Valentino Rossi ganha modelo exclusivo BMW M4 CS

Poucos pilotos no mundo são reconhecidos pela sua habilidade, títulos e carisma. Um deles, além das características citadas anteriormente, foi o responsável por eternizar um número ao longo da sua carreira. O 46, tão icônico nas motos e no BMW M4 GT3 de Valentino Rossi (ITA), será homenageado com uma série muito especial. Trate-se do BMW M4 CS Edition VR46, o modelo perfeito para marcar o 46º aniversário do nove vezes campeão mundial de motocicletas e atual piloto de fábrica da BMW M.

Produzida na fábrica do BMW Group em Dingolfing, a edição exclusiva está disponível em duas versões de design distintas: Sport e Style. O próprio “The Doctor” esteve pessoalmente envolvido no processo de customização das duas versões, ambas construídas em uma tiragem limitada de 46 carros. O número mundialmente famoso, que é a marca registrada de Rossi, aparece com destaque em vários lugares dentro e fora do BMW M4 CS Edition VR46 por exemplo, nas portas e no teto, que é feito de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP).

A compra de um BMW M4 CS Edition VR46 também inclui uma experiência única na vida, que inclui um encontro pessoal exclusivo com Valentino Rossi em sua casa – o VR46 Motor Ranch em Tavullia (ITA) e uma BMW M Driving Experience no circuito de corrida de Misano (ITA).

“Não há outra marca que tenha o automobilismo tão profundamente enraizado em seu DNA quanto a BMW M. Tenho orgulho de ser um piloto de fábrica da BMW M e de compartilhar essa paixão. O fato de haver agora uma edição especial VR46, na qual estive envolvido desde o início do processo de design, me deixa orgulhoso. Quando eu cruzar com um BMW M4 CS Edition VR46 na estrada ou na pista de corrida mais tarde, será muito legal”, diz Valentino Rossi sobre a edição e a colaboração com a BMW M.

Acabamentos de pintura exclusivos BMW Individual e detalhes especiais exteriores e interiores

Uma forma em que o BMW M4 CS Edition VR46 difere do BMW M4 CS são os seus dois acabamentos de pintura exclusivos BMW Individual, que combinam perfeitamente com as muitas superfícies de carbono expostas, como os detalhes no capô. Outras características distintivas incluem uma série de detalhes exteriores e interiores exclusivos. O conceito geral de cor das duas versões de design é inspirado nos tons preferidos de Valentino Rossi e no estilo visual expressivo. Por exemplo, o “Sport” tem um acabamento em Marina Bay Blue, enquanto ambos os lados do carro exibem um “46” enorme em tom Tanzanite Blue mais escuro.

Na variante de design “Style”, a carroceria vem na cor Frozen Tanzanite Blue, com o “46” desta vez em Frozen Marina Bay Blue em ambos os lados. Em um aceno ao esquema de cores favorito de Rossi, o contorno da grade em forma de rim do BMW M e um dos raios em V nas rodas de liga leve M forjadas que, como em carros de corrida, indica a posição da válvula do pneu são pintados em amarelo brilhante, assim como as pinças de freio com o logotipo M e uma faixa de destaque sobre as molduras das portas da variante “Sport”. O teto de fibra de carbono como as laterais do carro, pintadas à mão é adornado com um grande logotipo VR46 (também em amarelo, é claro) e a assinatura de Rossi. A porta traseira apresenta as letras VR46.

Os detalhes em amarelo continuam no interior do BMW M4 CS Edition VR46, que é predominantemente Night Blue. Os bancos tipo concha M Carbon vêm com estofamento em couro Merino na combinação de cores Preto/Night Blue. O Amarelo São Paulo da área dos ombros em Alcantara cria um contraste exclusivo. Os apoios de cabeça, assim como os frisos das soleiras das portas, apresentam um logotipo VR46 amarelo proeminente. Além disso, o volante M Alcantara com design de três raios e aro de fundo plano vem com costura contrastante amarela e um marcador central amarelo. No console central de fibra de carbono de todos os exemplos do Edition VR46 há um emblema dizendo “1/46”, identificando cada carro Sport ou Style como um dos de tiragem limitada.

Motor de seis cilindros em linha com 550 cv

O coração pulsante do BMW M4 CS Edition VR46 é um motor de seis cilindros em linha de 3,0 litros de alta rotação com tecnologia M TwinPower Turbo. Esta unidade de potência tem o desempenho em pista como sua razão de ser desde o primeiro dia de seu desenvolvimento. O aumento na pressão máxima de carga dos dois turbocompressores mono-scroll para 2,1 bar e ajustes específicos do modelo no gerenciamento do motor significam que o motor do modelo de edição agora gera 550 cv, que é transmitido para a estrada por meio de uma transmissão M Steptronic de oito velocidades, o sistema de tração integral inteligente M xDrive e o diferencial ativo M. O desenvolvimento de potência extremamente rápido e a tração otimizada permitem que o carro acelere de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e de 0 a 200 km/h em 11,1 segundos. A velocidade máxima do modelo, que vem com o M Driver’s Package de série, é limitada eletronicamente a 302 km/h.

Encontro exclusivo com Valentino Rossi na Itália

Um bônus exclusivo que vem com a compra de um BMW M4 CS Edition VR46 é a oportunidade de desfrutar de uma experiência muito especial de dois dias na Itália. O primeiro dia apresenta uma visita ao VR46 Motor Ranch em Tavullia, incluindo um churrasco e uma chance de conversar com o próprio Valentino Rossi. No segundo dia, você irá para o Misano World Circuit Marco Simoncelli para uma experiência especial de direção BMW M com os modelos mais recentes da BMW M. Rossi, ao volante de um BMW M4 GT3, venceu as corridas da GT World Challenge Europe Sprint Cup em seu circuito “de casa” em 2023 e 2024.

46 marca registrada de um piloto excepcional

O número 46 acompanhou Valentino Rossi ao longo de sua extraordinária carreira como piloto de motociclismo e piloto de corrida, e se tornou ainda mais uma marca registrada do que seu apelido “The Doctor” ou “Il Dottore”. Tendo visto seu pai Graziano Rossi correr de motocicleta com o número 46, Valentino também optou pelo 46 desde o início de sua carreira e nunca o trocou pelo número 1 quando se tornou campeão mundial, como seria seu direito.

Valentino Rossi conquistou seu primeiro título mundial na classe 125cc em 1997. Dois anos depois, ele acrescentou o título na classe 250cc. Em 2000, ele deu um passo à frente para a categoria mais importante do Grand Prix, a classe 500cc, na qual foi coroado campeão mundial em 2001. No ano seguinte, essa categoria foi substituída pela classe MotoGP, e Rossi continuou sendo a força dominante. Em 2005, ele havia adicionado mais quatro títulos mundiais, e os números oito e nove viriam em 2008 e 2009. Com esses nove campeonatos mundiais e nada menos que 115 vitórias em Grand Prix em seu nome, ele é um dos três pilotos de motocicleta mais bem-sucedidos da história e um ícone global do automobilismo e estilo. A VR46 se tornou uma marca registrada mundial – e a cidade natal de Rossi, Tavullia, até reduziu seu limite de velocidade dos habituais 50 km/h para 46 km/h em sua homenagem.

Piloto de fábrica da BMW M desde o início de 2023

Quando se aposentou de sua carreira de motociclista no final da temporada de 2021, Valentino Rossi voltou sua atenção exclusivamente para as corridas de carros, tendo já participado de vários testes em carros de corrida de Fórmula 1 e feito participações especiais em ralis e corridas de resistência. Desde o início da temporada de 2023, ele é um piloto de fábrica da BMW M, exercendo sua profissão ao volante de um BMW M4 GT3 para a BMW M Team WRT em séries que incluem o GT World Challenge Europe e o Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) – que inclui as 24 Horas de Le Mans (FRA). No início de fevereiro de 2025, ele terminou em segundo lugar em um BMW M4 GT3 nas 12 Horas de Bathurst (AUS), a rodada de abertura do Intercontinental GT Challenge (IGTC) desta temporada.