A Selbetti, integradora de Outsourcing em TI do Brasil, celebra, neste mês de junho, 45 anos de atuação. Sediada em Joinville (SC), a empresa catarinense segue uma escalada de sucesso, com crescimento anual médio de 50% e foco na expansão nacional e América Latina, visando atingir R$ 1 bilhão em valor de mercado até 2023, e R$ 1 bilhão em faturamento até 2025.
As altas expectativas vêm em meio aos excelentes números. Em 2021, por exemplo, a companhia obteve seu melhor resultado, superando R$ 300 milhões de faturamento. Neste ano, a previsão é conquistar um novo recorde, com um salto de 50% e receita de R$ 450 milhões, somando as divisões de MPS (Managed Print Services) e DaaS (Device as a Service), com a locação de notebook, desktop, tablet e outros ativos de TI. Destaque também para a camada de Software, com o RPA e o S-SIGN, na qual a empresa dobrou o seu faturamento.
“Estamos no melhor momento, considerando o nível de maturidade em que a empresa se encontra, com salto médio anual de 50%. Nosso objetivo é evoluir esse patamar e focar na expansão geográfica e no sentido de trazer mais serviços e soluções para os clientes, crescendo de forma orgânica e ainda ampliando o portfólio com foco em aquisições”, destaca José Nauro Selbach Junior, CEO.
Com o intuito de equilibrar a receita de suas divisões, a empresa lançou neste ano a campanha 50/25, com a meta de, até 2025, a metade dos ganhos seja proveniente de outras frentes, além de MPS, como Software e DaaS (Device as a Service).
“Vamos continuar a adquirir empresas de MPS, mas as outras verticais vão crescer ainda mais para alcançarmos esse equilíbrio. Fizemos 23 aquisições nos últimos oito anos e duas aquisições de empresas de MPS em 2022. Até o fim do ano, a ideia é comprar a operação de mais três companhias, dos segmentos de MPS, Software e DaaS”, complementa o executivo.
Atuação centrada em pessoas
A mão de obra qualificada no setor segue muito disputada, inclusive com a opção de migrarem para o mercado internacional. Com isso, a empresa, desde seu início, preza pelo encantamento de seus talentos para alavancar sua trajetória.
“Nossa missão interna é proporcionar um ambiente saudável, integrado e com capacitação contínua. E essa integração faz com que, unido, o nosso time sempre esteja motivado a perseguir o novo, a trazer mais inovação, a abraçar os desafios em direção à expansão e ao crescimento contínuo, respondendo aos nossos estímulos”, ressalta Luiz Antonio Selbach, Diretor Presidente.
Prova disso, é o recém-lançado Prepara DEV, programa de aceleração para formação de novos desenvolvedores de software. A empresa é uma empresa muito sólida em seu DNA de TI e estruturou esse programa porque percebeu que tem muitas pessoas internamente que possuem o interesse de migrar para a área de desenvolvimento de tecnologia e nem sempre se sentem qualificadas para ocupar essas vagas.
“Desde o início da pandemia, decidimos alavancar a estrutura de inovação, tivemos 40 contratações na área em um período de um ano. Com o mercado cada vez mais aquecido, torna-se cada vez mais desafiador crescer e reter também no quesito mão de obra”, avalia Junior Selbach.
Chegando aos 90 anos
Para os próximos 45 anos, a companhia entende que a chave do sucesso é se manter contemporânea. “Nunca estamos satisfeitos, a empresa está em constante movimento e evolução, sempre sabendo que pode melhorar cada vez mais, se transformando para manter a equipe focada em um direcionamento comum. A empresa seguirá atual e relevante, sempre olhando com atenção e dedicação para o que o mercado precisa”, finaliza Luiz Antonio Selbach.