Hotelaria de luxo em ascensão: demanda por hotéis de alto padrão cresce e atrai investidores
O setor de hospitalidade de luxo tem experimentado um crescimento robusto nos últimos anos, superando os números pré-pandemia. Em 2023, o mercado global de hotéis de luxo foi avaliado em US$140,28 bilhões, com projeção de alcançar US$154,32 bilhões em 2024, um crescimento de 11,5% e estima-se que, até 2032, esse segmento possa alcançar impressionantes US$369,36 bilhões.
Alguns fatores explicam esse crescimento, e um deles é o aumento do número de milionários. Em 2012, o mundo tinha 29 milhões de milionários, segundo o UBS. Em 10 anos, esse número chegou a 60 milhões. Apenas no Brasil, o número de milionários deve quase dobrar até 2027, chegando a cerca de 800 mil, produzindo uma população ávida por consumir o melhor que o dinheiro pode oferecer.
E não são apenas os “ultrarricos” os principais consumidores da hotelaria de luxo. As redes sociais tornaram-se vitrines do estilo de vida luxuoso. O desejo por conforto e glamour, amplificado por influenciadores e pela cultura visual, transformou o turismo de luxo em uma aspiração mais acessível. Isso tem tornado os hotéis de alto padrão mais conhecidos, atraindo também consumidores da classe média alta, que agora se organizam financeiramente para acessar esses espaços. Experiências personalizadas em destinos exclusivos, hotéis cinco estrelas e paisagens deslumbrantes, antes inalcançáveis para muitos, agora se tornaram símbolos amplamente compartilhados de status e conquista, alimentando uma crescente demanda global.
Também houve uma mudança significativa no perfil do público dos hotéis de luxo, que agora é mais jovem e inclui muitos viajantes solo. Nos resorts de luxo da linha Inclusive Collection da Hyatt, por exemplo, o público predominante são solteiros de até 45 anos com renda 200 mil dolares por ano . Além disso, uma tendência interessante que está se destacando nesse mercado são os eventos. A rede notou um aumento na procura por seus quartos para despedidas de solteiro e aniversários.
Todas essas mudanças refletiram em uma alta procura para esse segmento. As reservas de alojamento superiores a 1.000 euros por noite cresceram 60% e o número de quartos de luxo disponíveis deve crescer este ano para 1,9 milhão, ante 1,6 milhão no ano passado. Estima-se que viajantes gastem cerca de US$ 1,5 trilhão em viagens de luxo, com esse número podendo ultrapassar US$ 2 trilhões nos próximos anos.
Por conta desta tendência, os hotéis de luxo vêm atraindo uma parcela significativa dos investimentos imobiliários hoteleiros e apostando em designs sofisticados .A Hyatt, uma das gigantes do segmento, até dezembro de 2023 classificou 70% de seus quartos como luxo e alto padrão e adicionou quase 90.000 quartos nessas categorias desde o final de 2017 dobrando. Já a sua linha de resorts de luxo all inclusive da rede obteve na última decada um crescimento de 450% com 121 resorts abertos em 12 países.
“Desenvolvedores e marcas enfrentam o desafio de ir além da estética tradicional. O foco agora não está apenas no conforto e na opulência, mas também em proporcionar experiências únicas para um público cada vez mais exigente. Embora o luxo clássico ainda tenha seu espaço, uma nova tendência vem ganhando força: a busca por experiências mais autênticas e conectadas. Por exemplo, no Impression Isla Mujeres by Secrets, adotamos o conceito de ‘quiet luxury’, que privilegia o minimalismo e a integração harmoniosa com a natureza, sem abrir mão de elementos ‘instagramáveis’. Essa abordagem, aliada a experiências personalizadas e imersas na cultura local, tem sido amplamente aprovada pelos nossos hóspedes”, explica Antonio Fungairino, Head de Desenvolvimento das Américas da Hyatt Inclusive Collection.
Em um cenário de alta competitividade, a hotelaria de luxo oferece uma vantagem estratégica e se apresenta como uma oportunidade de investimento, pois atraem clientes dispostos a pagar mais por estadias únicas e memoráveis. Além disso, a pandemia trouxe uma nova percepção de valor: os consumidores agora priorizam bem-estar, segurança e privacidade, áreas em que o segmento de luxo se destaca. Hotéis boutique e resorts de alto padrão all-inclusive, que oferecem maior isolamento e atenção a detalhes, estão em alta demanda.
Em 2023, o mercado global de hotéis de luxo foi avaliado em mais de U$ 140 bilhões. Foto: divulgaçãoEm 2023, o mercado global de hotéis de luxo foi avaliado em mais de U$ 140 bilhões.
Outra importante tendência é a procura de empresas que utilizam estadias em hotéis de luxo como forma de premiar colaboradores. Esse comportamento está refletido nos números: as reservas de grupos que demandam mais de dez quartos aumentaram, em média, 9% ao ano.
Outro aspecto notável é a resiliência do turismo de luxo diante de crises econômicas. Mesmo em momentos de instabilidade, uma base de consumidores de alta renda continua buscando o que o luxo oferece: exclusividade, e serviços de padrão excepcional e com a crescente disponibilidade de pacotes de hospedagem com quartos de luxo e serviços de ponta, muitos hóspedes optam por estadias prolongadas, aumentando a geração de receita. A taxa anual de retorno sobre essas propriedades costuma ultrapassar em 6% atraindo investidores além dos operadores de hotéis tradicionais.
Investir em hotéis de luxo oferece também a oportunidade de se tornar parte do mundo da hospitalidade e criar experiências inesquecíveis para os hóspedes. Além disso, essas propriedades promovem a imagem de um país como destino de alto padrão, impulsionam a inovação e a melhoria da qualidade dos serviços, estabelecendo padrões elevados que beneficiam toda a indústria hoteleira.
… Bom dia! “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” – Cora Coralina
… Um abraço aos aniversariantes de hoje: Wilson Maksoud Filho, Marcelo Massano Laurino, Lygia Fontoura, Marilu Guimarães, Celia Aparecida Zanetti, Adriana Lebedenko Libório, Ana Paula Diniz, Ana Claudia Santini, Lenita Maksoud Piccolo, Samira Martins, Daça Westin Matias, Tego Jaconias, Sergio Morita, Graziel Quinho e Raquel Janoski Carvalho Naves. Happy birthday!
… No último domingo, dia 13, a Assembleia Legislativa de São Paulo foi palco da corrida e caminhada em apoio à conscientização sobre o câncer de mama. Na ocasião, a ilha caribenha convidou um grupo especial de profissionais do turismo, jornalistas e influenciadores a participar dessa importante iniciativa.
… A 61a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama, contou com a participação de mais de 13 mil pessoas e teve como principal objetivo engajar a sociedade na luta contra o câncer de mama, reforçando a importância da detecção precoce e dos cuidados preventivos.
… O apoio de Aruba ao evento vai além da causa social, alinhando-se com os valores da marca em promover hábitos saudáveis e a prática de esportes como parte de uma vida equilibrada. A corrida também serviu como uma prévia inspiradora para a Maratona Aruba KLM, que acontecerá em junho de 2025.