Como preparar um churrasco à moda brasileira

Para curtir o feriado do Dia do Trabalhador, Água Doce Sabores do Brasil ensina como preparar um churrasco à moda brasileira, com dicas práticas, cortes tradicionais e acompanhamentos irresistíveis que celebram a autenticidade da culinária nacional.

O churrasco brasileiro vai muito além da carne na grelha é uma verdadeira celebração da convivência, do sabor e da tradição. Para começar, escolha cortes típicos como picanha, fraldinha, costela e linguiça toscana. Tempere com sal grosso e, se preferir, uma marinada leve de alho, limão e ervas frescas para realçar os sabores.

Churrasco à Moda Brasileira

Ingredientes:

Churrasco:

  • 1 peça de picanha (aproximadamente 1kg)
  • 500 gramas de costela bovina
  • 500 gramas de maminha
  • 300 gramas de linguiça toscana ou apimentada
  • 200 gramas de coração de frango temperado com limão, alho e sal
  • 8 espetinhos de queijo coalho

Farofa brasileira:

  • 2 xícaras de farinha de mandioca
  • 1/2 xícara de manteiga
  • 100 gramas de bacon picado
  • 1 cebola picada
Foto: Guillermo Riera por Pixabay

Vinagrete:

  • 2 tomates picados
  • 1 cebola média picada
  • Suco de 1 limão
  • 1/2 xícara de azeite de oliva
  • Sal e pimenta a gosto

Caipirinha (opcional):

  • 1 limão cortado em rodelas
  • 2 colheres de açúcar
  • 60 ml de cachaça
  • Gelo a gosto

Modo de preparo:

Carnes e linguiças:

Inicialmente, tempere a picanha e a maminha com sal grosso. Asse na churrasqueira em fogo médio, virando ocasionalmente. Coloque a costela e a linguiça no fogo mais baixo, pois exigem mais tempo para assar. Para o coração de frango, coloque o ingrediente já temperado em um espeto e deixe na churrasqueira até dourar. O queijo coalho deve ficar assando até ficar dourado e levemente crocante.

Farofa:

Em uma frigideira grande, derreta a manteiga, adicione o bacon e a cebola e refogue até dourar. Acrescente a farinha de mandioca e mexa até ficar bem tostada.

Vinagrete:

Em um recipiente, misture os tomates, a cebola, o suco de limão, o azeite, sal e pimenta. Deixe descansar por 15 minutos para apurar os sabores.

Caipirinha:

Em um copo, adicione o limão e o açúcar, amasse suavemente com um socador. Acrescente a cachaça e o gelo, misture bem e sirva.

Montagem:

Sirva as carnes junto com a linguiça e o queijo coalho em uma travessa, e disponha a farofa, o vinagrete e para quem gosta, a caipirinha.

Rendimento: Serve de 6 até 8 pessoas

… Bom dia! “Eu acredito que o sentido da vida seja fazer sentido a outras vidas”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Nicolle Meira Lins, Nilce Rocha, Rodrigo Stocco  Ivanete José Fabio Aroeira, Joana Moraes, Maria Aisom, Ricardo Gomes, Sandra Evangelista, Ramses Ferreira, Claudia Sorio, Fernanda Carvalho, , Rosangela Napoleão, Grazyella Ferreira, Sidney Belo, Rosângela Leite,Valdemir Vieira, Claudia Theodoro, Camila Pereira, Claudia Silva, Glória Araujo, Dirlene Claudia, Edna Velasquez e Guardiano Rafael. Happy birthday!

… A capital francesa se transformou em mais uma grande tela de exibição do Brasil, nesta terça-feira (29), com a abertura oficial da 27ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris. O tradicional Cinema L’Arlequin, em Saint-Germain-des-Près, recebeu convidados e público para uma noite de celebração à diversidade, à cultura e à sustentabilidade, dando início a uma programação que exibe 35 filmes até o dia 6 de maio, dentro da Temporada Cultural Brasil-França 2025.

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo participou da abertura oficial do festival no tradicional Cinema L’Arlequin, em Saint-Germain-des-Près (Foto: Renato Vaz/Embratur)

… A noite de abertura contou com a presença do ator Alan Rocha, protagonista do filme Vitória, que terá sessões especiais nesta terça. Um dos momentos mais esperados foi a homenagem à atriz Dira Paes, referência do cinema e da televisão brasileira, celebrada por sua trajetória de quatro décadas. A homenagem foi feita pela atriz francesa Marina Foïs, em mais uma demonstração da ponte cultural entre os dois países.

Atriz e diretora Dira Paes foi celebrada por seus 40 anos de carreira nas artes Foto: Renato Vaz Embratur

… Além das sessões de cinema, o festival promove debates, conferências e encontros entre artistas, estudantes e cinéfilos. Para Katia Adler, diretora e curadora do evento, a parceria com a Embratur amplia a presença do Brasil na França. “Ao valorizar nossa produção audiovisual, mostramos ao mundo a riqueza da nossa cultura, a diversidade do nosso povo e a criatividade que nos define. É através do cinema que convidamos o público internacional a viver o Brasil com emoção, curiosidade e encantamento”, ressalta.

… A programação do 27º Festival do Cinema Brasileiro de Paris reserva ao público momentos marcantes já nos primeiros dias de exibição. Na terça-feira (29), o destaque ficou por conta de Vitória, filme estrelado por Fernanda Montenegro. Nesta quarta-feira (30), o premiado Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional, foi exibido ao lado dos documentários Alarme Silencioso, Seu Estilo, Seu Impacto e Cazuza, boas novas.

Dira Paes com o Alan Rocha na abertura do Festival de Cinema Brasileiro de Paris
Dira Paes com o Alan Rocha na abertura do Festival de Cinema Brasileiro de Paris — Foto: Daniela Ometto/Divulgação

…  Hoje (1º), os cinéfilos poderão conferir uma seleção diversificada de títulos brasileiros, incluindo Manas, Ainda Estou Aqui, A Floresta das Esmeraldas, Mais Pesado é o Céu e Um Lobo entre os Cisnes. Na sexta-feira (2), é a vez de Salut, mes ami.e.s!, Aumenta que é rock’n roll, O auto da compadecida 2, A mulher que chora, 90 decibéis e Pedágio.