O que fazer em 24h em Estremoz, no Alentejo

Vista do Castelo de Estremoz

Com pouco mais de 12 mil habitantes, a cidade alentejana de Estremoz é famosa pelas jazidas de mármore branco, responsáveis pela estrutura de inúmeros monumentos no mundo todo. Além disso, apresenta impressionantes estruturas medievais, incluindo o Castelo de Estremoz, de onde é possível admirar vistas incríveis, e é um excelente reduto para explorar a cultura tradicional do Alentejo, incluindo a culinária local, pratos deliciosos e saborosos vinhos regionais.

Durante uma viagem ao Alentejo, vale a pena incluir no roteiro uma visita a Estremoz, que fica a 1h de Évora e a 2h30 de distância de Lisboa. Confira abaixo o que fazer na cidade em apenas 24h.

Castelo de Estremoz

Estremoz é dividida em duas partes: uma delas está dentro das muralhas centenárias, onde estão o Castelo de Estremoz e uma infinidade de casinhas medievais; e a outra, que fica do lado de fora das muralhas, é uma cidade moderna. Atualmente, no Castelo de Estremoz funciona uma pousada, mas ainda assim é possível conhecê-lo. Seu destaque é a espetacular Torre das Três Coroas, com 27 metros de altura e feita de mármore branco. Ao lado do castelo fica uma estátua em homenagem à Rainha Santa Isabel, conhecida pelo milagre de transformar moedas em rosas no século 14.

Castelo de Estremoz

Convento de São Francisco

Fundado no século 13 por católicos franciscanos, o Convento de São Francisco é um dos pontos turísticos mais notáveis da cidade, principalmente por ter uma arquitetura gótica, que chama a atenção de turistas de todo o mundo. No local, a igreja do convento ganha destaque por sua beleza e pela simplicidade típica da ordem franciscana, com detalhes artísticos interessantes.

Centro histórico de Estremoz. Crédito: @fredericducoutphotography

Centro de Ciência Viva

Outra parada imperdível em Estremoz é o Centro de Ciência Viva, inclusive para quem está viajando com crianças. O local conta com diversas exposições que permitem aos visitantes explorar conceitos científicos através de experiências práticas. Também há oficinas e programas educativos voltados para os pequenos, tornando o aprendizado sobre ciência divertido e envolvente.

Pedreiras de Estremoz

Estremoz é conhecida como a “cidade branca” por conta da sua relação com o mármore. Por isso, vale muito a pena conhecer uma pedreira, com o intuito de entender mais sobre a produção de mármore. Estremoz tem várias pedreiras, algumas abertas ao público e outras que requerem agendamento. Muitas delas oferecem visitas guiadas, que podem incluir uma explicação sobre o processo de extração e o uso das pedras. Esse tipo de atração oferece uma visão única do trabalho e da cultura local, além de ser uma ótima oportunidade para entender sobre os recursos naturais da região.

Centro histórico de Estremoz. Crédito: @fredericducoutphotography

Centro histórico

Passear pelo centro histórico é sempre uma boa pedida. As ruas de Estremoz são cheias de pedras e casinhas brancas. Vale fazer uma parada na Praça do Rossio para tomar um café e visitar as lojas do entorno. Outro lugar imperdível é o Mercado Municipal, excelente opção para experimentar e comprar produtos típicos do Alentejo, como queijos e vinhos.

Centro histórico de Estremoz. Crédito @fredericducoutphotography

Gastronomia local

A gastronomia de Estremoz, assim como a do Alentejo em geral, é rica e diversificada, refletindo as tradições e privilegiando o uso dos produtos locais. Na cidade, uma excelente opção é a Mercearia Gadanha, restaurante de ambiente informal e pratos repletos de tradição alentejana.

Mercearia Gadelha – crédito Telmo Miller