O ratatouille é um clássico prato francês com legumes assados. A receita da marca Kikkoman leva tomate, abobrinha, abóbora amarela e berinjela fatiados. Para finalizar, um molho encorpado de tomate, pimentão, jalapeño e shoyu feito no forno.
Ingredientes do molho
1 pimentão vermelho
1 pimenta jalapeño
4 tomates
1 cebola roxa
1 cabeça de alho
1/2 xícara (chá) de Shoyu
Azeite a gosto
Ingredientes da montagem
2 tomates
1 abobrinha verde
1 abóbora amarela
1 berinjela
Modo de preparo
Prepare os ingredientes do molho. Retire as sementes do pimentão, da pimenta e dos tomates, descasque a cebola, corte em gomos e corte a ponta da cabeça do alho. Coloque todos os ingredientes em uma assadeira e asse por 40 min. em fogo alto.
Em seguida, coloque tudo no liquidificador, adicione o Shoyu e bata até virar um creme homogêneo.
Despeje com uma peneira em uma assadeira redonda ou panela de ferro redonda e reserve.
Rale o restante dos ingredientes em fatias de 2 mm. de espessura.
Monte os vegetais intercalados ao redor da assadeira começando de fora para dentro.
Regue com azeite e leve ao forno por 30 min. e está pronto para consumo.
Rendimento do molho: 8 porções Tempo de preparo do molho: 2 horas
A dengue é uma das doenças virais mais preocupantes atualmente no Brasil devido à disparada de casos em 2024. Ela pode se manifestar de forma leve mas, nos casos mais graves, pode levar à morte. No Brasil, há quatro sorotipos circulando ao mesmo tempo, ou seja, quando a pessoa é infectada pela dengue, ela se torna imune a apenas um sorotipo específico, com a possibilidade de contrair a doença por mais três vezes, que também pode ser assintomática.
Um dos fatores que explica esse rápido avanço da doença são as mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global. Elas acentuam os efeitos naturais do El Niño, resultando em ondas de calor extremo acompanhadas de chuvas ocasionais, criando condições que podem favorecer o ciclo reprodutivo do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da doença.
Dr. Josias Aragão, médico infectologista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), principal unidade do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), reforça a importância da atenção aos principais sintomas:
Febre alta repentina;
Dor muscular;
Dor atrás dos olhos;
Mal estar;
Manchas avermelhadas pelo corpo.
“Pessoas com algum desses sintomas devem procurar uma unidade de saúde imediatamente”, recomenda. Ele ainda reforça que pessoas com doenças preexistentes, grávidas e idosos precisam de ainda mais atenção pelo risco aumentado no caso do diagnóstico positivo para dengue.
O especialista pontua a importância de não se automedicar e explica que, em pessoas com dengue, há remédios que podem podem afetar a coagulação de sangue das pessoas com o vírus, o que pode levar ao aumento do risco de sangramentos e consequente agravamento da doença. São eles:
AAS, aspirina (salicitatos) e derivados de ácido acetilsalicílico;
Prednisona e hidrocortisona (corticoides);
Ibuprofeno e nimesulida (anti-inflamatórios não esteroidais).
“Pessoas que fazem o uso crônico de um desses medicamentos devem manter o uso e suspender apenas sob orientação médica”, complementa.
Não há tratamento específico para a dengue e as medicações prescritas pelos profissionais médicos para tratar as pessoas com a doença tratam apenas os sintomas. “Hidratação também é parte essencial do processo, pois a doença causa desidratação no corpo de forma acelerada e perigosa”, afirma.
A prevenção permanece como a principal estratégia e as recomendações de evitar locais com maior incidência de mosquitos, eliminação de locais em que se acumula água parada, uso de repelentes aprovados pela Anvisa, além de proteção mecânica do corpo com roupas com maior cobertura, devem ser seguidas.
Realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a campanha de vacinação contra a dengue está imunizando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações pela doença. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses e em localidades consideradas prioritárias.
O Instituto Internacional Sem Fronteiras, criado e presidido pelo psicanalista dr. Antonio Flávio Onofre, apresenta ao mercado sua linha de cosméticos inspirada nas experiências da natureza. Com ênfase nos benefícios do mel, própolis e limão siciliano, a linha traz uma abordagem terapêutica e cosmética, com benefícios hidratantes, suavizantes e antioxidantes para pele e fios.
Ingredientes de qualidade e poder terapêutico:
Linha Mel: O mel, conhecido por suas propriedades hidratantes e nutritivas, é o destaque dos cosméticos do Instituto Internacional Sem Fronteiras, oferecendo cuidados para a derme e os fios.
Linha Limão e Própolis: A combinação revigorante do limão siciliano, com suas propriedades antioxidantes e ricas em vitaminas A, B e C, associada à própolis, traz um toque de suavidade e regeneração. Ideal para cuidados específicos, como descamações do couro cabeludo, acne e pele ressecada.
Formatos de apresentação:
Galão 5L: Modelo para implantação em galões de 5L, destinados à reposição de frascos ou dispensers.
Frasco de 1L: Modelo para implantação em frascos de 1L, ideal para consumo ou revenda.
Bisnaga de 250ml: Modelo para implantação em bisnagas de 250ml, fabricadas com plástico I’m Green, adequadas para consumo ou revenda.
Conectando-se à natureza com responsabilidade:
São duas as linhas de cosméticos do Instituto Internacional Sem Fronteiras: Mel e Limão com Própolis que contam com shampoo, condicionador, sabonete líquido e hidratante corporal. Elas representam não apenas uma experiência de cuidado com a beleza, mas também um comprometimento com a responsabilidade social e o consumo consciente.
“Todos os nossos produtos são o fruto de muito trabalho e pesquisa. Nossas fórmulas e ingredientes garantem produtos de primeira linha”, contou o dr. Antonio Onofre, fundador do Instituto Internacional. “E a produção fica por conta de parceiros selecionados e alinhados com nossa filosofia de trabalho.”
Ao adquirir os produtos do Instituto, os clientes também contribuem ativamente para a plataforma do Silo do Alimento. A Instituição destina 15% de seu faturamento bruto para abastecer a plataforma do Silo do Alimento, que proporciona cestas de alimentos, roupas, calçados, colchões e cobertores novos para famílias em situação de vulnerabilidade. (Conheça o trabalho em https://www.instagram.com/reel/CrUWxmVO6i2/?utm_source=ig_web_options_share_sheet&igsh=c020350bdd)
“O Instituto busca ir além da vida cotidiana automática, despertando um sentido mais profundo no existir, por meio do ato de servir. Sem vínculos políticos, ideológicos, religiosos ou econômicos. Cada empresa ou pessoa física que adquire os produtos do Instituto contribui diretamente para a manutenção da plataforma do Silo do Alimento”, explica o dr. Onofre.
O Silo do Alimento é dependente integralmente da doação dos produtos adquiridos com as vendas do Instituto Internacional Sem Fronteiras. Opera sem doações monetárias, recebendo apenas itens de necessidades básicas, todos novos e com Nota Fiscal. “Os 15% do faturamento do Instituto com a venda das joias que também estão disponíveis no site da entidade e cosméticos são convertidos integralmente em itens que são entregues pelo Silo para instituições e agentes de bairro, beneficiando famílias vulneráveis”.
“Para recepção, armazenamento e distribuição às novas famílias necessitadas contamos com entidades parceiras e trabalho de voluntários. Hoje o Silo está presente em São José do Rio Preto-SP e Palmas-TO. Estamos em busca de novos parceiros para chegar à nossa meta de contar com 23 centros de distribuição em todo o país”, completa
O ano de 2024 começou muito bem para o mercado de turismo argentino. Dados da Civitatis, apontam um percentual de crescimento de três dígitos em comparação a janeiro e fevereiro de 2023 para três destinos da Argentina: Bariloche, Ushuaia e Mendoza.
Desde 2023, observa-se um aumento expressivo no número de viajantes brasileiros indo para a Argentina. Entre os principais motivos estão: a conversão do Peso Argentino para o Real, o custo mais baixo das passagens aéreas em comparação a outros destinos internacionais, e o bom custo benefício de hospedagem e alimentação. Além disso, as cidades argentinas oferecem uma diversidade de atrativos para todos os gostos. Desde turismo de aventura em destinos como El Calafate, Ushuaia e Bariloche, enoturismo em Mendoza, até opções culturais e gastronômicas em Buenos Aires.
Confira o ranking da Civitatis das 5 cidades argentinas mais visitadas por brasileiros e seus respectivos aumentos no número de reservas em relação ao ano passado:
Bariloche: +368%
Bariloche está situada nas majestosas paisagens dos Andes argentinos, e é conhecida entre os brasileiros como um destino de inverno. Contudo, também vale a pena visitar a cidade nos períodos mais quentes do ano. Nos lagos deslumbrantes, como o Nahuel Huapi, é possível fazer diversas atividades ao ar livre.
Ushuaia: +265%
A cidade no extremo sul do continente é um lugar único. Cercada por montanhas e o Canal de Beagle, é o ponto de partida para expedições à Antártida. A atmosfera polar proporciona aventuras emocionantes, como navegar entre icebergs e explorar a rica vida selvagem que habita a região.
Mendoza: +189%
Famosa como a terra do vinho argentino, Mendoza deslumbra os viajantes com seus vinhedos intermináveis e vinícolas renomadas. Com a Cordilheira dos Andes como pano de fundo, a região oferece não apenas degustações de vinhos excepcionais, mas também experiências gastronômicas inesquecíveis em meio a uma paisagem de tirar o fôlego.
El Calafate: +49%
O lar da imponente geleira Perito Moreno é perfeito para admiradores da natureza. Lá, é possível testemunhar o espetáculo natural das enormes rupturas de gelo e explorar as trilhas que contornam a geleira, vivenciando a majestosidade da paisagem patagônica.
Buenos Aires: +4%
A animada capital argentina oferece cultura, arte, tango e gastronomia. Os bairros de San Telmo e La Boca contam com uma arquitetura distinta e oferecem experiências culturais únicas, enquanto a cidade pulsa com energia em seus teatros, cafés e ruas movimentadas.
Em um relatório divulgado pela Kaspersky, o Brasil é o país mais afetado por golpes financeiros. De acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, os brasileiros foram submetidos a quase 4 milhões de tentativas de fraude de identidade em 2022. O Distrito Federal, seguido de São Paulo, são os estados que lideram com o maior número de vítimas.
Assim, com o grande aumento no número de usuários e serviços disponibilizados via internet, a segurança digital também passou a ser uma preocupação para pessoas e empresas. No entanto, alguns passos simples podem ser adotados para se proteger na web e evitar golpes ou ataques de hackers.
Use as senhas com sabedoria
As senhas são uma forma de proteção, por isso é necessário tomar alguns cuidados, como não usar a mesma senha para diferentes contas, criar senhas complexas que contenham uma combinação de letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Contar com um gerenciador de senhas, que ajuda a guardar suas senhas de forma segura, é diferente de salvá-las em seu e-mail ou em um bloco de notas.
Use antivírus
Apesar de muitos especialistas não reconhecerem a importância do antivírus, ele pode sim ajudar a garantir a navegação segura na web, pois ajuda a identificar e eliminar possíveis ameaças. O antivírus possui recursos para detectar e analisar a autenticidade dos sites visitados.
Cartões de crédito temporários
Um dos maiores medos dos consumidores é ter o cartão de crédito clonado, e uma forma de evitar que isso aconteça, garantindo segurança online e dificultando as ações dos hackers, é optar pelo uso de cartões de crédito temporários. As empresas de cartão de crédito oferecem a opção de criar um cartão de crédito virtual para ser usado apenas em compras online, e o usuário então tem a possibilidade de excluir o cartão virtual caso ocorra uma tentativa suspeita de compra; em seguida, um novo cartão é gerado para uso.
Atualize seu telefone e computador
Atualizar os aplicativos, os programas ou os aparelhos eletrônicos é essencial quando o assunto é segurança na web. Pesquisas já mostraram que pessoas que costumam atualizar regularmente seus aparelhos estão muito mais protegidas na web do que aquelas que não costumam atualizar.
Uso de Certificado Digital
O uso de Certificado Digital para acessar órgãos do governo ou contas bancárias é uma forma de proteção online. O Certificado Digital garante validade jurídica aos documentos, permitindo a identificação segura do autor de uma mensagem ou transação feita nos meios eletrônicos.
Paula Renata Nogueira de Souza, diretora executiva da Ative e associada da Assespro-PR
Entre 14 e 24 de março, a capital paulista será novamente palco da DW! Semana de Design de São Paulo (dwsemanadedesign.com.br) maior festival do setor na América Latina e o terceiro maior do mundo. Nesta 13ª edição, que terá início com uma grande festa para convidados no D&D Shopping, em 13 de março, o evento se desdobrará em mais de 100 diferentes locais e contempla quase 200 ações espalhadas em oito distritos: um digital e sete físicos, distribuídos em diversas regiões. Com mais de mil criativos de diferentes segmentos, a expectativa de público da DW! SP 2024, que tem ações majoritariamente gratuitas, é de cerca de 50 mil visitantes.
Concebida em 2012 pelo empresário Lauro Andrade, DW! SP é um festival urbano de design que tem como propósito, através da cultura da área e de suas conexões, dialogar com o próprio movimento da cidade, com o propósito de promover uma mudança na sociedade de forma individual e coletiva. Arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, inovação, tecnologia e outros temas da economia criativa se unem nessa proposta plural e diversa.
A cada nova edição o festival também elege uma temática que permeia a programação. Em 2024, a água será o grande destaque, uma vez que o evento ocorre durante a semana do Dia Mundial da Água (22 de abril). Inspirada no tema, a identidade visual da DW! SP 2024 foi assinada pela arquiteta, designer gráfica e educadora Maria Claudia Levy Figliolino.
Fomentando a valorização de espaços públicos emblemáticos e de bairros que concentram núcleos de renovação e reinvenção da economia criativa e do design autoral, o evento também promoverá ações especialmente segmentadas no Centro de São Paulo, onde haverá ocupação inédita de edificações históricas.
Na Galeria Metrópole, a Arena de Conteúdo, patrocinada pelo Senac-SP, promoverá intervenções nos espaços múltiplos do edifício, que também acolherá outras duas ações: a ocupação Design na Metrópole, com marcas e criadores autorais, e a exposição Um Lugar, promovida pelo Prêmio Salão Design, reunindo peças de 60 designers contemporâneos entre os melhores do Brasil. No Edifício Itália, o Circolo Italiano recebe a mostra Design 2×2, promovida pelo BOOMSPDESIGN. No Largo da Misericórdia, o Edifício Tácito de Toledo Lara terá os nove andares ocupados por criadores de economia circular, moda, design e arte. No Edifício Martinelli, Marcelo Rosenbaum e Cris Rosenbaum apresentam uma exposição derivada de ações coletivas realizadas em comunidades por meio do projeto A Gente Transforma. Além disso, A Feira Rosembaum é um evento âncora que também ocorrerá no Edifício Martinelli.
A programação completa do festival será revelada em 05/03, mas Lauro Andrade antecipa, em primeira-mão, alguns dos destaques entre as marcas e os criativos que integram a DW! SP 2024
Marcas:
Entre outros nomes de grande expressão no setor, o festival apresentará novidades de: Unilux, Docol, Eliane Revestimentos, Senac-SP, Shopping Lar Center, D&D Shopping, Shopping Cidade Jardim, Breton, Ornare, Aristeu Pires, Roca São Paulo Gallery, Lider Interiores, Interbagno, Colormix, Bontempo, Criare, Mula Preta, Tapetah, Casa Almeida, Saccaro, Lattoog, Franccino Casa e Giardini, Estúdio Bola, By Kamy, IED SP, Belas Artes, Formica, Museu A Casa, Refúgios Urbanos. Parceira do festival, a montadora Peugeot é o carro oficial da DW! e vai apresentar algumas das suas soluções em mobilidade.
Criativos:
Na DW! SP 2024 o grande público e profissionais da área terão um encontro marcado com o universo inventivo de cerca de mil criativos brasileiros que constituem o melhor do design nacional, como Patricia Anastassiadis, Jader Almeida, Mula Preta, Lattoog, Estúdio Bola, Fernanda Marques, Victor Vasconcelos, Maurício Arruda, Brunno Jahara, Suite Arquitetos, FGMF, Arthur Casas, Cité Arquitetura, Carol Gay, Marko Brajovic, Gabriela Nora, Juliana Pippi e Decornautas. Entre os convidados estrangeiros, destaque para os italianos Simone Micheli, que estará presente no Boom SP Design, e os Irmãos Adrian, que realizarão a direção criativa da Cinex.
Distritos:
Confira detalhes e um roteiro sugerido sobre os sete distritos da DW!SP2024, e saiba também quais rios e córregos serão reverenciados em cada um deles, reafirmando o compromisso do festival de propor reflexões sobre a cidade e suas demandas.
Alameda Gabriel
A Alameda Gabriel Monteiro da Silva é o endereço mais badalado da cidade e talvez do país quando o assunto é o universo arqdecor. Cortando os Jardins, a alameda concentra mais de uma centena de lojas e flagships além de cafés e restaurantes com foco em arquitetura, design e decoração. A Gabriel é um dos distritos da DW! SP mais movimentados e pulsantes, trazendo um estilo sofisticado e conceitual. Repleta de lançamentos e vitrines cada vez mais criativas, é o endereço certo para conhecer algumas das ativações mais interessantes do festival, palestras e festas.
45 locais
Rio: Córrego Verde II
D&D Shopping
O D&D Shopping é inteiramente dedicado à decoração e ao design, e um dos pioneiros ao trazer o conceito de especialização no segmento para o Brasil, em 1995. São mais de 60 lojas, além de espaço gastronômico e de serviços. Pela concentração de grandes marcas é um endereço essencial para quem quer conferir diversos lançamentos, exposições, vitrines surpreendentes e outras ações.
10 locais
Rio: Córrego Água Espraiada
Jardins, Ibirapuera, Moema e Sul
Este é um dos distritos que congrega mais de um bairro com atrações em locais próximos à Alameda Gabriel. Ao público, vale se planejar para combinar programações nestes dois distritos em um mesmo dia para otimizar a agenda. Localizados na região Sul de São Paulo, os bairros concentram alguns pontos de interesse para quem ama design e arquitetura, como o Parque do Ibirapuera, que sedia, além da Fundação Bienal, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e o Museu Afro Brasil.
23 locais
Rio: Córrego do Sapateiro
Centro, Barra Funda, Santa Cecília, Paulista e Higienópolis
Diversidade, cultura e arte traduzem o mood deste distrito. Nos últimos anos, o centro expandido em bairros como República, Santa Cecília, Barra Funda e Bela Vista ganhou ênfase na programação com eventos realizados em edifícios icônicos, como a Galeria Metrópole, o Edifício Virgínia e a Biblioteca Mário de Andrade. Aqui também fica a Avenida Paulista com seus arranha-céus e o bairro de Higienópolis, com construções de prestigiados arquitetos, como Vilanova Artigas, Rino Levi, Franz Heep e Artacho Jurado.
30 locais
Rio: Córrego do Anhangabaú
Pinheiros, Vila Madalena e Oeste
Este distrito, que reúne bairros da região Oeste da capital paulista, pulsa com sua oferta generosa de bares, restaurantes e cafés, como Pinheiros e Vila Madalena. Em 2023, um dos destaques foi a área do Circuito Baixo Pinheiros, repleta de lojas descoladas, ateliês, galerias de arte e estúdios que abrigam diversas novidades do design independente de mobiliário, objetos, moda e outras áreas. A cena da região ainda inclui espaços importantes, como o Instituto Tomie Ohtake.
12 locais
Rio: Córrego das Corujas
Shopping Cidade Jardim
O Shopping Cidade Jardim é um dos mais luxuosos da capital e conta com grifes nacionais e internacionais, boa gastronomia e serviços exclusivos como o ‘private shopper’. Durante a DW! SP 2023 foi inaugurado o espaço Home & Design, com mais de 10 mil m², três pisos e uma concentração de marcas de mobiliário, revestimentos, tapeçaria, iluminação e lojas que têm o design no DNA como traço em comum. O espaço tem arquitetura de Arthur Casas e luminárias do artista Artur Lescher.
5 locais
Rio: Pinheiros
Shopping Lar Center e Norte
O Lar Center, inaugurado em 1987 na zona Norte, é o primeiro shopping dedicado a decoração e design de São Paulo. Em seus 45 mil m2, concentra praticamente todos os segmentos ligados ao home design, da obra à decoração, passando por utensílios e uma infinidade de complementos em mais de uma centena de lojas. Em 2023, expandiu sua área gourmet com uma nova alameda gastronômica, o que inspirou o tema da exposição Design para Ver e Comer, na DW! SP 2023. Nesta edição, o shopping mantém a tradição de sediar grandes mostras de design durante o festival.
3 locais
Rio: Tietê
… Bom dia! “Se um olhar vale mais que mil palavras, um sorriso vale mais que mil parágrafos”.
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Sergio Candia Scaffa, Porcia Amador Costa, Aline Ayoub, Bruno Gonçalves Cardozo, Lu Gonçalves, Moises Ramao Pedra, Filomena Goldas, Márcia Lúcia Aleixo, Luiz Almeida Dos Santos e Ana Claudia Moura. Happy birthday!
Apesar da concorrência, o WhatsApp permanece como a plataforma digital mais utilizada no Brasil, com 93,4% dos brasileiros possuindo uma conta, segundo o Instituto “We Are Social”, colocando-o em primeiro lugar na preferência dos consumidores. No ranking, o YouTube ocupa o segundo lugar, com mais de 140 milhões de usuários.
O setor varejista lidera a utilização do WhatsApp, com 74%, seguido por Mercado Imobiliário (70%), Saúde e Estética (67%), e Software e Cloud (40%), conforme levantamento da RD Station com mais de 1.600 profissionais. Esses números evidenciam a relevância do WhatsApp em diversas áreas de negócios, consolidando-o como uma ferramenta essencial para comunicação e estratégias de vendas no cenário empresarial brasileiro.
Contudo, apesar da popularidade do WhatsApp no país e do aumento do uso de Inteligência Artificial, cerca de 50% ainda o utilizam de forma manual, enviando mensagens individuais ou por listas de transmissão. Esse formato demanda recursos significativos e mais tempo em estratégias que podem não gerar os resultados desejados.
Dada a ampla utilização da ferramenta pelo setor varejista, fica evidente a necessidade de investir em automação.
“A automação apresenta um potencial significativo para melhorar a eficiência e a satisfação do cliente, especialmente em áreas como vendas, atendimento ao cliente e marketing. É importante ressaltar que a automação não substitui o atendimento humano, mas contribui com tarefas repetitivas, permitindo que os agentes se concentrem em demandas mais complexas”, conta Miriã Plens, CMO do grupo IRRAH.
Para atender a um mercado cada vez mais ágil e tecnológico, o grupo, uma startup paranaense especializada em moda e varejo, apresenta soluções inovadoras. Uma delas é o Dispara Aí, que possibilita o envio simultâneo de campanhas para múltiplos destinatários, com a opção de adicionar mais números para enviar campanhas distintas. Essa ferramenta é ideal para empresas que buscam realizar envios de WhatsApp marketing, estabelecer fluxos de automação e avaliar os resultados de suas campanhas.
A empresa também desenvolveu o Z-Api, uma API intuitiva que permite integração rápida entre empresas e o WhatsApp. Com o Z-Api, é possível concentrar esforços no que realmente importa: o seu negócio. As variadas opções de integração, como a construção de bots de atendimento e notificações por WhatsApp, otimizam processos e aprimoram a interação com os clientes.
“O uso de tecnologia para atendimento e marketing é um caminho sem volta no Brasil e no Mundo. Os benefícios passam pelo aprimoramento do atendimento e o ganho de competitividade no mercado”, finaliza Miriã.
… Bom dia! “Enquanto alguns escolhem pessoas perfeitas, eu escolho as que me fazem bem”.
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Fabrício Costa, Julio Barão, Gustavo Benitez, Marilda Perez, Edna Marcia Delillo Geraldo, Josilyene Santos, Michele Mattos, Marcia Paixão, Bárbara Vitoriano, Alessandra Ribeiro Fernandes, Oliveira Prado, Fabio Zamecki, Regina Medeiros, Lucilene Santos, Helenzita Milanez, Lauriane Mendonça e Aaron Benjamin. Happy birthday!
… Primeiras unidades do novo Mustang GT 2024 desembarcam no Brasil. O “teaser” revela que os veículos são da versão GT Performance, equipada com o motor Coyote V8 mais potente de todos os tempos. A cor vibrante Vermelho Zadar é outro destaque do lançamento, que coincide com a comemoração de 60 anos do Mustang.
… Com visual moderno e esculpido do esportivo valoriza elementos clássicos do modelo original dos anos 60, como o teto baixo, capô de três seções e perfil elegante com traseira curta, além de uma nova luz de assinatura de três barras na traseira.
O Ovo com Ganache de Limão traz a combinação do chocolate de origem com o recheio suave da ganache de limão, uma harmonia equilibrada entre o doce e o cítrico. A Harald, traz para o Cozinhando para o Jeff, a receita do saboroso Ovo Unique. Confira essa obra de arte abaixo!
Ovo Unique
Ingredientes
Ganache:
65g de creme de leite
165g Chocolate Branco 35% Cacau
20g de glucose
15g de manteiga sem sal
Raspas de 1 limão
Cascas:
200 g de Chocolate 70% Cacau
50 g de Chocolate Branco 35% Cacau
2 g de corante lipossolúvel verde e amarelo
2 g de pó dourado cintilante
30 ml de álcool de cereais
Modo de preparo
Ganache:
Em uma panela, aqueça o creme de leite, as raspas de limão, a glucose e a manteiga.
Assim que abrir fervura, despeje sobre o Chocolate Branco 35% Cacau e aguarde esfriar para aplicar na casca (faça de véspera).
Cascas:
Derreta uma pequena porção de Chocolate branco 35% Cacau e tinja nas cores verde e amarelo. Tempere o chocolate já colorido, respingue nos moldes com o auxílio de um pincel ou uma escova de dentes e aguarde cristalizar.
Em um recipiente pequeno, junte o pó dourado e um pouco de álcool de cereais. Respingue no molde com a ajuda de um pincel ou uma escova de dentes. Aguarde secar/evaporar o álcool.
Derreta e tempere o Chocolate 70% Cacau conforme as instruções da embalagem
Preencha as cascas com o Chocolate 70% Cacau e remova o excesso, virando a forma de cabeça para baixo dentro da tigela com chocolate temperado. Leve para cristalizar por 5 minutos na geladeira.
Espalhe a ganache na cavidade do ovo com a ajuda das costas de uma colher para espalhar bem e ficar uniforme. Leve à geladeira por 5 minutos.
Preencha a forma com o Chocolate 70% Cacau com o objetivo de selar a ganache na casca.
Leve para cristalizar por 15 minutos ou até a casca soltar do molde.
Recheie com bombons sortidos e feche as cascas usando uma superfície aquecida.
Material:
Molde 350 g de ovo de Páscoa
Pincel
Escova de dentes
Técnicas:
Têmpera do chocolate
Derretimento de chocolates e coberturas
… Bom dia! “Faça a rescisão do contrato de aluguel do seu coração para as bad vibes e deixe que o alto astral more nele”.
… Abraços aos aniversariantes de hoje: Rosana Scaff, Ely Melo, Alda Vargas, Cristiano Souza, Aldina Loureiro, Gustavo Dias, Raka Flores, Graziele Costa, Neno Lopes, Karen Manica, Janet Zimmermann, Marco Ariosvaldo Reis, João Sebastião, Elza Maria de Souza, Sandro Frétez, Daniela Melo, João Carlos Paes, Paulo Cesar Guenka, Adriano Silva Oliveira, Melissa Campos e Silvia Sasso. Happy birthday!
… A Galeries Lafayette – Paris, prepara mais uma Páscoa memorável para 2024. A entrada da primavera no continente europeu será adoçada pelos reconhecidos chocolatiers Jean-Paul Hévin e Pierre Hermé, que terão suas criações à disposição no setor Gourmet da Galeries Lafayette até 2 de abril. Além deles, um time de grandes confeiteiros também tornará a atmosfera da loja ainda mais doce com produtos exclusivos a acessíveis a todos os paladares.
… Tradicionalmente ligada às datas comemorativas e à cultura francesa, a Galeries Lafayette também contará com a presença da marca local Plaq, que, entre suas delícias, levará ao público, com exclusividade na loja, um ovo de chocolate ao leite puro com praliné feito de amendoim cultivado na França.
… Por sua vez, Pierre Hermé surpreenderá os amantes de chocolate com um ovo ‘blonde’ de chocolate caramelizado, enquanto Jean-Paulo Hévin terá como carro-chefe uma releitura de ovo de Páscoa incrivelmente suave guarnecido com pequenos ovos de praliné em formato de peixes e criaturas marinhas. Alléno & Rivoire, Dalloyau, Pierre Marcolini, Louis Fouquet, Yann Couvreur e Philippe Conticini são outros nomes consagrados da doçeria europeia que irão apresentar suas criações para a ocasião.
… Hévin ainda promoverá a chegada de uma surpresa para crianças e famílias com seu chocolate em forma do personagem Miffy, coelhinho branco criado pelo autor Dick Bruna. Duas versões estarão à disposição do público: uma de chocolate branco ao leite decorada com praliné de amêndoa e creme de avelã, outra de chocolate amargo marrom decorada com praliné de avelã.
Há 14 anos, o grupo Jamy responsável pelo restaurante, se comprometeu com um conceito único e autêntico focado em carnes de alto valor agregado, inspirado pelo auroque — o ancestral primordial dos bovinos conhecido pela nomenclatura latina “Urus”. Este nome simbólico reflete a essência da casa: uma dedicação às carnes nobres de gado taurino de mais idade, a venerada “Vaca Velha”, criada em um terroir genuinamente brasileiro que imprime características inigualáveis às carnes. E agora, para coroar essa filosofia, traz o chef Benoît Mathurin para assinar seu menu.
Com carne ancestral Auroque e novo chef, Urus aposta nas raízes brasileiras
O ano se inicia com uma celebração dessa identidade – oferecer carnes nobres de gado ancestral taurino, de terroir brasileiro – que é a alma do Urus, reforçada pela chegada do chef consultor Benoit Mathurin. Com a expertise que Benoit traz, o Urus reafirma seu compromisso com a qualidade excepcional e o sabor inconfundível das carnes ancestrais taurinas alimentadas em pasto. É a perfeita simbiose entre a riqueza do terroir brasileiro e a nobreza de carnes ancestrais que se destacam pelo sabor pronunciado pelo gado de mais idade e uma dieta grassfed.
A identidade do Urus não é apenas uma referência histórica, mas o fio condutor de uma filosofia que permeia desde a criação do gado até a mesa. Com uma visão que preza pelo respeito às tradições e pela inovação consciente, o Urus investe na singularidade de seu legado, promovendo não somente uma refeição, mas uma experiência gastronômica enraizada na herança cultural brasileira.
Desde sua concepção, a marca adotou o nome Urus, inspirado no auroque – o majestoso boi primitivo –, e se comprometeu com a identidade autêntica e a qualidade insuperável do gado de mais idade, as “Vacas Velhas”, criadas livremente em terroir genuinamente brasileiro.
A prática visionária do Urus restaurante em priorizar o gado ancestral não é um mero acaso, mas uma escolha deliberada para garantir a união da maciez e o sabor intensificado que apenas a carne de bovinos maduros pode oferecer. A sabedoria tradicional e a ciência se unem aqui para revelar que, contrariamente ao que muitos pensam, as vacas mais velhas fornecem cortes que são superiores em suculência e paladar, especialmente porque dispensam o uso de manteigas saborizadas, uma prática comum em outras casas renomadas. No Urus, a carne se expressa em sua forma mais pura e autêntica, graças a um protocolo que começa desde o manejo de pasto respeitando o ciclo de vida animal com uma dieta balanceada que intensifica naturalmente os sabores e finaliza em uma maturação feita no restaurante de forma única, em uma câmara especial com protocolos trazidos dos EUA.
A chegada do chef Benoit
Com experiência comprovada em projetos de sucesso em São Paulo, Benoit irá alternar-se entre seus empreendimentos para garantir sua presença dinâmica no Urus, supervisionando a operação e inserindo pratos de sua autoria que prometem ser uma celebração de sabores܂ Com a mesma maestria de chefs franceses em outras casas de renome, Benoit emprega a expertise francesa em harmonia com o paladar brasileiro.
O novo couvert já reflete o capricho e as intervenções do chef em sua nova empreitada. À mesa chegam pão de fermentação natural de milho crioulo, pão de queijo, manteiga de jatobá, manteiga de ervas e requeijão, um bom prenúncio do que virá a seguir.
Entre os novos pratos que Benoit assina destaca-se nas iguarias com o toque francês, o famoso prato Côte de Boeuf com tutano, molho Bordelaise e Gratin Dauphinois, nas entradas destaca-se o crudo de wagyu 100% ou o Sashimi de Atum com maracujá, rabanete e pimenta, enveredando nas salada de Mini Romana, Caesar e porco caipira, como também o risoto de laranja Bahia e castanhas com wagyu 100%, o Tagliatelle de camarão e bisque. Na ala das sobremesas, a Panacota de Milho, Goiabada, Sorvete de Baunilha, Sablé e Pipoca, fazem bonito bem como a colorida sobremesa de morangos e cereja ou uma releitura das sobremesas tradicionais em casas de carne, a base de doce de leite com o toque do chef francês.
Além dos cortes excepcionais, o menu do Urus se diversifica com risotos, massas e ótimas opções em sobremesas, mantendo as raízes nacionais em cada prato. Com um ambiente luxuoso e cosmopolita, a vitrine estrategicamente posicionada exibe as carnes como verdadeiras obras de arte, enquanto a varanda convida a uma experiência culinária agradável. O cardápio celebra a riqueza do terroir brasileiro, com cortes clássicos e receitas gastronômicas que o Urus restaurante passa a oferecer, com a chegada de Benoit Mathurin.
Enquanto, atualmente algumas casas descobrem a superioridade da carne de vacas mais velhas, o Urus se orgulha de ter sido o precursor dessa filosofia, uma verdadeira “alfaiataria” nos cortes de carnes nobres, que promete requinte e autenticidade em cada prato. Com um menu que varia desde o imponente Tomahawk Especial até a costela de três cocções e o toque singular do Chef Benoit no “cote de Boeuf”, a casa convida os apreciadores de uma boa mesa a desfrutar não apenas de uma refeição, mas de uma jornada de sabores autênticos e preservados.
Origem e história
O restaurante piloto nasceu em Mato Grosso, um dos maiores polos brasileiros da agropecuária, líder no mercado de agrobusiness. O Urus Restaurante, é, portanto, um negócio genuinamente matogrosssense que conecta a alta qualidade dos cortes premium e a cozinha contemporânea às crescentes demandas globais por culinárias gourmets e ao mesmo tempo saudáveis, e ambientes com requinte e sofisticação.
São 14 anos de expertise em práticas, engenharia genética e projetos para operação, desenvolvimento e consolidação de um modelo de negócio flexível e inovador, que atenda às expectativas de seus clientes, e entregue produtos e serviços no patamar das tendências internacionais de comportamento e práticas de consumo.
A produção bovina pertence aos parceiros credenciados ao grupo Jamy, o que permite o controle intensivo sob a cadeia produtiva e a garantia de qualidade, prevenindo os efeitos recorrentes de oscilação durante a produção. O protocolo Grassfed segue ditames e processos similares ao europeu, onde se produz o gado mais aceito nos mercados de alto luxo, sendo a raças 100% taurina de ancestrais de Rubia Galega, Minhota, Alentejano e Asturiana, das quais deriva o Caracu, curraleiro e pantaneiro, gado 100% nacional, rústico, cujo método de criação e manejo Grassfed, garante carne da mais alta qualidade, rica em valores nutricionais, e detentora de maciez e sabor incomparáveis.
Toda essa expertise é o embasamento e alavancagem para escalar o modelo inovador e atrativo da marca Urus restaurante para outros mercados, com o slogan “a melhor experiência em carnes, orgulhosamente brasileiras”, não somente no país como no exterior, alvos dos sócios idealizadores e investidores da marca. “O Brasil já mostrou que sua gastronomia é potente, cheia de personalidade e conteúdo, a ponto de várias marcas que fazem sucesso aqui, replicarem seus cases bem-sucedidos em outras regiões do mundo. E a marca Urus Restaurante segue a tendência e planeja exportar seu know-how para além das fronteiras”.
Sobre o Urus Restaurante
Localizado na elegante esquina da Avenida Europa com a Praça Vaticano, o Urus não é apenas uma steakhouse, é uma instituição que celebra o terroir brasileiro com carnes que são a expressão genuína da nossa terra. Sob a supervisão dos idealizadores Acilene Clini (CFO) e Jean Clini (CEO), cada corte selecionado segue um protocolo próprio e é o resultado de um conhecimento profundo sobre o manejo de um gado 100% taurino. A casa oferece a oportunidade única de visualizar os lotes de carnes próprios na grande câmara de maturação em vidro, o coração e a alma, ou melhor, o DNA do restaurante.
No Urus, cada refeição é uma celebração dos sentidos, onde a herança da culinária francesa se encontra com o espírito brasileiro, criando uma harmonia de sabores que só poderia ser concebida por mãos habilidosas como as de Benoit Mathurin. Com áreas internas acolhedoras, um lounge externo e o espaço Garden, ideal para encontros e eventos empresariais, o Urus transcende a experiência de jantar, oferecendo um ambiente que se transforma para se adequar às necessidades e desejos do cliente, sempre mantendo a essência da gastronomia da casa acolhendo a equidade e diversidade da cultura brasileira.
Urus Restaurante conta com aproximadamente 130 lugares e traz arquitetura contemporânea e poética, seguindo pilares essenciais da hospitalidade: aconchego, momentos memoráveis e celebração. O Urus conta com áreas internas acolhedoras e privativas, lounge externo, e o espaço Garden, para encontros, reuniões empresariais privativas e reservas especiais.
Serviço:
Endereço: Praça do Vaticano, 321 – Jardim Europa, São Paulo – SP
Telefone: (11) 97072-0734