Começo de ano é sempre um momento para rever metas e colocar em prática novos hábitos para o ano que chega, e engana-se quem acha que só adultos fazem isso. Crianças e adolescentes também podem e devem ser incentivados a refletir sobre suas vontades. A inclusão de hobbies na rotina estimula o bem-estar mental, a responsabilidade, a socialização e o autoconhecimento.
“Incentivá-los desde cedo a terem atividades extracurriculares baseadas nos próprios interesses pode fazer a diferença no desenvolvimento pessoal e profissional, pois há diversas opções desde a mais lúdica até a mais técnica. O importante é que pais e responsáveis incentivem escolhas saudáveis e os jovens sintam-se confortáveis em sua decisão. Além disso, hobbies permitem que eles tenham uma base de conhecimento para, quem sabe, trilhar uma jornada profissional naquela área, futuramente”, comenta Henrique Nóbrega, fundador da Ctrl+Play, rede de franquias de tecnologia e inovação.
Assim, confira cinco ideias de hobbies selecionadas pelo especialista:
Clube do Livro
Uma febre entre os jovens, as buscas por “Clube do Livro” no Pinterest aumentaram 180% em relação a 2023, segundo relatório da plataforma sobre a geração Z. Aderir a esse hobby pode estimular a socialização e o senso crítico, aumentar o vocabulário e a imaginação. Ele também permite que os jovens tenham contato com os mais variados gêneros literários, como ficção, quadrinhos, suspense e romance.
Tocar um instrumento
Variedade de instrumentos musicais é o que não falta para a criança ou adolescente escolher. Ter esse hobby amplia o conhecimento, traz disciplina, estimula a memória, a paciência, e até mesmo habilidades de matemática, considerando que é necessário a compreensão de ritmos, tempos, frações e padrões. Sejam as aulas em grupo ou individuais, o importante é que explorem a interatividade da criança.
Aprender a programar ou construir robôs
Um hobby desafiador e empolgante para explorar é o aprendizado de tecnologia bem “mão na massa”. Com aulas de programação e robótica, crianças e adolescentes podem aprender conceitos de lógica, linguagens, desenvolver seus próprios jogos e robôs e criar aplicativos. Tudo isso enquanto desenvolvem habilidades de raciocínio, comunicação, resolução de problemas e senso crítico.
Esse aprendizado estabelece uma relação positiva com a tecnologia, com mais criação e menos passividade em frente às telas. Ainda pode ser o pontapé para uma carreira de desenvolvedor(a).
Esporte
Há uma gama de opções de exercícios e atividades que promovem saúde mental e física, determinação, redução da ansiedade, trabalho em equipe, concentração e coragem. Esportes como natação, futebol, skate, balé, dança, atletismo, ginástica artística, vôlei e tantos outros podem ser uma ocupação importante na rotina do jovem, abrindo até a possibilidade de evoluir para algo profissional.
Modo colecionador
Um hobby que poucos consideram, mas que também é importante e divertido, é o de colecionar. Esse é um passatempo mais casual que enriquece os valores do jovem, proporcionando benefícios como curiosidade, orgulho, atenção aos detalhes e senso de identidade. Aqui, vale todo tipo de objeto: adesivo, álbum de figurinhas, miniaturas, cartas, livros, canecas, brinquedos, itens de decoração, itens de artistas favoritos, moedas, e tantos outros.