Projeto foi assinado pelo ministro do Turismo e presidentes do Sebrae e da Embratur no Visit Brasil Summit; a escritora Conceição Evaristo fez palestra magna no evento. Fotos:André Cyriaco
O Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil para o período de 2025 a 2028 foi lançado nesta segunda-feira (19) no Rio de Janeiro. O ministro do Turismo, Celso Sabino; o presidente do Sebrae, Décio Lima; e o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, assinaram o documento que traça as estratégias para reposicionar a identidade do país e fortalecer os destinos brasileiros no mundo. O novo projeto sucede o Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos.

Também chamado de Plano Brasis, a nova estratégia traz a mensagem de um país diverso em sua pluralidade de povos, culturas, histórias e biomas. O documento foi lançado na abertura do Visit Brasil Summit, iniciativa inédita da Embratur, em parceria com o Sebrae, realizado no Museu do Amanhã no Rio, onde ocorre uma série de painéis e debates com autoridades, especialistas e referências culturais, ambientais e do turismo.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, lembrou da centralidade do Brasil na agenda atual da sustentabilidade e reforçou o papel de empreendedores e empreendedoras que diariamente fazem o setor do turismo girar nos diversos tipos de empreendimentos envolvidos.
“As micro e pequenas empresas representam 97% do setor do turismo no Brasil. Portanto, o Sebrae está nessa agenda, que já se mostra revolucionária no potencial de gerar emprego e renda no país, que é o único no mundo que possui seis biomas. O turismo no Brasil precisa, cada vez mais, ter visibilidade, que é justamente a proposta do lançamento deste plano”, afirmou Décio. Segundo dados oficiais, o turismo responde por 8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Em 2024, o movimento de turistas internacionais gerou US$ 7,3 bilhões no país.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressaltou a visão atual do turismo de propulsor de uma economia limpa. “Qual produto da pauta de exportação brasileira deixa quase US$ 8 bilhões no país de forma sustentável? Não tem”, questionou Freixo. O ministro do Turismo, Celso Sabino, também destacou os avanços da imagem do Brasil no exterior no atual governo, o que reforça o turismo. “O Brasil voltou a ser visto como um país que tem estabilidade política, econômica, social e financeira”, assegurou.

A escritora Conceição Evaristo esteve no ato de assinatura do plano e, em seguida, deu uma palestra magna intitulada “O Futuro do Turismo é Ancestral”. Ela falou sobre as interseccionalidades entre as vivências do povo brasileiro em sua diversidade e a atividade do turismo.
Conceição, que tem projeção internacional como escritora, cunhou o termo “escrevivência” como uma escrita carregada de vozes coletivas que foram ignoradas ou silenciadas. Ela recebeu um quadro com o manifesto do Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil das mãos de Décio Lima e Marcelo Freixo.

Estiveram também na abertura do Visit Brasil Summit o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; e o ministro da Cultura substituto, Márcio Tavares; a empreendedora social reconhecida pelo trabalho de base em comunidades indígenas e quilombolas Adriane Lanawa; a vice-presidente executiva do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Virginia Messina; e a representante do Turismo no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, Jeanine Pires.
…Bom dia! “Felicidade é saber aproveitar todos os momentos como se fossem os últimos”.
… Um abraço aos aniversariantes de hoje: Rafael de Cristo, Silvia Martinez, Hyran Freitas, Helio Martins, Rogério Carneiro, Toni Feitosa, Ana Regina Bicudo, Solange Vaz, Cissa da Silva, Lívia Teixeira, Francisco Sergio Oliveira, Fabio Piccelli, Felipe Laburu, Nely Duarte, Itionara Fraga, Graciliano Cesar, Leandro Vieira, Mineia Reis, Laudecir Marques e Eduardo dos Anjos dos Santos. Happy birthday!
… A Bvlgari escolheu uma das joias mais cativantes da Sicília, Taormina, onde a beleza ancestral e o fascínio contemporâneo se unem, para revelar Polychroma, sua nova coleção High-End inovadora: uma celebração da infinita riqueza de cores e da diversidade de emoções. Fotos: Getty Images Bvlgari Polychroma

… Quase 250 novas criações de Alta Joalheria e relógios High-End – incluindo 5 maravilhas históricas da Alta Joalheria e 60 peças milionárias, o maior número já apresentado – foram o centro das atenções em uma exibição excepcional composta por 600 obras-primas.

… Entre os convidados, uma constelação de celebridades internacionais, embaixadores globais e amigos da Maison, como Priyanka Chopra Jonas, Lisa Manobal, Viola Davis e Liu Yifei, iluminaram a noite icônica vestindo criações Polychroma encantadoras.
… A noite encantadora começou no Grand Hotel Timeo, onde o jantar de gala uniu o charme siciliano à arte de compor a mesa no terraço panorâmico com vista para o Monte Etna e o Mar Jônico. Típicas cerâmicas de Caltagirone, estátuas neoantigas e ricas composições de frutas locais harmonizaram com a ousadia colorida da coleção Polychroma. Cada elemento remeteu aos seus temas centrais em uma fusão vibrante da grandiosidade da Cidade Eterna com as texturas vibrantes da ilha.

… O auge do evento ocorreu no Teatro Grego de Taormina — parte da Região Siciliana – Departamento de Patrimônio Cultural e Identidade Siciliana – Parque Arqueológico de Naxos e Taormina —, onde Polychroma foi interpretada como uma performance contemporânea ao vivo em três atos, inspirada em tragédias gregas.

… Modelos adornadas com as obras-primas mais emblemáticas da coleção e usando vestidos sob medida do talentoso italiano em ascensão Francesco Murano, moveram-se por uma cenografia onírica de arcos e véus majestosos. No centro desse diálogo artístico único estava a performance coreografada pelo multipremiado Sir Wayne McGregor, coreógrafo residente do Royal Ballet e uma das figuras mais visionárias da dança contemporânea, cuja direção criativa elevou toda a encenação a uma experiência inesquecível e imersiva.

… Ecoando a grandeza do teatro antigo, os véus e o velário, moldando uma arquitetura metafísica, serviram como o fio condutor que unia toda a experiência, desde a apresentação no palco até o jantar e o showroom, enquanto a coreografia deu vida à essência criativa da coleção em um crescendo dramático de expressão, movimento e cor.




