da ITA – Italian Trade Agency.

Ele lembra ainda que, além desse público habituado a produtos mais selecionados, muitas pessoas que descobriram o prazer de aventurar-se na gastronomia investiram em itens de alta qualidade, já que cozinhar em casa passou a ser a alternativa mais segura para o enfrentamento da crise.

Em valores totais, as importações brasileiras de alimentos e bebidas provenientes da Itália somaram US$ 231.266,310, em 2020, alta de 1,06% ante 2019, que totalizou US$ 228.847,181.

Os alimentos Made in Italy mais importados pelo Brasil no ano passado foram massas (23,5 mil toneladas), tomates e molhos (21,4 mil toneladas), kiwi (11,2 mil toneladas), azeite de oliva (4,6 mil toneladas) e farinhas (4,4 mil toneladas). Outras importantes categorias incluem chocolate (2,9 mil toneladas), pães, doces e biscoitos (2,8 mil toneladas) e vinagres (912,3 mil litros).

Já entre os produtos que registraram maior crescimento das importações em valor, na comparação com 2019, figuram pães, doces e biscoitos, que somaram US$ 14.781.507, com aumento de 54,8%; presuntos e embutidos, US$ 1.667.747(31,4%); arroz e preparações para risoto, US$ 7.888.148 (28,9%); farinhas, US$ 2.913.592 (20,3%); azeites de oliva, US$ 19.667.608 (10,39%).

Mas foram os vinhos, a bebida da pandemia, cujo consumo cresceu mais de 30% em 2020, a categoria que mais se destacou no import brasileiro proveniente do país europeu: foram importados da Itália US$ 36.023.547 em vinhos, valor equivalente a 11.170.700 litros.

Vale destacar que os italianos são os maiores fornecedores do Brasil em termos de pães, doces e biscoitos, vinagres, massas, tomates e molhos e kiwis. Também figura entre as primeiras posições em categorias que incluem chocolates, farinhas, azeites, queijos, presuntos e embutidos, café, arrozes e, naturalmente vinhos.

Campanha

Outro fator importante que contribuiu para a elevação das vendas e maior engajamento dos consumidores brasileiros foi a realização da campanha “Sabores da Itália” www.saboresdaitalia.com.br, coordenada e realizada pela ITA, com o objetivo de promover e valorizar a produção Made in Italy e o modo de viver italiano.

Em sua terceira edição, que ocorre tradicionalmente entre os meses de outubro e novembro, a iniciativa envolveu ações promocionais em 132 pontos distribuídos entre os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Durante a campanha, foram comercializados cerca de R$ 20 milhões em alimentos e bebidas da Itália nas redes de supermercados Comper, Festval, Jaú Serve, Mambo, Oba Hortifruti e Casa Santa Luzia. A campanha também envolveu em âmbito nacional o e-commerce EVINO, principal canal de vendas online de vinhos e entre os maiores importadores e distribuidores de vinhos italianos no Brasil.

As ações tiveram como principal foco reforçar os hábitos alimentares dos brasileiros e modos de preparo da culinária italiana, tão apreciada no país. Foi criada ainda uma plataforma coadjuvada por um rico conteúdo de informações disponibilizadas nas redes sociais da ITA e de seus parceiros, que reuniu vídeos de receitas e sugestões de harmonização com vinhos, além de curiosidades sobre a produção italiana, informações sobre os locais de promoção, além da possibilidade do internauta fazer o download do livro de receitas Giro D´Itália, escrito pelo jornalista Dias Lopes, que teve milhares de exemplares baixados.

A plataforma permitiu grande interação dos consumidores com as mídias sociais da ITA, além do acompanhamento das ações de marketing promocional nos pontos de venda que, em alguns casos, destinaram espaços e corredores inteiros aos produtos italianos. Ainda na plataforma, foram disponibilizadas receitas e dicas de preparo dos chefs Roberto Cerea e Vinícius Rojo, que buscaram valorizar os produtos genuinamente italianos particularmente durante a 5ª. Semana da Cozinha Italiana no Mundo, evento realizado na última semana de novembro em todas as cidades do mundo que sediam escritórios e representações diplomáticas italianas, com o objetivo de divulgar o estilo de vida e de se alimentar italiano e que, em 2020, comemorou os 200 anos de nascimento de Pellegrino Artusi, empresário, escritor e autor do livro “A Ciência da Cozinha e a Arte de Comer Bem”, publicação que reúne 790 receitas e que, com mais de 110 edições, é considerada a bíblia da gastronomia italiana.

 

Confira cinco receitas fits para refrescar neste verão

Nos últimos anos, a busca por uma alimentação mais saudável subiu muito e de maneira rápida. Uma pesquisa da Federação de Indústria do Estado de São Paulo, a Fiesp, aponta que, em 2018, oito em cada dez brasileiros estavam nessa jornada para conquistar uma dieta mais balanceada.

No verão, essa preocupação fica ainda maior entre a população, que busca manter a boa forma para curtir a estação mais quente do ano. E como equilibrar uma dieta nutritiva com o calor da época?

Pensando nisso, a Bio Mundo, franquia de alimentos naturais e saudáveis, separou algumas receitas saudáveis e refrescantes ao mesmo tempo, para ajudar na hora de seguir a dieta no calorão. Confira a lista abaixo:

1 – Salada de grão de bico italiana

Ingredientes
1 caixa de grão-de-bico (ou 1 ½ xícara (chá) de grão-de-bico cozido)
½ pimentão vermelho
10 tomates-cereja
¼ de colher (chá) de semente de erva-doce
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
Lascas de queijo parmesão a gosto
Azeite a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Folhas de manjericão a gosto para servir

Modo de preparo

Lave, seque e corte o pimentão ao meio, descarte as sementes e corte uma das metades em cubos pequenos. Aproveite a outra metade em outra preparação. Lave, seque e corte os tomates ao meio. Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, regue com um fio de azeite, junte o pimentão, tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos, até dourar.

Reserve. Escorra o grão-de-bico numa peneira e transfira para uma tigela (voê pode utilizar a água para preparar um merengue vegano). Junte o pimentão dourado, os tomates cortados, as sementes de erva-doce e misture delicadamente. Tempere com o vinagre balsâmico, azeite, sal e pimenta a gosto. Sirva com as lascas de queijo parmesão (se preferir, pode esfarelar) e folhas de manjericão a gosto.

Para cozinhar o grão-de-bico em casa

Numa tigela, deixe ½ xícara (chá) de grão-de-bico seco de molho em 2 xícaras (chá) de água, por pelo menos 8 horas (se preferir, faça o demolho na noite anterior ao preparo). Na hora de cozinhar escorra a água e escolha um dos métodos:

– Na panela de pressão: coloque os grãos demolhados, cubra com 2 xícaras (chá) de água e cozinhe por 15 minutos, contados depois que a panela apitar. Lembre-se de baixar o fogo quando a panela apitar e deixar toda a pressão sair antes de abrir a tampa.

– Na panela convencional: coloque os grãos demolhados, cubra com 1,5 litro de água e deixe cozinhar por cerca de 1h10, contada após a fervura.

2 – Tartar de Salmão com Amêndoas


Ingredientes:
Filé de salmão fresco, limpo e sem pele
Cebolinha (partes mais baixas, com o talo branco)
Gergelim preto e branco a gosto
Gengibre laminado
Amêndoas laminadas
Molho shoyo

Modo de preparo
Pique o salmão em pequenos cubos. Corte as cebolinhas bem finas e junte ao salmão. Acrescente o gergelim e o gengibre, misturando bem. Por fim, toste levemente as amêndoas em uma frigideira para decorar o prato. Adicione também neste momento o molho shoyo.

3 – Smoothie de Morango Zero Lactose

Ingredientes
1 copo (200 ml) de leite de coco
1 banana média
8 morangos médios limpos
Gelo a gosto

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo.

Dica: para deixar ainda mais cremoso, congele as frutas antes.

4 – Sorvete de frutas tropicais

Ingredientes
1 xícara de biomassa de banana verde
2 colheres de sopa de leite de coco light
1 xícara de manga, tangerina e laranja congelados

Modo de preparo
Leve as frutas ao fogo com o leite de coco até criar uma mistura homogênea. Adicione a biomassa e mexa bem. Ela vai ficar aerada. Caso queira um sorvete mais cremoso, adicione mais uma colher de leite de coco. Espere esfriar e leve ao congelador.

5 – Sorvete de chocolate vegano

Ingredientes
1 xícara (chá) de leite de coco
3 colheres (sopa) de açúcar demerara
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de amido de milho
1/2 colher (chá) de emulsificante

Modo de preparo

Coloque em uma panela em fogo médio, o leite de coco, o açúcar demerara e o cacau em pó. Misture e deixe ferver. Quando estiver fervendo, abaixe o fogo, adicione o amido de milho misturado com 3 colheres (de sopa) de água, misture até engrossar e desligue.

Assim que o creme estiver frio, cubra/tampe e leve ao freezer por cerca de 4 horas, até ficar bem duro. Retire, espere descongelar por cerca de 10 minutos e quebre em pedaços menores. Coloque em uma batedeira, adicione 1/2 colher (chá) de emulsificante e bata em velocidade rápida por cerca de 10 minutos, até obter um creme mais fofinho. Devolva à vasilha e retorne ao freezer por mais 2 horas antes de servir.

Março Lilás: mês da conscientização sobre o câncer do colo do útero

Especialista do Grupo NotreDame Intermédica alerta sobre a importância dos exames preventivos e da vacina contra o HPV na prevenção da doença

Segundo dados do INCA, divulgados na Estimativa de Câncer no Brasil em 2020, o câncer do colo do útero continua sendo o terceiro tipo de câncer que mais atinge mulheres no Brasil. Foram 16.710 novos casos no ano.

Hoje, o movimento Março Lilás busca conscientizar sobre a importância dos exames preventivos no diagnóstico precoce das lesões precursoras do câncer de colo uterino e enfatizar, também, a importância da vacina do HPV (Papilomavírus humano) na sua erradicação.

“A grande maioria dos casos de câncer do colo do útero está associada a infecção pelo HPV. A evolução para câncer é lenta, por isso que o rastreamento e a prevenção são tão importantes, já que os exames permitem a detecção precoce de lesões que podem evoluir para câncer se não tratadas adequadamente.”, explica a Dra. Daniela Franco Leanza, ginecologista e obstetra do Grupo NotreDame Intermédica.

Como a doença é assintomática em seu estado inicial, é fundamental passar com o ginecologista anualmente para avaliação e para fazer os exames de rastreamento, que devem ser iniciados a partir dos 25 anos de idade e repetidos conforme orientação médica. “O Papanicolau é um exame simples, de fácil acesso, e de extrema importância na vida da mulher. Mediante alterações no Papanicolau, o médico vai solicitar um exame mais específico para visualização e análise do colo do útero, que se chama colposcopia, com a realização de biópsia da região alterada”, explica.

Quando a paciente apresenta sintomas como sangramento entre as menstruações, dor ou desconforto pélvico, sangramento ou dor após a relação sexual ou corrimento persistente, a Dra. Daniela Leanza explica que o câncer já pode estar em estado avançado.

“O vírus do HPV causa lesões no colo do útero, sendo que muitas se resolvem espontaneamente, sem necessidade de intervenção médica. As lesões pré-neoplásicas são preocupantes e precisam de tratamento, pois a evolução destas lesões leva ao câncer de colo uterino.

O Papanicolau permite o diagnóstico precoce dessas alterações que podem ser tratadas com procedimentos de menor complexidade, com a retirada de uma porção do colo do útero através da conização ou CAF (cirurgia de alta frequência). O exame preventivo evita a doença grave e o tratamento agressivo, preservando inclusive a capacidade reprodutiva da mulher”, acrescenta a doutora.

Em condições mais graves, quando é diagnosticado o câncer, a ginecologista explica que é preciso uma cirurgia mais radical e pode ser necessário realizar radioterapia e/ou quimioterapia. O tratamento depende muito do estadiamento da doença (grau de invasão), podendo ser necessário realizar uma traquelectomia, que é a retirada total colo uterino, ou a histerectomia total, que é a retirada total do útero e do colo do útero.

Sobre a possibilidade de prevenção da doença com a vacina do HPV, a Dra. Daniela explica que a imunização contra o vírus já faz parte do calendário vacinal do Ministério da Saúde desde 2014, sendo aplicada em meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14. A vacina do HPV previne as lesões genitais causadas pelo HPV do tipo 6, 11, 16 e 18. O HPV 16 e 18 está relacionado ao câncer de colo de útero, vagina e vulva nas mulheres e ao câncer de pênis no homem. O HPV do tipo 6 e 11 está relacionado às verrugas genitais em ambos os sexos.

Startup lança aplicativo para melhorar a qualidade do sono

App Vigilantes do Sono ajuda as pessoas a dormirem melhor com uma combinação de Ciência Comportamental e Inteligência Artificial.

O Vigilantes do Sono, primeiro programa digital para melhorar a qualidade do sono no Brasil, lança este mês um aplicativo disponível nos sistemas Android e iOS. O programa é baseado na terapia cognitiva-comportamental para insônia (TCC-I), com um método que auxilia o desenvolvimento de mudanças no comportamento, proporcionando a quem tem dificuldades para dormir uma melhoria no sono sem o uso de medicamentos.

“Entendemos que as preocupações do dia-a-dia, aliadas aos prazos, metas, responsabilidades e hábitos ruins como, cigarros e bebidas alcoólicas prejudicam bastante a qualidade do sono e automaticamente o desempenho das atividade no dia seguinte, por isso, queremos entrar nas empresas para que as pessoas se ajudem cada vez mais e juntos, possamos reduzir o problema da insônia no Brasil, afirma Lucas Baraças, fundador do Vigilantes do Sono.

De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia. Hoje, quem faz o programa pega no sono 50% mais rápido e acorda 60% menos durante a noite. “O Vigilantes do Sono resolve os problemas de sono porque ensina as pessoas a entenderem de fato o que está fazendo com que sua insônia persista ou se torne crônica”, reitera Laura Castro, sócia e diretora de psicologia no Vigilantes do Sono.

O aplicativo, que foi desenvolvido por Guilherme Hashioka, cofundador e CTO no Vigilantes do Sono, usa Inteligência Artificial para promover mudança de comportamentos com base em quatro pilares da ciência comportamental, que são: monitorar, ensinar, compartilhar experiências e contar com o apoio de um profissional da saúde. Para tanto, o app traz uma assistente virtual, a Sônia, que conduz o usuário durante todo o programa e ajusta o atendimento de forma personalizada, de modo que consiga se concentrar nos problemas individuais.

Outro diferencial do programa é a comunidade, ambiente voltado para os usuários trocarem experiências. Além disso, o programa também permite que médicos, psicólogos e outros profissionais da saúde possam acompanhar individualmente seus pacientes através dos relatórios atualizados diariamente.

Recentemente a startup recebeu da Taqtile, empresa de pesquisa, design e desenvolvimento de aplicativos, um aporte de R$ 1,1 milhão de reais. Deste modo, a ideia é que em 2021 o Vigilantes do Sono atinja a marca de 100 mil usuários e leve o programa para dentro do universo corporativo, mostrando que uma boa noite de sono melhora não só a qualidade de vida e o humor, como também o rendimento dos colaboradores.

Descubra como preparar diversas sobremesas feitas com cachaça e chocolate

André Scampini, fundador da Cacahuatl, explica algumas receitas inusitadas produzidas com esses dois ingredientes

Branco, meio amargo ou ao leite: existem diversas opções de chocolates, desde os mais tradicionais como nas versões em barra, ou até mesmo em versões mais elaboradas e sofisticadas. O fato é que ele se tornou um ingrediente essencial na gastronomia, tanto que hoje é possível encontrar aguardente feita com cacau, o fruto que traz dentro de sua amêndoa a matéria-prima para o chocolate.

Produzida pela empresa Velho Carvalho, que fica em Linhares (ES), e batizada de “Cacahuatl”, a bebida é feita com as partes do cacau que não eram aproveitadas. Para quem ficou curioso em saber o resultado da mistura de chocolate com aguardente de cacau, André Scampini, fundador da Cacahuatl, explica algumas receitas inusitadas produzidas com esses dois ingredientes, confira:

Brigadeiro de caipirinha

Ingredientes

½ caixa de creme de leite

2 colheres de sopa de manteiga

50ml de aguardente

1 lata de leite condensado

Açúcar cristalizado

Raspas de limão para decorar

Suco de um limão

Modo de preparo

Em uma panela, leve ao fogo o leite condensado, o creme de leite e a manteiga. Mexa em fogo baixo até a mistura desgrudar da panela. Retire do fogo e coloque a aguardente junto com o suco do limão.

Volte a panela ao fogo até conseguir o ponto novamente. Use uma assadeira untada com manteiga para colocar a massa e deixe reservado até esfriar. Na hora de fazer as bolinhas, unte as mãos com manteiga e enrole-as com a massa. Para decorar, passe cada brigadeiro no açúcar cristal com raspas de limão.

Chocolate Quente com Cachaça

Ingredientes

75ml de aguardente

200ml de leite

1 colher (sopa) de leite condensado

3 colheres (sopa) de chocolate em pó

2 colheres (sopa) de creme Nutella

Modo de preparo

Esquente o leite, mas não o deixe ferver. Em uma caneca separada, coloque as colheres (sopa) de creme de avelã e a aguardente. Quando o leite estiver quente, misture o leite condensado e o chocolate em pó. Despeje a mistura com o leite na caneca, acrescente Nutella, cachaça e não mexa.

Mousse de chocolate com cachaça

Ingredientes

05 gemas

75g de açúcar

05 claras

300g de chocolate meio amargo picado

100g de aguardente

250g de creme de leite fresco

45g de manteiga derretida

Modo de preparo

Após derreter o chocolate em banho-maria, deixe-o aquecido. Em um liquidificador, misture as claras, o chocolate, a aguardente, a manteiga e o açúcar. Depois, deixe esfriando. Coloque as gemas em uma tigela de inox e deixe em banho-maria até formar um creme brilhante. Depois, deixe um tempo esfriando. Bata o creme de leite gelado até firmar e triplicar de volume. Junte as gemas batidas e o creme de chocolate.

Feito isso, misture até formar um creme homogêneo. Coloque em um recipiente e deixe na geladeira até firmar. Na hora de servir, coloque o chantilly, as raspas de chocolate, a geleia e a calda de chocolate.

Torta de chocolate com cachaça

Ingredientes

1 xícara (chá) de manteiga sem sal

500 gramas de chocolate ao leite

200 gramas de biscoito de maisena

500 gramas de chocolate meio amargo

Calda de chocolate a gosto

2 colheres (sopa) de aguardente

2 ½ xícara (chá) de creme de leite

Hortelã para decorar

Modo de preparo

Bata no liquidificador o biscoito. Depois, coloque essa mistura junto com a manteiga em temperatura ambiente e forre uma forma com aro.

Com o creme de leite morno, derreta os chocolates. Coloque junto com a aguardente e misture até ficar homogêneo. Coloque essa mistura na forma sobre a massa e deixe no refrigerador. Após seis horas, desenforme e decore a torta com ramos de hortelã e calda de chocolate.

Batida de chocolate

300 ml de aguardente

2 latas de leite condensado

3 colheres de sopa de chocolate em pó

Gelo

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo. Depois, deixe na geladeira por um tempo

 

Papada: dermatologista fala da prevenção e redução do problema

Quem tem papada sabe: ela é aquela companheira incômoda que aparece nas fotos e vira o centro das atenções do nosso rosto. Para eliminar a papada, essa gordurinha na região do queixo e maxilar, muita gente apela para a lipoaspiração ou harmonização facial, uma das febres estéticas do momento. Existem, no entanto, técnicas não-invasivas e menos radicais para melhorar a aparência.

A papada pode surgir por diferentes motivos e não apenas pelo excesso de peso, como a maioria das pessoas imaginam. Outras causas muito comuns são o excesso de pele e a flacidez muscular na região. Para quem possui esse problema é importante entender que o método de tratamento depende da causa e do grau de intensidade, por isso uma avaliação profissional é sempre indicada.

Daniela Righi, dermatologista da Clínica Leger, explica que existem quatro tipos de papadas, as de gordura, encontradas em pessoas obesas ou com sobrepeso; as de flacidez, comum em pacientes que tiveram uma perda de peso acentuada ou pelo envelhecimento e perda de colágeno; as mistas, quando há flacidez e gordura juntas e as anatômicas, onde a configuração da face e falta de projeção do queixo dão impressão que existe uma papada.

“As papadas que têm indicação de tratamento são as de gordura, flacidez e mistas. As anatômicas costumam não responder aos tratamentos. Estas intervenções podem ser feitas geralmente por qualquer pessoa e possuem poucas restrições, ou seja, não necessitam de afastamento das atividades do cotidiano”, ressalta a médica.

Entre os tratamentos mais procurados e realizados atualmente, Daniela Righi explica a atuação e indicação de cada um.

• Ultrassom micro e macrofocado: pode tratar as papadas mistas e por flacidez. Este tratamento pode ser feito em uma ou duas sessões.

• Criolipólise ou coolsculpting: trata a gordura localizada na papada, destruindo as células de gordura que não retornam novamente. Também melhora também a flacidez pelo estimulo da produção de fibroblastos. Geralmente uma sessão costuma trazer resultados satisfatórios.

• Radiofrequencia: melhora a flacidez, sendo necessárias de oito a dez sessões para um bom resultado. Neste procedimento é utilizado o aparelho Freeze, que produz aumento na produção de colágeno, com aquecimento controlado da região a ser tratada.

• Lipo enzimática: trata a flacidez da papada pela injeção de enzimas que destroem as células de gordura. Pode causar desconforto e edema nos primeiros dias após a aplicação. São indicadas de quatro a seis sessões para um bom resultado.

• Fios de sustentação: devem ser utilizados em associação com outras técnicas e ajudam na flacidez melhorando o contorno da face.

• Toxina botulínica: age reduzindo a tensão do músculo do pescoço, que puxa a pele para baixo. Oferece melhores resultados se combinado com outras técnicas.

• Tratamento cirúrgico: podemos destacar a lipoaspiração de papada, cirurgia plástica (lifting) que remove o excesso de pele.

Seja qual for o tratamento escolhido pelo paciente, a médica alerta: “para evitar o surgimento da papada é recomendado evitar o efeito sanfona, porque o mesmo favorece o surgimento da flacidez. Além disso, usar sempre o filtro solar, porque ele protege o colágeno da pele evitando o seu desgaste”.