Apresentado pela primeira vez no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt em 1975, o modelo mais icônico da BMW celebra meio século como referência mundial em tecnologia, esportividade e design. Fotos: BMW/Divulgação
Em 1975, durante o Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt (IAA), o mundo automotivo conheceu aquele que se tornaria um verdadeiro ícone: o BMW Série 3. Desde então, o modelo consolidou-se como o maior sucesso comercial da marca e um dos carros premium mais desejados do planeta.
Símbolo global dos principais atributos da BMW dirigibilidade esportiva, eficiência, segurança, conforto e conectividade o Série 3 também representa a evolução do design e da identidade da fabricante alemã ao longo de cinco décadas. Cada geração trouxe inovações tecnológicas que redefiniram o segmento de sedãs médios, estabelecendo novos padrões de desempenho e sofisticação.
No Brasil, o BMW Série 3 é sinônimo de sonho de consumo. O modelo é o carro premium mais produzido e vendido da história do país e, além disso, foi o primeiro veículo do mundo a combinar motor turbo com tecnologia flex de combustível. Produzido na planta de Araquari (SC), o sedã possui processo produtivo completo, incluindo soldagem e pintura da carroceria.
As sete gerações do BMW Série 3
E21 – 1ª geração (1975–1983)
A primeira geração do Série 3 marcou o início de uma nova era. Com design assinado por Paul Bracq, ex-diretor de design da BMW (1970–1974), o modelo apresentava linhas marcantes, traseira elevada e um comportamento dinâmico incomparável. Foi o primeiro carro de sua classe com motor de seis cilindros em linha, e rapidamente conquistou o público: 1.364.039 unidades foram produzidas.

E30 – 2ª geração (1982–1994)
A segunda geração ampliou as possibilidades da linha com sete estilos de carroceria diferentes. Lançado inicialmente como sedã de duas portas, o Série 3 ganhou em 1983 a versão de quatro portas e, dois anos depois, o conversível e o lendário BMW M3. O modelo de alta performance brilhou nas pistas do DTM, campeonatos europeus de turismo e na IMSA, nos EUA. Foi também a primeira geração a oferecer tração integral e versões a diesel, totalizando 2.339.951 unidades produzidas.

E36 – 3ª geração (1990–2000)
A terceira geração trouxe um salto em design e aerodinâmica, com linhas mais fluidas, para-brisa e vidro traseiro inclinados e faróis duplos sob cobertura transparente. Com motores potentes e dirigibilidade aprimorada, manteve vivo o DNA esportivo da marca.
Em 1998, um BMW 320d fez história ao conquistar a primeira vitória de um carro a diesel nas 24 Horas de Nürburgring. Foi também a primeira geração vendida oficialmente no Brasil.

E46 – 4ª geração (1997–2006)
O design da quarta geração reinterpretou os elementos clássicos do sedã BMW, mantendo o perfil de três volumes, mas com proporções mais modernas. A nova plataforma, motores e tecnologias resultaram em sucesso absoluto: 3.266.885 unidades vendidas, tornando-se o modelo BMW mais vendido de todos os tempos.

E90 – 5ª geração (2006–2011)
A quinta geração introduziu o conceito BMW EfficientDynamics, com foco na redução de emissões e maior eficiência energética um marco para uma marca de desempenho premium. Os motores TwinPower Turbo inauguraram uma nova era, e o BMW 335i tornou-se um símbolo dessa revolução. Já o M3 V8 reforçou a tradição esportiva. No total, foram 3.102.343 unidades produzidas.

F30 – 6ª geração (2011–2018)
Em 2011, o Série 3 passou por uma evolução estratégica: as versões Coupé e Cabriolet se diferenciaram das versões Sedan e Touring, dando origem ao BMW Série 4.
A geração também apresentou as primeiras versões híbridas e marcou a estreia da produção nacional em Araquari (SC), com o motor turbo flex inédito no mundo.
Durante sua trajetória, essa geração atingiu marcos impressionantes: em 2015, foi produzido o BMW Série 3 de número 10 milhões, e, dois anos depois, o de número 15 milhões. A produção total alcançou 2,6 milhões de unidades.

G20 – 7ª geração (a partir de 2019)
A sétima e atual geração do BMW Série 3 apresenta uma linguagem de design refinada, com a nova grade em formato de rim, maior e integrada à dianteira. Mantendo o espírito esportivo, o modelo combina estrutura mais leve e rígida com tecnologia de ponta. O sistema BMW iDrive 8 e o assistente de voz inteligente (“Olá, BMW”) definem o padrão de conectividade e interação. Em 2022, o modelo recebeu uma atualização de meio de ciclo, com novos faróis, grade redesenhada e um visor curvo integrado ao painel. A versão híbrida plug-in também ganhou bateria de maior capacidade, proporcionando autonomia elétrica superior a 100 km. Até meados de 2025, a produção global da sétima geração já ultrapassará 2,5 milhões de unidades.

Cinco décadas de legado
Mais do que um automóvel, o BMW Série 3 é um símbolo de evolução contínua, combinando desempenho, elegância e inovação. Com 50 anos de história, o modelo segue como referência absoluta no segmento premium e reafirma o compromisso da BMW com o futuro da mobilidade sem abrir mão da emoção de dirigir.




